O Sentido da Vida - Capítulo 05

terça-feira, fevereiro 11, 2020


Chegou o novo álbum da cantora Megan Clarke, com o seu novo hit Uma Rola Pousou No Pau. Se tem preguiça de comprar, então escute no seu Ispotifai. A vencedora do Grammys de pior artista de revelação está de volta.


Coca Cola da Linha Koka Kola Goxtosa oferece:



CENA 01/MANSÃO DOS MONTENEGRO/INTERIOR/FIM DE TARDE/

Cena Clareia- Continuação da última cena do capítulo anterior. Luísa respira fundo sob o olhar tenso de Valéria. A jovem sorri enigmaticamente, enquanto que a mulher não percebe.

LUÍSA: Bom… eu pretendo fazer uma coisa diferente, dona Valéria! Três perguntas são demasiadas para um momento só, não acha?

VALÉRIA: O que você quer dizer com isso?

LUÍSA: A gente faz o seguinte: eu não farei as perguntas por enquanto. Prefiro fazer uma de cada vez, no momento certo… tal como eu falei anteriormente…

VALÉRIA: (suspira) É, Luísa! Você consegue me surpreender cada vez mais positivamente… (sorri) Gosto da sua forma de pensar, de agir e de… sei lá… Você é mesmo uma pessoa inteligente e perspicaz! Eu gosto disso!

LUÍSA: Fico feliz, dona Valéria! Não imagina o quanto é importante ouvi essas palavras…

VALÉRIA: Olha, se eu não soubesse de nada, diria que nós duas seríamos parentes! (Luísa arregala os olhos disfarçadamente) Você é praticamente uma cópia minha, mas…

LUÍSA: Mas o quê?

VALÉRIA: Você me faz lembrar de uma pessoa… alguém que me magoou imenso no passado!

LUÍSA: (olha para o lado) Posso saber quem é essa pessoa? 

VALÉRIA: Isso faz parte de uma das três perguntas que tem direito a fazer?

LUÍSA: Sim! A chave para o nosso presente está no passado e talvez seja por aí que eu deva começar!

VALÉRIA: (levanta-se) Amanhã a gente pode conversar sobre isso… é um assunto que eu prefiro esquecer, mas o passado faz conta de me assombrar…

LUÍSA: Entendo. Talvez tenha tocado em uma ferida do passado…

VALÉRIA: Tudo bem, Luísa! (Aproxima-se dela) Em poucos dias, eu consegui perceber que você conseguiu se tornar mais importante do que qualquer pessoa que vive atualmente nesta casa! Acho que sei que posso confiar em você!

LUÍSA: (sorri) Você nunca irá se arrepender disso! 

VALÉRIA: Amanhã a gente pode dar um passeio logo cedinho! O que me diz?

Fade In: Ariana Grande, Dangerous Woman

LUÍSA: Acho uma ótima ideia! A gente se vê logo de manhã.

Valéria sorri e vai em direção ao escritório e entra no local, fechando a porta. Luísa olha para um copo de vidro, que estava pousado cima da mesa e coloca as mãos no seu rosto.

LUÍSA: (pensa) Ai, meu deus! O que está acontecendo comigo? Eu deveria destruir essa mulher ao invés de… criar uma ligação com ela…

Luísa pega em uma garrafa de água, que estavam a lado do copo e bebe. Close no tabuleiro de xadrez com a peça do rei preto no centro do objeto.

Fade Out: Ariana Grande, Dangerous Woman


CENA 2/CASA DE PRAIA/COZINHA/INTERIOR/NOITE/

Sílvia está olhando para o relógio impaciente. Pedro entra no local, vestindo o seu casaco.

SILVIA: (olha para ele) Onde você vai? 

PEDRO: Vou dar uma volta por aí… preciso de apanhar ar!

SILVIA: Você está me zoando? A nossa filha está desaparecida e você vai sair?

PEDRO: Acha que eu não estou preocupado, Silvia? A Luísa sumiu da noite para o dia e acha que eu não sinto nada? Eu só disse que precisava de apanhar ar, porra!

SILVIA: Por isso mesmo… a única coisa que a gente devia fazer seria procurá-la!

PEDRO: Então, porque não faz isso? Não vê que eu preciso de respirar? Parece que o ambiente dessa casa ficou tóxico só de falar do desaparecimento da Luísa… ela vai aparecer! Ela só está fazendo drama por causa da gente ter omitido o facto da sua mãe ter/

SILVIA: (corta) E você precisa de carregar no mesmo botão? Eu já sei disso, mas isso continua sendo preocupante. Não tenho sequer um sinal de que ela está viva!

PEDRO: (aproxima-se dela) Eu sei disso… (toca no cabelo dela) mas a gente tem que pensar em todos os possíveis acontecimentos…

Silvia afasta-se da mão de Pedro e esquiva-se para a esquerda. Ele olha de uma forma decepcionada para ela, mas disfarça.

SÍLVIA: (fria) Você não tinha uma volta para dar? Então, pode ir …

Pedro suspira e fecha os olhos, abrindo-os em seguida. Ele sai da cozinha, em direção à saída. Sílvia olha para a janela e observa Pedro saindo da casa. Close.

CENA 3/AP MEG/SALA DE JANTAR/INTERIOR/NOITE/

Meg e Hugo estão na sobremesa comendo bavaroise de ananás em uma taça de vidro.

MEG: (limpa a boca) Nossa, Hugo! Nunca pensei que você soubesse cozinhar tão bem… essa bavaroise está maravilhosa! Hum (volta a comer)

HUGO: Eu falei que seria surpresa! O André já me tinha falado que você adorava bavaroise. Sem falar que é uma das minhas sobremesas favoritas...

MEG: (olha para o relógio) A está hora, a Nathalie e o André devem estar quase chegando. É melhor a gente se apressar, porque a minha irmã tem uma certa mania por limpezas...

HUGO: (sorri) Eu já percebi isso! Eu já estou quase acabando!

Hugo termina de comer tudo o que estava na taça e os dois levam a louça para a cozinha. A cena dá um salto de 10 minutos após terem arrumado tudo. Os dois dirigem-se para a sala.

MEG: Agora, eu só esperamos que eles cheguem. (Vira-se para ele) Mas, Obrigada, Hugo! Acho que nunca comi tão bem em toda a minha vida!

HUGO: Ora, essa! Não foi nada. Simplesmente eu só usei as receitas que os meus avós usavam para o jantar!

O anel de prata, que estava no dedo pulgar de Meg, cai no chão para debaixo do sofá.

MEG: (olha para o chão) Ai, meu deus! Perdi o meu anel! Me ajuda a procurar, Hugo?

HUGO: Claro que sim, Meg!

Os dois se abaixam para encontrar o anel e empurram o sofá para a frente. O anel fica à vista e os dois olham para o acessório atentamente e pegam nele ao mesmo tempo. As mãos de ambos se tocam e um silêncio instala-se na sala. Ouve-se as palpitações dos corações de ambos e as suas cabeças aproximam-se cada vez mais. Os dois ficam com a boca quase encostada à do outro, até que Nathalie e André chegam a casa. Os dois disfarçam e levantam-se rapidamente, como se nada tivesse acontecido.

NATHALIE: Oi, gente! Desculpem a demora, mas eu encontrei o André pelo caminho e... (olha para os dois) Estamos interrompendo algo?

HUGO: (gagueja) Na.. não! Claro que não! Eu estava deitado no sofá, porque estava cansado, mas acho que é melhor ir para o quarto. 

Hugo sai disfarçadamente e num último segundo, olha para Meg antes de passar para o corredor. Natalie olha para a irmã curiosa.

André: (olha para as duas confuso) Alguém pode me explicar o que está acontecendo aqui?

MEG: Nada não, meu filho! Eu vou buscar um copo de água…

Meg vai à cozinha para procurar pelo copo. André e Nathalie trocam olhares desconfiados e olham para a cozinha. Close.

CENA 4/PRAIA/INTERIOR/NOITE/

Pedro está passeando pela praia, olhando para o mar escuro atentamente. De longe, vemos Fred também passando pelo local. O segundo tira os seus sapatos e os segura na mão. Ele vai caminhando lentamente à medida que o tempo passa. Pedro respira fundo e volta para trás, e olha para Fred que está longe. Ele arregala os olhos e aproxima-se de Fred. 

PEDRO: Você?

FRED: (olha desconfiado para ele) Você o quê? A gente se conhece?

PEDRO: Não se lembra de mim, seu canalha? Pois eu vou te dar uma dica: Silvia.

Fred continua estranhando, mas de repente, ele olha diretamente para ele e abre a boca.

FRED: (boquiaberto) Pedro? Eu devia ter reconhecido logo por essa voz de carneiro mal morto! 

PEDRO: Os anos podem passar, mas você não muda! Esnobe como sempre…

FRED: Não tem como tratar de forma amigável a pessoa que roubou a mulher que eu amava! Acha que depois desse tempo todo eu não me esqueceria dessa sua cara de sonso? Acha mesmo?

PEDRO: (sorri ironicamente) Eu não tenho culpa que a Sílvia tenha me escolhido. Aliás, ninguém tem culpa que você seja um perdedor! 

Fred segura o seu punho com força.

FRED: (subindo o tom de voz) O que você quer? Veio me provocar para quê? Você ainda não é casado com a Sílvia? 

PEDRO: Sou, sim! Mas sabe o que é, né? Nunca é demais relembrar assuntos que podem trazer umas… memórias ruins! Para você, claro! (Aproximam-se cada vez mais dele) Eu só vim deixar claro que apesar da gente ter se encontrado por acaso, não significa que vai voltar a arruinar a minha vida, tá me ouvindo? 

FRED: Tenha muito cuidado com as suas ameaças, porque se você está me ameaçando dessa forma, é porque está com medo de perder a Sílvia, né? (Afasta-se dele) Mas pode ficar descansado, porque no que depender de mim, eu nunca mais voltarei a olhar para a sua cara nojenta!

Pedro tenta dar um soco em Fred que se desvia para baixo, dando um soco na barriga do homem. Pedro cai na areia e coloca a mão na barriga.

FRED: É a última vez que você volta a fazer isso, porque eu ficarei sempre por cima, Pedro! Nunca se esqueça que eu não jogo para perder!

Fred cospe na cara de Pedro e vai embora da praia. Ele fica cada vez mais afastado e Pedro levanta-se e olha para Fred saindo.

PEDRO: (grita) VOCÊ ME PAGA, FRED! A SILVIA É MINHA E VOCÊ NÃO VAI TIRÁ-LA DE MIM, TÁ ME OUVINDO? AAAAAAH!

Pedro grita tão alto, que as gaivotas que estavam na praia voam para longe. Ele cai de joelhos na areia. Close no olhar de ódio dele.

CENA 5/MANSÃO DOS MONTENEGRO/QTO LUÍSA/INTERIOR/NOITE/

Luísa coloca um creme corporal no seu pescoço e se olha no espelho. Ela senta-se na ponta da cama e suspira. Fred abre cuidadosamente a porta e ela assusta-se.

LUÍSA: (colocando a mão no peito) Que susto, Felipe! O que está fazendo aqui a essa hora da noite?

Felipe fecha a porta lentamente e encara-a.

FELIPE: Eu sei que tá tarde, mas… eu não estava conseguindo dormir!

LUÍSA: Você quer que eu te prepare alguma coisa? Eu também tenho um remédio para as insónias!

FELIPE: Só preciso da sua companhia…

LUÍSA: Você quer desabafar ou…

FELIPE: (aproxima-se dela) Conversar, apenas! (Senta-se ao lado dela) Eu ainda não te agradeci, Luísa! Você tem sido um grande apoio desde que a Verônica morreu! Eu gostava dela, mas acho que como amiga, apenas! Ainda que a gente estivesse noivo, eu já estava pensando em deixá-la!

LUÍSA: E porque você queria deixá-la?

FELIPE: Porque em um certo dia, eu me cruzei com uma linda mulher que mudou completamente a minha vida! Ela é a pessoa mais incrível e linda que eu já conheci em toda a minha vida!

LUÍSA: (sorri) Nossa.. com essa cara, dá para ver que está mesmo apaixonado… 

FELIPE: Mas eu não sei como lhe dizer o que sinto… tenho medo da reação dela!

LUÍSA: Não tenha, Felipe! Se você tem medo das palavras que vai usar, então passe logo para a ação! Beija ela , mesmo que seja uma atitude ousada! Ela deve entender, né?

Fade In: Good For You, Selena Gomez

Felipe coloca as mãos sob as mãos de Luísa. Felipe aproxima-se dela lentamente, colocando a sua mão no seu pescoço e coloca a outra mão na face de Luísa. Ele olha em seus olhos, se aproximando um pouco mais, sentindo a sua respiração, encostando os lábios. Os dois beijam-se intensamente e fecham os olhos. Ele abre os olhos e sorri e Luísa sorri com um olhar tenso. Ela não se segura e sai do quarto correndo.

FELIPE: (levanta o tom) Luísa, volte aqui, por favor! Espera!

Luísa fecha a porta, deixando ele sozinho, que coloca as mãos em seu rosto. Ele deita uma lágrima, que cai no chão. Close.

Fade Out: Good For You, Selena Gomez

CENA 6/CASA DE PRAIA/SALA/INTERIOR/NOITE/

Sílvia e Marília estão sentadas no sofá conversando. Pedro chega a casa e fecha a porta de uma forma brusca, não escondendo a raiva.

SILVIA: Está tudo bem, Pedro? Era necessário bater com a porta assim?

PEDRO: (rude) Só estou um pouco indisposto.

SÍLVIA: Precisa de algum comprimido?

PEDRO: Não! Só preciso de descansar! E não me faça mais perguntas, por favor! Estou muito cansado…

Pedro sobe as escadas apressadamente, deixando as duas intrigadas.

MARÍLIA: O que deu nele? Até parece que viu algo que não queria!

SÍLVIA: (levanta-se) Eu não sei, Marília! O seu filho está muito estranho! Desde que a Luísa sumiu, ele está insuportável!

MARÍLIA: E falando nela, você está pronta para amanhã?

SILVIA: Está falando "daquilo"? (Marília balança com a cabeça positivamente) Depois desse tempo todo, não sei… 

MARÍLIA: Você precisa de fazer isso! Se quer resolver todos os problemas do passado, precisa de voltar lá!

SÍLVIA: (suspira) Não será nada fácil! Eu não sei se consigo…

MARÍLIA: (sorri tocando no ombro dela) Eu estarei lá, minha querida! Você é como uma segunda filha para mim! Pode sempre contar comigo!

SÍLVIA: Eu sei disso, Marília! Eu sei disso!

Silvia olha para uma foto de Luísa e pega nela, beijando-a em seguida. 

SILVIA: (olhando para a foto) Não se preocupe, filha! Nós vamos voltar a estar juntas.

Silvia sorri esperançosamente e Marília olha para ela, dando um suspiro. Close.

CENA 7/MANSÃO DOS MONTENEGRO/SALA/INTERIOR/NOITE/

Luísa dá várias voltas em círculos pela sala. Ela senta-se no sofá e suspira. Ao mesmo tempo, Fred chega à mansão e entra no local com cuidado, fechando a porta lentamente. Ele dá passos leves e vê Luísa no sofá. Ele aproxima-se dela e vê que Luísa está cabisbaixa.

FRED: Você está bem, Luísa?

LUÍSA: (levanta-se rapidamente do sofá) Doutor… eu não sabia que… você estava aqui! Me perdoa!

FRED: (coloca a mão na frente) Calma! Você não precisa de se levantar, garota! (aproxima-se dela) Aliás, eu te devo um pedido de desculpas pelo que disse… te tratei de uma forma tão rude! 

LUÍSA: Eu também devo desculpar pela forma como eu falei com você também… acho que ambos não estivemos bem!

FRED: E se a gente… recomeçar de novo? Acha possível?

LUÍSA: (sorri) Acho que sim!

Os dois sentam-se no sofá, ficando de frente um para o outro.

FRED: Você quer me contar a razão por estar tão nervosa?

LUÍSA: (olhando para o teto) Sabe aqueles momentos em que a gente sente que está caminhando para o caminho certo, mas no fim…

FRED: (completa) … você acaba sempre por achar o abismo. E cada vez que tenta fugir dele, você acaba sempre por ir para lá!

LUÍSA: (olha para ele/espantada) Como você sabia que eu ia dizer isso?

FRED: (sorri) Sério? Eu também tenho hábito de falar isso quando estou em baixo. Nossa, até parece coisa de almas gêmeas!

LUÍSA: Acho que é por isso que a gente não se deu bem logo no início! As nossas personalidades devem ser tão parecidas, que até elas chocam umas com as outras!

FRED: Mas voltando ao assunto, você quer me contar mais pormenores sobre esse assunto?

LUÍSA: Bom, é que…

Eles escutam um barulho de alguém abrindo a porta. Fred e Luísa entreolham-se desesperados. 

FRED: (sussurra) Se esconda aí embaixo!

Fred puxa Luísa para baixo do sofá e pega em um copo de whisky para disfarçar. Patrícia desce as escadas e encontra (aparentemente) o marido tomando um gole.

PATRÍCIA: Fred? Pensei que fosse algum ladrão querendo assaltar a casa.

FRED: Calma! Só estava tomando um gole de whisky. Mas eu já vou subir! Pode subir para o quarto!

Patrícia dirige-se para o seu quarto e sobe as escadas. Luísa levanta-se do chão.

LUISA: Quase que eu fui apanhada! Obrigada, doutor Frederico!

FRED: Pode me chamar só de Fred! (olha para as escadas) Não queria que você arrumasse confusão por minha causa! É melhor eu subir logo antes que ela desconfie.

Fred pousa o copo em cima da mesa e sobe as escadas. Luísa respira de alívio e olha para o espelho. Close.

Dia Seguinte…

CENA 8/PRAIAS CARIOCAS/EXTERIOR/DIA/

Luísa e Valéria caminham pela beira da praia. As duas param e olham para o mar.

LUÍSA: Dona Valéria… a senhora me trouxe aqui, mas ainda não me falou nada!

VALÉRIA: (olha para ela) Estava tentando encontrar a melhor maneira de te explicar a história toda acerca da pergunta que você me colocou, Luísa! 

LUÍSA: Mas foi algo tão grave, assim?

VALÉRIA: Foi… foi algo que eu me arrependo e muito até aos dias de hoje! Se eu pudesse voltar atrás...

LUÍSA: (coloca a mão no ombro dela) Calma… independentemente da resposta que você der, nada afetará a minha opinião a seu respeito!

VALÉRIA: (com lágrimas nos olhos) Muito pelo contrário, Luísa! Você é a única pessoa que não tem uma ideia errada de mim, mas acontece que eu cometi muitos erros no passado.

Luísa olha com remorsos para Valéria, que limpa as suas lágrimas com um lenço.

LUÍSA: (aproxima-se dela) Só estamos nós duas! Pode falar para mim! Quem é essa pessoa de que tanto fala? 

Valéria engole a saliva e encara Luísa, que aguarda a resposta. A cena escurece.


Realização

You Might Also Like

0 Comments

Popular Posts

Total de visualizações de página

Translate

ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *