Divergentes - Capítulo 10 (Especial)

sexta-feira, março 13, 2020


DIVERGENTES


Novela de Raffa Lins


CAPÍTULO 10



CENA 01 / CASA DE CARLA / SALA / INT. / NOITE /
Na cadeira de rodas, Carla empurra Lurdinha para dentro de casa. Ao chegar na sala, a atenção das duas é desviada, após ouvirem um barulho em um dos quartos.

CARLA: Vou ver quem tá aqui, só um minuto!

Antes de chegar ao quarto, Lívia abre a porta, com uma bolsa em suas mãos, surpreendendo sua mãe.

CARLA: (Aliviada) Ai Lívia, é você!

Sem responder, Lívia se aproxima da sala, vendo Lurdinha.

LÍVIA: (Estranha) Lurdinha, o que cê tá fazendo aqui?

CARLA: Ela vai morar aqui, nesta casa!

LÍVIA: (Ri) Olha que interessante, ela vindo, e eu saindo.

CARLA: Como é?

LÍVIA: (Direta) Eu estou indo embora daqui, Carla. (T) Pra nunca mais voltar!!

CARLA: (Intrigada) Embora pra onde?

LÍVIA: Pra um lugar que não te interessa!

CARLA: (Séria) Você não vai sair daqui até me dizer pra onde vai!

LÍVIA: (Nervosa) Você não entendeu, mãe? Ou melhor, Carla. Eu cansei de ser boazinha com você, cansei de te tratar como uma mãe. Eu não suporto olhar pra senhora, não suporto nem de viver no mesmo teto que você! (T) Nem pra reparar que eu fiquei tanto tempo fora, nem pra me perguntar se eu estava bem!

LURDINHA: Sua mãe passou quase todo o tempo dela comigo, me ajudando. Ao contrário de você, que nem ajudar ela você foi capaz!

LÍVIA: (P/Lurdinha) QUEM VOCÊ PENSA QUE É?! (T) Sempre se intromentendo na minha vida, dando pitacos no que acontece nessa casa. Você não é nada! NADA! Eu e ninguém em nenhum momento pensou em preocupar com você naquele hospital, sabe por quê? Você não tem ninguém! Você não é ninguém! (T) SÓ A IDIOTA DA CARLA QUE SE IMPORTA COM VOCÊ. Mas não é por compaixão, é por dó, DÓ! Você é digna de pena, Lurdinha, digna de passar o resto da sua vida nessa CADEIRA DE RODAS!!

Close em Lurdinha, apavorada com as palavras ditas por Lívia.

CARLA: (Grita) CHEGA!! Acabou o seu show! (T) Tá pensando o quê? Que vai sair assim, sendo cruel comigo e com a Lurdinha, por puro capricho?

LÍVIA: (Olhos Marejados) CAPRICHO? Você chama isso de capricho? (T) Você nunca gostou de mim...

CARLA: Isso não é verdade!

LÍVIA: NUNCA! Sempre foi o Renan, não é? Toda sua atenção sempre foi pra ele. Eu que se dane, que me cuido sozinha. A cada dia que passa, eu me sinto mais afastada de você. E esse sentimento é maravilhoso, porque eu tô feliz em desapegar da senhora, desse lixo de casa, dessa merda de vizinhança! (T) Só de saber que eu não irei precisar mais ouvir a voz dessa inválida que você fez tanto questão de cuidar, já me deixa na paz!

CARLA: (Abismada) Por que cê tá fazendo isso comigo, Lívia? Ontem mesmo eu descobri que seu pai me traía, e ainda vai ter outro filho! (T) Se você quer me humilhar, não faça isso hoje!

LÍVIA: Ah, então você já sabe? (T) Eu tentei te contar uma vez que o pai te traía, mas você não me deu ouvidos, lembra? Até me bateu, isso pra proteger o bosta do Renan!

CARLA: (Abalada) Você sabia?

LÍVIA: Por alto, mas sabia sim. (T) Isso mostra que nem o pai aguenta você. Toda traição e tudo de ruim que acontece com você partir de agora, é porque você mereceu!

CARLA: (Em Prantos) O que eu te fiz, Lívia? Por que todo esse ódio comigo? O que eu uma mãe faz de ruim pra receber isso de presente da própria filha?!

LÍVIA: Quer realmente saber o que eu guardo aqui, no meu peito? (T) Eu não vou te dizer ainda, não agora. Quando eu estiver por cima, mas do que já tô, faço questão em dizer o quanto você me fez sofrer, O QUANTO A PORCARIA DE MÃE QUE VOCÊ FOI COMIGO!!

Ambas abaladas, Lívia desvia de sua mãe, indo em direção a saída da casa. Ao colocar a mão na porta, Lívia respira fundo, e se vira, limpando suas lágrimas.

LÍVIA: (Cínica) Tava lembrando como cê adorava encher a boca pra dizer que tudo que eu tinha, era você que havia me dado. Pois então, faço questão de lhe devolver.

Lívia abre sua bolsa, e despeja tudo que tinha dentro, ao chão, na força do ódio. Close em Carla, que chora ainda mais.

LÍVIA: Acho que essa pendência, já está resolvido!

Ao sair de casa de mãos vazias, Lívia bate a porta com força. Totalmente alterada, aos prantos, Carla se ajoelha ao chão, ao lado de Lurdinha, que tenta lhe confortar.

LURDINHA: (Emocionada) Não fica assim, amiga. Ela não merece te fazer ficar nesse estado. (T) Lembra o que você me disse, que eu era forte? Então, você é mil vezes mais forte que eu. Não deixe isso te abalar.

CARLA: (Chorando) Tá doendo tanto em ouvir isso. Ela quebrou, quebrou meu coração!

Carla deita sua cabeça no colo de Lurdinha, inconsolável.

Corte rápido para:

CENA 02 / APARTAMENTO / ENTRADA / INT. / NOITE /

Já no seu apartamento, um pouco abalada, Lívia vai em direção ao seu quarto. Ao abrir a porta, ela se assusta com Mauro, sentado na cama, imóvel.

MAURO: (Sério) Aonde você foi?

LÍVIA: (Pasma) Que susto que você me deu, Mauro.

MAIRO: Me responde, aonde você foi?

Livia se aproxima de Mauro, sentando na cama, ao seu lado. Ela pega em suas mãos.

LÍVIA: (Olhos Marejados) Eu voltei a minha casa... Aquela em que você foi. Fui na esperança de trazer algo simbólico ou significativo pra mim. (T) Mas eu percebi que seria um erro, e o melhor a se fazer é começar do zero. Agora, aquela Lívia ficou para trás!

MAURO: Nossa, me desculpe se eu estou parecendo invasivo. É que eu me preocupo com você.

LÍVIA: É, eu sei...

Lívia deita sua cabeça no ombro de Mauro, que acaricia. Close no olhar sério de Lívia.

Corte para:

CENA 03 / MANSÃO VASCONCELLOS / MESA DE JANTAR / INT. / NOITE /

Na mesa de jantar, estão Luana, Sidney, Beatriz e Daniel. Todos jantando em silêncio.

SIDNEY: (P/Beatriz) Eu tô muito feliz por sua decisão, meu amor. É importante em saber que você quer tentar fazer acontecer essa família.

Luana sorri para Sidney. Daniel fica o tempo todo sério.

BEATRIZ: (Falsa) É, eu também estou muito feliz...

Todos continuam comendo. Close em Luana, trocando olhares com Daniel, Beatriz percebe. Luana se levanta da mesa.

LUANA: Com licença, eu preciso ir ao banheiro.

SIDNEY: Claro filha, pode ir.

Luana sai da mesa, deixando Beatriz e Daniel um pouco desconfortável.

SIDNEY: (P/Beatriz e Dan) O que foi?

BEATRIZ: Nada...

DANIEL: (Cabisbaixo) Não é nada, papai...

Close em Sidney, estranhando a frieza dos dois.

Corte rápido para:

CENA 04 / MANSÃO VASCONCELLOS / QUARTO / INT. / NOITE /

No quarto de Daniel, Luana abre o seu armário. Apressada, ela começa a mexer nas roupas do garoto. A todo momento, ela olha à porta, com receio de que alguém entre. Ao abrir uma das gavetas, ela coloca seu braço até o fundo, encontrando algo. Luana retira da gaveta, um vidro com várias cápsulas de remédio. Ela o olha fixamente.
A imagem vai se escurecendo aos poucos, sobre o olhar de Luana para o remédio...

ALGUNS DIAS DEPOIS...

CENA 05 / MANSÃO VASCONCELLOS / SALA / INT. / MANHÃ /

Arrumando a bolsa de Daniel, Beatriz confere o seu caderno, folheando. Luana aparece em frente à Beatriz.

LUANA: Estou pronta pra aula!

BEATRIZ: O Dan ainda não desceu, se você quiser esperar, espere, se não quiser, vá sozinha!

Luana não responde Beatriz, que estranha a demora de Daniel. Foco em Sidney passando por elas, de frente à escada.

BEATRIZ: Amor, cê viu o Dan, o que ele tá fazendo?

SIDNEY: Ele descendo aí.

Cambaleando, Daniel tem dificuldades pra descer as escadas. Sidney sobe correndo, pegando seu filho no colo.

SIDNEY: (Estranha) O que foi, garotão, o que cê tá sentindo?

DANIEL: (Sonolento) Minha cabeça tá um pouco zonza, papai, tá tudo embaçando...

BEATRIZ: (Assustada) Sidney, ele tá passando mal!

SIDNEY: Filho respira, fica calmo! (P/Beatriz) O remédio, pega aquele remédio!!

Sidney desce as escadas com Daniel no colo, e Beatriz sobe correndo, em direção ao quarto. Close em Luana, acariciando o rosto de Daniel, fingindo estar assustada.

Corte rápido para Beatriz, no quarto de Daniel, desesperada, tirando as roupas da gaveta.

BEATRIZ: (Agitada) ESSE REMÉDIO TAVA AQUI!! (T) CADÊ ESSA PORCARIA?!

Após tirar todas as roupas do armário, Beatriz corre novamente à sala, apavorada.

BEATRIZ: Sidney, eu não/

SIDNEY: (Por cima/Grita) ELE DESMAIOU BEATRIZ!!

Close em Daniel, no colo de seu pai, desacordado.

Corte para:

CENA 05 / MANSÃO DUTRA / COPA / INT. / MANHÃ /


Limpando a mesa, Carla demonstra exaustão. Ao terminar de organizar as cadeiras, Aline entra em cena.

ALINE: Carla, tudo bem?

CARLA: (Abalada) Tudo, tô ótima!

ALINE: Não tá não. (T) Você passou a semana inteira assim, de cabeça baixa, sem animação. A Carla que eu conhecia não era assim...

CARLA: (Olhos Marejados) Minha filha saiu de casa, me disse poucas e boas, e meu marido vai ser pai de novo, só que não é comigo!

ALINE: Ó meu Deus...

Aline se aproxima de Carla, lhe abraçando.

SIMONE: Tanto trabalho pra fazer e você aí, Carla? Eu não te pago pra ficar recebendo abraços não!

Simone pega Aline e Carla de surpresa.

ALINE: Dá um tempo, não tá vendo que ela tá passando por um momento difícil?

SIMONE: Isso não é problema meu! Eu já disse uma vez à ela: Problemas em casa, ficam em casa!

CARLA: (Séria) Você se acha tanto, Simone, tanto ao ponto de se achar especial. (Com rancor) Eu odeio você! ODEIO!

SIMONE: (Ri) Me odeia? Que previsível. É recíproco.

Carla se aproxima de Simone, ficando frente a frente.

CARLA: (Firme) Eu passei anos da minha vida, trabalhando nesta casa, dedicando tudo que eu sabia a sua família! (T) Eu estou cansada de levar desaforos seus para casa. Cansada de ter que aguentar o pirralho do seu filho. Você é podre Simone. Toda essa sua riqueza que você faz questão de exaltar, não esconde a sua podridão!

SIMONE: Eu não tô gostando pra onde tá indo o rumo dessa conversa!

CARLA: (Grita/Nervosa) CALA ESSA BOCA, QUE EU NÃO TERMINEI DE FALAR! (T) Eu salvei a sua vida, salvei a vida do seu filho que tava pra nascer, e eu só recebi desde então ingratidão, desprezo. E não venha me dizer que esta merda de emprego, compensa alguma coisa. Essa crueldade sua vem de dentro mesmo, ou é só uma pose que cê tenta manter?

SIMONE: Guarde essas asinhas suas pra outros dias. (T) Como você acabou de dizer, tá sendo abandonada pela própria filha e o marido, e tá preocupado se eu tô mantendo pose?

CARLA: Me admira é o Mauro, ainda continuar ao seu lado. Um homem íntegro com uma mulher como você? (T) Ele deve tá pagando muito os pecados do passado!

SIMONE: (Irritada) A empregada querendo se rebelar agora nessa altura do campeonato? (T) Eu tenho NOJO DE VOCÊ!! Hoje só continua nesta casa, graças ao idiota do Mauro, que se dependesse de mim, já estaria a anos na rua!!

CARLA: Nojo de mim? NOJO?! (T) Você parou pra pensar no que tá dizendo? Essa mulher que você tem nojo, limpa sua casa, varre por onde você anda, faz a comida que você come, a nojenta aqui coloca as mãozinhas dela em tudo o que você precisa!

ALINE: (Nervosa) Cê tá maluca, Simone? Como você tem coragem de dizer isso pra Carla?

SIMONE: (Grita, P/Carla) FORA, RUA!!

CARLA: Não precisa pedir, eu mesmo me demito!

ALINE: Carla, por favor/

CARLA: (Emocionada/Interrompe) Desculpa minha linda, mas eu não consigo... Eu não aguento mais isso!!

Tirando seu avental, Carla o joga ao chão, pisando diversas vezes sobre ele.

CARLA: (P/Simone) Pra deixar claro que eu nunca mais vou receber uma ordem sua, NUNCA!

SIMONE: (Grita) MAS SEMPRE VAI CONTINUAR SENDO UMA EMPREGADA! (T) Você nasceu pra receber ordens, nasceu pra ser humilhada.

CARLA: (Histérica) VAI PRO INFERNO!

Com todo seu ódio, Carla defere um forte tapa no rosto de Simone, que se desequilibra, apoiando se à mesa.

SIMONE: (Nervosa/Com as mãos no rosto) SUA LOUCA!

CARLA: Esse tapa é o mínimo do que você merece! (T) Tá ardendo, num tá? Da próxima, eu dou outro, só que pra machucar!

Nervosa, Carla sai da copa, rápida. Close em Simone, com as mãos ao rosto, sentindo dor. Aline se aproxima.

ALINE: Vocé é desprezível!!

SIMONE: E você é uma indelinquente, que até hoje não aceita que a derrotada da sua mãe, perdeu seu pai pra mim. (T) Não ia fazer muita diferença também, né? Ela morreu dias depois do meu casamento!

ALINE: Ao contrário de você, ela era feliz!

Aline também sai da copa, deixando Simone completamente irritada, dando vários murros sobre a mesa.

Corte para:

CENA 06 / APARTAMENTO / SALA / INT. / TARDE /

Ambas sentadas no sofá, comendo pipoca e assistindo à um filme, Priscilla percebe algo diferente em Lívia.

PRISCILLA: O filme tá quase no final, e você não mudou essa sua cara. Que foi?

LÍVIA: Só tô pensando numa coisa... Ontem o almofadinha do Vicente, me ligou, e pediu pra eu fazer uma coisa.

PRISCILLA: (Estranha) Fazer o quê?!

LÍVIA: Que eu mandasse pra ele, fotos de alguns documentos que o Mauro tinha na bolsa.

PRISCILLA: Você não/

LÍVIA: (Interrompe) Mandei, óbvio. E queria que eu fizesse o quê? Ignorasse o cara? Ele tava na minha cola. Eu não podia deixar de fazer e acabar com tudo isso que eu tô conseguindo. Quer que a gente volte ao zero, pra aquele muquifo seu?

PRISCILLA: Não, claro que não. Aliás, você saiu de lá, eu não, continuo na mesma.

LÍVIA: Cê sabe que não dá pra te por aqui agora. Pro Mauro, eu sou apenas uma mulher solitária. Entendeu?

Corte rápido para:

CENA 07 / EMPRESA DUTRA / ESCRITÓRIO / INT. / TARDE /


Demonstrando ansiedade, Vicente fica a todo momento olhando Renan.

RENAN: (Estranha) Que foi, cara?

VICENTE: Preciso que você vá lá no departamento de registros, e pegue uma coisa que deixaram pra mim.

RENAN: Que coisa?

VICENTE: Apenas pega, de resto, cuido eu!

Um pouco contrariado, Renan se levanta, saindo do escritório.

Corte rápido para Vicente, abrindo outra aba do computador, acessando à uma conta bancária. Desbloqueado seu celular, Vicente olha algumas fotos de alguns documentos (Os documentos que Lívia havia mandado). Copiando todos os dados deste documento para a conta bancária, Vicente aguarda a finalização, ansioso.
Ao aparecer transição aprovada, Vicente se alivia, dando um grande sorriso.

VICENTE: (Animado) É, agora eu sou cinco milhões e meio mais rico!

Ao finalizar a transição, Vicente fecha a conta bancária.
Close em Renan, entrando novamente na sala.

RENAN: Não tinha nada lá.

VICENTE: (Cínico) É, eu sei.

Corte rápido para:

CENA 08 / HOSPITAL / RECEPÇÃO / INT. / TARDE /


Angustiados, esperando por notícias de Daniel, Beatriz segura as mãos de Sidney.

SIDNEY: Ele vai ficar bem, ele é um garoto forte!

BEATRIZ: (Chorando) Eu sei, ele é mais forte que todos nós!

LUANA: O Dan vai ficar bem mamãe, tô torcendo por ele!

Beatriz não responde o falso consolo de Luana. Os dois ficam apreensivos quando o médico de Daniel se aproxima.

SIDNEY: Tudo bem, Dr Marcos? Como meu filho tá?!

MARCOS: Tudo ótimo. (T) Daniel teve uma pequena crise, mas nada sério. Ele passou por algum momento traumático nos últimos tempos?

BEATRIZ: A babá dele, teve um acidente em casa. Ele presenciou tudo!

MARCOS: Então talvez seja isso que esteja afetando o pequeno Daniel. Pra essa crise não voltar a acontecer, ele vai ter que ficar alguns dias de repouso, maneirar na alimentação, e o essencial, ele não pode se estressar!

BEATRIZ: (Aliviada) Graças a Deus, isso é um alívio pra nós!

LUANA: Então ele vai ficar bem?

MARCOS: Vai sim, linda. Não precisa se preocupar.

Beatriz observa Luana, com olhares nada amigáveis.

Corte para:

CENA 09 / CASA DE CARLA / QUARTO / INT. / TARDE /

Deitada sobre a cama, desanimada. Lurdinha mostra estar desinteressada. Close em sua enfermeira, sentada aos pés da cama.

ENFERMEIRA: Vamos Lurdinha, não quer ficar o dia todo nessa cama, não é?

LURDINHA: E me levantar pra quê? Qual a motivação que eu tenho pra voltar a andar? Eu não tenho filhos, marido, nem parente.

ENFERMEIRA: Se você pensar assim, nunca vai se motivar mesmo. A vida é bela, contagiante.

LURDINHA: Pois pra mim, não tem nada de belo!

Virando se ao lado, firme com sua ideia, Lurdinha se mostra irredutível com sua enfermeira.

Corte para:

CENA 10 / CASA DESCONHECIDA / ENTRADA / INT. /  NOITE /


Com uma bolsa em suas mãos, Renan bate na porta de uma casa. A porta se abre, aparecendo Ivan, desarrumado.

RENAN: Achei que estava na casa errada!

Ivan dá um sorriso ao seu filho, e logo lhe abraça.

IVAN: Demorou pra vim, hein.

RENAN: Só vim mesmo pra te entregar isso.

Renan entrega a bolsa ao seu pai, que exita em pegar.

IVAN: Vamos, entra aí!

RENAN: Pai, eu acho que/

IVAN: Entra garoto, não vou te fazer mal não!

Pegando seu filho no braço, Ivan o faz entrar na casa. Close na porta se fechando.

Já dentro da casa, Renan observa tudo em sua volta, toda bagunçada, pratos sujos à mesa, roupas jogadas no sofá, uma baderna.

RENAN: (Sarcástico) Quando diziam que homens solteiros ficavam bagunceiro, literalmente ficam mesmo.

IVAN: A casa não é minha, filho. Tô morando aqui porque um amigo do trabalho me deixou ficar por alguns dias com ele. (T) Mas me fala de você, da Lívia que até hoje procurou saber de mim!

RENAN: A Lívia saiu de casa, pai.

IVAN: (Contrariado) Como assim saiu de casa, foi pra onde?

RENAN: Ela não disse, apenas saiu. (T) Tudo acontecendo ao mesmo tempo pra mãe, imagina só como ela tá!

Close em Ivan, desolado com as notícias recebidas.

Corte para:

CENA 11 / MANSÃO DUTRA / SALA DE ESTAR / INT. / NOITE /

Chegando da empresa, Mauro observa algumas coisas fora do lugar. Andando pela casa, Mauro se espanta com uma enorme bagunça.

MAURO: (Grita) SIMONE!! (T) SIMONE!!

Simone chega até Mauro.

SIMONE: (Atenciosa) Oi, meu amor!

MAURO: Que desorganização é essa? (T) Carla não veio hoje?

SIMONE: Vir, veio. Mas não vai voltar mais. (T) Acredita que ela pediu demissão?

MAURO: (Estranha) Demissão, por quê?!

SIMONE: Não sei te dizer. (T) Mas eu ouvi ela comentando com a Aline que a filha saiu de casa, o marido também. Aí já viu né, muita coisa acumulada. Ela se demitiu!

ALINE: (Séria) Deixa de ser mentirosa, Simone!

De surpresa, Aline aparece, olhando com desprezo para Simone. Aline fica do lado de seu pai.

ALINE: Não acredita em nada do que essa mulher disser! Ela humilhou a Carla, disse que tem nojo dela, nojo pai. (T) Eu fiquei de estômago embrulhado só de ouvir as humilhações que a Carla sofreu!

MAURO: (Inconformado) Isso é verdade?!

SIMONE: Não foi desse jeito que a sua filha tá dizendo não. Mas não dava pra manter em casa aquela mulher que só me desafiava!

MAURO: (Irritado) Mas eu tô tomando uma raiva da sua cara, Simone!

SIMONE: (Assutada) Que isso, Mauro?

MAURO: (Grita) EU TÔ CANSADO DE VOCÊ FICAR DECIDINDO COISAS NESSA CASA QUE NÃO TE DESRESPEITA!! (T) JÁ DEU, ISSO FOI O SUFICIENTE!

SIMONE: (Replicando) Mas Mauro/

MAURO: (Interrompe) EU QUERO ME SEPARAR DE VOCÊ, SIMONE! QUERO VOCÊ FORA DESTA CASA!!!

Close no rosto assustado de Simone, onde a imagem se congela em branco.  

You Might Also Like

0 Comments

Popular Posts

Total de visualizações de página

Translate

ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *