Divergentes - Capítulo 04

quinta-feira, março 05, 2020


DIVERGENTES


Novela de Raffa Lins


CAPÍTULO 04


CENA 01 / EMPRESA DUTRA / ESCRITÓRIO / INT. / MANHÃ /

A cena volta no momento em que Mauro apresenta Vicente a Renan, e ambos se reconhecem.

As últimas palavras ecoam na cabeça de Renan, que fica sem palavras diante a Vicente, que também não esboça reação.

MAURO: (Estranha) Algum Problema?

CARLA: Vocês dois, já se conheciam?

RENAN: (Sério) Nos conhecemos?

VICENTE: (Frio) Se eu conhecesse, eu lembraria...

Renan estica as mãos a Vicente, que no primeiro momento exita em pegar, mas também estica a sua, ambos se cumprimentando.

MAURO: Ótimo, já se conheceram. (T) Ele partir de amanhã, será seu assistente, te ajudará em algumas coisas.

VICENTE: Era só isso? Posso voltar pra minha sala?

MAURO: Claro, pode ir...

Vicente vai saindo, mas volta.

VICENTE: (Provocando) Fiquei curioso agora, o que aconteceu no seu rosto? Apanhou de alguém?

MAURO: (Nervoso) Que inconveniência é essa, Vicente?

RENAN: Não, não, eu respondo. (T) Um cara me encontrou na rua, e na maior covardia me agrediu, junto com os amigos dele...

VICENTE: (Debocha) Talvez você tenha feito algo de errado, não tô querendo te culpar, mas ninguém é santo.

RENAN: Pior que eu não fiz nada de errado, além do cara que me agrediu ser covarde, aposto que era um filho de papai, mimado, fútil, e que só tem a sofrer na vida, sendo quem ele é...

MAURO: Tem razão, Renan. Quem sai por aí, agredindo pessoas, será não, é um bosta nessa vida. (T) Se eu puder fazer alguma coisa por você, sobre a agressão...

RENAN: (Cínico) Você acha Vicente, que seu pai poderia me ajudar sobre isso?

Os dois se encaram. Tensão grande, Carla resolve intervir.

CARLA: Isso é passado, o que importa é o hoje, e o meu filho conseguiu um emprego. (Contente) Muito obrigada mesmo, Mauro, fico te devendo essa.

MAURO: Que isso, Carla, você sabe que não...

Carla sorri para Mauro, e vai saindo da sala junto com Renan. Foco em Vicente encarando a saída dos dois.

VICENTE: Eu não estava precisando de um estagiário!

MAURO: (Sério) Não? Eu deveria contratar uma babá pra cuidar de você, mas seria muito humilhante. (T) Pode ir, já cansei de olhar pra sua cara!

Vicente sai da sala, pensativo.

Corte para:

CENA 02 / ESCOLA / SALA / INT. / MANHÃ /

Tímida, Luana vai entrando a sua sala. Logo a professora a chama, e a coloca no centro.

PROFESSORA: (Sorrindo) Bom dia Luana, meu nome é Meire, e eu sou sua professora de língua portuguesa. (T) Como de costume, vamos te apresentar pra toda sala, pra eles te conhecerem, sentirem familiarizados, e convivermos em harmonia!

LUANA: (Tímida) Tudo bem!

MEIRE: (Em Alto Tom) Então classe, essa é a Luana, sua nova colega, e espero que sejam gentis com ela!

Luana observa toda a classe, alguns não dando a mínima, outros a olhando fixamente.

GRAZI: De onde você veio, Luana?

LUANA: Sou adotada, vim de um orfanato.

GRAZI: (Rindo) Orfanato? E você não tem vergonha de dizer isso? Deve ser tão deprimente a sua vida!

A classe toda começa a rir de Luana, a desprezando. Ela então olha fixamente a Grazi, e vai para o fundo da sala, se sentando na última mesa.

MEIRE: (Nervosa) Qual o problema, Grazi? Deixa de gracinha, e peça desculpas!

GRAZI: (Rindo) Desculpas Luana, eu não resisti, sem ressentimentos...

A sala toda continua rindo, enquanto Luana só tem olhares assustadores para Grazi.

Corte para:

CENA 03 / MANSÃO DUTRA / EXT. / MANHÃ /
Dia ensolarado, close na fachada da mansão Dutra. Imagens alternadas na área externa da casa, onde Simone está deitada em uma das cadeiras, em frente a piscina, tomando um banho de sol. Ela se assusta ao ver Carla na sua frente.

SIMONE: (Grita) QUE SUSTO, CARLA. (T) O que deu em você de chegar novamente atrasada? E sai da frente do meu sol!

CARLA: Desculpe dona Simone, eu levei o meu filho lá na empresa do Sr Mauro, por isso me atrasei.

SIMONE: Ah, Mauro comentou mesmo. (T) Mas eu não tô gostando nada disso. Nós não somos caridade, Carla, muito menos temos que fazer suas vontades. Mauro só deu essa chance pro seu filho, porque ele é muito bobo mesmo.

CARLA: Ele não tá sendo bobo por isso, tá sendo justo! (T) Eu ajudei muito vocês, Simone, não se esqueça disso. Te ajudei a não perder o seu filho...

SIMONE: Quer jogar isso na minha cara? Pode falar, isso não me comove!

CARLA: Não, eu só queria te lembrar.

Simone retira seu óculos, e se senta.

SIMONE: (Séria) Eu não tenho dívida nenhuma pra tratar com você. Você me ajudou, e acabou. (T) Eu te ajudei dando esse emprego!

CARLA: (Cínica) Claro, um grande emprego...

SIMONE: Agora, vai na cozinha, e traga um suco de maracujá pra mim, natural!

CARLA: Maracujá acabou.

SIMONE: Eu perguntei se acabou? Não me interessa, eu quero agora! Se vira, anda! (T) Tá esperando o quê?!

Carla vai saindo de perto de Simone, que coloca seu óculos e deita novamente. Close no rosto de Carla, que respira fundo, levando os desaforos de Simone.

Corte para:

CENA 04 / CASA / SALA / INT. / MANHÃ /
Renan chega em casa, e se depara com Lívia deitada no sofá, mexendo no celular.

RENAN: Resolveu aparecer?

LÍVIA: Me erra!

RENAN: Cadê o pai?

LÍVIA: Foi ao mercado.

Renan se senta.

RENAN: A cozinha tá uma zona, o que custava arrumar?

LÍVIA: Você não é um bom filho? Arrume você. (T) Eu não estava aqui ontem pra sujar, e não estarei hoje pra limpar!

Renan se levanta e vai para o quarto. Ele deita em sua cama, e fica pensativo.

RENAN: (Apreensivo) Será que eu devo ir? Esse cara vai fazer da minha vida um inferno...

A imagem volta para Lívia no sofá, onde ela recebe uma ligação de Priscilla.

LÍVIA: (Cel) Oi, Pri...

PRISCILLA: (Cel) Amiga, tenho ótimas notícias. Eu consegui encaixar um programa pra você, com uma cara cheio da grana. (T) Ele exigiu uma garota nova, e tu é a única no momento...

LÍVIA: (Retraída) Não sei não...

PRISCILLA: Não vai dar pra trás, né? Assim você me ferra!

LÍVIA: (Decidida) Eu vou fazer, só me dá o horário, que eu faço...

Corte para:

CENA 05 / ESCOLA / RECREIO / INT. / MANHÃ /

Sozinha, Luana se senta em um dos bancos do pátio da escola. Ela observa as crianças brincando, conversando. Luana evita em se enturmar. Uma garota vai se aproximando, e se senta ao seu lado. Luana estranha.

GAROTA: (Tímida) Oi, meu nome é Eloah, não sei se você viu, mas eu sou da sua classe. (T) Só queria te dizer, pra não se importar com aquela chata da Grazi, ela é uma péssima pessoa.

LUANA: (Fria) É, mas vai ter volta...

ELOAH: Como é?

LUANA: Eu vou beber água, tchau!

Luana se levanta, deixando Eloah sozinha.
Corte de cena rápido, onde com um copo descartável com água nas mãos, Luana bebe. O sinal do fim do recreio toca, e algumas crianças começam a correr, indo para sua sala. Sem que Luana perceba, Grazi se aproxima da mesma, e com um forte empurrão, Grazi derruba Luana ao chão, que na queda, acaba se molhando. Todos da escola param, e riam de Luana, caída.

GRAZI: (Rindo) Cuidado por onde anda, amiga!

Ela sai rindo junto com suas amigas, deixando Luana no chão. Close em Luana, com o olhar fixo em Grazi.

Corte rápido para:

CENA 06 / MANSÃO VASCONCELOS / QUARTO / INT. / MANHÃ /
Beatriz vai descendo as escadas de sua casa, mas ela para, olha para trás, e fica encabulada olhando para porta do quarto de Luana. Decidida, ela volta, e vai indo até a porta do quarto. Ela lentamente vai abrindo, entrando. Beatriz observa a mala de Luana ao chão, e no impulso, ela pega, abre, começando a vasculhar. Beatriz então encontra um livro, e ao abrir, ela se depara com algumas fotos colada.

BEATRIZ: (Estranha) Quem são essas pessoas...

Beatriz vai folheando, e mais fotos vão aparecendo. Até que ela chega no final do livro, onde encontra todos reunidos em uma foto. O que deixa Beatriz encabulada, é que cada pessoa tem um X em vermelho em cima de suas cabeças, menos na de Luana. Ela se arrepia, e fecha o livro, arrumando a mala do jeito que estava, a fecha, e coloca novamente ao chão. Um objeto abaixo da cama desvia a atenção de Beatriz, que o pega.

BEATRIZ: O que é isso?

Ela percebe que o objeto é o olho de um urso de pelúcia, então ela olha a cama, e percebe que o urso não está mais lá. Ela guarda o olho no bolso, fecha a porta do quarto e desce para o andar de baixo da casa, pensativa.

Corte rápido para:

CENA 07 / ESCOLA / SAÍDA / EXT. / TARDE /

Beatriz ao lado de fora da escola, espera pela chegada de Daniel e Luana. Após um pouco de demora, Daniel chega correndo até sua mãe.

DANIEL: (Imperativo) Vamos embora, mamãe, tô morrendo de fome!

BEATRIZ: Espera só um pouco meu filho, ainda a Luana não saiu... Me espera lá no carro!

Daniel corre para o carro, e Beatriz fica parada na saída da escola, na espera de Luana.

Corte rápido para:

CENA 08 / ESCOLA / PÁTIO / INT. / TARDE /


Algumas crianças estão no corredor, conversando. Destaque para Grazi e suas amigas, rindo e se divertindo. A imagem vai ficando mais ampla, e foca em Luana, escondida atrás de uma parede, observando as meninas. Alguns segundos depois, Grazi se despede das amigas, e vai andando. Luana vai atrás, sem que ela a veja.
A imagem volta para Beatriz, dentro da escola, na procura de Luana.

Corte rápido para:

CENA 09 / RUA / EXT. / TARDE /


Grazi sai da escola, com Luana atrás. Grazi coloca seus fones de ouvido. Ela continua andando, com Luana a perseguindo. Minutos depois, Grazi para na calçada, em frente a uma faixa de pedestres, pronta para atravessar. Mas ela percebe um carro vindo rapidamente, então não atravessa. Com a rua aparentemente vazia, Luana se aproxima de Grazi, ficando atrás da garota, sem que ela perceba, pelo alto som dos fones. O carro então vai se aproximando, e quando chega perto, Luana com toda sua força, empurra Grazi para frente, que no mesmo instante, sem conseguir parar, freiando ao máximo, o carro a acerta em cheio a garota, que cai no parabrisa, onde se quebra, e assim caindo ao chão, com o rosto sangrando. Luana olha fixamente em Grazi caída ao chão, machucada, dando um pequeno sorriso.
O rapaz quem dirigia o carro, abre as portas, com celular no ouvido, com isso, Luana sai correndo. O rapaz do carro estranha ao ver ela virando a rua, correndo. Mas sua atenção volta totalmente a Grazi, desacordado ao chão.

RAPAZ: (Desesperado) Meu Deus, o que fiz?!

Corte rápido para:

CENA 10 / CARRO / INT. / TARDE /

Dentro do carro, Daniel observa Beatriz chegando, nervosa. Beatriz abre a porta do carro e se choca ao ver Luana sentada ao lado de Daniel.

BEATRIZ: (Aliviada) Ô meu Deus, você está aqui...

LUANA: Aonde mais eu estaria?

BEATRIZ: Você demorou a sair, e eu entrei, pra te procurar...

LUANA: Agora me encontrou, vamos embora?

DANIEL: Vamos mamãe, eu tô com fome...

Beatriz encara Luana, que esboça nenhuma reação. Ela liga o carro, e vai saindo. Close em Beatriz olhando o espelho retrovisor, e observando Luana e Daniel, pensativa.

Corte para:

CENA 11 / CASA / QUARTO / INT. / NOITE /

Em frente ao espelho, Lívia se produz. Passa um forte batom vermelho nos lábios, um rímel nos cílios, arrumando seu cabelo.

LÍVIA: (Encarando o espelho) Você é linda, garota!! Arrasa!!

Ela então sai de seu quarto, toda arrumada, com uma saia curta, meia calça preta, botas vermelhas, e uma pequena blusa decotada. Por cima, ela coloca um grande sobretudo. Saindo de casa, ela depara com sua mãe ao portão, com Lurdinha.

CARLA: Aonde você vai?

LÍVIA: (Sorrindo) Viver a minha vida!

CARLA: (Nervosa) Lívia, eu tô falando sério, olha o seu estilo, essa maquiagem, o que tá acontecendo?

LÍVIA: Cê sabe que eu não sou mais uma criança, né? Eu sei muito bem o que faço, e não tenho que lhe dar satisfações!

CARLA: (Firme) Tem, tem que dar sim! (T) Enquanto você morar debaixo do meu teto, viver do meu dinheiro, e sendo minha filha, deve me dar satisfações sim!

LURDINHA: Responde a sua mãe, menina, ela tá preocupada.

LÍVIA: Sabe mãe, eu ainda vou dar a volta por cima, e vou te mostrar que aquela garota que você sempre humilhou, menosprezou, não é boba mais... (P/Lurdinha) E você, deixa de ser inconveniente, sua nojenta!

CARLA: (Grita) VOCÊ RESPEITE A LURDINHA, E ME RESPEITE!!

LÍVIA: Respeito eu dou à quem merece!!

Lívia desvia de sua mãe, subindo a rua, que a observa.

Corte rápido para:

CENA 12 / CASA / COZINHA / INT. / NOITE /

Abrindo a geladeira, Carla tira um litrão de cerveja. Pega o abridor, abre a garrafa, e coloca no copo dela e de Lurdinha. Ela se senta a mesa, e toma a cerveja com a amiga.

CARLA: Lurdinha, desculpe pelos desaforos que a Lívia faz com você, ela tá impossível!

LURDINHA: Esquece isso, colega. (T) Ela é sua filha, e você que é a minha amiga, nada vai mudar entre a gente.

As duas sorriem.

CARLA: Eu tô esgotada com aquela vaca da Simone, cansei das humilhações dela, tô quase explodindo naquela casa. Mas, tenho que seguir ordens né? Se não fosse esse emprego que eu arrumei pro meu filho por causa do Mauro, eu já teria ido embora daquela casa à tempos!

LURDINHA: De tanto que cê fala dessa mulher, tô quase indo lá meter a mão na cara dela! (T) Menina do céu, esqueci te falar. Sabe a dona Beatriz, aquela que eu faço faxina na casa dela uma vez na semana?

CARLA: Sei sim, o que tem?

LURDINHA: Adotaram uma menina. Ela me ligou avisando, e me pediu pra dormir na casa deles pra ficar de babá. Só espero que ela não seja uma peste. (T) O pequeno deles, o Dan, um amor de pessoa, mas não desgruda daquele celular. Bom, melhor pra mim né, enquanto eu dou a minha faxina, ele não me incomoda!

As duas riem.

CARLA: Sabe o que eu tenho mais medo de ter colocado Renan lá na empresa do Mauro? Do Vicente. Ele não é flor que se cheire, muito menos uma boa pessoa, mas seja o que Deus quiser...

Corte rápido para:

CENA 13 / MANSÃO DUTRA / COZINHA / INT. / NOITE /


Vicente vai a cozinha, pega um copo d'água, e bebe, pensativo. Sua mãe aparece.

SIMONE: Cadê seu pai?

VICENTE: Disse que chegaria tarde, tem reunião...

SIMONE: Que reunião?

VICENTE: Não faço a mínima ideia. (T) Eu trabalho lá, e ele me priva das coisas.

Simone percebe seu filho um pouco preocupado. Ela vai até ele, e o abraça.

SIMONE: Que foi filho, que tá com essa cara?

VICENTE: O pai, né mãe... Colocou o filho da Carla pra ser meu assistente, pra me tratar como uma criança!

SIMONE: Ele me falou, e não gostei de nada disso! (T) Mas, você pode reverter a situação.

VICENTE: Como?

SIMONE: (Direta) Faça da vida desse garoto um inferno! Aperte ele, maltrate o, até ele desistir! (T) Seja firme, forte, seja homem... Mostre o lugar dele, e tudo voltará o normal!

Vicente frisa as palavras de sua mãe. Close em seu rosto, sem expressão.

Corte para:

CENA 14 / MANSÃO VASCONCELOS / JANTAR / INT. / NOITE /

Reunidos na mesa de jantar, todos em silêncio, com Beatriz balançando as pernas, demostrando ansiedade.

SIDNEY: Luana, hoje eu passei em uma loja, e resolvi te dar um presente. Pegue!

Sidney retira uma caixa de uma das sacolas ao seu lado. E coloca na mesa. Luana, entusiasmada, se levanta, vai até a caixa e abre rapidamente.

LUANA: (Feliz) Ô meu... É um celular!!

SIDNEY: É sim, é seu!!

Toda feliz, Luana vai até Sideny, pula sobre ele, e o abraça forte, sobre olhares nada amigáveis de Beatriz.

LUANA: Você é o melhor pai do mundo!!

Sidney retribui o abraço, emocionado. No mesmo instante, Beatriz corta o clima.

BEATRIZ: (Grita) LUANA, VAI PRO SEU LUGAR, AGORA!!

Todos estranham o nervosismo de Beatriz. Luana volta ao seu lugar.

SIDNEY: (Estranha) O que foi, Beatriz?

BEATRIZ: Luana não está merecendo ganhar um celular, não agora. (T) Hoje eu fui na porta da escola buscar o Dan e ela, e simplesmente deu um chá de sumiço, e voltou meia hora depois, já dentro do carro. (T) E tem mais isso... (Retira do bolso o olho do ursinho) Eu e encontrei jogado debaixo da cama dela, é o olho do urso que eu comprei, e deixei pra ela no quarto, e não está mais lá. Ela destruiu uma coisa que nós demos a ela com tanto carinho!

DAN: (P/Luana) Você se ferrou...

Sidney fica sem palavras, e Beatriz continua encarando Luana, que instantaneamente, chora compulsivamente.

SIDNEY: Por favor, Luana, não chore... (P/Beatriz) Tá feliz agora?

BEATRIZ: Ela não tem motivos para chorar, isso é drama!

LUANA: (Chorando/Grita) DRAMA?! (T) Você não sabe o que eu passei, Beatriz... Hoje eu me atrasei, porque uma coisa aconteceu comigo, e eu não sabia o que fazer... Eu comecei a sangrar, estava assustada, desci correndo, e fui ao banheiro, e estava morrendo de medo de que alguém me visse daquele jeito. (T) Eu estava com medo! E meus parabéns, você conseguiu fazer tudo ficar ainda pior!

Luana se levanta, chorando, e sobe as escadas correndo. Beatriz fica parada na mesa, sem reação.

BEATRIZ: Eu não queria/

SIDNEY: (Interrompe) Mas conseguiu! Tudo se resolve no diálogo, e você foi a acusando. (T) Perdi a fome...

Sidney se levanta da mesa, deixando Beatriz e Dan, em silêncio.

BEATRIZ: (Culpada) Meu Deus, o que eu fiz...

DAN: Agora me deu mais fome.

A cena se corta para Luana que chega ao seu quarto chorando. Ela então fecha a porta, e se senta ao chão, se encostando na mesma porta. Então ela limpa suas lágrimas, e dá um pequeno sorriso.

LUANA: (Sorrindo) É, realmente essa história sempre funciona!

Corte para:

CENA 15 / RUA / EXT. / NOITE /

Luzes intensificadas no alto dos postes, poucas movimentações, clima um pouco frio. A imagem se aproxima de Priscilla ao lado de Lívia, retocando sua maquiagem.

LÍVIA: (Apreensiva) Como eu tô?

PRISCILLA: (Sarcástica) Uma vadia!

LÍVIA: Então estou ótima!

Priscilla então abraça Lívia, a deixando confiante.

PRISCILLA: Deixe esse cara louco!

LÍVIA: (Respira fundo) É AGORA!

Confiante, Lívia vai andando, arrancando olhares de vários homens ao redor. Se sentindo poderosa, ela sorri, e vai indo em direção a um carro de luxo, preto, estacionado.

LÍVIA: É ele...

Lívia respira ofegantemente, decidida, se aproxima, e entra direto no carro.
Ela então olha ao lado, e vê seu cliente. A imagem vai ficando mais ampla, e uma tensão se toma, ao mostrar que Mauro é quem está no carro ao seu lado.

MAURO: (Malicioso) Boa noite mocinha...

LÍVIA: (Surpresa) É você?!

Close em Lívia e Mauro se encarando, onde a imagem se congela em branco.

You Might Also Like

0 Comments

Popular Posts

Total de visualizações de página

Translate

ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *