Divergentes - Capítulo 11

segunda-feira, março 16, 2020


DIVERGENTES


Novela de Raffa Lins 


CAPÍTULO 11


CENA 01 / MANSÃO DUTRA / SALA DE ESTAR / INT. / NOITE /

Chegando da empresa, Mauro observa algumas coisas fora do lugar. Andando pela casa, Mauro se espanta com uma enorme bagunça.

MAURO: (Grita) SIMONE!! (T) SIMONE!!

Simone chega até Mauro.

SIMONE: (Atenciosa) Oi, meu amor!

MAURO: Que desorganização é essa? (T) Carla não veio hoje?

SIMONE: Vier, veio. Mas não vai voltar mais. (T) Acredita que ela pediu demissão?

MAURO: (Estranha) Demissão, por quê?!

SIMONE: Não sei te dizer. (T) Mas eu ouvi ela comentando com a Aline que a filha saiu de casa, o marido também. Aí já viu né, muita coisa acumulada. Ela se demitiu!

ALINE: (Séria) Deixa de ser mentirosa, Simone!

De surpresa, Aline aparece, olhando com desprezo a Simone. Aline fica do lado de seu pai.

ALINE: Não acredita em nada do que essa mulher disser! Ela humilhou a Carla, disse que tem nojo dela, nojo pai. (T) Eu fiquei de estômago embrulhado só de ouvir as humilhações que a Carla sofreu!

MAURO: (Inconformado) Isso é verdade?!

SIMONE: Não foi desse jeito que a sua filha tá dizendo não. Mas não dava pra manter em casa aquela mulher que só me desafiava!

MAURO: (Irritado) Mas eu tô tomando uma raiva da sua cara, Simone!

SIMONE: (Assutada) Que isso, Mauro?

MAURO: (Grita) EU TÔ CANSADO DE VOCÊ FICAR DECIDINDO COISAS NESSA CASA QUE NÃO TE DESRESPEITA!! (T) JÁ DEU, ISSO FOI O SUFICIENTE!

SIMONE: (Replicando) Mas Mauro/

MAURO: (Interrompe) EU QUERO ME SEPARAR DE VOCÊ, SIMONE! (T) QUERO VOCÊ FORA DESTA CASA!!!

Simone recebe a notícia como um choque, dando a entender que está com a pressão baixa.

SIMONE: (Ofegante) Eu preciso me sentar, minha cabeça tá zonza...

Sentando se ao sofá, Simone abaixa a cabeça. Close em Mauro, decidido.

MAURO: (Nervoso) Eu não vou cair mais nesse seu joguinho, nem nessas suas mentiras. (T) EU QUERO VOCÊ FORA DESTA CASA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL!

Close no sorriso de Aline, e em Simone, ao ponto de explodir.

SIMONE: É sério isso, Mauro? Quer terminar comigo por causa da desgraçada da Carla?

MAURO: Um de tantos motivos. Eu me cansei, CANSEI! Eu venho mantendo a farsa que é o nosso casamento a anos, por não querer te desapontar, e nem o Vicente, que Deus me perdoe, é desprezível igual a você!

SIMONE: (Grita/Transtornada) EU ME DEDIQUEI A VOCÊ, DEDIQUEI A MINHA VIDA A CUIDAR DESTA CASA!! (T) VOCÊ REALMENTE ACHA QUE VAI ME LIVRAR ASSIM, DE UMA HORA PRA OUTRA? NÃO... NÃO!!

MAURO: Eu não vou discutir, e nem entrar nessa sua pilha. (T) Você tem um dia, pra juntar todas suas tralhas, e sumir da minha frente. A papelada do divórcio, eu resolvo!

Indo em direção a porta, Simone corre até Mauro, se ajoelhado em sua frente, segurando sua perna.

SIMONE: (Chorando) Não faz isso comigo, não acaba com minha vida assim!! Eu te amo, e eu não consigo viver sem você!

MAURO: (Sério) Você é patética!

Puxando sua perna, Mauro se solta de Simone, saindo de casa. Close em Simone, sentada contra a porta, em desespero.

SIMONE: (Grita/Histérica) VOCÊ NÃO VAI TERMINAR COMIGO, NÃO VAI!! DESGRAÇADO!!!

Corte rápido para:

CENA 02 / APARTAMENTO / ENTRADA / INT. / NOITE /

Abrindo a porta, Lívia se depara com Mauro, alterado. Ele entra, sem responder. Lívia estranha e o acompanha até a cozinha.

LÍVIA: (Preocupada) Mauro, o que foi? Cê tá me assustando.

Abrindo a geladeira, Mauro procura por algo.

MAURO: (Grita) NÃO TEM NENHUMA BEBIDA AQUI?

LÍVIA: Mauro, cê sabe que não, eu não sou de beber, o que tá acontecendo?

MAURO: (Sério) Eu terminei meu casamento. Tô me separando da minha esposa...

LÍVIA: (Pasma) Meu Deus... O quê?!

Lívia se aproxima de Mauro, lhe dando um abraço.

LÍVIA: Vai dar tudo certo, meu bem... Vai dar tudo certo!

Close no sorriso de Lívia, sem acreditar, abraçando Mauro.

Corte rápido para:

CENA 03 / MANSÃO DUTRA / COZINHA / INT. / NOITE /

Completamente alterada, Simone pega todos os remédios do balcão, e os coloca em um copo. Ao perceber a intenção de Simone, Aline corre e pega o copo do balcão.

ALINE: (Grita) CÊ TÁ MALUCA?!

SIMONE: (Grita/Alterada) ME DEVOLVE ISSO, AGORA!!

Aline pega os remédios, e o joga no ralo da pia, deixando Simone transtornada.

ALINE: Acha o que, que vai querer fingir suicídio e segurar o meu pai? Eu faço questão de dizer a ele a forma ridícula que cê tá tentando segurar ele.

No impulso, Simone abre uma das gavetas do armário, tirando uma enorme faca, e apontando em direção à Aline.

ALINE: (Amedrontada) Abaixa essa faca, Simone. ABAIXA ESSA FACA!

SIMONE: (Rindo) É, na frente do perigo, qualquer valentona vira mocinha!

ALINE: VOCÊ TÁ LOUCA!!

SIMONE: Me dê um bom motivo para que eu não acabe com sua vida agora mesmo!

ALINE: Vai em frente, faz essa burrada. Iria ganhar o quê? O desprezo do meu pai, uma prisão, e perder toda essa crista que você acha que tem! (T) Tá se mostrando como é baixa, ridícula, PODRE!

Com toda sua raiva, Simone crava a faca sobre a mesa, olhando fixamente a Aline.

SIMONE: (Cínica) Você não valeria a pena eu manchar minhas mãos de sangue. Sua hora vai chegar, vadia!

Simone deixa a cozinha, nervosa. Close em Aline, aliviada, tirando a faca da mesa.

Corte para:

CENA 04 / MANSÃO VASCONCELLOS / SALA / INT. / MANHÃ /
Close em Beatriz, fazendo uma ligação.

BEATRIZ: (Tel) Alô, bom dia, eu poderia falar com a diretora Dalva, por favor? (T) Claro, eu aguardo.

Ao transferir a ligação, as imagens se alternam entre Beatriz e a diretora.

DALVA: Olá Beatriz, como vai a senhora?

BEATRIZ: Nada bem, diretora. O Dan teve uma crise, passou mal, e vai precisar de descanso total. (T) Queria avisar que ele vai passar algum tempinho sem ir a aula.

DALVA: Meu Deus, mas ele tá bem?

BEATRIZ: Já foi medicado, já está descansando. Pode ficar tranquila diretora, o Dan é forte!

DALVA: Eu sei, um garoto de ouro! (T) Mas desculpe mudar o assunto assim, mas nós tentamos entrar em contato com a senhora, sobre sua outra filha, Luana.

BEATRIZ: O que tem ela?

DALVA: Luana foi um pouco desrespeitosa com uma das alunas, e também com a professora. (T) Ela riu de uma das alunas que estava voltando pra escola depois de um acidente, aquela que nós avisamos a senhora. E também tirou sarro, humilhando a professora em frente de toda classe.

BEATRIZ: Espera aí, é aquela aluna, Grazi?

DALVA: Sim, ela mesma!

FLASHBACK ON:

Beatriz coloca o telefone no gancho, boquiaberta. Luana se vira, interessada na conversa.

LUANA: Quem era?

BEATRIZ: A diretora da escola, avisando aos pais da sua classe, que uma das suas colegas foi atropelada perto da escola...

LUANA: (Fria) A Grazi morreu?

BEATRIZ: (Espantada) O quê? Não, claro que não. Ela não morreu! Que idéia é essa?

LUANA: A maioria das pessoas que são atropeladas, morrem! Não sabia disso?

FLASHBACK OFF.


DALVA: Alô, Beatriz?

BEATRIZ: Me desculpe, me distraí com algumas coisas. Mas pode deixar, eu vou conversar com a Luana, e isso não vai se repetir. (T) Mas a senhora pode me fazer um favor?

DALVA: Se estiver ao meu alcance...

BEATRIZ: Me passe o endereço dessa aluna, Grazi, quero pedir desculpas à ela pessoalmente, por Luana!

Close no rosto pensativo de Beatriz.

Corte para:

CENA 05 / EMPRESA DUTRA / ESCRITÓRIO / INT. / MANHÃ /
Sentado em sua mesa, Renan tem sua atenção desviada quando Mauro entra à sala.

RENAN: Bom dia Mauro, tudo bem?

MAURO: (Sério) Nada bem. Eu preciso do irresponsável do Vicente aqui, agora, e ele ainda não apareceu. (T) Sei que o seu trabalho não é esse, mas eu preciso que você vá buscar ele em um de nossos clubes. Acabei de saber que ele está lá!

RENAN: Claro Sr Mauro, vou sim. Mas cê sabe que eu não tenho poder nenhum sobre ele. O que eu faço se ele não quiser vir?

MAURO: Diz que ele tá demitido, que acabou a colônia de férias dele! Aí ele vem rapidinho.

Antes de sair da sala, Mauro muda sua feição.

MAURO: Você sabe se Carla está em casa?

RENAN: Sem querer te ofender, ela foi demitida, aonde mais ela estaria?

Mauro sem responder, acena com a cabeça para Renan, saindo da sala.

Corte para:

CENA 06 / APARTAMENTO / QUARTO / INT. / TARDE /
Impaciente, Lívia fica andando sem rumo pelo quarto, deixando Priscilla incomodada.

PRISCILLA: Mulher, cê vai me deixar maluca andando desse jeito.

LÍVIA: Não dá pra parar, biscate. Não imagina o quanto minha cabeça tá a mil. (T) Ele vem até aqui, me dizer que tá se separando, quer que eu fique como?

PRISCILLA: Cê acha mesmo que ele pode/

LÍVIA: (Por cima/Séria) Não sei, no momento eu tô confusa. Mas se ele teve o trabalho de vir até mim, pra ser consolado, e me dizer que tá se divorciando, eu tenho que criar várias expectativas sim!

PRISCILLA: Não se iluda, lembra o que disse pra mim? Pra nós não se deslumbrar com qualquer coisa? Então, sossega esse facho que se for pra acontecer, vai acontecer!

LÍVIA: (Direta) Mas se não acontecer, eu faço acontecer!

Corte para:

CENA 08 / CASA DE CARLA / SALA / INT. / TARDE /

Varrendo o chão da cozinha, Carla ouve alguém batendo em seu portão. Ela vai até à sala.

CARLA: Deve ser a enfermeira, até agora não chegou, vou lá atender, espera aí.

LURDINHA: (Sarcástica) Como se eu tivesse outro lugar pra ir.

Revirando os olhos para Lurdinha, Carla sai de casa, indo até o portão. Ao abrir, ela se depara com Mauro, ao lado de fora.

CARLA: (Estranha) Mauro, você aqui?!

MAURO: Posso entrar?

Mauro encara Carla, em silêncio.

Corte rápido de cena, para Carla, levando uma xícara de café para Mauro, sentado ao sofá.

CARLA: Tá aqui o café. (T) Uma xícara simples, mas é o mesmo café que você tomava em casa!

MAURO: Que isso Carla, cê sabe que eu nunca me importei com isso.

CARLA: Mas a sua esposa sim, e pra você ter vindo aqui, deve que caiu na pilha dela, e na falsidade daquela mulher. Mas pra deixar claro, que eu vou fundo pra conseguir todos os meus direitos de trabalhadora, eu passei anos da minha vida batalhando/

MAURO: (Interrompe) Eu vou me separar da Simone... Eu pedi o divórcio!

Mauro deixa Carla completamente sem reação.

CARLA: Você... Você... Vai se separar daquela mulher?

MAURO: Foi um enorme erro eu ter continuado com ela por todos esses anos, principalmente sabendo a forma como ela te tratava. Aliás, não só você, mas sim com qualquer outra pessoa que ela pensa se achar superior.

CARLA: Mauro, eu não sei o que dizer...

MAURO: Eu só quero o seu "Sim".

CARLA: (Estranha) O meu sim?

MAURO: Eu vim aqui pra te oferecer seu emprego de volta, mas agora sem ela, sem a Simone, sem as humilhações que ela te fez passar. Você aceita?!

CARLA: Mauro, eu...

LURDINHA: (Direta) Deixa de ser boba, e aceita. Não ouviu ele dizer que a broaca não vai tá lá mais, o que te impede?

Mauro dá uma pequena risada, mas ainda esperando a resposta de Carla.

CARLA: (Sorrindo) Eu aceito, quando eu começo?

MAURO: Amanhã mesmo, e terá uma surpresa!

CARLA: Surpresa?

MAURO: Amanhã você vai saber! (T) Eu tenho que voltar pro trabalho, me desculpe por nao ficar aqui por mais tempo. Pode deixar, que eu sei o caminho da saída!

Os dois sorriam um para o outro, Carla o leva até a porta. Close em Carla, feliz. Lurdinha a encara.

CARLA: Que foi?

LURDINHA: Ele tá apaixonado por você, Carla. Não percebeu?

CARLA: Deixa de paranoias.

LURDINHA: Que patrão que em dia de trabalho, vem na casa da empregada pra fazer ela voltar a trabalhar novamente? Abre essa cabeça, amiga, ela tá louquinho por você, até se separar da megera ele separou. Ele te ama!

Close em Carla, sorrindo sem jeito para Lurdinha, a apoiando.

Corte para:

CENA 09 / CLUBE PARTICULAR / PISCINA / EXT. / TARDE /

Passando pela porta de entrada, Renan vai caminhando até a área da piscina. Ao se aproximar da borda, ele observa Vicente, nadando. Sobre a visão de Vicente, mergulhando, ele ao tirar o rosto da água, se depara com Renan, em pé, a sua frente.

VICENTE: (Estranha) O que cê tá fazendo aqui?

RENAN: Vim aqui fazer um servicinhos pro seu pai, buscar o bebê dele no clube da família.

VICENTE: (Rindo) Ele te mandou até aqui? Meu Deus, esse é o auge do coroa!

Rindo de Renan, Vicente vai saindo da piscina pela lateral. Close em seu corpo em ótima forma, molhado, de sunga preta. Renan vira se de costa, constrangido. Vicente se aproxima dele, encostando seu corpo molhado em suas costas.

VICENTE: Dá pra você...

RENAN: Eu o quê?!

VICENTE: Tirar os pezinhos da minha toalha?

Renan percebe estar pisando na toalha de Vicente. Rindo de Renan, Vicente puxa a toalha, e começa a secar seu corpo, andando pela lateral da piscina.

VICENTE: Você não vem?

Renan aperta seu passo, se aproximando de Vicente, andando ao seu lado.

RENAN: Olha aqui, eu tenho muito mais o fazer, pra ficar vendo você se divertir aqui. Eu não fui contratado pra isso.

VICENTE: Cara, cê tem quantos anos? Dezoito né? Você tá com roupa social, debaixo desse forte sol, reclamando de outra pessoa por estar se divertindo? Que tipo de jovem velho é esse?

RENAN: Eu estou garantindo o meu futuro, eu não nasci em família rica, onde eu posso ter tudo o que eu quisesse!

VICENTE: Eu achava que você era feliz justamente por isso, por não ser rico, mas tivesse a liberdade pra ser o que quiser! Quer a minha vida? Pode ficar com ela pra você!

RENAN: Quer saber, chega de conversa. Eu só vim aqui pra te buscar, você vem ou não?!

Vicente para em frente a Renan.

VICENTE: Calma, eu vou sim. (T) Mas antes, eu não poderia deixar de fazer isso...

Vicente no impulso, empurra Renan, fazendo o cair na piscina, o deixando desesperado. Close em Vicente dando gargalhadas da situação, e em Renan, se debatendo na água da piscina.

RENAN: (Grita/Nervoso) CÊ TA MALUCO, CARA? OLHA O QUE VOCÊ FEZ COMIGO!! (T) IDIOTA!!

VICENTE: (Rindo) É pra você esfriar um pouco a cabeça, e deixar de ser ranzinza. Vai se divertir um pouco!

Close em Renan, dando vários tapas na água, nervoso, e Vicente gargalhando da situação.

Corte para:

CENA 10 / MANSÃO VASCONCELLOS / QUARTO / INT. / TARDE /
Andando pelo corredor, Aline vê a porta do quarto principal, entreaberta. Ao entrar nele, ela se depara com Simone, deitada sobre a cama, lendo um livro.

ALINE: Você ainda não arrumou suas coisas?

Simone retira seus óculos, colocando o livro ao seu lado.

SIMOME: (Calma) Desculpe querida, eu estava tão entretida no livro que nem percebi você aí. (T) Tudo bem?

ALINE: Cê tem algum problema, só pode, pra agir dessa maneira, só uma perturbada mesmo!

SIMONE: Ah, cê tá falando aquilo? O Mauro só perdeu a cabeça, é normal. Pode ficar tranquila minha linda, ele vai voltar e me desculpar, como sempre fez!

Aline não responde as insinuações de Simone, e sai do quarto.

ALINE: Ela pirou, simplesmente pirou!

Corte para:

CENA 11 / EMPRESA DUTRA / ESCRITÓRIO / INT. / NOITE /

Mauro entra na sala de Sidney.

MAURO: Tá com o tempo livre, amigo?

SIDNEY: Claro, senta aí.

Mauro se senta na cadeira, em frente à mesa de Sidney.

SIDNEY: Nem precisa dizer, que eu sei que cê tá estranho. O que tá rolando?

MAURO: Eu terminei com a Simone, acabei com meu casamento.

Sidney se assusta ao saber da novidade.

SIDNEY: Como assim? O que houve?

MAURO: Ela extrapolou todos os limites. Eu não tava nem suportando mais viver ao lado dela. (T) E você sabe né, somos homens, quando o desejo se torna maior, nada consegue parar.

SIDNEY: Tava traindo ela?

MAURO: Não era novidade pra ninguém. Eu tô me envolvendo com uma garota, jovem, atraente. Ela é o oposto da Simone, literalmente.

SIDNEY: E o que te impede de ficar com essa garota?

MAURO: Tudo, eu tô confuso.

SIDNEY: Tem outra nessa história?

MAURO: Não, claro que não. Não sou galinha a esse ponto. É que tem uma outra pessoa, que eu nunca me envolvi, mas que eu guardo sentimentos muito profundos, de verdade. Agora eu não sei o que fazer...

SIDNEY: Você sabe sim. (T) Vai atrás da pessoa que você acredita que possa te fazer feliz. Aí dentro cê sabe quem é a certa...

CENA 12 / INT. / NOITE /
Mauro, com um buquê de flores nas mãos, encarando algo. Foco apenas em seu rosto, demonstrando ansiedade. Após um barulho de porta se abrindo, Mauro estende o buquê de flores para a pessoa, sem que possa ver quem seja.

MAURO: (Animado) Não fala nada, apenas me ouça. (T) Esquece tudo o que eu te falei, ou o que eu te prometi. Vem morar comigo, vem viver ao meu lado!!

Foco total em Mauro, oferecendo a alguém, viver ao seu lado, onde a imagem se congela em branco.

You Might Also Like

0 Comments

Popular Posts

Total de visualizações de página

Translate

ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *