Divergentes - Capítulo 12

terça-feira, março 17, 2020


DIVERGENTES


Novela de Raffa Lins


CAPÍTULO 12


CENA 01 / EMPRESA DUTRA / ESCRITÓRIO / INT. / NOITE /
Mauro revela a Sidney, a sua separação.

MAURO: Ela extrapolou todos os limites. Eu não tava nem suportando mais viver ao lado dela. (T) E você sabe né, somos homens, quando o desejo se torna maior, nada consegue parar.

SIDNEY: Tava traindo ela?

MAURO: Não era novidade pra ninguém. Eu tô me envolvendo com uma garota, jovem, atraente. Ela é o oposto da Simone, literalmente.

SIDNEY: E o que te impede de ficar com essa garota?

MAURO: Tudo, eu tô confuso.

SIDNEY: Tem outra nessa história?

MAURO: Não, claro que não. Não sou galinha a esse ponto. É que tem uma outra pessoa, que eu nunca me envolvi, mas que eu guardo sentimentos muito profundos, de verdade. Agora eu não sei o que fazer...

SIDNEY: Você sabe sim. (T) Vai atrás da pessoa que você acredita que possa te fazer feliz. Aí dentro cê sabe quem é a certa...

Corte rápido para:

CENA 02 / INT. / NOITE

Mauro, com um buquê de flores nas mãos, encarando algo. Foco apenas em seu rosto, demonstrando ansiedade. Após um barulho de porta se abrindo, Mauro estende o buquê de flores para a pessoa, sem que possa ver quem seja.

MAURO: (Animado) Não fala nada, apenas me ouça. (T) Esquece tudo o que eu te falei, ou o que eu te prometi. Vem morar comigo, vem viver ao meu lado!!

A imagem vai se alternando, mostrando Lívia, do outro lado, pasma com a direta de Mauro.

LÍVIA: (Boquiaberta) Mauro, cê quer... quer que eu more contigo?

Mauro dá um longo suspiro, sorrindo para Lívia.

MAURO: Nunca falei tão sério na minha vida... Eu quero você!

LÍVIA: (Emocionada/Feliz) Eu te amo, meu amor!

Lívia deixa o buquê de flores cair ao chão, e no mesmo momento, Mauro a beija. Os dois entram ao apartamento, se beijando. Corte rápido de cena, onde os dois, no banheiro, vão tirando suas roupas, ainda se beijando. Lívia tira a camisa de Mauro, beijando seu corpo, que ao mesmo tempo, retira o sutiã de Lívia. Com a água caindo em seus corpos, Mauro envolve seus braços em volta ao corpo de Lívia, onde os dois transam, excitados.
Close total, na feição dos dois, ofegantes, ambos se sentindo prazerosos, se encarando através de olhares.

Corte rápido para:

CENA 03 / MANSÃO DUTRA / SALA / INT. / NOITE /

Aline mostra estar envolvida em uma conversa no celular, deitada no sofá.

ALINE: (Cel/Rindo) Ele fez isso? Não é possível! (T) Mas é um bobo mesmo. (T) Aqui tá uma loucura, a louca da minha madrasta, que agora é ex, me ameaçou com uma faca, acredita? (T) Sério, ela/

Aline para de falar no celular, ao ver Simone indo em direção a porta. Com a lanterna do celular, ela ilumina Simone na porta.

ALINE: (Cel) Só um segundo. (P/Simone, Debocha) Ei, resolveu ir embora?

SIMONE: Embora? Eu já estou em casa. (T) Não está preocupada também que seu pai até agora não chegou?

ALINE: Nenhum pouco, ele já é grandinho demais. Até por que, agora ele é um homem solteiro, deve tá se divertindo.

SIMONE: (Grita) ELE NÃO É SOLTEIRO, ELE É MEU MARIDO, E DEVERIA ESTAR EM CASA AO MEU LADO!

ALINE: Agora sim, essa é a Simone que eu conheço. Aquele teatro todo de boazinha tava difícil de manter, não é?

SIMONE: (Nervosa) VÁ PRO INFERNO, CRETINA!! (T) E trate de entender que não será eu que vai sair daqui, e sim, você!

ALINE: Essa é minha casa, Mauro é meu pai, isso a gente não troca por qualquer um não... No seu caso, qualquer uma!

Rindo de Simone, Aline se levanta do sofá, com o celular, subindo as escadas.
Close em Simone, abrindo a porta, olhando para o nada.

SIMONE: (Irritada) Cadê você, desgraçado!

Corte para:

CENA 04 / CASA / ENTRADA / INT. / MANHÃ /


Tocando um interfone, Beatriz parece ansiosa. Alguém responde.

INTERFONE/PESSOA: Quem é?

BEATRIZ: Bom dia, eu sou Beatriz, mãe de uma das coleguinhas da sua filha, Grazi, eu gostaria muito de pedir desculpas a ela, pela falta de educação da minha filha fez pra ela, na sala de aula!

INTERFONE/PESSOA: Você é mãe da Luana?

BEATRIZ: Sim, sou eu. Tô muito constrangida de ter que fazer isso, mas eu posso entrar, e me desculpar pessoalmente?

O portão faz um barulho, se abrindo. Close em Beatriz, entrando.

Corte rápido para Beatriz, já dentro da casa, em frente à uma mulher.

BEATRIZ: Qual o seu nome mesmo?

MULHER: Eu não disse o meu nome. É Marta.

BEATRIZ: Então Marta, como eu já adiantei, eu me senti muito mal quando a diretora me ligou e me disse o que a Luana foi capaz de fazer. Zombar da sua filha, naquele momento, é algo horrível!

MARTA: Que bom que você percebeu isso, tivemos um pouco de dificuldade de fazer ela querer voltar a estudar novamente. (T) Mas isso é passado, espero que não se repita!

BEATRIZ: É claro, isso não vai mais acontecer. (T) Eu posso falar com ela?

MARTA: Com a minha filha? O que cê quer com ela?

BEATRIZ: O mesmo que eu disse pra você, e deixar ela confortavel de que não irá acontecer mais.

Corte rápido de cena, onde Beatriz entra em um dos quartos da casa. Marta à deixa sozinha. Close em Grazi, penteando seu cabelo, de frente a uma penteadeira.

GRAZI: (Retraída) Quem é você?!

BEATRIZ: Eu me chamo Beatriz, eu sou mãe adotiva da Luana.

GRAZI: O que você quer aqui? Rir de mim também?

BEATRIZ: Não, outra coisa.

Beatriz vai em direção a Grazi, agachando ao seu lado.

GRAZI: Que coisa? Já não basta a sua filha me humilhar...

BEATRIZ: Eu quero apenas entender uma coisa. (T) Me fala, como aconteceu o seu acidente?

GRAZI: Eu fui atropelada, é isso!

BEATRIZ: Você não viu o carro, não prestou atenção, como foi?

GRAZI: (Estranha) Pra que cê tá tão interessada?

BEATRIZ: Eu só quero entender, eu preciso saber!

Grazi olha para a porta, e percebe que ninguém está por perto.

GRAZI: Olha, minha mãe não gosta que eu fale isso, porque pensa que é coisa da minha cabeça...

BEATRIZ: O que é?

GRAZI: (Olhos Marejados) Quando eu estava pronta pra atravessar, eu senti alguma coisa nas minhas costas, que eu tenho quase certeza que era uma mão... Meu corpo...

BEATRIZ: Foi empurrado pra frente, é isso? Você acha que alguém te empurrou?

GRAZI: (Chorando) Eu tenho certeza que eu sim. Minha atenção era apenas na música que eu ouvia nos foninhos, então eu apenas me concentrei nela. Eu não olhei para trás, não senti ninguém me perseguindo. Mas na hora de atravessar, eu senti o meu corpo sendo empurrado pra frente, justamente enquanto o carro passava!

Grazi mostra um pouco de repulsa na hora de falar, desconfortável.

BEATRIZ: Fica calma, eu vou descobrir quem fez isso com você. (T) Mas eu preciso saber, quem foi o cara que te atropelou. Você sabe se sua mãe tem o contato dele?

Corte para:

CENA 05 / MANSÃO DUTRA / ENTRADA / INT. / MANHÃ /


Entrando pela porta da frente, Carla está de volta na mansão. Ao andar pela casa, ela se esbarra com Aline.

ALINE: (Surpresa) Carla, você voltou?

CARLA: (Animada) Voltei, dessa vez, pra ficar!

Aline abraça Carla, ambas animadas.

ALINE: O que te fez voltar?

CARLA: Seu pai, foi até lá em casa e/

SIMONE: (Por cima) Olha só quem está aqui...

No alto da escada, Simone vai descendo aos poucos, em direção as duas.

SIMONE: Espero que veio apenas pra pegar algumas tralhas suas, e sumir daqui!

ALINE: Carla, não precisa/

CARLA: (Interrompe) Eu me resolvo com ela, pode deixar.

Ao descer as escadas, Simone fica de frente a Carla, à encarando.

CARLA: Eu não vou cair na suas provocações, pode latir a vontade, porque hoje não tem Carlinha pra te dar seu petisco não.

SIMONE: (Séria) Olha esse linguajar, típico de gente pobre, ignorante, burra!

CARLA: (Cínica) Sabe o que é interessante? O Mauro, seu marido... Marido não, agora ex marido, foi até à casa da pobre, ignorante, burra, pedindo pra ela voltar a trabalhar aqui. Ele, que foi parar naquele lugar que você dizia que nunca pisaria o pé, só pra me ter aqui, de volta. (T) E você? Sendo despejada da própria casa? Foi tão burra pra chegar a esse ponto?

SIMONE: Eu custei pra ver, mas nós duas temos algo em comum. Ambas depende dele pra viver, ambas sem o dinheiro dele não seríamos nada. Isso só mostra que você não é nada diferente de mim!

CARLA: Não, não, não. Eu não dependo do Mauro, ele que depende de mim. Eu sou empregada, trabalho em qualquer lugar pra qualquer pessoa, eu não sou você, que acha... Acha que um marido rico muda algo. A diferença entre eu e você, é que eu nunca precisei casar com um homem pra pagar minhas contas, ou me submeter a atitudes deploráveis pra segurar alguém. (T) Eu sou mulher que batalha, que trabalha pra viver, e você é mulher que rala, só que rala pra encontrar alguém rico e mamar na grana dele até o último suspiro!

Um pouco abalada com as palavras de Carla, Simone mostra toda sua raiva.

SIMONE: (Olhos Marejados) Você pensa que vai me atingir, mas isso só me deixa mais forte. (T) Cê ama ele, não ama?

CARLA: Eu não tô aqui pra bater papinho com você!

SIMONE: (Grita) AMA, É CLARO QUE AMA! (T) Só que nesse quesito, somos duas derrotas, porque comigo ele não fica, mas com você ele também não vai ficar. Vai continuar sendo uma trouxa igual eu, que acredita em qualquer merda que o marido falava!

CARLA: Eu realmente fui idiota, a traição tava na minha frente e eu preferi não ver. Mas eu não me humilhei por ele, nem cheguei a esse seu nível de derrota, de perdida!

SIMONE: (Rindo) Até nisso você quer parecer certinha. (T) Você é careta... CARETA E PATÉTICA!

MAURO: (Grita) O QUE CÊ AINDA TÁ FAZENDO AQUI, SIMONE?!

Chegando de surpresa, Mauro assusta Simone e Carla.
Close em Simone, sem reação.
Corte para:

CENA 06 / MANSÃO VASCONCELLOS / QUARTO / INT. / MANHÃ /

Deitado em sua cama, Daniel vai acordando aos poucos, e ao se virar para o lado, ele se assusta com Luana, deitada ao seu lado na cama.

LUANA: Tá melhor, maninho?

DANIEL: (Dolorido) Por favor, vai embora, eu tô com muita dor de cabeça...

LUANA: Dor? Isso não é nada! (T) Se você continuar conspirando contra mim, ou deduzir para o seu pai que quer me ver fora dessa casa... Eu acabo com sua vida, e com a vida de sua mamãe também. E essa sua dor não vai ser só nessa cabecinha não...

DANIEL: (Chorando) O que eu te fiz?

LUANA: Descansa, você já falou demais!

Luana dá um beijo na testa de Daniel. Ela levanta de sua cama, e vai saindo do quarto.

Close em Daniel, amedrontado.

Corte para:

CENA 07 / APARTAMENTO / QUARTO / INT. / MANHÃ /

Arrumando suas roupas em uma mala, Lívia demonstra estar muito ansiosa com a mudança. Foco em Priscilla, deitada sobre a cama.

PRISCILLA: Eu ainda tô custando a acreditar que ele realmente te chamou pra morar com ele.

LÍVIA: (Séria) Eu não tô não, dediquei esses meses apenas pra satisfazer o cara. Ainda estamos um pouco longe de ficar tranquilas na situação financeira. Eu dependo dele pra comer, pra morar, pra tudo. Temos que mudar isso, e rápido!

PRISCILLA: Mas e o filho dele, o Vicente, acha que ele não vai abrir a boca pra falar da sua ajudinha de roubar o papaizão?

LÍVIA: E ele se ferrar com o pai? Eu vou manter essa farsa do lado dele, até saber o momento certo, e dá uma rasteira no almofadinha. (T) Deixa ele curtir a glória dele, que eu tô curtindo a minha. Só que a minha, vai durar, a dele, tá com prazo de validade!

PRISCILLA: Cê tá confiante demais, não é assim que você tem que agir. Já pensou, se ele que te dá uma rasteira?

LÍVIA: (Direta) Vai ter que ser muito esperto pra isso!!

PRISCILLA: Você é capaz de tudo, né?

LÍVIA: Sou capaz sim... Pode apostar!!

Corte rápido para:

CENA 08 / EMPRESA DUTRA / ESCRITÓRIO / INT. / MANHÃ /

Concentrado em seu trabalho, Renan se incomoda com toda felicidade de Vicente.

RENAN: Olha, eu não quero parecer o chato, ou o ranzinza, como você mesmo disse, mas que alegria é essa?!

VICENTE: (Sorrindo) Alegria dos outros te incomoda? Eu tô me sentindo tão leve, no alto astral, coisa que você deveria tá sentindo. (T) Aliás, pra melhorar o seu humor, eu tava pensando em tirar uns dias de férias.

RENAN: Férias?

VICENTE: (Debocha) É, férias, aquele negócio que as pessoas tiram pra relaxar depois de um longo período de trabalho.

RENAN: E no que melhoraria meu humor? Eu trabalhando sozinho? Aí sim, eu concordo!

VICENTE: Claro que não. Eu tô em dúvida se passo uns dias em Roma, ou Nova York, a época de lá agora é maravilhosa! (T) Pensar bem, Roma não. Esse surto de Coronavirus tá foda!

RENAN: Queria eu poder ter esse dilema tão difícil, tão sofrido.

VICENTE: Então vem comigo, escolha o lugar, que nós vamos!

RENAN: (Estranha) Como é? Você, Vicente, convidando eu, Renan, pra viajar contigo pra fora do país? (Ri) Me belisca que eu devo tá sonhando, e até agora não acordei.

VICENTE: Eu tô falando sério, a proposta é séria. Você quer ir ou não?

RENAN: NÃO!! Eu te conheço muito bem pra saber que deve tá aprontando algo, e eu não vou cair nesse seu jogo.

VICENTE: Não tem jogo nenhum, é apenas um... Um patrão convidando o seu empregado para umas boas férias longe daqui. (T) Mas eu não vou implorar por nada não, já tô fazendo o máximo te convidando. Quer ser sempre o pé rapado do meu pai, a vontade é sua!

Voltando para sua mesa, Renan estranha a bondade de Vicente.

Corte para:

CENA 09 / MANSÃO DUTRA / SALA / INT. / MANHÃ /

Continuação da cena 05, onde Mauro encontra Simone ainda em sua casa.

SIMONE: (Calma) Meu amor, que bom que você chegou, a Carla veio aqui dizendo que você ofereceu o emprego novamente pra ela? Pois eu tô muito feliz com isso!

Indo em direção à Mauro, Simone segura em sua mão. Sentindo repulsa, Mauro se solta de Simone.

MAURO: (Grita) EU NÃO QUERO QUE VOCÊ RELE ESSA SUA MÃO EM MIM! (T) Não entendeu que acabou? Fora da minha casa!

SIMONE: (Nervosa) Eu não vou sair daqui, de jeito nenhum! Essa casa é minha também, eu sou casado com você, esqueceu?

MAURO: Essa casa não! Ela nunca foi sua, é da minha família, de geração em geração, você tem zero direitos aqui!

Alterada, Simone dá um longo respiro, mudando sua feição.

SIMONE: (Séria) Você pensa que vai se livrar fácil de mim? Eu vou tirar tudo o que é seu, tudo! Eu saio sim, saio dessa maldita casa. Eu só me casei com você, pelo dinheiro, e espero que saiba que nunca, NUNCA UMA MULHER VAI SE INTERESSAR POR VOCÊ, POR AMOR!! (T) Você atrai golpistas, bandidas/

ALINE: (Interrompe) Coisas que você é!

SIMONE: (Rindo) Eu não neguei que não sou, tanto que a bandida aqui, conseguiu tirar o banana do seu pai, da trouxa da sua mãe. Interessante, não acha?

ALINE: (Grita/Nervosa) EU JÁ OUVI O SUFICIENTE ESSAS SUAS HUMILHAÇÕES PARA A MINHA MÃE. EU VOU ACABAR COM VOCÊ, DESGRAÇADA!!

Aline parte pra cima de Simone, mas é segurada por Carla, que não à deixa se aproximar.

ALINE: (Irritada) ME SOLTA CARLA, EU VOU DESTRUIR ESSA VAGABUNDA!!

CARLA: (Segurando Aline) Você não merece sujar suas mãos com ela!!

Dando gargalhadas de Aline, Simone curte a situação à risadas.

SIMONE: (Grita/Gargalhando) PATÉTICA!! HORROROSA!!

Sem paciência, Mauro pega Simone pelo braço, a encurrala na parede, irritado.

MAURO: (Nervoso) Eu cansei dessa palhaçada, cansei de te dar palco. Sobe pra cima, agora, e junta todas suas merdas que tá lá, e suma daqui! (T) Ah, você se orgulha tanto de dizer que eu perdi a mãe da Aline pra você, mas agora tá acontecendo o mesmo. Eu vou buscar a mulher que eu me apaixonei, a mulher que eu traí você com o maior prazer, pra morar nesta casa, ter tudo o que você tá perdendo agora! Como você tá se sentindo?!

Close no rosto de Aline irritada, de Carla surpresa com a novidade de Mauro, e em Simone, séria.
Enojada, Simone cospe no rosto de Mauro, que a solta, limpando seu rosto.

SIMONE: Você é nojento, NOJENTO! (T) Acha que é o garanhão por ter qualquer mulher? Você não ouviu o que eu disse? Todas, todas as mulheres que se envolver com você, será pelo dinheiro, nunca será amado de verdade, NUNCA!

Sem responder Simone, Mauro vai em direção a porta de saída. Ele para antes de abrir.

MAURO: Quando eu chegar com ela aqui, eu não quero ver a sua presença!!

Mauro com toda força, bate a porta ao sair. Close em Simone, um pouco abalada, olhando para Carla e Aline.

SIMONE: (Grita) TÃO OLHANDO O QUÊ?! VÃO PRO INFERNO!!

Simone sobe correndo as escadas, indo em direção ao quarto. Foco em Carla, abraçando Aline.

ALINE: Não acredito que ele já arrumou outra mulher. Meu pai não aprende?

CARLA: (Desanimada) É, os homens são rápidos...

Corte rápido para:

CENA 10 / RUA / EXT. / TARDE /

Saindo do prédio, com uma mala nas mãos, Lívia demonstra estar animada, indo em direção ao carro estacionado, ela abre a porta, entrando. Close em Lívia, dando um beijo em Mauro, visivelmente irritado.

LÍVIA: (Estranha) O que foi meu amor, aconteceu mais alguma coisa?

MAURO: Aconteceu. A minha ex mulher, tava se recusando a sair de casa. Eu não tenho o mínimo de paciência para os dramas dela.

LÍVIA: Mauro, se você quiser mudar de ideia, tudo bem, eu vou entender.

MAURO: Não, eu não seria capaz de fazer essa injustiça com você. Eu te amo!

Os dois sorri um para o outro, logo dando mais um beijo.
Close no carro, dando partida.

Corte para:

CENA 11 / MANSÃO DUTRA / ESCADA / INT. / TARDE /

Carregando diversas malas, Simone mostra dificuldades para descer. Irritada com sua dificuldade, ela joga duas malas, que vai rolando pela escada. Close em Carla, no último degrau da escada.

SIMONE: Vai ficar me olhando com essa cara de paspalha, ou não vai me ajudar?

CARLA: Agora você quer minha ajuda?! Já ficou claro que eu não trabalho pra você!

Mesmo com dificuldades, Simone consegue descer as escadas, ao pegar o restante de suas coisas, ela dá um pequeno empurrão em Carla, que tira sarro.

CARLA: (Ri) Ei, cuidado na hora que for sair, pra não te confundirem com uma muambeira. Pra mim é problema algum, já pra você...

SIMONE: Se enxerga, pobretona! (T) Onde será que o Vicente se meteu?!

CARLA: Talvez nem ele tenha aguentado você. Mas isso, não me interessa. Mauro deixou claro que não quer te ver aqui na hora que ele chegar. Capaz dele já está chegando.

SIMONE: Foda se o Mauro, eu não saio daqui até ver a cara da vagabunda que ele me trocou!

Corte rápido para:

CENA 12 / CARRO / INT. / TARDE /


No carro, Lívia e Mauro estão prontos pra sair.

MAURO: É aqui, chegamos!

LÍVIA: (Maravilhada) É aqui, nessa mansão? Ela é enorme!

MAURO: Agora, é nossa mansão!

Encantada, Lívia sai 1do carro. Close em seu rosto, boquiaberta com o tamanho da mansão.

LÍVIA: Mauro, é linda!

Mauro também sai do carro, com a mala de Lívia nas mãos.

MAURO: Vamos entrar?

Lívia respira fundo, decidida.

LÍVIA: (Confiante) Vamos!

Mauro segura firme as mãos de Lívia, decididos, o portão de entrada é liberada, então os dois entram juntos.

Corte rápido para:

CENA 13 / MANSÃO DUTRA / ENTRADA / INT. / TARDE /

Abrindo a porta que dá entrada até a casa, Mauro e Lívia entram juntos, felizes.

MAURO: Você vai ter tempo o suficiente pra conhecer tudo!

LÍVIA: (Descontraída) E eu quero conhecer tudo mesmo. Quarto, sala, a piscina, até a cozinha!

Livre, Lívia ainda encantada com a casa, solta suas mãos de Mauro, adentrando à sala.
Corte para Carla, se aproximando da sala, com Lívia de costas.

CARLA: Mauro, eu preciso te avisar que/

MAURO: (Interrompe) Antes, quero te apresentar a mulher por quem eu me apaixonei. Vem aqui, amor...

Ao ser chamada, Lívia se vira, com um longo sorriso no rosto, que automaticamente é desfeito, quando ela se depara com Carla, sua mãe, ao lado de Mauro. Imagens alternadas na feição das duas, que se assustam ao se verem.

CARLA: (Pasma) LÍVIA?! (T) ERA VOCÊ?!

Close total em Lívia, assustada ao ver sua mãe, Carla, onde a imagem se congela em branco.

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