O Sentido da Vida - Capítulo 13 (Penúltimo Capítulo)

quarta-feira, fevereiro 26, 2020



Este programa não é recomendado para quem não sambar ao som de Que Retiro Foi Esse.. 

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CENA 01/PRAIA/EXTERIOR/TARDE/

Cena Clareia- Continuação imediata da última cena do capítulo anterior. Fred coloca a mão no peito e em seguida, se aproxima de Pedro, que continua rindo.

FRED: (em choque) Como você conseguiu essa gravação, desgraçado? Como?

PEDRO: Eu não sei se você é tão inteligente, mas talvez você não tenha reparado que uma das trabalhadoras da empresa da tal de Verônica estava lá…

*** FLASHBACK ON***

//DIA DA MORTE DE VERÔNICA/ EMPRESA DE CONSTRUÇÃO/DIA/

A CAM foca em uma mulher ruiva, com um capacete branco na sua cabeça. Ela observa Fred e Verônica no topo do prédio discutindo. Os dois estão cada vez mais próximos e ela pega no seu celular, gravando tudo. A CAM foca em Fred empurrando Verônica do alto do prédio. A mulher ruiva fica em choque e se esconde em um muro, que estava perto. Fred olha para todos os lados, pensando que não tinha ninguém no local.

*** FLASHBACK OFF***

PEDRO: Se você fosse mais esperto, saberia que poderia ter alguém observando… (anda em volta dele) Mas acho que saber a forma como consegui essa gravação é o menor dos seus problemas!

Fred aperta o seu punho e se vira para trás, dando um soco na cara de Pedro que cai na areia. A boca dele começa a sangrar.

PEDRO: (fala alto) Você me paga, Fred! Acha que eu estou brincando? Se esqueceu de que sou eu quem tem a faca e o queijo na mão? Você não tem por onde fugir!

FRED: E você acha mesmo que eu irei conseguir me afastar da Silvia, assim de repente? De um minuto para o outro?

PEDRO: Ah, não! Quase me ia esquecendo! Você pode começar preparando as suas malas, porque a minha lista de exigências ainda não Acabou?

FRED: Como assim, lista de exigências? 

PEDRO: Sim, para além do que eu disse, eu quero que você me dê 100 mil reais e que você saia daquela casa para sempre!

Fred fica em choque e observa Pedro sorrindo maliciosamente. Close. Corta para:

CENA 2/MANSÃO DOS MONTENEGRO/SALA/INTERIOR/TARDE/

Valéria está no sofá bebendo chá. Ela coloca a xícara em cima da mesa, deixando-a a arrefecer. Patrícia desce as escadas e se aproxima da mãe. Valéria olha para a filha e repara que ela está pensativa.

VALÉRIA: O que houve, Patrícia? Que cara é essa?

PATRÍCIA: Nada, não! Eu só estou à procura do Fred! Quero falar com ele sobre os papéis do divórcio!

VALÉRIA: (respira de alívio) Aí, graças a deus, que você tomou alguma atitude consciente, minha filha!

PATRÍCIA: Sim, eu não suporto estar presa a esse contrato por muito mais tempo!

VALÉRIA: E depois? O que você vai fazer após o divórcio?

PATRÍCIA: (se senta ao lado dela) Não sei! Acho que vou viajar pelo mundo, conhecer outros lugares… Não sei, acho que pretendo me afastar do Brasil por uns tempos!

VALÉRIA: Pelo menos, sei que não vou ficar sozinha, né? Agora que a Sílvia voltou...

PATRÍCIA: (abraça a mãe/sorri) Ah, mãezinha! Eu não te vou abandonar. Apenas, vou refletir sobre tudo o que fiz na minha vida e pensar sobre o futuro dela! 

VALÉRIA: Ah, filha! Eu só quero o melhor para a minha família! Você vai me fazer muita falta!

PATRÍCIA: Você também, mamãe… você também…

Valéria dá um beijo na testa de Patrícia, retribuindo o abraço.
Silvia desce as escadas da mansão e encontra as duas abraçadas.

SÍLVIA: (se aproxima de Valéria) Mãe! Você sabe se o Fred já voltou?

VALÉRIA: Mas ele saiu? Pensei que ele estivesse aí em cima com você!

SILVIA: Não! Eu já espreitei pela janela e vi que o carro dele não estava estacionado!

PATRÍCIA: Mas onde será que ele se meteu?

Patrícia olha para Silvia, ficando pensativa. Valéria volta a pegar na xícara, soprando o líquido contido. Close. Corta para:

CENA 3/PRAIA/EXTERIOR/TARDE/

Fred fica incrédulo ao ouvir as exigências de Pedro. Fred começa a dar várias voltas em círculos, desviando o olhar para Pedro.

FRED: (incrédulo) Mas que tipo de homem você é? Primeiro, você diz que ama a Sílvia e agora, você quer fugir? Meu deus! (Coloca as mãos no rosto) Você é doente!

PEDRO: (sorri) Você achava o quê? Que eu iria voltar para a Sílvia depois dela me enganar? Eu tenho cara de mocinha de novela da televisa para perdoar todos os erros de alguém? Está muito enganado, Fred! Isso é o preço a pagar por ela ter me traído com você!

FRED: (desacreditado) E para que você precisa dos 100 mil reais?

PEDRO: Para sair daqui, ue! Eu já te falei, que apesar de amar a Sílvia, eu não vou conseguir perdoá-la… Ficar sem nenhum de nós é um ótimo castigo, não acha?

FRED: E quem não garante que você não entrega a gravação para as autoridades?

PEDRO: Assim que eu tiver a garantia que você vai sumir da vida da Silvia e da Luísa! (Surra ao ouvido) Não tente me passar a perna, porque eu arranjo sempre forma de saber tudo o que você faz!

Fred arregala os olhose derrama uma lágrima.

FRED: Você é um monstro! Você é o m doente! Precisa de ser internado.

PEDRO: A única pessoa que pode ser chamada de monstro é você, que matou uma pessoa! Sabe que você não é deus para decidir quem vive ou quem morre, certo?

FRED: (grita) EU JÁ FALEI QUE FOI UM ACIDENTE! EU NÃO QUERIA MATÁ-LA! POR ISSO CALA ESSA BOCA E/

PEDRO: (corta) Tenha cuidado com o que vai falar, Adams! Não se esqueça! Quero o dinheiro amanhã! Eu depois te mando o local para a gente se encontrar!

FRED: (boquiaberto) Amanhã?

PEDRO: Claro que é amanhã, imbecil! Eu sei que você consegue arranjar essa quantia em um estalar de dedos! Amanhã eu te dou os detalhes!

Pedro sai da praia, esboçando um leve sorriso. Fred fica sozinho e corre para junto do mar. Ele se ajoelha perante o mesmo, começando a chorar. Close. Corta para:

CENA 4/ANOITECE/MANSÃO DOS MONTENEGRO/QTO FELIPE/INTERIOR/NOITE/

Após o jantar, Felipe e Luísa sobem para o quarto deste. Os dois entram no local, fechando a porta. Felipe olha para a janela, que fica em frente da piscina.

LUÍSA: (se aproxima dele) Em que você está pensando?

FELIPE: (se vira para ela) Já se passaram dois meses, Luísa… acho que a gente deveria contar para a nossa família que a gente está se ficando!

LUÍSA: Felipe, eu só te peço mais um pouco de paciência, por favor! Eu sei que é difícil para você, mas eu não quero que a nossa família volte a ficar destruída por minha culpa!

FELIPE: (revira os olhos) Eu sei disso, mas nós não podemos nos esconder por muito mais tempo! Acho que não é preciso de ser tão inteligente para perceber o que se passa entre nós!

LUÍSA: (dá as mãos a ele) Só deixa eu resolver as coisas com o meu pai, que a gente depois pode contar a ele!

FELIPE: Qual deles?

Luísa olha para ele, com um olhar de reprovação.

LUÍSA: É sério, que você está dizendo isso?

FELIPE: (sorri) Calma! Eu estou brincando! Não precisa ficar chateada, viu?

Felipe abraça Luísa, que suspira. Ela o solta, caminhando em direção às janela.

LUÍSA: (pensativa) Ainda não tive coragem de falar com o Fred sobre aquilo…

FELIPE: Você sabe que um dia terá que o encarar!

LUÍSA: Pretendo fazer isso no momento certo e eu acho que ainda não o é…

FELIPE: Mas não demora muito para falar com ele. Você sabe que ele também quer falar com você e eu tenho a certeza que vai correr tudo bem! Independentemente da escolha que você fizer, eu estarei sempre aqui para te apoiar!

Luísa sorri e beija Felipe. Valéria entra no quarto sem bater à porta. Ela flagra os dois e fica em estado de choque.

VALÉRIA: (em choque) Luísa? Felipe? Mas o que isso significa?

Luísa e Felipe desviam o olhar um para o outro, sem saber o que responder. Valéria os encara seriamente, cruzando os braços. Close. Corta para:

CENA 5/MANSÃO DOS MONTENEGRO/QTO FRED E PATRÍCIA/INTERIOR/NOITE/

Fred entra no quarto com duas malas pretas. Ele coloca as mesmas em cima da cama. Fred abre as mesmas. A CAM foca nas várias notas que estão dentro delas. Fred se olha no espelho, dando um suspiro. Alguém bate à porta e a abre. É Silvia.

SILVIA: Fred! Eu preciso de conversar com você sobre (olha para as malas/estupefacta) Mas que dinheiro é esse, Fred?!

FRED: (aflito) Me perdoa, Silvia! Mas hoje poderá ser a última vez que a gente se vê na vida!

SILVIA: (se aproxima dele) Mas você se dá conta do que está falando? 

FRED: Estou, Silvia! O pior, é que eu não tenho escapatória! Eu vou fugir do país!

SILVIA: Vai fugir com esse dinheiro todo? Quanto dinheiro é que está nessas malas?

FRED: Elas não são para mim, e, sim para o Pedro!

SILVIA: (boquiaberta) Para o Pedro? Mas o que ele tem a ver com isso?

FRED: (com lágrimas nos olhos) Quando eu te contar tudo, eu sei que corro o risco de te perder para sempre…

SILVIA: (se senta na cama) Você está me assustando, Fred! O que você fez?

Fred suspira, se sentando ao lado dela. Ele olha temerosamente para ela e desvia o olhar para o espelho. A CAM foca em uma fotografia de Fred rasgada em dois pedaços no chão. A cena se apaga.

CENA 6/MANSÃO DOS MONTENEGRO/QTO FRED E PATRÍCIA/INTERIOR/NOITE/

Cena volta a clarear- A cena seguinte apresenta um salto de Cinco minutos em relação às última cena do capítulo anterior. Silvia se levanta, colocando a mão no rosto. Ela olha para Fred em choque.

SILVIA: (em choque) Como você pôde, Fred? Você… você matou uma inocente! 

FRED: (aos prantos) Eu já te falei que foi um acidente, Silvia! Eu não queria! Você não imagina o quanto eu me sinto culpado por isso!

SÍLVIA: E agora? Como é que o Pedro descobriu tudo?

FRED: (a encara) Eu não sei! Acho que alguém me viu atirando a Verônica do prédio e me gravou! Aí, ela entregou a gravação para o Pedro!

SÍLVIA: Espera! Como é que essa pessoa conhecia o Pedro?

FRED: Sei lá! (se levanta) Ele sempre falou que era uma mulher ruiva…

SÍLVIA: (pensativa) Ruiva… mas eu não sei quem possa … (cai em si) Agora me lembrei! Era a Elisabeth! (Capítulo 2)

FRED: Que Elisabeth?

SILVIA: A Elizabeth era uma amiga da Luísa! Ela era muito próxima da nossa família, mas não me lembrava que ela trabalhava em uma empresa de construção! Eu até me lembro inclusivé, de que ela tinha sido demitida da casa da minha mãe...

FRED: Bom, o que importa é que ela entregou a gravação ao Pedro!

SILVIA: Mas porque motivo?

FRED: Quando vocês estavam procurando a Luísa, ela estava vos ajudando?

SÍLVIA: Sim! Ela era muito próxima dela e qualquer informação para nós seria importante! 

FRED: (anda em círculos) Mas qual o motivo dela ter mostrado a gravação? O que ela ganhava com isso?

SÍLVIA: Ela poderia não ganhar nada, mas não me admira nada que o Pedro tenha sabido que a Verônica era próxima da nossa família e depois pediu para saber de tudo acerca da vida dela! 

FRED: (suspira) Mesmo que nós saibamos a forma como ele teria conseguido a gravação, isso não muda nada! Eu não poderei ficar mais aqui, depois de entregar o dinheiro!

SÍLVIA: (se aproxima dele) Então, é a última vez que… nos vemos?

FRED: (derrama uma lágrima) Sim… é a última!

Fred chora compulsivamente, sob o olhar preocupado de Silvia. Ele coloca a mão na cabeça e se deita na cama. Close nele. Corta para:

CENA 7/AP MEG/SALA/INTERIOR/NOITE/

Meg está levantada em frente a Hugo. Cada um tem um copo de whisky em suas mãos. Os dois tomam um gole e pousam os copos na mesa. A CAM foca na porta principal entreaberta, voltando o foco para os dois.

HUGO: Você acha que a polícia vai conseguir achar o André? 

MEG: (tensa) Duvido! Ao fim de dois meses, ainda não temos notícias dele! É como se ele tivesse sumido do mapa!

ANDRÉ: (off) Se tudo sair bem, a polícia nunca vai me achar!

Meg e Hugo olham para trás e ficam chocados ao ver André perto da porta, que está aberta. Ele fecha a porta e se aproxima de ambos.

ANDRÉ: (continua) Isso é o preço a pagar por vocês dois terem me traído!

MEG: (se aproxima dele) Meu filho, o que você está/

André interrompe Meg, sacando um revólver preto do seu bolso. Ele aponta para a mãe, que fica estupefacta.

ANDRÉ: (frio/Para Meg) Senta e cala a boca!

MEG: (em choque) André, vamos conversar…

ANDRÉ: (olha para ela) Tudo a seu tempo… (grita) SENTA LOGO!

Meg se senta no sofá amedrontada. Hugo permanece temeroso, olhando para o olhar alucinado de André.

MEG: (assustada) André… filho… você não é assim! (suplica) Por favor, não faz algo que você possa vir a se arrepender!

ANDRÉ: (grita/arregala os olhos) Não me chame de filho! Deixa eu te explicar um coisa: NÃO SUPORTO QUE VOCÊ ME CHAME DE FILHO, PORQUE O SEU FILHO MORREU NO DIA EM QUE FLAGROU A DESGRAÇADA DA MÃE COM O MELHOR AMIGO!

André olha para um rolo de fita adesiva e pega nela, amarrando os braços e as pernas de Meg. Ela fica imobilizada. André se aproxima de Hugo.

ANDRÉ: (baixa o tom de voz) E quanto a nós, Hugo… nós vamos conversar, sim! Mas não aqui! (Aponta o revólver para ele) Você vem na minha frente!

Hugo olha para Meg, desviando que olhar para o revólver ao mesmo tempo. Ele respira fundo e se dirige para o corredor. André segue atrás dele, sem deixar de apontar a arma. Meg fica sozinha na sala, tentando se soltar. A cena escurece



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