Divergentes - Capítulo 13

quarta-feira, março 18, 2020


DIVERGENTES


Novela de Raffa Lins


CAPÍTULO 13




CENA 01 / MANSÃO DUTRA / ENTRADA / INT. / TARDE /

Abrindo a porta que dá entrada até a casa, Mauro e Lívia entram juntos, felizes.

MAURO: Você vai ter tempo o suficiente pra conhecer tudo!

LÍVIA: (Descontraída) E eu quero conhecer tudo mesmo. Quarto, sala, a piscina, até a cozinha!

Livre, Lívia ainda encantada com a casa, solta suas mãos de Mauro, adentrando à sala.
Corte para Carla, se aproximando da sala, com Lívia de costas.

CARLA: Mauro, eu preciso te avisar que/

MAURO: (Interrompe) Antes, quero te apresentar a mulher por quem eu me apaixonei. Vem aqui, amor...

Ao ser chamada, Lívia se vira, com um longo sorriso no rosto, que automaticamente é desfeito, quando ela se depara com Carla, sua mãe, ao lado de Mauro. Imagens alternadas na feição das duas, que se assustam ao se verem.

CARLA: (Pasma) LÍVIA?! (T) ERA VOCÊ?!

Mauro estranha a tensão entre Carla e Lívia.

MAURO: (Intrigado) Vocês duas, já se conhecem da onde?

CARLA: (Gaguejando) Ela... Ela é...

Antes que uma das duas responda, Simone chega até a sala, completamente irritada.

SIMONE: (Grita/Nervosa) ENTÃO É ESSA? VOCÊ ME TROCOU POR ESSA VAGABUNDA?!

MAURO: Simone, eu não disse pra você sumir daqui?

SIMONE: Eu não poderia ir embora daqui, até ver na minha frente, quem era a vagabunda!

Alterada, Simone vai se aproximando de Lívia.

LÍVIA: Eu não sei quem é você, mas cê tá fora de si.

SIMONE: (Grita/Histérica) FORA DE SI? VOCÊ AINDA NÃO VIU NADA! EU VOU TE ENSINAR O QUE MULHERES COMO VOCÊ MERECEM SER TRATADA, SUA PROSTITUTA!!

Com toda sua raiva, Simone acerta um forte tapa no rosto de Lívia, que cai ao chão. Impetuosa, ela vai pra cima de Lívia, ainda tentando lhe agredir. Mauro, ao tentar tirar Simone de cima de Lívia, ela lhe acerta uma forte cotovelada no nariz, que o deixa zonzo. Close em Carla, que pensa em ajudar Lívia, mas dá um passo para trás, recuando.

LÍVIA: (Grita) VOCÊ É LOUCA, LOUCA!!

SIMONE: (Irada) CALA ESSA BOCA, QUE EU VOU MATAR VOCÊ!

Acertando outro tapa em Lívia, Simone continua à agredindo, soltando toda sua raiva em Lívia, que tenta desagarrar.

Ainda parada, Carla vê Simone deferindo diversos tapas em Lívia, que grita de dor. Mauro se aproxima das duas, com o nariz sangrando, puxando Simone, tirando a de cima de Lívia, que assutada, rasteja contra a parede.

MAURO: (Nervoso) CHEGA, SUA IDIOTA, ACABOU SEUS DRAMAS, ACABOU O SE SHOW!! (T) VOCÊ VEM COMIGO!!

SIMONE: ME SOLTA, CÊ TÁ ME MACHUCANDO!!

Mauro vai puxando Simone pelo braço, até a porta. Close em Lívia, descabelada, com o rosto um pouco machucado, se levantando.

LÍVIA: (Grita) ESPERA!! (T) Agora eu entendi o porquê o Mauro ter me procurado, me oferecendo tudo do bom e do melhor. A mulher que ele tinha em casa, era uma LOUCA PERTUBADA!! Não foi capaz de segurar um homem, e acabou se rebaixado a esse nível. Você deve ser achar uma bosta, um cocô ambulante, e eu não discordo nenhum pouco disso. Ele olha pra você, e depois olha pra mim, e vê uma diferença enorme, diferença de MULHER!! (T) Partir de hoje, você terá uma vida desprezível, que combina muito bem COM A SUA CARA!! PERDEU, CRETINA!!

Simone fica completamente histérica com as palavras ditas por Lívia.

SIMONE: (Histérica) VADIA!! PROSTITUTA!!

Sem se importar, Mauro continua a segurando pelo braço, a levando para fora.
Corte de cena rápido, onde já no portão, Mauro se solta de Simone, que cai ao chão, do lado de fora da mansão.

SIMONE: (Chorando) Por favor, Mauro, me deixa entrar, eu nem peguei minhas roupas, a minha mala!

Se aproximando dos dois, Carla vem vindo com as coisas de Simone. Mauro as pega, e joga tudo por cima do portão. Simone desvia, para não ser acertada.

MAURO: (Nervoso) Agora você não tem nada aqui, nem um real! (T) Cê tá no lugar onde merece... NA RUA!!

Ainda irritada, Simone corre para o portão, encostando seu rosto entre as grades.

SIMONE: (Grita) VOCÊ VAI MORRER NESSA CASA, OUÇA O QUE EU TO DIZENDO, VOCÊ VAI MORRER, SEU FILHO DA PUTA!!

Entrando novamente à casa, Mauro e Carla se depara com Aline.

ALINE: O que aconteceu aqui? Eu tava lavando o cabelo!

CARLA: Isso não importa agora, ajude seu pai a estancar o sangramento do nariz. (P/Mauro) Você me dá a permissão pra ver como tá a... a sua namorada?

MAURO: Por favor, já eu subo pra falar com ela.

ALINE: Vem comigo, pai.

Aline pega nos braços de Mauro, que não tira as mãos do nariz. Close em Carla, séria.

Corte rápido para:

CENA 02 / MANSÃO DUTRA / QUARTO / INT. / TARDE /


No banheiro do quarto, Lívia vai lavando seu rosto, sentindo um pouco de dor. Ela pega a toalha, e se seca, mostrando alguns arranhões que ficaram. Rapidamente, ela arruma seu cabelo, o amarrando. Ao sair do banheiro, Lívia se depara com Carla, na porta do quarto, já fechada.

CARLA: (Séria) Não vai me cumprimentar?

LÍVIA: O que cê tá fazendo aqui?

CARLA: Eu que te pergunto, Lívia, o que cê tá fazendo aqui? Aliás, nem precisa responder, porque acho que já entendi. (T) Mauro sabe que eu sou sua mãe?

LÍVIA: (Falando Baixo/Nervosa) Cala a boca, fala baixo. Ele não pode saber, e nem vai saber. Mauro não pode nem sonhar, ou deduzir que você é a minha mãe.

CARLA: (Olhos Marejados) Cê tá ouvindo o que tá dizendo?

LÍVIA: (Direta) Tô, eu sei muito bem o que eu falo. Convenhamos, entre eu e você aqui, essa nossa relação de mãe e filha se esgotou a bastante tempo. Eu não gosto de você, eu não suporto você, e você não gosta de mim.

CARLA: Então você saiu de casa, pra se envolver com o meu patrão? Quem é você?

LÍVIA: Essa sou eu, Carla, que briga por um futuro, e deixa pra trás, tudo que faz sofrer, que no meu caso, é você. (T) Eu vou ser direta, pra deixar tudo claro. Aquela Lívia, aquela idiota que você dizia ser sua filha, morreu, eu enterrei, essa aqui, é outra, esperta, e longe das suas garras. Aproveita, e dá esse recado para o Renan, e para o Ivan, não ousarem vir atrás de mim, senão/

CARLA: (Interrompe) Senão o quê?! Tá ameaçando sua família?

LÍVIA: Família? Que família? Ah, a sua? Tô!

CARLA: (Chorando) Como você tá sendo capaz de fazer isso? Mentir pra todo mundo, você tá me ridicularizando, fazendo o Mauro de idiota. Isso tudo é por dinheiro?

LÍVIA: Não, é por mim, é pela minha vitória!

CARLA: Olha no que você se transformou, num monstro!

LÍVIA: Pense como quiser, não me interessa. (T) Essa situação tá ridícula, não acha? Você vai ter que ir embora. Eu peço pro Mauro te pagar uma boa grana, e você some da nossas vida!

Limpando suas lágrimas, Carla muda sua feição.

CARLA: (Séria) Eu não vou embora daqui, Lívia, muito menos pedir demissão. (T) Eu faço questão de ficar, e ver todo esse seu teatro, que uma hora, vai desmoronar. Eu não tenho pena de você, tenho do Mauro, que vai passar por essa situação, ao lado de uma víbora que ele pensa estar apaixonado.

LÍVIA: Uma pena que eu realmente não ligo pra porcaria nenhuma do que fala. Você e nada pra mim, é a mesma coisa. Entendeu?

CARLA: (Séria) Você não é mais a minha filha...

Carla olha fixamente para Lívia, que derrama algumas lágrimas. Antes de sair do quarto, ela para.

CARLA: Pode deixar, que eu vou avisar ao Ivan e o Renan, o que você pediu pra dizer... Dona Lívia!

Ao sair do quarto, Carla fecha a porta. Close em Lívia, que se senta na cama, um pouco abalada, limpando suas lágrimas.

LÍVIA: (Séria) Eu preciso me livrar dela, eu preciso tirar a Carla desta casa!!

Corte rápido para:

CENA 03 / CARRO TÁXI / INT. / TARDE /

Encostando a cabeça no vidro, Simone demonstra solidão. Ainda bem abalada, ela pega o seu celular, ligando para Vicente.

SIMONE: (Chorando/Irritada) Por que você não atende essa merda de celular, Vicente?

O taxista olha pelo espelho retrovisor.

TAXISTA : Tá tudo bem, senhora?

SIMONE: (Direta) Cuide do seu trabalho!!

O taxista volta sua atenção para o volante. Close em Simone, completamente alterada.

Corte para:

CENA 04 / EMPRESA DUTRA / ESCRITÓRIO / INT. / TARDE /

Olhando alguns dados no computador, Sidney estranha algo. Ele levanta de sua mesa, pegando alguns papéis da gaveta. Foco em seu rosto, sério.

SIDNEY: (Estranha) Aonde foi parar esse dinheiro?

Corte rápido para Sidney, entrando na sala de Vicente.

SIDNEY: Ei Vicente, temos um problema...

VICENTE: (Estranha) Que problema?

SIDNEY: (Sério) Mais de cinco milhões, da conta extra da empresa, sumiu de uma hora pra outra, sem explicação. Você tem idéia pra onde isso foi parar?

VICENTE: (Desconversa) Cinco milhões? Eu não faço idéia. (T) O Mauro deve saber de alguma coisa, ou ele usou essa grana pra consumo próprio, o que não seria a primeira vez.

SIDNEY: Dessa vez não, esse dinheiro era muito importante para alguns fins da empresa, alguém roubou!

RENAN: Você suspeita de alguém, Sidney?

Imagens alternadas entre os três, onde Vicente tenta esconder sua apreensão.

SIDNEY: Ainda não, mas eu vou descobrir!

Sidney sai da sala. Vicente volta para sua mesa.

RENAN: Cê passou o dia inteiro rindo atoa, agora tá com essa cara aí. Vicente, cê tem alguma coisa a ver com esse dinheiro?

VICENTE: Claro que não! (T) Eu não seria capaz de roubar meu próprio pai...

Corte para:

CENA 05 / MANSÃO DUTRA / COZINHA / INT. / TARDE /

Ajeitando algumas coisas da mesa, Carla puxa uma cadeira, se sentando. Ela coloca suas à cabeça, desolada. Corte para Aline, chegando à cozinha, vendo a situação de Carla.

ALINE: Ô Carlinha, o que houve?

Aline se aproxima de Carla, tentando lhe consolar.

CARLA: Não é nada, minha linda, não é nada. (T) Só tô com um pouquinho de dor de cabeça, acha que Mauro pode achar ruim se eu for embora agora?

ALINE: Claro que não, pode ir. Não vai ficar aqui se sentindo mal, né?

CARLA: Obrigada!

Corte rápido para:

CENA 06 / MANSÃO DUTRA / ÁREA EXTERNA / TARDE /
De frente a piscina, Lívia retira seu roupão, ficando apenas de biquíni preto. Aos poucos, ela vai descendo as escadas da piscina, se sentindo confiante. Após entrar, ela fica submersa por alguns segundos. Ao perder o fôlego, ela volta para cima, ofegante, olhando para o nada.

LÍVIA: (Direta) Agora, quem dá as cartas, sou eu!

Neste instante, Lívia começa brincar com água, se divertindo, dando altas gargalhadas.
Close em Carla, saindo da mansão, abalada, vendo toda felicidade de Lívia.

Foco total no na feição de Lívia, sorridente.

Corte para:

CENA 07 / MANSÃO VASCONCELLOS / SALA DE ESTAR / INT. / TARDE /

Chegando em casa, Beatriz coloca sua bolsa sobre o sofá. Luana à surpreende, chegando até a sala.

LUANA: (Cínica) Pra quem saiu cedo, provavelmente pra fazer coisas desnecessárias, tá chegando em casa muito tarde!

BEATRIZ: Cadê o Sidney?

LUANA: O papai? Ele foi trabalhar?

BEATRIZ: (Nervosa) Trabalhar? Ele te deixou sozinha em casa com o Daniel?

LUANA: Deixou, você não confia em mim, Beatriz?

Sem responder Luana, Beatriz vai em direção a escada, subindo rapidamente. Close em Luana, rindo da situação.
Corte rápido para Beatriz, entrando no quarto do filho, deitado, assistindo desenho na televisão.

BEATRIZ: (Calma) Filho, tá tudo bem?

DANIEL: Tá sim, mãe. Só tô cansado de ficar dentro desse quarto.

BEATRIZ: Ô filho, o médico pediu repouso total, vai ser só essa semana, logo logo passa! (T) E eu não vou me desgrudar de você, tá bem?

Beatriz se senta ao lado do filho na cama, o abraçando.

Close em Luana, na porta do quarto, em silêncio e totalmente séria, sem que os dois a veja.

Corte para:

CENA 08 / CASA DE CARLA / QUARTO / INT. / NOITE /
Em sua casa, Carla vai passando pelos cômodos, chegando até um dos quartos. Lurdinha, com a ajuda da enfermeira, vai fazendo alguns exercícios com a perna, sentindo dor.

LURDINHA: (Grita/Dolorida) Aí, aí, aí, aí, vai com calma!

ENFERMEIRA: Eu estou indo com calma, é assim mesmo, Lurdinha.

CARLA: Obrigado Bárbara, pode deixar que agora eu ajudo ela. Já passou do seu horário.

BÁRBARA: Tudo bem, dona Carla. (P/Lurdinha) Amanhã estou de volta, e vamos progredir mais um pouco, tudo bem?

LURDINHA: Não quer a minha alma também?

Bárbara dá uma risadinha, saindo do quarto. Close em Lurdinha, percebendo a angústia de Carla.

LURDINHA: O que foi dessa vez, Carla? Cê saiu daqui mó animada, feliz...

CARLA: Cê não imagina o quanto esse dia tá sendo difícil pra mim.

LURDINHA: Agora eu tô preocupada, o que aconteceu?

CARLA: Advinha quem é a minha patroa, a namorada do Mauro.

LURDINHA: Quem?

CARLA: A Lívia, é ela!

Lurdinha se choca, ao saber da notícia.

LURDINHA: (Assutada) A LÍVIA?! Como... Como... Como isso aconteceu?

CARLA: (Emocionada) Eu não sei, tô tentando entender até agora. Depois que eu vi ela, chegando com o Mauro, como se fosse outra pessoa, naquela casa, eu perdi completamente a razão, fiquei no automático até agora. Eu precisava desabafar, precisar gritar, exaltar toda minha raiva.

LURDINHA: Como o Mauro reagiu em saber que ela é a sua filha?

CARLA: (Chorando) Ele não sabe, ela não contou. (T) Sabe se lá qual foi a desculpa esfarrapada que ela deu, não só me omitindo como mãe, mas o pai, o irmão... Ela disse com todas as latras que não me suportava, que não gostava de mim. Eu juro, tô tentando até agora, saber o porquê dela ter essa raiva toda de mim. Não é porque ela sempre se sentiu inferior ao Renan, que ela tenha o direito de deitar e rolar pra cima de mim.

LURDINHA: Você não vai contar a verdade pra ele, e acabar com essa farsa?

CARLA: Não, eu não vou falar nada. (T) Ela não quer viver essa vida de mentiras? Deixa que viva. Se ela não me considera como mãe, eu não a considero como filha. A nossa relação agora, é de empregada e patroa, e nada mais que isso!

LURDINHA: Carla, isso é loucura, ela sempre vai ser sua filha, e você sempre vai ser a mãe dela, mesmo ela sendo a safada que for, mas sempre vai ser. Você precisa acabar com essa farsa, agora!

CARLA: (Séria) Eu proíbo de você, Renan, até o Ivan, de entrarem nessa história. Ela vai quebrar a cara sozinha, e vai ser a vida que vai mostrar pra ela.

Corte para:

CENA 09 / MANSÃO DUTRA / QUARTO / INT. / NOITE /

Enrolada na toalha, Lívia vai entrando ao seu quarto. Ela ouve Mauro no celular, conversando com alguém, irritado. Lívia fica a espreita, ouvindo tudo, sem que Mauro a veja.

MAURO: (Cel/ Cont./Nervoso) Eu não sei, essa merda de dinheiro era muito importante pra empresa. (T) Sidney, só eu que tinha acesso aos documentos, e eu não peguei um real desse dinheiro. (T) Cinco milhões é muita coisa pra sumir assim, de uma hora pra outra. (T) Eu não quero saber, eu tô indo aí pra empresa, e não quero que ninguém vá embora até eu chegar. (T) Cabeças vão rolar, pode ter certeza!

Desligando o celular, nervoso, Mauro se aproxima da cama, vendo Lívia de costas.

MAURO: Meu amor, eu não vou conseguir ficar com você agora, aconteceu uns problemas, e eu tenho que ir lá resolver...

Sem responder, Lívia dá um pequeno gemido, como se tivesse chorando. Preocupado, Mauro vai até ela, preocupado.

MAURO: (Atencioso) O que foi, amor?

LÍVIA: (Chorando) Me perdoa... Eu juro que não fiz pra querer te prejudicar, eu amo você!!

MAURO: Como assim?

LÍVIA: Eu menti Mauro, eu menti pra você!

Mauro muda sua feição, estranhando.

MAURO: (Sério) Mentiu? Mentiu no quê?!

LÍVIA: (Em Prantos) Eu ouvi sua conversa com essa rapaz aí, e eu tenho culpa, por esse dinheiro que sumiu...

MAURO: Me explica isso direito, Lívia, pra eu não pensar coisa errada de você!

LÍVIA: Seu filho, Vicente, já sabia sobre o nosso caso, antes de todos. Ele te seguiu, e esperou você sair do motel, pra me confrontar. Ele me ameaçou, não só de acabar com nosso caso, mas também a minha vida...

MAURO: (Estranha) Não é possível...

LÍVIA: Ele me obrigou a tirar fotos de alguns documentos seus. (T) Eu sabia que era algo sério, sabia que podia te ferrar, mas era o nosso caso que tava em jogo, era minha vida!! Eu tive medo, medo de te perder, ou de você me perder... Eu nunca queria te dizer isso, ele é o seu filho, e eu era apenas a amante. (T) Me perdoa!!

Mostrando seu poder de mentir, Lívia faz parecer estar completamente em prantos, chorando compulsivamente. Mauro, fica sério, tentando raciocinar o que acabara de ouvir.

MAURO: (Chocado) Ele, o meu filho, foi capaz de fazer isso? Me roubou? Te ameaçou? (T) EU VOU ACABAR COM O VICENTE!!

Completamente irado, Mauro sai furioso do quarto. Lívia corre atrás de Mauro, mas não o alcança, vendo Mauro, entrar no carro.
Close em Lívia, limpando suas lágrimas, logo após dando um sorriso.

LÍVIA: (Sorrindo) Eu iria adorar ver você cair, Vicente!

Corte rápido para:

CENA 10 / EMPRESA DUTRA / ESCRITÓRIO / INT. / NOITE /

Arrumando suas coisas, Vicente se prepara para ir embora.

RENAN: Pra onde cê vai? O Sidney não avisou que seu pai queria todos aqui?

VICENTE: Ei, presta atenção, eu moro com ele. Se o meu pai quiser me dizer algo, ele fala em casa.

RENAN: Ah, toma o seu celular, você esqueceu no clube, vierem te entregar.

Renan entrega o celular pra Vicente, que percebe várias ligações de sua mãe.

VICENTE: (Preocupado) Aconteceu alguma coisa... Minha mãe me ligou mais de quinze vezes!!

No momento em que Vicente vai discar para sua mãe, Mauro entra completamente furioso na sala de Vicente. Close em Vicente e Renan, assustados.

RENAN: (Estranha) Aconteceu alguma coisa, Sr Mauro?

MAURO: (Grita/Nervoso) ACONTECEU!! E VAI ACONTECER MAIS UMA!!

VICENTE: Pai, eu não/

Antes de terminar de falar, Mauro acerta um soco no rosto do filho, que cai ao chão. Imagens alternadas em Renan assustado, Mauro furioso, e em Vicente, ao chão, com o canto da boca sangrando.

VICENTE: (Grita) O QUE FOI ISSO?!

MAURO: (Grita/Furioso) ISSO, É O MÍNIMO QUE VOCÊ VAI RECEBER!! (T) ME ROUBOU, SEU DESGRAÇADO!! NÃO PEGA NADA, E SOME DESSA EMPRESA. SEUS SERVIÇOS ACABARAM... TÁ DEMITIDO!!

Close total em Vicente, caído ao chão, com a boca sangrando, onde a imagem se congela em branco. 

You Might Also Like

0 Comments

Popular Posts

Total de visualizações de página

Translate

ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *