Outros Tempos - Capítulo 12

quinta-feira, outubro 29, 2020

OUTROS TEMPOS


 Uma Novela Criada e Escrita por:
Raffa Lins 

Apoio:
Web Novelas Channel (WNC)



CENA 01 / MANSÃO MARINHO / ÁREA EXTERNA / MANHÃ /

Andando em volta da piscina, tranquilo, Aloísio não percebe Malu, vindo pela suas costas.

MALU: O que você veio fazer aqui?

Virando-se para trás, Aloísio vê Malu, séria.

ALOÍSIO: Eu preciso falar com você.

MALU: Já tá falando. (impaciente) Mas fala rápido, que eu não tô com paciência pra te dar palco.

ALOÍSIO: É sério!

MALU: (nervosa) Então fala!

ALOÍSIO: A Liz está armando um plano, pra te destruir. Ela contratou um investigador particular pra descobrir sobre seu passado. Liz não vai descansar até saber a verdade sobre você!

Fade In - Rolling In The Deep, Adele.

Malu recebe a notícia como uma bomba, chocada.

MALU: (surpresa) Então foi ela... a Liz?!

ALOÍSIO: (intrigado) Você sabia?

MALU: (disfarça) Tô sabendo agora. Então ela tá tramando contra mim? Que cachorra! Sabia que ela não ia sossegar, iria querer vir pra cima. Previsível. (estranha) Mas espera aí, porque cê tá me contando isso? Tu não tá mucumunado com ela? (ri) Que foi? Ela te meteu um pé na bunda e você tá querendo se revoltar?

Aloísio fica em silêncio, o suficiente para Malu entender tudo.

MALU: (se divertindo) É isso mesmo? Não, não é possível que ela fez isso e você já veio aqui, colocar ela num fogo cruzado.

ALOÍSIO: (cabisbaixo) Eu... eu pensei que a Liz era uma coisa, mas me enganei. Não acho justo ela fazer isso com você.

MALU: Ah, conta outra, cê me odeia. Mas pelo visto, tá odiando ela ainda mais pra fazer isso. Que decadência, hein. (T) Era só isso? Que eu tô cansada, e não tô afim de prolongar papinhos com você.

ALOÍSIO: Eu quero uma coisa...

MALU: Claro que quer, não ia entregar a Liz assim, de graça. Desembucha!

ALOÍSIO: Eu preciso que você conte pra Liz que sabe que ela tá mandando investigar sua vida, só que cê vai ter que falar que foi outra pessoa que disse... o Otávio!

MALU: Otávio? O produtor musical da Gravadora?

ALOÍSIO: Os dois estão tendo um caso. Ela me enganou, me fez de trouxa, me fez acreditar que... aliás, não interessa. Você vai dizer a ela que foi o Otávio que te contou ou não?

Sorrindo ironicamente, Malu se aproxima aos poucos de Aloísio, ficando em sua frente.

MALU: Sabe o que eu acho?

ALOÍSIO: (nervoso) Não interessa o que você ache. Eu só quero/

MALU: (corta) Você é uma pessoa bem pior que qualquer um dessa história. Tá ferrando a vida da mulher que cê diz amar, porque ela não te ama. Você é podre, é falso, idiota, fracassado, um loser com L maiúsculo. Você não se importa com ninguém a não ser com você mesmo e sempre foi assim, apenas tentou se esconder na máscara de bom moço, e isso eu entendo bem. Só que as minhas intenções já ficaram claras pra qualquer um, só que as suas não... nunca vai ter a Liz pra você, nunca vai ter uma mulher pra chamar de sua, nunca vai ter sucesso na sua carreira musical, porque como eu disse antes, sempre será um perdedor!

Marejado com as palavras ditas por Malu, Aloísio tenta parecer firme, sério.

ALOÍSIO: Isso foi um "não"? Tá dizendo que eu vim aqui, fazer papel de palhaço pra você, pra nada?

MALU: (gargalhando) Idiota! É claro que eu vou falar que foi o Otávio. Acha mesmo que não vai ser ótimo acabar com esse romance dela, depois de tentar descobrir coisas do meu passado? Coisas essas que não existem, deixando claro. Só irá perder o seu precioso tempo. (dura) Agora, eu vou tirar o dia pra descansar, tá bom? Beijinhos!

Se afastando de Aloísio, Malu se dirige novamente para casa, o deixando sozinho na área externa.

ALOÍSIO: (respira fundo) Agora só basta você acreditar, Liz...

Fade Out - Rolling In The Deep, Adele.

Corte para:

CENA 02 / MANSÃO MARINHO / QUARTO PRINCIPAL / INT. / MANHÃ /

Entrando no quarto, Malu se depara com André, sentado na ponta da cama, lhe encarando.

ANDRÉ: Essa visita do Aloísio tem algo a ver com a fugida que você deu?

Revirando os olhos, Malu se dirige até o banheiro do quarto, batendo a porta ao entrar.

ANDRÉ: Eu tô falando sério, cretina. O que tá acontecendo?

MALU: (off) Não tá acontecendo nada, André, que coisa.

ANDRÉ: Eu não vou sossegar até saber o que você foi fazer fora da cidade. Ou você vai ficar fugindo de mim sempre que for dizer a verdade?

Se levantando da cama, impaciente, André sai do quarto, também batendo a porta.

Close em Malu, contra a porta do banheiro, respirando fundo.

MALU: (pensativa) É, mas eu sei um jeito de te sossegar...

A imagem se desvanece aos poucos.


CENA 03 / CIDADE DE SÃO PAULO / PLANOS GERAIS / EXTERNAS /

Fade In - Killing Me Softly With His Song, Fugees.

A cidade de São Paulo em movimento. Em seguida, alguns inserts de Liz, aguardando por notícias de Dante;
Aloísio apreensivo em sua casa;
André totalmente ríspido com Malu.

Dias e noites agilizados.

Close no letreiro:


Fade Out - Killing Me Softly With His Song, Fugees.

Corte para:

CENA 04 / GRAVADORA RODRÍGUEZ / ANTI-SALA / INT. / TARDE /

Bruna serve uma xícara de café para Liz, se sentando ao seu lado. Elas conversam.

LIZ: Obrigada. (T) Desculpa não ter vindo aqui esses dias, é que eu tava com tanta coisa na cabeça, que eu precisa de espaço.

BRUNA: Tudo bem, a gente com o tempo precisa mesmo. (T) Ah, você ficou sabendo?

LIZ: Sobre?

BRUNA: Sobre o Marcel Macedo. Ele tá morto. Foi assassinado!

Fade In - Instrumental, Tensão.

LIZ: (assusta) Assassinado? Quando foi isso?

BRUNA: Há mais ou menos um mês. O corpo dele foi encontrado no aterro sanitário faz uns dois dias, bem longe daqui. Um dos catadores sentiu um forte odor vindo de um dos barrancos abaixo do aterro, pensando ser algum lixo ou animal morto, mas era ele. Deu ontem a noite no jornal, fiquei horrorizada. Perdi até a fome.

LIZ: (perplexa) Então foi assassinato?

BRUNA: Com um tiro certeiro na cabeça. A polícia já abriu as investigações, coisa grande.

Atordoada com o que ouve, Liz se levanta, tentando raciocinar.

LIZ: (pensativa) Um mês atrás foi quando ele...

Passam-se flashes na cabeça de Liz, se recordando de algo dito por Marcel Macedo no capítulo 08.

MARCEL: (implora) Por favor, o único que eu te peço. Ela me prometeu em me dar uma grana, coisa alta. Eu preciso que você deixa eu pegar essa grana antes dela saber que você já sabe de tudo. Aí eu sumo da sua vida, sumo daqui, eu juro.

LIZ: (convicta) Era atrás dela que ele iria... atrás da Malu!!

BRUNA: Do que cê tá falando, Liz?

Momento exato em que Laerte entra na anti-sala, vendo Liz, confusa.

LAERTE: (p/Liz, cínico) Quem é viva sempre aparece. Pensei que você não iria parecer mais aqui. Mesmo depois de tudo, ainda tem contrato assinado com a Gravadora como cantora. Sei que ultimamente não tá tendo muito espaço, mas tem que dar uma mexida.

LIZ: Mas eu vim. Eu não desisti da minha carreira, nem do meu bom senso, do meu caráter, a contrário de você, que perdeu tudo isso, depois de colocar você sabe quem aqui.

LAERTE: Tá falando da Malu?

LIZ: (debocha) Preciso nem dizer, não é? Cuidado, uma hora o teu lado racha, e quando isso acontecer, eu vou bater palmas, só pra lembrar da burrada que cê fez.

De longe, Liz vê Otávio passando pela recepção. Ela acena, ele percebe.

LIZ: Bom, como você mesmo viu, vim pra trabalhar, dar uma mexida, né?

Saindo da anti-sala, Liz deixa Laerte e Bruna sozinhos. Bruna lhe segue.

BRUNA: Meu horário acabou, vou voltar pro trabalho. Com licença!

Bruna também sai.

LAERTE: (sorri) Seu eu pudesse te falar, até falava Liz, mas... vou me divertir primeiro!

Fade Out - Instrumental, Tensão.

Corte rápido para:

CENA 05 / GRAVADORA RODRÍGUEZ / ESTÚDIO / INT. / TARDE /

Entregando alguns papéis para Liz, ela o olha, fascinada.

OTÁVIO: (cont.) E então?

LIZ: (animada) Mas isso... isso é maravilhoso! Ela aceitou?

OTÁVIO: Só tá esperando sua confirmação. A única coisa que ela pediu, foi pra você compor a letra da música. Isso você tira de letra. (T) Só precisa tirar tudo o que tá passando na sua cabeça, e focar nesse projeto. Você consegue?

LIZ: (confiante) Eu consigo. Pode acreditar em mim que eu vou fazer a música!

A porta se abre.

MALU: (off) Alguém sabe onde tá o... (vendo Liz) Você aqui?!

LIZ: Também tá surpresa? Você tirou o meu lugar, mas o meu amor pela música você não tira. E eu ainda sou contratada, se quiser me ver fora daqui, vai ter que pagar uma grana bem gorda pra isso.

MALU: É, pra quem ultimamente só tá se importando em saber de onde eu vim, ou o que eu fazia, fuçando no meu passado, tá com a língua bem afiada.

LIZ: Do que cê tá falando?

OTÁVIO: Isso não é hora pra discutir, gente. (p/Malu) Se você não percebeu, estamos em trabalho!

MALU: (ignora) Olha, você pode me chamar de mau-caráter, do que for, mas uma coisa que eu sei fazer bem, é escolher meus aliados. Vou te contar um segredinho, de mulher pra mulher, nem sempre quem tá do seu lado, é ao seu favor...

LIZ: Você sabe, não sabe?

MALU: (por cima) Que mandou um detetive investigar a minha vida? O meu passado? Sei, claro que sei. Só que você não imagina como eu sei disso...

LIZ: Alguém te contou, né? Quem?

Malu encara Otávio, dando um pequeno sorriso, fazendo com que Liz desconfie, também encarando Otávio. Clima tenso.

OTÁVIO: Ei, eu não disse nada! Não tô sabendo de nada dessa história. Tá maluca? Para de olhar pra mim.

LIZ: (p/Malu, nervosa) Responde! Quem te falou?

ABERTURA:


CENA 06 / GRAVADORA RODRÍGUEZ / ESTÚDIO / INT. / TARDE /

Liz fica apreensiva em saber que contou para Malu sobre a investigação. Malu se diverte.

MALU: (ri) Eu sabia que eu iria presenciar essa cena. Como são ingênuos, pelo amor de Deus... (séria) foi o Aloísio quem me contou e ainda pediu pra eu acusar o Otávio de ter feito a fofoquinha, por ciúmes. O Aloísio!

Fade In - Instrumental, Suspense.

Liz recebe a notícia sem acreditar, pasma.

OTÁVIO: (impaciente) Aquele desgraçado. Ele não tinha o direito de fazer isso com você, Liz. (nervoso) Animal, filho da puta!

LIZ: (abalada) O Aloísio?

MALU: Ele mesmo. Como viram, eu não irei fazer o jogo de rato do Aloísio. Ele tentou tirar vantagens pra cima de mim, mas não conseguiu. Ah, se vocês dois forem confrontar ele, não esqueçam de dizer que foi graças a mim que não desandou o casalzinho. Não daria esse gostinho pro prego do Aloísio. (T) Bye bye!

LIZ: (grita) ESPERA!!

Malu pronta pra sair, para, ao ser chamada por Liz. Ela volta, lhe encarando.

MALU: (debocha) Que foi? Resolveu me agradecer por dizer a verdade?

LIZ: (direta) Você sabia que o Marcel Macedo está morto?

MALU: (estranha) O Marcel? Morto?

LIZ: Assassinado! E sabe com quem ele provavelmente teria o último contato? Pra extorquir, chantagear?

MALU: (disfarça) Eu... eu... não faço ideia.

LIZ: Pois eu faço. Só que é melhor ficar só na ideia mesmo. Não tenho provas, não seria louca de acusar alguém, claro, mesmo sabendo que tudo faz sentido! (T) Foi bom te ver novamente, Malu, tá bem mais calma, revigorada, parece até que tirou um peso das costas. Sei muito bem como é ter alguém no teu pescoço, te forçando a fazer o que você não quer, ouvindo o que não quer ouvir.

MALU: Tá querendo insinuar alguma coisa?

LIZ: (cínica) Insinuar? Eu? Claro que não. Não sou do seu tipo que fica de insinuações falsas, principalmente lá na Chanel, que fez questão de dizer em alto e bom tom que sou uma drogada. Apenas deixando claro como a morte do Marcel Macedo foi benéfica pra nós duas. Pra mim, eu fico sem o sangue suga que ficava no meu pescoço, já você... ficou com sua história intacta, sem nenhum arranhão e com uma boa economia de dinheiro. Parabéns! Só que sejamos justas, entre nós duas aqui, sabemos quem iria além só pra se manter. (T) Ah, pode ficar aqui, eu e o Otávio temos muito o que resolver ainda. Acredito que você também tenha, não tem? (p/Otávio) Vamos?

OTÁVIO: Vamos.

Sorrindo para Malu, Liz pega nas mãos de Otávio, saindo do Estúdio, lhe deixando só, pensativa.

MALU: (rude) Vagabunda!!

Fade Out - Instrumental, Suspense.

Corte para:

CENA 07 / MANSÃO MARINHO / COZINHA / INT. / TARDE /

Lavando algumas louças na pia, Inês apenas se concentra na música tocando em seu fone, animada.

INÊS: (cantando) ...foi moleque, tem trinta mas parece uma criança de sete... foi moleque, perdeu quem mais te amava e vai morrer de saudade, me esquece...

Entrando na cozinha, ao fundo, André observa Inês, cantando em off. Malicioso, ele vai se aproximando aos poucos de Inês, que continua lavando as louças. Ao chegar perto, ele encosta seu corpo no dela, que vira-se para trás no susto, o encarando. Seus corpos ficam colados.

INÊS: (ofegante) O que o senhor... deseja?

Fade In - Midnigth Sky, Miley Cyrus.

André se inclina, encostando seus lábios na orelha de Inês, tirando um dos fones com a boca.

ANDRÉ: (sussurrando) Eu quero você!

Passando suas mãos pelos cabelos de Inês, André beija seu pescoço, lhe deixando arrepiada, extasiada.

INÊS: (respira fundo) Não... de novo não... não...

ANDRÉ: É só você pedir pra parar, que eu paro...

Pegando nos seios de Inês, André rasga sua blusa, lhe deixando apenas de sutiã. Ele beija entre seus seios, a deixando excitada, revirando os olhos de prazer.

Inês puxa o cabelo de André, que para de beijar seu corpo, ficando com seu rosto colado no dele.

INÊS: (firme) Que se dane!

No impulso, Inês beija André de surpresa, que retribui. Os dois trocam amassos quentes, intensos na cozinha.

Pulando no seu colo, os dois se jogam ao chão, ficando contra o balcão, onde a imagem fica em off, podendo apenas ouvir seus gemidos de prazer, turbulentos.

Fade Out - Midnigth Sky, Miley Cyrus.

Corte para:

CENA 08 / CASA DE JOANA / SALA DE ESTAR / INT. / TARDE /

Sentado no chão da sala, afinando seu violão, calmo, Valentin vê Joana se aproximar. Ele ignora, continuando a afinar o violão.

JOANA: Precisamos conversar.

VALENTIN: Já conversamos todos os dias, não é novidade.

JOANA: Eu não tô brincando, eu tô preocupada, com seu futuro.

VALENTIN: Futuro? Que futuro? Tá falando de dinheiro? Porque se for, a gente não precisa. Depois que a mãe morreu, ela nos deixou a casa e mais a herança, que não é pouco.

JOANA: Eu não tô falando de dinheiro. (T) Valentin, não dá pra você ficar em casa o dia todo tocando violão, ou me desafiando. Eu andei pensando, cê terminou o ensino médio já tem uns dois anos, ainda não se qualificou em nada. Não acha que/

VALENTIN: (por cima) No que você acha que eu sou bom, mana?

JOANA: Não sei, me diz você. (T) Você gosta de música, não gosta? Porque não se profissionaliza?

VALENTIN: Os piores anos da minha vida foram na escola. Você não imagina o quanto as pessoas são cruéis, principalmente dentro de casa, quando você, ou a mãe sempre perguntavam: "Como foi na escola? O que anda fazendo depois da aula? Quem são seus amigos?" Depois sempre queriam saber se eu tava saindo com alguma garota. Depois queriam me perguntar sobre drogas, com cuidado, claro, pra não ter certeza que eu irei mentir. (T) Sempre fingindo preocupação, pra não querer parecer que eu estou sozinho. Quer passar por tudo isso novamente, Joana? Quer ser a minha mãe? (frio) Pois você nunca será ela... NUNCA!!

JOANA: (marejada) Eu sempre pensei que tudo o que você sentiu depois que a mãe morreu, foi medo, mas na verdade, é muito pior... é culpa. Você se sente culpado pela morte da mamãe, não sente? Eu nunca tiraria o lugar que você tirou!

VALENTIN: (sério) Eu não quero falar sobre isso.

JOANA: (chora) Você acha que se não fosse por você, aquele ônibus não teria acertado ela? Passado por cima dela? Destroçado a nossa mãe!!

Close em Valentin, trêmulo, apertando seu violão com força, com um olhar vidrado para Joana.

JOANA: (grita) É ISSO QUE VOCÊ ACHA? É ISSO QUE VOCÊ QUER OUVIR DE MIM? QUE VOCÊ MATOU A NOSSA MÃE, QUE A MORTE DELA É POR SUA CAUSA?!!

Transtornado, Valentin joga seu violão na direção de Joana, que se abaixa, conseguindo se defender, desviando. Close no violão se quebrando completamente na parede.

VALENTIN: (berra) CALA A BOCA! CALA A BOCA! CALA A BOCA! CALA A BOCA! CALA A BOCA! (ofegante) C A L A  A  B O C A!!

Aos poucos, Joana se levanta, encarando Valentin, em estado crítico, irritado.

JOANA: (assustada) Você tentou me machucar... tentou me machucar...

Passando a mão pela cabeça, puxando seu cabelo, trêmulo, Valentin não consegue se controlar, ofegante, mexido. Abrindo a porta, ele sai correndo de casa, deixando Joana sozinha, abalada.

JOANA: (chora) Eu tô tentando... eu juro que tô tentando...

Corte rápido para:

CENA 09 / RUA / EXT. / TARDE /

Fade In - Sign Of The Times, Harry Styles.

Correndo sem parar pelas ruas, Valentin passa esbarrando nas pessoas, transtornado. Passam-se vozes em sua cabeça, o fazendo correr mais rápido.

VOZ: (incisiva) Você não pode destruir a sua vida por causa de drogas, Valentin. Eu sou sua mãe, eu exijo saber!!

Parando de correr, ficando de frente a uma casa com aspecto de abandono, Valentin anda em sua direção aos poucos, trêmulo.

VOZ: (chora) Não faz isso, filho, volta pra mim... volta pra sua mãe!

É possível ouvir um alto barulho de buzina, em seguida, um alto barulho de impacto, evidenciando ser um atropelamento, com algo freiando bruscamente.

Corte rápido para:

CENA 10 / CASA ABANDONADA / INT. / TARDE /

Entrando na casa, Valentin a observa completamente destruída, pixada, arrombada.

Se dirigindo para o centro da casa, Valentin se ajoelha ao chão, empurrando um dos velhos sofás que ainda se encontra no local, o deixando virado. Debaixo deste mesmo sofá, Valentin retira uma bolsa, abrindo rapidamente, encarando-a.

VOZ: Eu te amo, Valentin... mas a cada dia você me faz repensar se eu realmente sou uma mãe boa...

VALENTIN: (rude) Você é uma péssima mãe. Eu odeio você, odeio!!

Retirando algo da bolsa que não é possível ser visto, Valentin fixa seu olhar, frio.

Fade In - Sign Of The Times, Harry Styles.

Corte para:

CENA 11 / APARTAMENTO / ENTRADA / EXT. / TARDE /

Do lado de fora de uns dos prédios da rua, Aloísio se aproxima do portão, apertando o interfone de uns dos apartamentos. Insistente, ele aperta por diversas vezes, sem resposta.

HOMEM: (off) Posso ajudar?

Em suas costas, um dos moradores do prédio se aproxima, cumprimentando Aloísio.

ALOÍSIO: Ajudaria muito se você pudesse me responder uma pergunta: o Dante, ele ainda não apareceu aqui?

HOMEM: O morador do 18D?

ALOÍSIO: Acredito que sim.

HOMEM: Então cara, olha que estranho, eu sou vizinho de porta dele, já faz um bom tempo que ele não aparece aí, aliás, ele não deu nem sinal de vida pro síndico.

ALOÍSIO: (desistindo) Tá certo, então. Obrigado!

Se despedindo do homem, Aloísio pronto pra sair, para, ao ser chamado pelo mesmo.

HOMEM: (grita) EI, EI RAPAZ! (aproximando) Uns dias atrás, um outro homem tava no mesmo andar que o meu e do Dante. Eu estranhei, porque eu não tinha recebido ele e nem o Dante estava aí. Mas ele saiu com um notebook nas mãos.

ALOÍSIO: (intrigado) Como era esse homem?

HOMEM: Era alto, bem vestido, formal, negro, boa pinta.

Respirando fundo, Aloísio começa a relembrar de algo, bufando.

ALOÍSIO: Obrigado mais uma vez!

Se distanciando do homem, Aloísio mostra um nervosismo maior, irritado.

ALOÍSIO: (nervoso/histérico) Idiota, idiota, idiota... IDIOTA!! O Laerte veio primeiro...

Corte para:

CENA 12 / MANSÃO RODRÍGUEZ / ESCRITÓRIO / INT. / NOITE /

Analisando algumas papeladas, Liz tenta se manter calma, mas o seu nervosismo toma conta de si, lhe deixando irritada.

LIZ: (bufando) Que saco! Eu não tenho como pagar isso, não agora. O que eu faço?

A porta do escritório é batida, Iara entra.

LIZ: Iara, eu não posso falar agora, o que foi?

IARA: A senhora tem visita, dona Liz.

LIZ: Visita? Quem?

VOZ: (off) Não vai dizer "oi" pra mamãe?

Close em Gláucia (Nívea Maria, 73 anos), roupa formal, elegante, já uma senhora, entrando no escritório, deixando Liz sem jeito, encarando-a.

LIZ: O que a senhora tá fazendo aqui?

Fade In - Vento no Litoral, Renato Russo e Cássia Eller.

GLÁUCIA: (se aproxima) Que isso, filha? Isso são modos de tratar sua mãe, que te colocou no mundo? Um bem-vinda já basta. (p/Iara) Querida, pode ir, quando eu precisar, te chamo.

Iara encara Liz, que concorda com a cabeça, saindo do escritório. Sem esperar, Gláucia se senta, enquanto Liz tenta raciocinar o momento.

GLÁUCIA: Não gostei dela me chamar de visita. Que isso, eu sou sua mãe, eu sou dona disso aqui também.

LIZ: Não mãe, a senhora não é. Também ela não é sua empregada, portanto, quem dá as ordens aqui, sou eu. (T) Não preciso nem lembrar o quanto foi desastrosa a sua última visita, que eu nem quero lembrar. É melhor a senhora falar o que/

GLÁUCIA: (por cima) Eu estou doente, Liz. Eu estou morrendo...

Liz automaticamente se impacta com a notícia da doença de sua mãe.

GLÁUCIA: (marejada) Eu sinto que não tenho mais muito tempo de vida... você é a minha única filha, e eu quero passar os meus últimos dias ao seu lado.

LIZ: (chocada/mexida) Mãe... eu... eu não sabia...

Se levantando, Liz vai até Gláucia, que se levanta, lhe dando um forte abraço. Gláucia deita sua cabeça no ombro de Liz, derrubando algumas lágrimas, emocionada.

Corte para:

CENA 13 / CASA DE JOANA / SALA DE ESTAR / INT. / NOITE /

Andando de um lado para o outro, impaciente, Joana tenta fazer ligações pelo celular, mas caindo na caixa postal.

JOANA: (desespera) Atende essa merda, Valentin!! (T) Vou ligar pra polícia...

Discando para o 190, pronta pra fazer a ligação, Joana é surpreendida por Valentin, entrando bruscamente na casa, passando por ela, correndo até o seu quarto. Joana joga seu celular no chão, também correndo atrás de seu irmão.

JOANA: (berra) ESPERA!!

Chegando no seu quarto, Valentin é mais rápido, fechando a porta, impossibilitando a entrada de Joana, que fica transtornada ao lado de fora, esmurrando a porta.

JOANA: (grita) ABRE ISSO AQUI!! ABRE ESSA PORTA!! AGORA!!

Se deslizando contra a porta, indo até o chão, Valentin fica em posição fetal, colocando as mãos na cabeça, chorando em silêncio, enquanto ouve o desespero de sua irmã.

VALENTIN: (chora/susurrando) Me desculpa... me desculpa...

A cena se amplia, mostrando Velentin ao chão, chorando, enquanto ao lado de fora, Joana tenta entrar, aos berros, incansável.

Fade Out - Vento no Litoral, Renato Russo e Cássia Eller.

Corte para:

CENA 14 / MANSÃO RODRÍGUEZ / COZINHA / INT. / NOITE /

Ambas mais calmas, Iara serve um copo d'água para Gláucia, que aceita. Iara sai da cozinha, deixando Liz e Gláucia sozinhas.

LIZ: Tá melhor?

GLÁUCIA: Tô sim, obrigada.

LIZ: A senhora não quer mesmo falar sobre isso?

GLÁUCIA: Por favor Liz, eu realmente não quero. O que eu sei, e o que você deve saber, é que eu quero ficar do seu lado, apenas isso. (T) Filha, eu sei que você não está passando pelo seu melhor momento na carreira, mesmo duvidando, eu ando acompanhando tudo o que anda acontecendo com você. Não tá sendo fácil, não é?

LIZ: É complicado, mãe. Sabe quando você tenta se reerguer, mas sempre tem alguém pra te puxar pra baixo, te forçando a sempre recuar? Desde que a Malu entrou na minha vida, tudo desandou, tudo foi pro ralo, graças à ela.

GLÁUCIA: Malu Marinho? A que você lançou na gravadora?

LIZ: Ela mesmo. Irônico, né? Hoje, ela que está no meu lugar, como sócia majoritária. O pior é que eu nem sei quem é ela, de onde veio.

GLÁUCIA: Você não pensou em investigar a vida dessa moça?

LIZ: Aí que tá, eu fiz isso. Ecolhi a dedo uma pessoa pra fazer isso pra mim, o Dante. Mas desde que ele saiu daqui, atrás de respostas, não apareceu mais. Não sei se ele desistiu, ou talvez a Malu tenha descoberto antes, e de algum modo fez com que isso não viesse a tona... são tantas possibilidades, tanta coisa passando pela minha cabeça. (T) Ainda descobri, por ela, que o Aloísio me traiu, contou sobre a investigação pra Malu.

Se aproximando de Liz, Gláucia pega em sua mão, apertando.

GLÁUCIA: Eu vou te ajudar, Liz. Não sei como, mas vou. Pode contar comigo!

Liz dá um pequeno sorriso pra sua mãe.

Corte para:

CENA 15 / MANSÃO MARINHO / GARAGEM / EXT. / NOITE /

A porta da garagem se abre, dirigindo um Audi Q3 Ambition, Malu estaciona em sua vaga, para o espanto de André, que a observa, empolgdo.

Fade In - Huggin & Kissin, Big Black Delta.

ANDRÉ: (perplexo) Caralho, cretina, que carrão é esse? Meu Deus, esse é o sonho de qualquer um. Tu comprou, é isso? Comprou?

Rindo, Malu manda um beijo para André, em seguida, desligando o carro, tirando a chave do contato, descendo.

MALU: Gostou?

ANDRÉ: Caraca, é o carro que eu te falei, né? Com ar-condicionado, travas elétricas, ar-quente, banco de couro...

MALU: (completando) Teto solar automático, vidros elétricos, computador a bordo, com um baita de um som potente. É esse mesmo.

ANDRÉ: Tu é muito sortuda mesmo, viu? Queria eu, me presentear desse jeito. Carro foda pra porra!

MALU: Uma pena que ele não é meu.

ANDRÉ: Ué, esse carro é de quem então?

Com as chaves na mãos, Malu joga em direção de André, que as pega, segurando.

MALU: (sorri) É seu. Eu comprei... pra você, gigolô!

ANDRÉ: (abismado) Não, não cretina, tu não fez isso comigo... TU NÃO FEZ ISSO COMIGO!!

Em êxtase, André vai pra cima de Malu, a pegando no colo, lhe beijando, clima sexual intenso, com André agarrando Malu, passando sua mão por todo seu corpo.

MALU: Ei, ei, desacelera, Michael Schumacher. Tu não vai gastar esse teu fogo comigo aqui fora, na garagem, né? (maliciosa) Agora temos um carro, espaçoso o suficiente pra caber nós dois ali, eu sobre seu corpo... se é que você me entende.

ANDRÉ: (com tesão) Pronta pro test drive, cretina?

Prontos pra entrar no carro, o celular de Malu toca, ela o pega. Close no nome de Laerte.

ANDRÉ: Desliga isso e vamos dar uma volta.

MALU: Espera aí, é o Laerte. Tenho que atender, sabe se lá o que o bonitão quer.

ANDRÉ: Vai, rápido.

Malu atende o celular.

MALU: (cel.) Oi Laerte. (T) Tô em casa sim, por quê? (T) Ir aí na gravadora, de novo? (T) Eu acabei de chegar, cê não vai me fazer voltar aí, né? (T) Tá, tá bom, já tô chegando aí, mas tem que ser rápido, tô naqueles dias...

Desligando o celular, Malu revira os olhos, se entediando.

MALU: Vai ter que guardar esse fogo pra mais tarde, o bonitão quer que eu vou na gravadora agora.

ANDRE: Porra Malu, olha pra mim, tô duraço.

MALU: (olhando pra baixo) Me leva até lá. Nada impede de brincarmos no caminho, é um trajeto longo... (mordendo os lábios) tanta coisa pode acontecer...

Excitados, os dois entram correndo no carro, rindo, se divertindo. Dirigindo, André tira o carro da garagem, se distanciando da mansão.

Fade Out - Huggin & Kissin, Big Black Delta.

Corte rápido para:

CENA 16 / GRAVADORA RODRÍGUEZ / SALAS / INT. / NOITE /

Saindo do elevador, parando no andar da gravadora, Malu logo estranha ao ver todos as luzes apagadas, o ambiente todo escuro. Ela anda adiante, iluminando o local com o seu celular.

MALU: (estranha) O que tá acontecendo aqui? (T) Laerte?! (mais alto) LAERTE!!

Sem respostas, Malu continua a andar pelas salas da gravadora, chegando até a principal, abrindo.

MALU: Que breu todo é esse, posso saber?

Close em Laerte, sentado em sua mesa, no escuro, a observando, sério.

MALU: Dá pra acender a luz, ou vamos brincar de cobra cega?

LAERTE: (frio) O que eu tenho pra te mostrar, não precisa ver, apenas ouvir. Conhece essa gravação?

Abrindo um notebook que estava sobre a mesa, o ambiente é iluminado apenas por ele, deixando uma claridade no rosto de Malu.

Clicando em um dos teclados, um áudio começa a tocar, podendo apenas ouvir o que é dito ali naquele ambiente silencioso.

INÍCIO DO ÁUDIO/GRAVAÇÃO:

DANTE: (sério) Olha, eu tenho que te dar os parabéns, acredita que eu fiquei mexido com esse relato? É triste demais saber que isso tudo, é mentira. 

ESTHER: (estranha) Mentira? (nervosa) Você acha mesmo que eu seria capaz de inventar uma história de horror como essa? 

DANTE: Claro que não, eu acredito que essa história existiu, e sei que é verdade. Mas sei também, que não foi você quem presenciou essa história... 

ESTHER: Como? 

Close em Malu, completamente espantada, apavorada, ouvindo a gravação que Laerte conseguiu.

DANTE: Meus parabéns é pelo seu bom trabalho, estudou muito bem o script, o roteiro tá na ponta da língua. Não deixou passar nenhum dos detalhes... aliás, apenas um. (duro) VOCÊ NÃO É ESTHER BRANDÃO!! 

ESTHER: (gagueja) Como... como... 

MALU: (fria) Tem razão, ela não é...  EU SOU ESTHER BRANDÃO!! Mas esse segredinho, não vai pra lugar algum...

FIM DO ÁUDIO/GRAVAÇÃO.

Fechando o notebook, é possível apenas ver a feição assutada de Malu, sem reação com o que acabara de ouvir. Laerte curte a situação, se levantando da mesa, acendendo as luzes da sua sala, vendo o real desespero de Malu.

LAERTE: Ficou sem palavras, né? Mas eu até entendo. Imagina só, alguém pôr as mãos no seu maior segredo, que por causa dele, cometeu diversas atrocidades.

MALU: (em choque) Não pode ser...

LAERTE: Ah, mas pode sim. Sabe o que rola depois da sua chegada, Maluzinha? Este homem, o Dante, é assassinado, por você, vamos deixar isso bem explícito. Sabe se lá o que fizeram com o corpo, mas ficou bem claro o que realmente aconteceu ali. Sabe também qual é a minha parte favorita? Onde você confessa sua falsidade ideológica, o que também é crime. Ainda tem várias outras coisas que você já deve imaginar, onde confessa tudo o que você fez. (T) Como você pôde ver, eu te peguei meu bem, mas é pra valer. (debocha) Uma péssima noite pra voltar pro trabalho, hein Malu Marinho... ou melhor, Esther Brandão!

A câmera fixa em Laerte, descobrindo toda a verdade sobre Malu, congelado em tom amarelo em um disco de vinil, ao som de: "Tempo Perdido, Legião Urbana".




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