Más Intenções - 01x09

terça-feira, janeiro 28, 2020





Capítulo 9
(Bomboclaat)

Cena 1/ Mansão Albuquerque/ Sala de Estar/ Interior/ Manhã.
Movimentação intensa de empregados pela casa. Lara vai até Evódia.

LARA: E aí, tudo certo?

EVÓDIA: Tudo indo conforme o planejado.

LARA: Ótimo, a minha mãe ligou? Mandou notícia?

EVÓDIA: Ela não falou com você?

LARA: Se ela tivesse falado, você acha que eu estaria te perguntando?

EVÓDIA: Não... E ela não ligou. (T) Eu vou terminar de colocar a mesa. Com licença.

Evódia se afasta. Rodolfo desce as escadas, ele percebe os empregados andando pra lá e pra cá e estranha. Lara vai até ele.

RODOLFO: Por que tudo isso?

LARA: A minha mãe adiou a volta, decidiu pegar o último voo de Nova York.

RODOLFO: Ah, então o jantar agora virou almoço?

LARA: Isso mesmo!

Eles se beijam.

LARA: E aí? Vai mesmo passar um tempo aqui em casa?

RODOLFO: Talvez, eu ainda não decidi.

LARA: Ah, amor, por favor. Eu não suporto mais viver longe de você.

RODOLFO: Lara, a gente vai ter a vida toda pra viver junto depois que a gente se casar, você pode esperar mais um pouquinho.

A campainha toca.

LARA: Eu vou atender!

Ela se dirige a porta e abre. César adentra o local com um embrulho de presente.

LARA: (sorridente) Ah, que bom que veio, César.

CÉSAR: (sorri também) Com um convite tão especial como aquele que você me mandou, não tinha como não vir.

RODOLFO: (se aproxima, indignado) O que você tá fazendo aqui?

CÉSAR: Como o que eu tô fazendo aqui?! A sua noiva me convidou.

LARA: (para Rodolfo) Eu achei que você ia gostar que o seu irmão viesse.

RODOLFO: (olha pra ele, impassível) Claro. Eu adorei! (para Lara) Amor, você não quer ir lá na cozinha pegar uma cerveja?

LARA: Cerveja essa hora?

RODOLFO: Pra uma pessoa que trabalha num barzinho dia e noite como meu querido irmão, não existe hora pra beber e ser feliz.

LARA: Claro, mas... se você quiser eu posso pedir pra/

RODOLFO: (se contendo) Lara, meu amor. Caso você não tenha entendido, quando eu disse pra você ir na cozinha pegar uma cerveja, era pra me deixar às sós com o César. 

LARA: Ah... Claro. Agora entendi! Então, vou indo.

Lara se retira. César e Rodolfo ficam sozinhos e se encaram ferozmente.

RODOLFO: Eu sei muito bem o que você veio fazer aqui, César.

CÉSAR: Como eu já disse, a sua noiva me convidou pro almoço de noivado de vocês.

RODOLFO: Não seja cínico. Eu sei que você aceitou esse convite com uma pretensão. Mas eu vou te dizer uma coisa, eu não tenho medo de bicho papão.

Rodolfo deixa César sozinho, este dá meio sorriso.

Cena 2/ Mansão Albuquerque/ Quarto de Bráulio/ Interior/ Manhã.
César está sentado na ponta da cama enquanto conversa com Manuela. Ela está pondo colocando brincos em frente a um espelho.

CÉSAR: O Bráulio, onde é que tá?

MANUELA: Foi buscar a mãe no aeroporto.

CÉSAR: Ah sim...

César respira fundo. Manuela nota um certo nervosismo na sua expressão.

MANUELA: (se vira e o encara) O que foi, César? Tô achando você meio preocupado.

CÉSAR: Eu fui na cadeia essa semana, visitar o cara que assaltou o bar. A polícia tinha ligado pra avisar que ele havia sido pego.

MANUELA: (senta-se ao lado dele, curiosa) E aí, o que rolou?

CÉSAR: Eu coloquei ele contra a parede. Sabe o que aquele desgraçado me disse? Que a pessoa que contratou os serviços dele, que a pessoa que mandou atirar em mim... é da nossa família!

MANUELA: (chocada) Quê?

CÉSAR: Ele não disse quem era... não falou nome, não deu detalhes. Mas isso que ele disse não sai mais da minha cabeça. E se você quer saber... eu já tenho as minhas suspeitas.

Manuela o olha, abismada. Close na porta, entreaberta, Rodolfo no corredor ouvindo toda a conversa.

Cena 3/ Mansão de Genésio/ Sala de Estar/ Interior/ Manhã.
A empregada figurante abre a porta para Rodolfo.

RODOLFO: Cadê ela?

TERESA: (vindo do escritório) Cadê quem?

RODOLFO: Você! A gente precisa conversar agora!

Cena 4/ Piscina/ Interior/ Manhã.
Rodolfo e Teresa.

TERESA: Eu não acredito que aquele idiota dedurou a gente.

RODOLFO: O César já tá desconfiado... Tudo por causa daquele desgraçado daquele assaltante que não conseguiu fugir. (T) Com o dinheiro que a gente deu pra ele, dava pra ele mudar de visual, trocar os documentos e sair dessa cidade. Mas não, se deixou ser pego pela polícia...

TERESA: Relaxa. A gente vai dar um jeito nisso. Eu já sei o que fazer.

Rodolfo olha pra ela.

Cena 5/ Delegacia/ Interior/ Manhã.
Rodolfo está sentado, de frente para o delegado.

RODOLFO: E aí? Quanto você quer pra soltar esse homem e ficar de boca fechada?

DELEGADO: 50 mil.

RODOLFO: Muito caro. 40 mil! (T) É, porque um burro desses que se deixou ser pego pela polícia com 700 mil na mão, não vale tanto assim.

DELEGADO: Então pra você o ladrão vale mais do que a polícia?

RODOLFO: Bom, pra mim, o senhor tá distorcendo tudo o que eu acabei de dizer.

DELEGADO: Ah, meu ovo. Que seja, tanto faz. Me dá logo esse dinheiro que eu tenho hora no salão. (passa a mão no cabelo) Vou cortar meu cabelo, ficar mais bonito.

RODOLFO: (ri) Isso não é possível nem com uma reza brava.

Delegado olha sério pra ele, que para de rir.

RODOLFO: (pigarreia) Bom... (se levanta) Então vamos ao que interessa.

Cena 6/ Mansão Albuquerque/ Sala de Estar/ Interior/ Manhã.
Evódia abre a porta e Teresa adentra o local.

TERESA: Tudo bom, Evódia?

EVÓDIA: Teresa... Quanto tempo. Não te vejo desde a época que você namorava com o Bráulio, nossa, como você cresceu.

TERESA: Claro que eu cresci Evódia, pelo amor de Deus. Queria o quê? Que eu tivesse 1,55 de altura pelo resto da vida? Eu hein.

Teresa se afasta e sai andando pela casa até que se esbarra com Manuela.

TERESA: Ah, você?

MANUELA: Tudo bem, querida?

TERESA: Tava tudo ótimo até eu olhar pra sua cara.

MANUELA: Teresa, por favor, hoje é um dia de comemoração, dia de alegria. Nosso irmão está noivando, sem brigas, vamos ficar na paz?

TERESA: (rindo) Nossa... Uma coisa você tem que admitir. Você consegue ser mais falsa que a Vânia se fazendo de vítima.

Manuela respira fundo, tentando se conter.

TERESA: Ah, e por falar em vítima... Eu já sei do que você fez.

MANUELA: (sem entender) Como assim?

TERESA: O seu plano pra me enganar. Quem diria que você e o Bráulio estavam juntos esse tempo todo. E esse bebê que você carrega, é mesmo dele? É, porque... vagabunda você é né? Não ia me surpreender se esse filho fosse de um namorado de alguma amiga sua, ou de qualquer outro rato.

MANUELA: (perde a cabeça) OLHA AQUI SUA/

TERESA: Êh Manuela, calma. (ri) Cuidado hein. Se estressando desse jeito você pode acabar perdendo o bebê. Se bem que não teríamos tanta sorte assim.

MANUELA: Teresa, você não brinca com isso. Não brinca que eu sou capaz de fazer uma loucura com você.

TERESA: Se fizer vai ser processada igual sua mãezinha, ou melhor: vai presa. Sabe, Manuela, quando eu descobri sobre sua armação pra me enganar, eu tive muito ódio. Mas pensando bem, foi até burrice sua, sabia? É, porque você poderia se casar com o Bráulio, em comunhão total de bens, claro. Assim não teria porque me enganar por causa da pensão do nosso pai. Você teria evitado toda essa palhaçada, teria poupado tanto trabalho. (ri) Você é muito ridícula, Manuela. Muito burra.

Teresa solta um olhar debochado pra ela e vai se afastando, mas volta.

TERESA: Ah, e pode ficar sossegada, tá? Vai viver sua vida com seu homem e o seu filho... Não se mete no meu caminho que eu não me meto no seu.

Teresa se afasta, deixando Manuela um pouco tensa. César se aproxima dela.

CÉSAR: Por que você tá assim? O que a Teresa queria?

MANUELA: (desconversa) Me perturbar, como sempre. Já ligou pra Carolina?

CÉSAR: Já, ela disse que tá chegando com as fotos.

MANUELA: Ótimo!

Cena 7/ Carro de Bráulio/ Interior/ Manhã.
Rodolfo dirige o veículo que pegou emprestado. Ao lado dele, o homem que ele contratou pra atirar em César.

HOMEM: (olhando em volta) Esse carrão aqui é seu?

RODOLFO: (olha pra ele) Não.

HOMEM: A gente pode dar uma parada? Tô afim de tomar uma cervejinha.

Rodolfo revira os olhos, mas decide parar.

Cena 8/ Rua/ Exterior/ Manhã.
Rua vazia. O carro está estacionado perto de uma escadaria. Rodolfo está encostado no veículo enquanto olha o celular. Na outra mão ele segura uma garrafa de cerveja.

RODOLFO: (para si) Droga... Poderia ser chá de noivado, lanche de noivado, menos almoço... (T) Dez e meia... Tanta coisa pra fazer hoje, tanto problema pra resolver por causa da burrice dos outros. Eu mereço.

O assaltante se aproxima fechando o zíper da calça.

RODOLFO: (olhando pra ele) E aí? Cachorrinho já fez suas necessidades?

HOMEM: Já. E o cachorrinho tá querendo outra coisa agora.

RODOLFO: Ih, não me olha com essa cara não, sou um homem comprometido. Com duas pessoas!

HOMEM: Sai fora, rapaz. Eu quero dinheiro!

RODOLFO: Dinheiro? Você tá achando que eu sou o quê? Banco Itaú?

HOMEM: Olha aqui cara, eu fiz o que você pediu...

RODOLFO: E eu já paguei pelos seus serviços, se você foi pego pela polícia não é problema meu. Aliás, eu te tirei de lá justamente pra você cair fora da minha vida, você é um problema, daqueles que só dão dor de cabeça pra gente.

HOMEM: Eu preciso de grana pra fugir daqui! Se você não me der, eu volto na polícia e conto tudo! Eu chamo teu irmão e conto pra ele que foi você e a sua irmã que mandaram eu dar aquele tiro nele.

Rodolfo encara o homem.

RODOLFO: Você quer ser livre né? Eu vou te dar a liberdade que você tanto quer!

Ele pega a garrafa de cerveja e quebra na cabeça do homem, que cai no chão desacordado. Rodolfo tira do bolso uma seringa.

RODOLFO: Um homem formado em técnico de enfermagem sempre anda com sua seringa na mão.

Ele se abaixa e pega o dedo indicador do homem desacordado.

RODOLFO: Agora eu vou enfiar a minha seringa em você. Claro, não é esse tipo de seringa que você tá pensando... (T) Ah, é mesmo, você tá desmaiado, não tem como pensar.

Ele injeta a seringa de ar embaixo da unha do dedo do assaltante, que morre instantaneamente. Rodolfo arrasta o corpo do homem morto e atira na escadaria que havia ali perto. O corpo sai rolando como jaca podre.

RODOLFO: (se levantando) Não tenho culpa de ser fã de Segundo Sol e Senhora do Destino.

Ele volta pro carro e sai dali. Close no corpo do ex, falecido assaltante que atirou em César a mando dos panacas. RIP.

Cena 9/ Mansão Albuquerque/ Sala de Estar/ Interior/ Manhã.
A campainha toca. Evódia corre até a porta.

EVÓDIA: (entediada) Aff, já estou cansada de abrir portas hoje.

Ela abre e Carolina entra.

CAROLINA: Oi. A Manuela tá aí? Sou irmã dela.

EVÓDIA: Tá lá em cima.

Carolina sobe. Lara vem de um cômodo e se dirige a Evódia.

LARA: O Rodolfo ainda não voltou?

EVÓDIA: Não, porquê?

LARA: Ele havia dito que tinha que sair correndo porque tinha uma emergência. Até dei a chave do carro do Bráulio emprestado pra ele dirigir.

EVÓDIA: Pois é, madame, ele ainda não voltou.

LARA: (tensa) Ai, gente. A mamãe já tá chegando. Será que ele vai demorar muito?

Cena 10/ Quarto de Bráulio/ Interior/ Manhã.
Carolina, Manuela e César.

MANUELA: E aí? As fotos estão com você?

CAROLINA: Estão. (mostra as fotos de Rodolfo e Vicente juntos no celular) Aqui. Tá tudo aqui.

MANUELA: (sorri) Ótimo... (mostrando para César) Olha aqui, César. 

CÉSAR: É hoje que a máscara dele cai. A Lara vai nos agradecer muito por isso.

MANUELA: É, pode crer.

Carolina sorri disfarçadamente ao vê-los olhando as fotos.

Cena 11/ Sala de Jantar/ Interior/ Manhã.
Todos se reúnem na mesa. Evódia e outros empregados começam a servir a todos. Teresa, Rodolfo, Lara, Manuela, Bráulio, César e Carolina. Na cadeira principal, está Graça, mãe de Bráulio e Lara.

LARA: Eu tô tão feliz com a sua volta, mamãe.

GRAÇA: Eu imagino, meu bem. Isso só prova aquilo que já sei: que sou uma mãe maravilhosa.

Todos riem.

TERESA: É, pelo menos a Lara tem a sorte de ter mãe. Uma mãe maravilhosa então...

César e Manuela se olham.

GRAÇA: (para Teresa) Por que você tá dizendo isso, querida? Não se dá bem com sua mãe?

MANUELA: (sorri, disfarçando) É que a nossa mãe tem um gênio muito forte, entende?

GRAÇA: Entendo... Entendo perfeitamente.

Manuela encara César, desfazendo o sorriso e em seguida Teresa, que a olha sarcasticamente.

LARA: (para Rodolfo) Meu amor, porque você demorou tanto? Eu tava preocupada já.

RODOLFO: Eu tive uns contratempos.

LARA: E conseguiu resolver os problemas?

Teresa olha pra ele.

RODOLFO: (sorri) Consegui sim!

CÉSAR: Bom... Como já houve o pedido de noivado, eu queria entregar um presentinho pra meu irmão.

Carolina olha disfarçadamente para Teresa, que olha para Rodolfo.

CÉSAR: É uma coisa simples. Por isso pedi pra que pusessem um telão.

Os empregados vêm arrastando uma mesa com um telão de plasma de 60 polegadas. César faz sinal para Carolina, que se levanta. Ela conecta o cabo do USB do celular na TV.

RODOLFO: (fala baixo enquanto ri) Coisa simples e precisa de telão...

CÉSAR: (encarando Rodolfo) Eu sei que a gente teve uns atritos. Inclusive eu fui contra esse noivado. Mas hoje... Hoje eu vou mostrar o motivo. Através desse telão. Eu vou mostrar pra todos vocês porque eu sempre fui contra essa união.

Todos atentos. Lara olha para Rodolfo sem entender nada. César faz sinal para Carolina, que abre a pasta na TV. Na tela, é exibido um vídeo, mas de BRÁULIO E MANUELA TRANSANDO NO QUARTO DELE.

CÉSAR: (chocado, sem entender) An? Mas...

LARA: (se levanta, furiosa) Que história é essa, César? O que a Manuela e o Bráulio trepando tem a ver com você ser contra o meu noivado?

Rodolfo e Teresa se olham enquanto tomam um gole do champanhe.

MANUELA: (furiosa, olhando pra Carolina) Como esse vídeo foi parar aí?

CAROLINA: (se faz de desentendida) Eu... Eu não sei.

CÉSAR: Tem alguma coisa errada aqui. Não era pra...

RODOLFO: (se levanta, fazendo cena) Não era pra você ter sido convidado, César! (Para Lara) Eu falei pra você não chamar ele, eu tinha avisado, mas você não me ouviu, não é amor?

LARA: Mas como é que eu podia imaginar?

GRAÇA: (assistindo o vídeo) Olha só pra isso... (Para Bráulio) Orgulho da mamãe, que desempenho hein.

BRÁULIO: (nervoso) Alguém tira esse vídeo daí, por favor?! Tira!

TERESA: Por mim deixa aí! Por mim essa porcaria seria divulgada pra todo mundo ver os cachorros sem vergonha que você e a Manuela são.

BRÁULIO: Olha, eu posso explicar.

TERESA: Vai pro inferno, Bráulio. Soca sua explicação no cu. Eu vou embora!

Teresa vai saindo.

LARA: (para Rodolfo) Me perdoa meu amor, eu...

RODOLFO: Não, tudo bem, Lara. O culpado disso tudo é o César, que só aceitou seu convite pra poder causar tumulto, né César?

CÉSAR: (com sangue nos olhos) Você sabe muito bem que não.

RODOLFO: Vá embora!

César se aproxima de Rodolfo e os dois ficam cara a cara.

CÉSAR: Eu ainda vou tirar essa máscara sua.

RODOLFO: (grita) Vá!

César deixa a casa. Manuela vai atrás dele, junto com Bráulio. Todos ficam chocados. Graça se levanta.

GRAÇA: Eu adorei essa baixaria, mas agora acho que agora vou subir pra descansar um pouco. Com licença.

Ela sai do local, seguida por Carolina. Lara e Rodolfo ficam às sós.

Cena 12/ Faixada da Mansão/ Exterior/ Tarde.
César, Manuela e Bráulio se reúnem.

MANUELA: O que aconteceu lá dentro?

CÉSAR: Eu não sei... Era pra ter sido exibido as fotos do Rodolfo com o Vicente, eu não sei o que houve.

MANUELA: Com certeza foi o próprio Rodolfo quem sabotou. Ele deve ter descoberto tudo a tempo de pegar o celular e trocar as fotos pelo vídeo.

BRÁULIO: Tá, mas quem gravou aquilo?

MANUELA: Ué, deve ter sido o Rodolfo também. Desgraçado.

Manuela fica pensativa.

MANUELA: Lara ainda não sabe que o Rodolfo trai ela com o Vicente. Mas o Vicente também não sabe que o Rodolfo trai ele com a Lara. (para Bráulio) Você amor, vai fotografar os dois juntos e vai me mandar essa foto até hoje à noite.

BRÁULIO: Certo.

MANUELA: (para César) O jogo ainda não acabou!

Cena 13/ Pedra das Flores/ Noite.
Transição de tempo, mostrando o anoitecer na cidade.

Cena 14/ Mansão de Amanda/ Quarto de Vicente/ Interior/ Noite.
Vicente está sentado na cama, mexendo no notebook, quando de repente ouve seu celular receber uma notificação. Ele pega o aparelho e começa a mexer, ficando chocado ao ver que recebeu uma imagem de Rodolfo e Lara juntos na sala da casa dela, aos risos enquanto se beijavam. Close na expressão dele, em choque, se sentindo enganado e traído.

Cena 15/ Mansão de Genésio/ Escritório/ Interior/ Noite.
Genésio está deitado na cama que fora instalada em seu escritório, bastante debilitado enquanto recebe soro na veia. Teresa de pé, de frente pro advogado que está sentado numa cadeira. Genésio os observa.

ADVOGADO: O pedido de cancelamento da pensão alimentícia já foi avaliado.

Ele entrega um documento para Teresa, que lê atentamente, até que olha para Genésio.

ADVOGADO: A essa hora, seus irmãos já devem ter recebido a intimação para comparecerem na audiência.

TERESA: Ótimo. Agora essa maldita história de pensão vai acabar de uma vez por todas! (olhando para Genésio) Vai ser mais um problema resolvido nas nossas vidas.

Cena 16/ Casa dos Boaventura/ Sala/ Interior/ Noite.
César está atento ao celular enquanto Manuela arruma a mesa pro jantar.

MANUELA: Já mandou a foto pro Vicente?

CÉSAR: (com o celular na mão) Acabei de enviar. Pelo menos ele não vai ser mais enganado pelo Rodolfo.

MANUELA: Você já viu o papel que chegou pra gente hoje?

CÉSAR: Eu vi, intimação pra depor numa audiência. (ri) Cancelamento da pensão.

MANUELA: A Teresa enfim conseguiu o que queria. Aquela cachorra.

CÉSAR: E a mamãe? Não vem jantar?

MANUELA: Não, ela saiu com a Amanda hoje.

O celular de César toca. Ele atende.

CÉSAR: (cel) Oi Flávio! Diga aí. (...) Sei... (em choque) Como assim?

MANUELA: (preocupada) O que foi?

César faz sinal pra ela esperar.

CÉSAR: (cel) Sim. (passa a mão na cabeça) Ai, meu Deus... (...) De qualquer forma, valeu por avisar. Abraço, tchau!

César encerra a chamada e olha pro chão, abismado.

MANUELA: O que foi, César? O que o Flávio disse a você?

CÉSAR: (levantando a cabeça, encarando-a) O cara que atirou em mim saiu da cadeia hoje.

Manuela fica em choque.

CÉSAR: Ele foi encontrado morto! (T) O cara morreu, Manuela!

(...aunitnoC)




You Might Also Like

0 Comments

Popular Posts

Total de visualizações de página

Translate

ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *