O Sentido da Vida - Capítulo 03

quinta-feira, fevereiro 06, 2020


E chegou a nova promoção do novo batom azul turquesa da linha "Lubosta". Da mesma linha dos batons Truco, não perca essa nova promoção de 0,01R$. Acha caro? Então, vai tomar no cu e compre na plataforma Web Flopado Mundi.


Coca Cola da Linha Koka Kola Goxtosa oferece:



CENA 01/MANSÃO MONTENEGRO/SALA/INTERIOR/DIA/

Cena Clareia- Continuação da última cena do capítulo anterior. Valéria continua olhando para Luísa.

VALÉRIA: Você está disposta a tudo para ficar com o lugar, é? E quem te disse que você ficará com ele independentemente do que você fizer?

Luísa se mantém com um olhar de sonsa e continua sorrindo. 

LUÍSA: (se aproxima dela) Eu preciso mesmo desse emprego, senhora dona Valéria! A minha família está passando por uma crise financeira e/

VALÉRIA: (corta/revirando os olhos) Lá vem com a velha história da empregadinha que precisa de dinheiro e Bla Bla Bla. Acha mesmo que é com esse olhar sonso que eu vou te contatar?

LUÍSA: Mas é que eu/

VALÉRIA: (corta/levanta o tom de voz) Pouco me importa as suas razões, garota! Eu quero uma pessoa que tenha as qualificações necessárias para o trabalho, e não uma songamonga, que acha que vai conseguir o primeiro emprego com um simples rosto inocente!

Luísa começa a ficar sem paciência e começa a gritar.

LUÍSA: (grita) Por acaso você sabe o que é passar dificuldades? Sabe o que é não ter comida na mesa durante várias horas?

VALÉRIA: (grita) Claro que eu sei, até porque já estive no seu lugar. Só que ao contrário de você, eu não estive implorando por emprego de uma forma tão humilhante. "Estou disposta a tudo" (fazendo troça). (Debochando) Eu já vi muita coisa na minha vida mas isso? Isso foi o auge do Ridículo, minha filha!

LUÍSA: (grita) Quem você pensa que é para me falar desse jeito? Tá pensando que gente pobre é gente com vírus, é? Eu não vou tolerar que você me trate dessa forma e se pensa que eu tenho medo de você… se engane, porque eu não tenho medo de encarar seja quem for!

Valéria fica surpreendida com as palavras dela e tenta lhe fazer frente.

VALÉRIA: Pensa que está à minha altura para me falar assim, garota? Não te ensinaram a ter respeito pelos mais velhos?

LUÍSA: E você? Não te ensinaram a respeitar as pessoas, não? Porque os pobres também são pessoas e não é isso que vai fazer as coisas mudarem! Quer saber? Não é à toa que você não tem nenhuma empregada, já que a senhora faz questão de afastá-las! Quer me mandar embora? Então, me manda! Anda logo.

Valéria fica perplexa com as palavras de Luísa e fica pensativa.

VALÉRIA: (pensa) Meu deus! Esse olhar, essa maneira de falar me faz lembrar a… não, não Valéria. Essa garota me faz tanto lembrar da… Silvia!

Valéria e Luísa ficam frente a frente e se encaram seriamente. Close.

Enquanto isso...

CENA 02/CASA DE PRAIA/SALA/INTERIOR/TARDE/

Pedro, Marília e Silvia regressam do hospital. Lucas e Silvia entram de braço dado. Marília os acompanha atrás deles.

PEDRO: Graças a Deus que foi só uma quebra de tensão… (P/Silvia) Você não imagina o susto que nos pregou. Por momentos, eu pensei que/

Sílvia interrompe ele com um beijo.

SÍLVIA: O pior já passou...quer dizer, uma das coisas ruins já passou. Mas o pior ainda está por vir!

MARÍLIA: Você tem alguma ideia para onde é que a minha neta foi?

SÍLVIA: Não faço a menor idéia, Mari! Conhecendo a nossa filha, eu acho que ela está escondida em algum lugar bolando algum plano para se vingar da minha... mãe!

A campainha toca e Marília vai abri-la. Ela se depara com Gustavo (23, olhos claros, cabelo loiro, namorado de Elisabeth). 

MARÍLIA: (estranhando) Oi! Quem é você?

GUSTAVO: Olá, dona… Marília! Eu sou namorado da Elisabeth, a melhor amiga da Luísa!

Sílvia reconhece a voz do garoto e se aproxima da porta.

SÍLVIA: Gustavo! Entra, por favor!

Gustavo entra na casa e cumprimenta Pedro. Ele fica em frente a Sílvia.

GUSTAVO: Eu queria saber se vocês sabem da Elisabeth. Ela foi demitida do trabalho e me falou que se ia encontrar com a Luísa!

PEDRO: Há quanto tempo você falou com ela?

GUSTAVO: (pensando/contando pelos dedos) Pelos meus cálculos… acho que faz umas cinco horas!

SÍLVIA: A minha filha sumiu, Gustavo. Fale com a Elisabeth, por favor! Ela pode nos dar alguma pista! Por favor, querido!

Gustavo acena a cabeça e Silvia sorri. Ele se vai. Um silêncio permanece na sala, até que Pedro olha para uma foto da filha pousada na mesa central.

PEDRO: Você acha mesmo que encontrar a nossa filha vai mudar alguma coisa? Acha mesmo que vamos conseguir apagar o passado da mente dela?

Sílvia se aproxima dele e toca no seu ombro.

SÍLVIA: Não temos outra alternativa a não ser encontrá-la! A única coisa que me interessa, neste momento, é encontrar a Luísa…

Close nos dois segurando a foto de Luísa. A cena escurece.



CENA 03/PRÉDIO EM CONSTRUÇÃO/INTERIOR/DIA/

A cena clareia. A CAM mostra um carro da marca BMW estacionando perto do prédio, que está em fase de construção. Foco na pessoa saindo do carro. Apenas dá para observar os seus sapatos pretos em andamento. A CAM vai subindo aos poucos, da calça branca para a cabeça, revelando ser Frederico, por detrás do homem misterioso. Ele está caminhando para o prédio e vai subindo as escadas em construção até ao piso superior. Ele está no andar, que está a maior altitude do solo e vê Verônica sozinha. Verônica está olhando para a planta do futuro prédio e Frederico fica atrás dela.

Fade In: Killers Tracks, Built From Ashes

FREDERICO: Você não pensava que me vai entregar e sair limpa desta história, né?

Verônica se assusta e fica de cara com ele.

VERÔNICA: (colocando a mão ao peito) Que susto, Fred! Quer me matar do coração? Você não trabalha, não?

FREDERICO: Acho que isso é algo que não te diz respeito, mas você sabe perfeitamente a razão pela qual eu estou aqui, querida! A gente não terminou aquele assunto!

VERÔNICA: Mas você pensa que é quem, para me dar ordens? Meu pai, tio ou primo? Eu não tenho nada a perder, Frederico. Já você…

FREDERICO: (sorri ironicamente) Eu, o quê? Eu nada. E sabe porquê, Verônica? Porque a única prejudicada dessa história será você!

VERÔNICA: (estranhando) Eu? A única coisa que eu vou perder é o Felipe. Coisa que já perdi no dia em que transei com você!

Frederico começa a perder a paciência e aperta o braço dela com força.

FREDERICO: (subindo o tom de voz) Escuta, aqui! Eu não jogo para perder e muito menos, vou para a cama com alguém, só para me ferrar. Por isso, pense no que vai fazer, porque quem sofrerá as consequências, será você!

Verônica começa a soltar várias risadas, debochando dele.

VERÔNICA: (sorri) Qual foi a parte que não percebeu, seu burro? Eu vou contar tudo para o Felipe. Você não imagina o prazer que será em acompanhar o seu processo de destruição…

Frederico continua exaltado e os dois ficam próximos da ponta do edifício.

FREDERICO: Você não vai contar nada, sua cachorra maldita, tá me ouvindo?

VERÔNICA: (assustada) Para com isso, Fred! Você está me machucando! Me solta!

FREDERICO: (alucinando) Sabe quando te vou soltar? No segundo que você… (continua agarrando nos ombros de Verônica)Quer saber? Eu estou cansado de você! Você não passa de uma vagabunda mal comida e o único prazer que a vida te dá é Destruir a dos outros. Mas a minha… ah, você não vai destruir aquilo que eu lutei por muito tempo, ah não vai, não!

Verônica continua assustada.

VERÔNICA: (soluçando) O que você… vai fazer?

Em uma atitude de impulso, Frederico empurra Verônica do alto do prédio. A CAM fica em câmera lenta, mostrando ela caindo do prédio. Ele esboça uma expressão horrorizada vendo o corpo indo em direção ao chão. A CAM volta a ficar normal e ela cai estatelada no chão. O sangue vai escorrendo em volta do seu corpo. Em cima, Frederico fica chocado, com as mãos trêmulas. Ele foge do local, descendo as escadas do prédio, chegando ao carro. Ele olha em seu redor, confirmando se tem alguém vigiando ou se deixou cair algum objeto que comprovasse o crime. Ele entra no carro e acelera para a velocidade de 158 km/h. Close no corpo de Verônica sangrando.

Fade Out: Killer Tracks, Built From Ashes

CENA 04/MANSÃO MONTENEGRO/SALA/INTERIOR/DIA/

Continuação da cena 1 do capítulo. Valéria começa a bater palmas, olhando para Luísa, que não entende o motivo.

VALÉRIA: (sorrindo) Parabéns! Você passou no teste!

LUÍSA: De que teste você está falando?

VALÉRIA: Sabe uma coisa, Lurdes...digo, Luísa! Sabe quantas pessoas conseguiram me enfrentar como você fez? Apenas você e uma outra pessoa, que eu prefiro esquecer que existe. 

LUÍSA: Eu não sou pessoa de abaixar a cabeça e muito menos, de levar desaforo para casa.

VALÉRIA: E é desse tipo de pessoa que eu gosto. Pessoas fortes, de caráter forte. Estou vendo que nós duas vamos nos dar tão bem, Luísa! 

Valéria estende o seu braço, dando um cumprimento. As duas sorriem. Felipe desce as escadas. Quando ele chega às sala, ele vê Luísa e se surpreende.

VALÉRIA: Que bom que você chegou, meu neto! (Apontando para Luísa) Está aqui, é a Luísa! Ela será a nova empregada de casa.

Felipe reconhece ela, mas finge que não a conhece.

FELIPE: Ah, legal! Espero que dessa vez, seja definitivo, porque eu já não aguento ver 30 empregadas diferentes por cada mês!

VALÉRIA: (sorri) Eu garanto que essa vem para ficar de vez! (Olhando para o relógio) Aí, gente! Que tarde! Tenho que ir para a empresa, imediatamente! Tempo é dinheiro e dinheiro é o que estou perdendo! (P/Felipe) Felipe, mostre o quarto da Luísa para ela, por favor! Eu estou atrasada!

FELIPE: Mas vó/

VALÉRIA: (corta) Mas nada! Você fica sempre de papo para o ar! Pelo menos faça alguma coisa, tá?

Felipe revira os olhos e responde com um sim. Valéria pega na sua mala e sai correndo da mansão. A porta principal fecha-se. Felipe e Luísa se encaram frente a frente.

FELIPE: Nunca pensei te encontrar tão cedo… Luísa!

Luísa fica sem palavras e olha para ele de forma tensa. Close no sorriso dele.

CENA 05/APARTAMENTO DE MEG/SALA/INTERIOR/DIA/

Meg (43, olhos claros e cabelo loiro) está sentada no sofá olhando para o celular. No apartamento vivem cinco pessoas: Meg, Nathalie, Hugo, André e Luana.
Nathalie (51, cabelo escuro e olhos negros e irmã de Meg) dirige-se para a sala e aproxima-se da irmã.

NATHALIE: Mas você não cansa de passar a vida inteira agarrada a esse celular? (Estalando os dedos) Acorda para a vida, Meg!

MEG: (desliga e celular/revira os olhos) Ah, que saco! Já não posso estar no Twitter batendo um papo com os meus fãs?

NATHALIE: Que fãs, menina? 

MEG: Os meus trezentos e quarenta seguidores, sua australopiteca! Não vê que uma digital influencer como eu, deve estar sempre online? 

NATHALIE: Você devia viver a vida real e arranjar um emprego, mulher! Somos cinco em casa, mas só quatro é que contribuem para a economia desse sítio!

MEG: E quem disse que eu não contribuo? Eu contribuo para o bem estar e a performance da casa. Graças a mim, esta casa está arrumada e/

NATHALIE: (corta) Quer saber? Pouco me importa o que você faz ou não. Tudo serve de desculpa para você não querer arrumar um emprego. (Olhando para o relógio) E falando em emprego, tenho que ir para a empresa da dona Valéria, porque eu não quero me atrasar.

Nathalie pega na sua mala preta e dirige-se à porta, saindo de casa. André (22, cabelo curto e claro, filho de Meg), que estava na cozinha vai para perto de Meg.

ANDRÉ: Pensando na vida, mãe?

MEG: Nada não, meu filho. Estava pensando no próximo post que eu vou publicar no insta e no Twitter. Sabe como é, né? Essa vida de influencer é bastante cansativa.

ANDRÉ: (ri) Bom, se a senhora diz…

MEG: Está rindo do quê, garoto? Também está do lado da sua tia?

ANDRÉ: Não, mas acho que isso de ser influencer, não é nada demais. Você tem seguidores, mas e daí? Quantos é que comentam os seus posts?

MEG: É que…

ANDRÉ: (corta) Ao invés de bisbilhotar a vida alheia, porque não pensa em focar na sua? (Dá um beijo na testa de Meg e pega na sua mochila) Agora, tenho que ir para a faculdade. O Hugo já está me esperando.

MEG: Hugo? Já te falei que não vou muito com a cara dele, filho! Ele vive aqui, mas foi porque você insistiu muito…

ANDRÉ: (revira os olhos) Tá bom, mãe! Não sei porque não gosta dele. Ele é legal. 

MEG: Não sei, mas tem algo estranho nele. Não consigo explicar, mas tem algo que me faça desconfiar dele.

ANDRÉ: Enquanto a senhora estiver pensando nas teorias da conspiração, eu vou indo para a faculdade. Um beijo, mãe!

André sai de casa, deixando Meg sozinha. Ela olha para o celular e encolhe os ombros, pegando no celular em seguida. Close.

35 minutos depois .. 

CENA 6/FDUSP/EXTERIOR/DIA/

No exterior da faculdade de direito de São Paulo, André chega à faculdade. Hugo (22, cabelo loiro, olhos claros) está esperando o mesmo, com uns fones vermelhos.

HUGO: Demorou hein, cara? A gente quase se atrasa para a aula!

ANDRÉ: Foi mal, Hugo! É que eu perdi um tempo falando com a minha mãe, mas nada de importante!

HUGO: (sorri) Bom, eu não importaria nada de matar aula só para passar um tempo com a sua mãe, de tão gata que é...

ANDRÉ: (arregala os olhos) Credo! Ela tem idade para ser sua mãe!

HUGO: Estou zoando você, cara! Mas também, nem é preciso de ter olhos na cara para perceber isso!

ANDRÉ: (desconfiado) Tenha muito cuidado, amigo, porque às vezes a atração pode virar… (engole a saliva) Você entendeu, né?

HUGO: Pode deixar, André! Não precisa ficar incomodado com um simples comentário. (Coloca a mão no ombro dele) Você anda tão nervoso, que logo começa colocando a carroça à frente dos bois… procure descansar, tá?

ANDRÉ: Eu estou bem, Hugo! Só acho que a vida é curta demais e devemos aproveitá-la para dizer as coisas de uma vez só. 

HUGO: Cuidado, que a adrenalina pode matar, amigo!

ANDRÉ: Tem certeza que está no curso certo? É que você dava um bom psicológico, isso sim!

Hugo solta várias gargalhadas e os dois entram na faculdade. Close.

CENA 7/MANSÃO MONTENEGRO/SALA/INTERIOR/DIA/

Fred chega à mansão nervoso. Ele abre a porta e fecha a mesma de imediato. Em seguida, ele anda de forma apressada e senta-se no sofá. Com lágrimas nos olhos, Fred enxuga as mesmas, colocando a mão no seu rosto. Segundos depois, ele olha para uma garrafa de whisky, pensando em beber um copo. No entanto, ele afasta a garrafa e dá um forte suspiro. 

VOZ OFF: O que você… vai fazer? O que você vai fazer? O que você…

As vozes mentais permanecem na consciência de Fred que coloca a mão na cabeça.

FREDERICO: (Para si/chora) O que foi que eu fiz, Meu Deus! O que foi que eu fiz?

Fred continua chorando compulsivamente e pega em uma almofada para esconder o seu rosto. Close.

CENA 8/MANSÃO MONTENEGRO/QTO LUÍSA/INTERIOR/DIA/

Luísa coloca as suas roupas no armário do novo quarto e fica de frente para Felipe. Ele senta-se na ponta da cama dela e encara-a. 

FELIPE: Eu quando te dei o meu número, não pensava que a gente fosse encontrar tão cedo… e na minha casa!

LUÍSA: (tensa) Eu nunca imaginaria que e você fosse neto da dona Valéria! (Fica de costas) 

FELIPE: (olha para ela com estranheza) Parece até coisa do destino, não acha?

LUÍSA: É… uma mera coincidência…

FELIPE: (levanta-se) Sabe, Luísa? Eu sei quando alguém está me mentindo, e é isso que você está fazendo nesse momento…

LUÍSA: Quê? Imagina! De onde você tirou essa ideia?

FELIPE: (aproxima-se dela) Não fuja ao assunto, Luísa! Se você está aqui, é por algum motivo… e não me diga que é por causa de que precisa de um emprego, porque você não estava tão preocupada com isso no dia em que eu te conheci. Por isso, eu vou só te perguntar uma vez: Porque veio para aqui?

Luísa fica nervosa e engole a seco. Patrícia entra no quarto sem bater à porta, de uma forma atrapalhada.

PATRÍCIA: (assustada) Filho! Você não imagina… o que aconteceu!

FELIPE: Mãe? O que a senhora … que tragédia foi essa? Foi o Fred?

PATRÍCIA: (com lágrimas nos olhos) Pior… foi a Verônica… ela… ela morreu!

Felipe, ao ouvir aquilo, arregala os olhos, ficando em choque. O coração dele, que batia de forma acelerada, deixa de bater durante uns segundos. Ele cai de joelhos no chão e em seguida, desmaia. Luísa e Patrícia correm para junto dele.

PATRÍCIA: (grita/chora) MEU FILHO! ACORDA POR FAVOR!

Desesperada, Luísa pega no seu celular e liga para uma ambulância. Felipe permanece desacordado no colo de Patrícia que continua chorando. A cena escurece.

Realização


You Might Also Like

0 Comments

Popular Posts

Total de visualizações de página

Translate

ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *