Outros Tempos - Capítulo 15

sexta-feira, novembro 06, 2020

OUTROS TEMPOS 


 Uma Novela Criada e Escrita por:
Raffa Lins

Apoio:
Web Novelas Channel (WNC)


CENA 01 / MANSÃO MARINHO / QUARTO PRINCIPAL / INT. / NOITE /

Sozinha em seu quarto, Malu se encara no espelho, tensa.

MALU: (falando sozinha) Calma, Malu, calma! Isso vai acabar...

A porta do quarto se abre, Malu observa Laerte entrando, já de roupas trocadas, cabelos molhados, usando um hobby preto. Os dois se encaram.

LAERTE: Finalmente chegamos na nossa noite de núpcias...

MALU: (dura) Eu não vou transar com você. Eu não sinto nenhum tesão em você pra isso.

LAERTE: Ah, mas eu vou transar hoje sim, bem gostoso, quente, que deixa meu corpo suado... excitante. O dia foi longo, nada que um bom sexo resolva isso.

MALU: Então use suas mão, porque em mim você não toca!

LAERTE: Mas quem disse que eu estava falando de você?

Rindo, Laerte volta novamente para a porta do quarto, esticando sua mão.

LAERTE: Como você tá linda...

Malu fica de costas, sem ver com quem Laerte está acompanhado. Virando-se para ele, Malu se choca ao ver Joana ao lado de Laerte.

Fade In - Money, Cardi B.

MALU: (estranha) Que isso? O que essa mulher tá fazendo aqui?!

LAERTE: Vocês não se conhecem diretamente, mas indiretamente sim. Malu, essa é a Joana, uma amiga minha. Joana, essa é a Malu, minha esposa, também conhecida como a maior cretina, que armou aquele flagra que te expôs pro país inteiro.

JOANA: (cínica) Prazer Malu, finalmente nos conhecemos.

MALU: (ri) Isso é piada, só pode.

Enquanto Malu ri, Laerte fica de frente para Joana, dando um beijo ardente, excitante na mesma. Se deixando levar, Laerte tira seu hobby, ficando apenas de cueca, beijando ainda mais Joana, que olha para Malu, se divertindo.

MALU: Eu tô fora disso!

Indo para a saída do quarto, Malu abre a porta, mas Laerte é mais rápido, fechando com força. Sem entender, Malu vê Laerte trancando a porta, lhe deixando presa, junto com ele e Joana.

MALU: Abre essa porra de porta, Laerte! (berra) ABRE ESSA PORCARIA, QUE EU NÃO SOU OBRIGADA A PRESENCIAR ESTA POUCA VERGONHA!!

LAERTE: (grita/agressivo) MAS VOCÊ VAI SIM! VAI FICAR QUIETINHA E VAI PASSAR SUA NOITE DE NÚPCIAS PRESENCIANDO EU E A JOANA JUNTOS, TRANSANDO. (debocha) Esse é meu grande presente pelo nosso casamento! Aproveite!

Vendo estar sem saída, Malu coça a cabeça, incomodada, andando de um lado para o outro. Laerte volta beijar Joana, colocando-a na cama, indo para cima da mesma. Momento em que Malu para de se mexer, se dirigindo para uma poltrona no canto de seu quarto, se sentando.

Enquanto Joana e Laerte trocam amassos, Malu não tira os olhos dos dois. Ao perceber que Malu está lhe observando, Joana fica incomodada.

JOANA: (sendo beijada/olhando p/Malu) Para Laerte... Laerte... (incisiva) Eu disse pra você parar!!

Joana joga o corpo de Laerte para o lado, se levantando da cama, encarando Malu.

MALU: (debocha) Que foi? Já passou o tesão?

JOANA: (p/Laerte) Isso já é demais, Laerte. Eu sei que você tá com raiva dela, eu também tô, mas/

MALU: (interrompe) Mas o que, meu bem? Ainda tem um porém nessa sua frase? Você veio até aqui, na minha casa, no dia do meu casamento, transar com o meu marido na minha frente e ainda tá achando que só agora "já é demais"?

LAERTE: Você não vai dar pra trás, né Joana?

JOANA: Desculpa, mas eu não sou assim, Laerte. Eu não consigo...

MALU: (cínica) O que você não consegue, Joana? Me deixa claro o que realmente você não consegue, porque eu já sei que você é capaz de tudo mesmo por causa deste homem aí.

LAERTE: Vem já pra cama, Joana!

MALU: Obedece ele, vai pra cama, mostra o quão vulgar, o lixo de mulher você é. (T) Você me culpa pelo flagra, mas eu fiz um bem pra todo mundo. Eu fiz a Liz acordar, pra ela ver a cobra que a melhor amiga dela era, dormindo com o seu marido. (T) De todo mundo que eu passei, você Joana, foi uma das que mais causaram asco, nojo. Como você teve a coragem de trair a Liz? Ela que te ajudou, mesmo ficando famosa, continuou sendo sua amiga, sua parceira, pra na primeira oportunidade, sentar no marido dela? Patética. (T) Mesmo eu não gostando dela, uma traição dessas não dá pra engolir, por isso eu torci mesmo, pra ela meter a mão na sua cara e na do do Laerte também, claro, porque isento nessa história ele não fica.

LAERTE: (grita) CHEGA!!

Close em Joana, abalada com as palavras ditas por Malu. Seus olhos lacrimejam.

JOANA: (marejada) Eu me arrependo disso...

MALU: (provoca) Arrepende o escambau, porque se tudo isso servisse de lição, tu nunca mais iria olhar na cara do Laerte novamente, e iria atrás da Liz, pedir perdão, de joelhos, arrastejando pelos pés dela. (T) Mas olha você aqui, repetindo o mesmo erro, a mesma história... amante duas vezes, Joana? Que foi? Nasceu pra ser à vagabunda da relação?

JOANA: (chora) Tira essa mulher daqui, antes que eu faça uma besteira.

LAERTE: (sério) Pra fora, Malu.

MALU: (ignora, p/Joana) Toda desgraça que ocorrer com você, é merecimento, é um troco por toda sua canalhice, toda sua falsidade. (T) A cretina daqui não sou eu... é você, exposta pro país inteiro. Graças a mim, esse título é todo seu!! Vagabunda, vadia!!

Completamente alterada, Joana parte pra cima de Malu, mas antes, sendo segurada por Laerte, que a impede de tocar em Malu.

JOANA: (berra/transtornada) EU VOU MATAR VOCÊ!! EU VOU ACABAR COM VOCÊ!!

LAERTE: (segurando Joana/nervoso) SAI DAQUI, MALU, AGORA!!

MALU: (se diverte) Acaba nada, porque você é um nada!

JOANA: (ainda mais nervosa) ME SOLTA, EU VOU MATAR ELA!!

LAERTE: Sai agora, antes que eu/

MALU: (corta/cínica) Tá bom, tá bom, eu saio. Só deixar claro que vocês que queriam que eu permanecesse, mas mudaram de ideia tão rápido... as chaves, você trancou a porta.

LAERTE: Tá no meu roupão, pega e some.

MALU: Com todo o prazer.

Indo no roupão jogado no chão, Malu pega a chave sobre ele, indo até a porta, destrancando e abrindo. Pronta pra sair, ela para, olhando para Joana, ainda sendo segurada.

MALU: (debocha) Uma boa noite de amor pros pombinhos. Mas só toma cuidado, sempre tem alguém olhando pela janela...

JOANA: (grita) DESGRAÇADA!! CRETINA!!

Rindo, Malu sai rapidamente do quarto, deixando Joana ainda mais descontrolada, possessa.

LAERTE: (tentando controlar, segurando Joana) PARA, PARA, ELA JÁ FOI! ELA JÁ SAIU!!

JOANA: ME SOLTA!!

Se soltando de Laerte, Joana o encara, tentando se acalmar, abalada.

JOANA: (chora) Eu sou uma idiota, não sou? Mais uma vez eu caindo no seu conto e mais uma vez eu sendo humilhada.

LAERTE: Eu vou dar um jeito, eu/

JOANA: (corta) Que jeito? Me fala? Fazer o seu jogo de gato e rato com ela? Pois eu estou fora. (T) Adeus Laerte.

LAERTE: Você não pode sair assim, de uma hora pra outra.

JOANA: Mas eu vou! Não me procure mais.

Joana sai rapidamente do quarto, nervosa. Laerte vai atrás.

Corte rápido:

CENA 02 / MANSÃO MARINHO / FACHADA - SAÍDA / EXT. / NOITE /

Apressada, Joana entra em seu carro, completamente alterada. Laerte continua lhe seguindo, apenas de cueca pela rua.

LAERTE: (na janela do carro/apreensivo) Nós temos um trato, eu deixei uma coisa importante com você.

JOANA: (abalada) Eu não vou fazer nada com aquilo, vai ficar aonde eu deixei, e espero que nem por isso, você venha atrás de mim. Você acabou com a minha vida... de novo!

Joana dá partida no carro, fritando os pneus, se distanciando da mansão em alta velocidade.

Close em Laerte, paralisado no meio da rua, inconformado, tenso.

CORTA P/ ENTRADA DA MANSÃO. SALA DE ESTAR.

Voltando para casa, Laerte fecha a porta de entrada. Close em Malu, sentada no sofá, segurando uma taça de champanhe, encarando-o.

MALU: (bebendo) Espero que você não ache ruim de eu ter pegado o champanhe que provavelmente você iria tomar com ela, né?

LAERTE: (rude) VAI PRO INFERNO!!

Passando por Malu, Laerte sobe rapidamente as escadas. É possível apenas ouvir a porta do quarto sendo batida fortemente, para a alegria de Malu.

MALU: (ri) Ainda foi lá fora... de cueca!! (gargalhando) Pelo dia que eu passei, uma diversão eu tinha que ter!

Malu se diverte com todo o acontecimento que ela causou, bebendo mais uma taça de champanhe, tranquila.

Fade Out - Money, Cardi B.

Corte rápido para:

CENA 03 / CASA DE JOANA / SALA DE ESTAR / INT. / NOITE /

Fade In - Instrumental, Melancolia.

Abrindo a porta de casa, Joana entra, fechando em seguida. Abalada com o que houve na cena anterior, ela anda lentamente pela sua sala escura, tentando segurar seu choro.

As luzes da sala se ascende. Valentin, ao lado do interruptor, estranha ao ver sua irmã alterada, confuso.

VALENTIN: (preocupado) Aconteceu alguma coisa? Você saiu, não disse aonde iria, agora chega assim... o que houve?

JOANA: (se aproxima/marejada) Me abraça...

Joana vai com tudo pra cima do irmão, o abraçando forte, desabando a chorar. Ainda sem entender, Valentin retribui o abraço, confortando a irmã.

VALENTIN: (compreensivo) Eu tô aqui... eu tô aqui, por você!!

JOANA: (chora) Eu sou uma idiota... eu sou!!

VALENTIN: Foi ele, não foi? O Laerte que tá causando/

JOANA: (corta) Não, não, não fala nada, não cita o nome de ninguém. Só não sai do meu lado.

Em prantos, Joana continua abraçada com seu irmão, que beija sua cabeça, tentando acalmá-la.

Fade Out - Instrumental, Melancolia.

Corte para:

CENA 04 / PLANOS GERAIS / EXTERNAS / NOITE - DIA /

Fade In - Killing Me Softly With His Song, Fugees.

A cidade de São Paulo noturna, em movimento. Avenidas congestionadas, praças lotadas, bares abertos, tudo ainda em funcionamento.

Amanhece. Foco nos pontos turistos da cidade, como o Museu de Arte de São Paulo, a rua 25 de Março lotada.

Close nos outdoors espalhados por toda a capital, onde Malu faz publicidades para os produtos Chanel.

Close na fachada da Mansão Marinho.

Corte rápido para:

CENA 05 / MANSÃO MARINHO / QUARTO PRINCIPAL / INT. / MANHÃ /

Sozinha em seu quarto, de frente ao espelho, Malu se arruma, ajeitando sua roupa, retocando sua maquiagem.

A porta se abre, Laerte entra, já arrumado, de terno e gravata, social. Ele observa Malu terminando de se arrumar.

LAERTE: Só vim te avisar que eu vou mandar alguém trazer o restante das minhas malas pra cá, tô só com essa roupa pra trabalhar. Chegando, você dá uma arrumada pra mim.

MALU: (ignora, passando batom) Tá me estranhando? Temos a Inês pra isso. (T) Ah, talvez eu vou demorar um pouco, pois vou me encontrar com o Karl, o embaixador da Chanel aqui do Brasil e também vou terminar de gravar minha nova música. Me deseje sucesso, amor!

Após terminar de passar o batom, Malu sai rapidamente do quarto, tranquila. Laerte a segue.

Fade Out - Killing Me Softly With His Song, Fugees.

CORTA P/ O CORREDOR DOS QUARTOS: Pronta pra descer as escadas, Malu para ao ser chamada por Laerte, que fica na sua cola.

LAERTE: Você é esperta demais pro meu gosto, mas só tem um problema.... você é surda! (T) Não ouviu o que eu acabei de dizer? Cê não vai sair dessa casa hoje, Malu. Vai passar o dia todo aqui!

Fade In - Instrumental, Tensão.

Malu recebe a novidade como uma bomba, chocada.

MALU: (em choque) Como é? Do que cê tá falando? Acho que eu realmente não ouvi direito...

LAERTE: Eu sou muito conservador, sabe? Gosto de ter um casamento à moda antiga. O marido trabalha, a esposa fica em casa. E quando eu digo ficar em casa, é pra limpar, cozinhar, manter tudo as ordens.

MALU: (ri) Isso só pode ser/

LAERTE: (por cima) Brincadeira? Você sabe que não, minha esposa. Aliás, quando tudo isso pareceu brincadeira? Achei que a partir do momento em que você assinou nossa certidão de casamento, ficou claro como as coisas iriam funcionar. (T) Prometo que eu não demoro.

MALU: A Inês trabalha aqui, você vai tirar o emprego dela?

LAERTE: A coitada ralou tanto aqui, tendo que cuidar de você e do seu gigolô. Ela merece um descanso. Dei uns dias de férias, pra ela focar nos estudos.

Passando por Malu, Laerte desce as escadas, apressado. Agora, Malu é quem vai atrás, inconformada.

MALU: (desespera) Eu não posso passar o dia inteiro nessa casa. Eu tenho uma vida social, uma carreira.

LAERTE: Tinha. Sua carreira agora é ser a minha mulher. (T) Não ouse nem pensar em fugir, não é só os meus olhos que vão tomar conta de você.

MALU: (apavorada) Você tá acabando com a minha vida, Laerte... eu não posso fazer isso. Não é pra ser assim. Tá sendo muito pesado comigo.

LAERTE: (cínico) Calma, relaxa. Esse é apenas o primeiro dia da sua contribuição por tudo o que você fez. Tem muito o que rolar ainda, pode apostar. (T) E tá valendo o que eu disse, se você colocar os pés pra fora dessa casa, não será eu que vai te achar não, vai ser a polícia, com uma bela de uma algema nos seus braços. Tenha um bom dia!!

Laerte sai, batendo a porta de entrada. Momento em que Malu, histérica, pega um objeto de vidro, arremessando com força contra a porta.

LAERTE: (off./grita) VOCÊ VAI LIMPAR ISSO!!

MALU: (berra) FILHO DA PUTA!! DESGRAÇADO!!!

Se jogando no sofá, ofegante, Malu passa as mãos pela cabeça, incomodada, apreensiva, remoendo de raiva.

MALU: (respirando fundo) Eu tenho que dar um jeito nisso... não posso deixar isso barato...

Fade Out - Instrumental, Tensão.

ABERTURA:

Corte para:

CENA 06 / GRAVADORA RODRÍGUEZ / ESTÚDIO / INT. / MANHÃ /

Atrás do vidro à prova de som, Liz finaliza a gravação de uma das partes da sua nova música.

Close do outro lado, Otávio e Giovani, o técnico de som, monitorando o processo para garantir a sonoridade perfeita para a música.

GIOVANI: (pelo microfone) Vem aqui fora rapidinho, por favor.

Saindo pela pequena porta, Liz se encontra com eles.

LIZ: (animada) E aí, como tá ficando?

GIOVANI: Tá muito bom, mesmo. Só precisamos dar mais uma passadinha no som, porque tá dando pra ouvir alguns ruídos na sua voz.

LIZ: Claro, vamos lá.

OTÁVIO: Tá se saindo muito bem, Liz. Parabéns.

LIZ: (lisonjeada) Obrigada.

A porta do estúdio é batida, Gioavani levanta, indo até a porta, abrindo.

Close em Bruna, ao lado de fora, contente.

GIOVANI: (ríspido) Você trabalha aqui faz muito tempo, Bruna. Não entendeu que quando isso aqui tá fechado, estamos em gravação?

BRUNA: (sem importar/adentrando) Eu sei, não precisa ficar repetindo. É que tem uma pessoa aqui, e o Otávio já sabe quem é. Ela quer ver como tá saindo a música...

OTÁVIO: (sorri) Ótimo, mande ela entrar então.

Bruna novamente sai do estúdio. Segundos depois ela volta, com a autora de novelas Lícia Manzo ao seu lado. Imediatamente, Liz vai até ela, lhe cumprimentando com dois beijos e um abraço.

Fade In - Midnigth Sky, Miley Cyrus.

LIZ: (animada) Bem-vinda, Lícia. O Otávio você já conhece, o nosso produtor musical. Esse aqui é o Giovani, o nosso técnico de som.

LÍCIA MANZO: (p/Giovani) Prazer!

GIOVANI: (sorri) O prazer é todo meu.

OTÁVIO: Bom dia, Lícia.

LÍCIA MANZO: (descontraída) Bom dia, Otávio, meu salvador.

LIZ: Salvador?

LÍCIA MANZO: É, não sei se ele chegou a comentar, mas eu tava desesperada pra achar uma música que combine com a minha nova novela, Um Lugar Ao Sol, que já tá pra estrear daqui umas semanas. Horário nobre ainda por sinal. (T) Eu estava de conversas com uma outra cantora, mas a agenda dela não bateu. O Otávio procurou a produtora da Globo e te ofereceu, quando soube, logo aceitei. (T) Como ele já deve ter te falado, eu quero uma música totalmente autoral.

LIZ: Ela é. Não é porque eu que escrevi, mas tá incrível, de verdade.

OTÁVIO: Eu mandei pro seu e-mail. Não recebeu?

LÍCIA MANZO: Recebi, mas quis vim ver ao vivo, como tudo tá saindo. Isso não é um problema, né?

LIZ: Claro que não, Lícia. É até bom, porque você pode até dar umas dicas, porque ninguém conhece sua novela tão bem quanto você!

GIOVANI: Então vamos lá?

Lícia, Giovani e Otávio vão cada um para o seu lugar, enquanto Liz volta para atrás do vidro à prova de som. Bruna sai do estúdio, fechando a porta silenciosamente.

Corte rápido para:

CENA 07 / GRAVADORA RODRÍGUEZ / RECEPÇÃO / INT. / MANHÃ /

Voltando para sua mesa, antes de se sentar, Bruna vê a porta do elevador se abrindo. Laerte sai, indo diretamente até a mesma.

LAERTE: Bom dia, Bruna. Me passa os relatórios pra assinar.

BRUNA: Sim senhor. (T) Sabe quem tá aí? Lícia Manzo.

LAERTE: (intrigado) A autora de novelas? O que ela tá fazendo aqui?

BRUNA: Ela veio aqui ver como tá saindo um projeto que ela propôs pra Liz, de cantar a abertura da nova novela.

LAERTE: (surpreso) Então a Liz tá seguindo em frente? Boa sorte à ela!

Laerte pronto pra ir para sua sala, para ao ouvir Bruna o chamando.

BRUNA: Laerte, e a Malu? Ela não vai vir? Eu sei que vocês dois se casaram ontem, saiu uma notinha sobre isso. Ela resolveu ficar em casa?

LAERTE: Sim, e vai ficar lá por um bom tempo. A Malu tá com novos planos agora. Com licença.

Laerte entra para sua sala, deixando Bruna encabulada.

Fade Out - Midnigth Sky, Miley Cyrus.

Corte para:

CENA 08 / MANSÃO MARINHO / QUARTO PRINCIPAL / INT. / TARDE /

De frente para a janela de seu quarto, Malu olha para o lado de fora, observando um carro parado de frente à sua residência.

Fade In - Instrumental, Suspense.

MALU: Se ele pensa que vai mandar essa cara me vigiar, ele tá muito enganado.

Segurando o seu celular, Malu vai em chamadas, discando rapidamente.

MALU: (cel.) Alô, é da polícia? (T) Quem fala é Malu Marinho, sim, cantora. (T) Eu estou sozinha em casa, e desde que acordei, tem um carro parado aqui de frente, em atitude suspeita. (T) Não, eu não vi quem é ainda, mas eu tenho medo que seja um stalker. (T) Vão mandar uma viatura pra cá? (T) Está certo, mas não demore, eu tenho medo que ele faça alguma coisa...

Desligando o celular, Malu continua olhando pela janela, com o carro permanecendo no mesmo lugar.

Fade Out - Instrumental, Suspense.

Corte para:

CENA 09 / PARQUE IBIRAPUERA / LAGO /EXTERNA / TARDE /

Caminhando nas margens do lago, Valentin fica descontraído, ouvindo uma música através de seus fones. Passando pelas pessoas, calmas, tranquilas, ele as ignoram.

Mas adiante, acelerando sua caminhada, ele passa por outras pessoas, mas uma delas o deixa estranho, fazendo parar sua corrida, olhando para atrás.

VALENTIN: (grita) EI, INÊS!

Fade In - Listen, Beyoncé.

Close em Inês, que para de correr ao ouvir seu nome. Virando-se para o lado, retirando seus fones, ela se alegra ao ver se tratar de Valentin.

INÊS: (sorri) Valentin... quanto tempo!

Eles se aproximam, se cumprimentando com um longo abraço.

INÊS: Mas cê tá animado, hein? Aquele garoto que estudou comigo era todo fechado. (T) Não sabia que você estava aqui na capital.

VALENTIN: Eu vim morar com a minha irmã...

INÊS: Ah claro, eu me esqueci completamente do que aconteceu.

VALENTIN: (mexido) É...

INÊS: (sorri) Mas vamos esquecer disso, porque pelo visto, você tá muito bem. Fico feliz em te ver assim.

VALENTIN: Você não quer sair? Beber alguma coisa?

INÊS: Eu adoraria. Tô de folga.

VALENTIN: Então vem comigo!

Pegando nas mãos de Inês, Valentin a leva para um caminho oposto. Eles andam juntos, alegres. Inês o olha, admirada.

Fade Out - Listen, Beyoncé.

Corte rápido para:

CENA 10 / MANSÃO MARINHO / QUARTO PRINCIPAL / INT. / TARDE /

Fade In - Instrumental, Suspense.

Permanecendo parada de frente à janela de seu quarto, Malu observa o carro ainda parado, mas logo atrás, chegando uma viatura da polícia.

Através de seus olhares, ela observa um dos policiais descendo do carro, abordando o motorista do carro. Ele também desce. Não é possível ver sua fisionomia. Alguns segundos de conversa, este homem é obrigado a entrar na viatura, por livre e espontânea vontade.

O carro da polícia dá partida, se distanciando do local, levando o homem que vigiava Malu.

Close em sua feição de satisfação, aliviada.

MALU: Idiota!!

Pronta para sair da janela, Malu observa um táxi parando de frente à sua residência. Ela rapidamente sai de seu quarto, apressada.

CORTA P/ SALA DE ESTAR: Ainda apressada, Malu não espera a porta de entrada ser batida, já abrindo. Close em Esther, ao lado de fora, na sua espera. As duas se aproximam, dando um longo abraço, respirando fundo.

ESTHER: (preocupada) Eu vim na mesma hora que você me ligou. O André não viu que eu estava vindo pra cá. Agora me fala, o que tá acontecendo?

Close em Malu, aflita.

Corte rápido para:

CENA 11 / MANSÃO RODRÍGUEZ / COZINHA / INT. / TARDE /

Ajeitando o armário, Iara não percebe a entrada de Gláucia, arrumada, indo até a geladeira, pegando uma garrafa d'água. Ela retira de sua bolsa uma cápsula, bebendo com a ajuda da água. Iara olha para trás, vendo Gláucia.

IARA: Vai pra algum lugar, dona Gláucia?

GLÁUCIA: Vou dar uma saída, visitar amigos antigos da cidade.

IARA: Ah, claro. Bom passeio.

GLÁUCIA: Obrigada. (T) Não fala pra Liz que eu saí, ela não precisa saber.

IARA: Mas/

GLÁUCIA: (firme) Sem mas! Se ela souber, eu te demito!

Sem esperar por resposta, Gláucia sai imediatamente da cozinha, deixando Iara confusa.

IARA: É, essa pirou!

Corte para:

CENA 12 / GRAVADORA RODRÍGUEZ / ANTI-SALA / INT. / TARDE /

Servindo uma xícara de café para Liz, Bruna senta ao seu lado. Liz bebe.

LIZ: (cont./curiosa) O que cê tava falando? A Malu não veio?

BRUNA: Pelo visto, não vai vir tão cedo. Perguntei pro Laerte o porquê dela não ter aparecido, e ele deu a entender que ela não vai aparecer.

LIZ: O Laerte não me engana, ele tá fazendo algum tipo de vingança com ela.

BRUNA: (estranha) Vingança?

LIZ: A Malu que forjou aquele flagra, tudo que aconteceu depois, foi por culpa dela. Ela causou não só a minha derrocada, como também ela deu um grande prejuízo na Gravadora.

BRUNA: (chocada) Meu Deus... a Malu? (T) Eu não vou mentir, sempre achei tudo muito estranho a ascensão dela através da sua queda, mas não imaginaria que ela foi capaz de tudo isso.

LIZ: Foi. (T) Mas eu não quero entrar nesse assunto não, o nosso acerto de contas ainda está por vir.

BRUNA: Se precisar da minha ajuda, é só falar.

LIZ: E eu vou precisar mesmo, mas não agora. Que bom que posso contar com você!

BRUNA: Sempre às ordens. (T) Agora deixa eu voltar pra recepção, porque se o Laerte não me ver, cê já viu, né?

LIZ: Eu também vou voltar pro estúdio, passar o dia todo gravando.

Bruna se despede de Liz com dois beijos, saindo da anti-sala. Liz permanece, pensativa.

Corte rápido para:

CENA 13 / GRAVADORA RODRÍGUEZ / SALAS / INT. / TARDE /

Processando alguns dados em seu computador, Laerte faz seus afazeres, concentrado. O seu telefone pessoal toca, ele atende.

LAERTE: (cel.) Aconteceu alguma coisa pra tá ligando? (T) (surpreso) Delegacia? Como foi que você foi parar aí? (T) Aquela cretina te denunciou? Então ela tá sozinha? (T) Não, não tem como de ir lá agora, tô cheio de coisas pra fazer aqui hoje. Tô fazendo todo serviço que era pra ser dela. (T) Não volta pra lá não, vai que ela te denuncia de novo e tu vai parar em cana. (T) Eu vou terminar aqui e vou direto pra lá!

Laerte desliga o telefone, furioso.

LAERTE: (irritado) Mas que desgraçada!! Cretina!!

Fade Out - Instrumental, Tensão.

Corte rápido para:

CENA 14 / MANSÃO MARINHO / SALA DE ESTAR / INT. / TARDE /

Malu termina de contar tudo o que ela anda passando nas mãos de Laerte, deixando Esther preocupada, apreensiva.

ESTHER: Mas ele sabe da gente? Que trocamos a identidade?

MALU: Sabe, de tudo. Só não sabe do Alexandre. Eu tô nas mãos dele, literalmente.

ESTHER: Por que você não quer se livrar desse cara? O que te impede?

MALU: As provas. Ele tem praticamente um dossiê contra mim, e que te envolve também. Muita gente se ferra se ela soltar tudo isso,  Olívia também. (T) O desgraçado fez cópias, óbvio. Uma sei que está com ele, a outra pode estar no apartamento que ele morava.

ESTHER: Não acha que ele deixou com uma pessoa?

MALU: Se deixou, foi com a Joana, mas eu não quero arriscar de ir atrás dela, não agora. Com outra pessoa ele não seria louco, ele tá blefando. Laerte não ia dar uma coisa dessas pra qualquer amigo não. (T) Esse dossiê está com ela, talvez no apartamento como eu disse e com a Joana.

ESTHER: Mas o que adianta tentar pegar isso no apartamento dele se a outra cópia está com essa mulher aí, Joana?

MALU: Ela está com ódio do Laerte. Os dois não vão querer se ver tão cedo. Se eu consigo a primeira cópia disso, e quem sabe se dermos sorte dele ter escondido algum podre dele lá também, a gente joga na mesma moeda. Agora, é questão de sorte e agilidade.

Conversando a fundo, tentando achar uma solução, Malu e Esther se assustam ao ouvir o interfone da mansão tocar.

ESTHER: (assusta) É ele?

MALU: Acho que não. Ele tem as chaves. (T) Vai pra copa e me espere lá.

Malu se levanta, Esther também. Ela vai até a porta de entrada, abrindo. Esther fica em suas costas, contra a parede, se escondendo.

ESTHER: (sussurra) Quem é que tá aí?

MALU: (surpresa) Você?!

Corte para:

CENA 15 / CASA DE JOANA / ENTRADA / INT. / TARDE /

Entrando em sua casa, acompanhado de Inês, Valentin fecha a porta. Close em Inês, retraída.

INÊS: Sua irmã vai gostar de você ter me chamado pra vir aqui?

VALENTIN: A Joana é um pouco/

Valentin é interrompido com a chegada de Joana, vindo da cozinha, estranhando ao ver Inês.

JOANA: (intrigada) Quem é ela?

Inês se aproxima de Joana, lhe cumprimentando.

INÊS: Prazer Joana. Você não me conhece, mas meu nome é Inês. Eu estudei com o Valentin desde pequeno e nos encontramos no Ibirapuera. Ele insistiu em me trazer aqui. Tem algum problema?

Joana encara Valentin, sorrindo.

JOANA: (animada) Problema nenhum, minha querida. Sinta-se em casa também. (p/Valentin) Vai ficar parado aí, garoto? Vai pegar uma água ou um suco pra moça.

INÊS: (sorri) Obrigada.

VALENTIN: Já vi que eu tô sobrando aqui.

Valentin vai em direção da cozinha, saindo de cena. Inês e Joana riem.

JOANA: Você não imagina o choque em ver o Valentin trazendo alguém em casa. (T) Senta aqui, temos muito o que conversar.

Joana pega nas mãos de Inês, deixando-a tranquilizada.

INÊS: Claro.

Inês e Joana se sentam, conversando. O papo entre as duas vai ficando em off, até ficar completamente silencioso.

Corte para:

CENA 16 / MANSÃO MARINHO / SALA DE ESTAR / INT. / TARDE /

Fechando a porta, a imagem fixa em Gláucia, se acomodando no espaço da sala, encarando Malu, séria. Esther continua escondida.

Fade In - Instrumental, Tensão.

GLÁUCIA: (cont.) Vai me responder ou não? O Laerte está?

MALU: Não, ele não está! (T) Nunca imaginei ter você aqui, na minha casa.

GLÁUCIA: (intrigada) Você me conhece? Da onde?

MALU: (ri) E como conheço. A mamãe da Liz, não é?

GLÁUCIA: É, eu mesma. (T) Quer saber, chega de rodeios, eu não vim aqui falar com o meu ex genro não, vim falar com você. (nervosa) Deixa a minha filha em paz!!

MALU: (cínica) É muita decadência mesmo a Liz mandar a própria mãe até aqui, pra ter uma defesa.

GLÁUCIA: Eu resolvi vir aqui, ela não me mandou em nada. (T) Eu só vim deixar claro que a Liz pode ter sido muito inocente em acreditar em qualquer presepada que você dizia pra ela, mas eu não, se eu estivesse aqui desde o começo das suas tramóias, ela não passaria nem da gravadora. (T) Eu conheço as mulheres da sua laia, elas são/

MALU: (por cima/incisiva) Vagabundas? Cretinas? Como você foi há muitos anos atrás?

Gláucia estranha ao ouvir o que Malu diz, aflita.

GLÁUCIA: Do que cê tá falando?

MALU: (se aproxima) Eu te conheço como ninguém, Gláucia. Eu sei exatamente tudo o que você já fez...

Na medida em que Malu vai se aproximando, Gláucia vai dando pequenos passos para trás.

GLÁUCIA: (amedrontada) Você tá louca... você é louca! (T) Você não sabe quem eu sou...

MALU: Sei, claro que sei. (ameaçadora)  Ou eu estaria mentindo se dissesse que a senhora foi capaz de mentir uma paternidade para um homem rico? Que você fez este homem, chamado Fausto, assumir a Liz como filha, mesmo sabendo que ele não era o pai? De ter mamado anos e anos na teta deste homem até ele conseguir fazer a carreira da Liz e morrer deixando ela com uma vida estável, financeiramente? Sim, dona Gláucia, eu sei quem é você!

Completamente chocada, ainda dando pequenos passos para trás, Gláucia esbarra em uma das mesas, assutada.

GLÁUCIA: (gagueja) Como... como...

MALU: Como eu sei de tudo isso? (direta) Graças a uma pessoa que me contou tudo, absolutamente tudo sobre você.

GLÁUCIA: (apavorada) Isso não é possível... só uma pessoa sabia disso tudo...

MALU: Pode ficar tranquila que não é ele, mas sim, ela. (p/Esther) Ei, temos visita!

Saindo do outro cômodo, Esther caminha lentamente até elas, ficando ao lado de Malu. Gláucia fica confusa.

GLÁUCIA: Eu não conheço essa garota. Quem é ela?

MALU: (firme) Esther Brandão, essa mesmo que está passando na sua cabeça.

GLÁUCIA: (boquiaberta) Esther?!

ESTHER: (cínica) Prazer em te conhecer, Gláucia.

Totalmente apavorada, ofegante, Gláucia fica trêmula, amedrontada, em estado de choque.

GLÁUCIA: (apreensiva) Eu preciso sair daqui. Dá licença!

Imediatamente, Gláucia passa por Esther e Malu, indo até a porta de entrada da Mansão, saindo rapidamente.

Esther tenta entender tudo o que está acontecendo, confusa.

ESTHER: (encabulada) O que aconteceu aqui? Porque essa velha saiu correndo, morrendo de medo? Como você sabe de tudo isso?

MALU: Você já vai entender, não temos muito tempo pra eu te explicar agora. (T) Rápido, me dá o celular. Quando eu te ligar, você vai fazer exatamente o que eu mandar.

Pegando de sua bolsa, Esther entrega um celular simples para Malu.

MALU: Tem o teu contato aqui?

ESTHER: O meu e o do André, tá na discagem rápida.

MALU: Eu não posso dar mole, se o Laerte confiscar o meu celular, eu tenho esse. (T) Agora vai, antes que ele chega. Nessa altura ele já deve saber que eu mandei o capanga dele pra delegacia. Vai vir com tudo.

Esther e Malu se abraçam novamente, respirando fundo. Malu leva Esther até a saída.

MALU: Prometo que a gente vai sair dessa logo. Eu juro!

ESTHER: Eu espero o seu contato.

Tirando de seu bolso, Malu entrega uma chave para Esther, pegando.

MALU: Essa é a chave do apartamento do Laerte, peguei das coisas dele. Entrega pro André e explica tudo.

As duas dão um rápido abraço.

MALU: Agora você vai ser muito decisiva nessa história... logo você vai se infiltrar na vida da Liz e vamos derrubar ela e o Laerte ao mesmo tempo.

Confiante, Esther novamente se despede de Malu, agora, saindo rapidamente da mansão, ficando longe da visão de Malu, que fecha a porta, se escorando contra a mesma.

MALU: (respira fundo) Agora a Liz vai saber...

Fade Out - Instrumental, Tensão.

Corte para:

CENA 17 / PLANOS GERAIS / EXTERNAS / TARDE - NOITE /

Anoitece na cidade de São Paulo. Bares lotados, boates bombando. Ruas movimentadas. Imagens do Rio Tietê e, outros pontos turísticos da cidade.

Close na fachada da casa de Joana e Valentin.

CENA 18 / CASA DE JOANA / COZINHA / INT. / NOITE /

Retirando o prato de Inês, Joana o coloca na pia. Inês se levanta, olhando o relógio.

INÊS: Meu Deus, eu só vim aqui pra passar uns minutos pela tarde e já anoiteceu. Não tô nem me reconhecendo.

JOANA: Tudo bem, minha linda, foi uma tarde incrível com você aqui. Foi bom, não foi, Valentin?

Close em Valentin, que se levanta, ficando perto de Inês.

VALENTIN: (sorri) Foi sim...

INÊS: Deixa eu ir que já tá tarde, não quero ser roubada.

VALENTIN: Eu te levo!

JOANA: Melhor não, Valentin... não é muito bom você sair à noite.

VALENTIN: Que foi, Joana? Tá achando que eu vou fazer alguma besteira?

INÊS: Gente, sem brigar, por favor. Não vamos estragar nada. Eu me senti muito bem aqui, me senti acolhida. (T) Eu vou sozinha, Valentin. Eu moro em Itaquera, vou pegar um ônibus. Só vim fazer caminhada no Ibirapuera porque eu trabalho por essas regiões.

JOANA: Pra ninguém sair triste nessa história, eu chamo um Uber e ele te leva.

INÊS: Eu não tenho tanto dinheiro pra pagar assim, senhora.

JOANA: Senhora não, que tá no céu. Joana. (T) Eu que vou pegar, e não aceito não como resposta. (p/Valentin) Pega minha carteira lá no quarto por favor.

Valentin se distancia, saindo da cozinha. Momento em que Joana vai até a porta, observando se o mesmo está longe, voltando sua atenção para Inês.

Fade In - Listen, Beyoncé.

JOANA: (p/Inês, falando baixo) O que eu vou te falar é muito sério. O Valentin tá numa fase não muito boa, ele anda tendo umas crises, já levei no médico e tudo, mas desde a morte da nossa mãe, ele se culpa por isso. Você foi a primeira pessoa que ele já trouxe aqui, a primeira que ele apresentou pra mim. Eu só te peço um favor: não desiste do meu irmão. Se ele fez isso, é porque ele gosta de você.

Inês se assuta com a direta de Joana.

INÊS: Mas nós nos encontramos só hoje. Eu conheço o Valentin desde o ensino fundamental, acho que ele só quis ser carinhoso mesmo.

JOANA: Ele gosta de você, pelo visto, desde o fundamental então, porque ele já encontrou com vários colegas e não dava a mínima. Você é especial, Inês. Ajude o meu irmão a se restabelecer...

INÊS: Joana, você tá me dando uma responsabilidade muito grande.

JOANA: Eu tô te dando a chance de fazer o Valentin feliz... não percebe como ele te olhou a tarde toda? Queria até te levar pra casa. (T) Me ajude com o Valentin, eu te imploro!

Valentin volta para à cozinha, vendo Joana conversando com Inês, que percebe sua chegada.

INÊS: (respira fundo) Achou?

Joana vira-se para trás, vendo Valentin. Ela também respira fundo, pegando sua carteira.

JOANA: Eu vou chamar no aplicativo, com licença.

Joana sai da cozinha, deixando Inês e Valentin sozinhos. Eles se encaram, sorrindo.

CORTA P/ SAÍDA DA CASA, PORTÃO (EXTERNA).

Ao lado de Inês, Valentin abre o portão, vendo a chegada do Uber. Os dois novamente se encaram, se despedindo com um beijo no rosto.

INÊS: Obrigada por hoje, Valentin. Agradeça sua irmã também.

VALENTIN: Eu que agradeço.

INÊS: Eu deixei meu número anotado lá na sua sala, se precisar de mim, é só ligar.

Valentin concorda com a cabeça. Inês entra no carro, que dá partida. Colocando sua cabeça pra fora, ela manda um beijo com as mãos para Valentin, que fica sem graça, surpreso. O carro vira a primeira esquina, ficando longe de sua visão.

Close em Joana, na porta de entrada da casa, olhando para o irmão, todo bobo, sorrindo.

Fade Out - Listen, Beyoncé.

Corte para:

CENA 19 / MANSÃO MARINHO / QUARTO PRINCIPAL / INT. / NOITE /

Deitada em sua cama, lendo um livro, é possível ouvir a porta do andar de baixo sendo batida. Malu percebe ser Laerte. Ela se ajeita na cama. Alterado, Laerte entra no quarto, vendo Malu, calma. Eles se encaram.

MALU: (cínica) Que foi amor? Pra que esse pressa? Tá correndo de alguém?

LAERTE: Tô correndo sim, mas é pra te pegar. (T) Você denunciou/

MALU: (por cima) Aquele rapaz que ficou parado o dia todo na frente da minha casa? Mas é claro. (debocha) Meu amor, eu me casei ontem, fiquei em casa cuidando de tudo pro meu maridinho chegar. Fiquei com medo dele invadir e fazer algo contra mim. (ri) Eu não tô afim de te deixar viúvo não. (T) Mas um policial já levou ele pra delegacia, então pode ficar tranquilo, está tudo bem com a sua esposa.

LAERTE: (irritado) Você não vale nada...

MALU: Pra você, eu tô valendo muito.

LAERTE: (grita) FORA DO QUARTO, AGORA!!

Malu se levanta, pegando seu livro.

LAERTE: Ah, amanhã ele vai estar de volta, mas pode ficar tranquila que não tem problema, ele não vai invadir, até porque ele vai ficar aqui dentro com você.

MALU: (nervosa) Você vai colocar seu crápula pra dentro de casa? Pirou?

LAERTE: (debocha) Tudo pelo bem da minha esposa. E pra não ter o risco de você se confundir e ligar pra polícia, eu quero o seu celular, que a partir de amanhã, ele fica comigo. Já mandei cancelar as linhas telefônicas, internet. Quero só pra mim!

MALU: Mas isso é/

LAERTE: (corta/berra) EU JÁ MANDEI VOCÊ SAIR!!

Nervosa, Malu joga seu livro no chão, batendo a porta com força ao sair. Close em Laerte, sentando na cama, tirando sua gravata.

LAERTE: Vai ser difícil te domar, mas vai valer a pena... ah se vai!

Corte para:

CENA 20 / MANSÃO RODRÍGUEZ / SALA DE ESTAR / INT. / NOITE /

Chegando em casa, completamente exausta, Liz retira seu salto, indo diretamente para o sofá, sentando.

LIZ: Lar, doce lar!

Aos poucos fechando os olhos, Liz é interrompida com a chegada de Iara, de roupas trocadas, pronta para ir embora.

IARA: Dona Liz, eu sei que você tá cansada, mas eu preciso te contar. A sua mãe saiu hoje, pediu pra não te falar. O problema nem é esse, é que quando ela voltou, ela chegou toda jururu, transtornada. Acho melhor você ir falar com ela.

LIZ: (impaciente) Eu pedi pra ela sair. Essa dona Gláucia, viu? Vou ver o que tá acontecendo. Obrigado Iara.

CORTE P/ QUARTO DE HÓSPEDES: Abrindo a porta do quarto, Liz depara com sua mãe parada de frente ao espelho, encarando-se.

LIZ: O que eu disse pra senhora, mãe? Não sai de casa, até sabermos como anda sua saúde. Mas claro que você não iria obedecer. Sempre foi teimosa, toda vez foi/

GLÁUCIA: (corta/direta) Eu descobri os motivos pra aquela Malu Marinho te odiar.

LIZ: (estranha) Como?

Virando-se para trás, Gláucia encara sua filha, confusa.

GLÁUCIA: Eu fui atrás dela, fui pra confrontar, pra aquela cretina te deixar em paz. Mas eu acabei descobrindo tudo, o ódio, a raiva que ela tem de você!

LIZ: Mãe, explica essa história direito. Tudo o quê? O que a senhora sabe?

GLÁUCIA: (marejada) Quando seu pai morreu, eu te disse a verdade, lembra? Que você não era filha dele, era filha de outro homem...

LIZ: O que isso tem a ver com a Malu? A senhora tá confundindo as coisas, mãe.

GLÁUCIA: Não, não tô. Presta atenção e me escuta, Liz! (T)  Eu nunca quis contar a sua verdadeira origem, porque eu não queria trazer o meu sofrimento pra você.

LIZ: (abalada) Fala logo, mãe! A senhora tá me assustando...

GLÁUCIA: Malu conhece Esther Brandão. As duas estão juntas, isso explica o porquê dela estar tentando te destruir. Isso tudo foi por influência da Esther. Ela manipula a Malu, faz ela de marionete pra se virar contra você!

LIZ: Quem é Esther Brandão?

GLÁUCIA: Ela é filha de Alexandre Brandão, o seu verdadeiro pai!! Esther é a sua irmã!!

A câmera fixa em Liz, chocada ao saber que Esther é sua irmã, congelada em tom amarelo em um disco de vinil, ao som de: "Sign Of The Times, Harry Styles".



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