Más Intenções - 01x10

quarta-feira, janeiro 29, 2020



Capítulo 10
(E a pensão negoh?)

Cena 1/ Casa dos Boaventura/ Sala/ Interior/ Noite.

César e Manuela se olham ainda abismados com a notícia que acabaram de receber.

MANUELA: (chocada) Morto? Morto aonde?

CÉSAR: (nervoso) Foi aqui perto, na escadaria da nossa senhora dos aposentados e pensionistas.

MANUELA: (encarando-o) César, você acha que...

CÉSAR: Acho! A pessoa que o contratou, pode ter dado um jeito dele fugir da cadeia e depois fez isso.

MANUELA: Espera... Você não acha que a Teresa e o Rodolfo tem alguma coisa a ver com tudo isso, acha?

CÉSAR: (pensativo) Não... (voltando a si) Não, não, é loucura pensar que eles... (olha pra ela) Eu me recuso a acreditar que eles tenham culpa. (T) Tudo bem que eles já fizeram um monte de sacanagem com a gente, mas isso?!... Não. Eu duvido muito. (T) Mas tem uma pessoa. (olha pra ela) Uma pessoa. Eu tenho quase certeza de que tenha sido ele...

Manuela olha pra César, apreensiva.

CÉSAR: Foi ele, Manuela. (T) O desgraçado nosso pai! 

Cena 2/ Mansão de Genésio/ Quarto de Teresa/ Interior/ Noite.
Teresa está olhando o notebook quando se depara com a notícia da morte do assaltante. Com uma expressão furiosa, ela pega seu celular e começa a discar, levando o aparelho ao ouvido.

TERESA: (cel) Você pode vim aqui em casa?
  
Cena 3/Mansão de Genésio/ Sala/ Interior/ Noite.
Teresa está de robe andando de um lado pro outro com uma taça de vinho na mão. A campainha toca, ela vai atender. Ao abrir, Rodolfo entra, passando por ela e indo até o sofá.

RODOLFO: (sem entender) O que houve?

Teresa fecha a porta e caminha até Rodolfo, lhe dando um tapa na cara.

RODOLFO: (com a mão no rosto/sem entender) O que foi?

TERESA: (furiosa) Seu idiota! Você é burro é? Imbecil. (T) Quando eu falei pra você se livrar do cara, era pra tirar ele da cadeia e mandar ele ir embora.

RODOLFO: Foi o que eu fiz!

TERESA: Em momento algum eu falei pra você matar ele, Rodolfo. Você sujou as nossas mãos de sangue.

RODOLFO: Ele ameaçou nos dedurar pra polícia, o que queria que eu fizesse?

TERESA: Que desse dinheiro pra ele.

RODOLFO: Mais dinheiro? (T) Mais dinheiro até quando? Esse cara me chantageou. Ele me pediu mais grana, Teresa. Depois me pediria mais, e mais, e mais. E se isso acontecesse o que você faria hein?

TERESA: O negócio é que, a polícia já está investigando. Ele já comentou com o César que quem o contratou foi alguém da nossa família. E se o César descobre que foi a gente quem contratou esse homem pra atirar nele? E se você deixou alguma prova na cena do crime hein?

Rodolfo se senta no sofá e fica pensativo.

TERESA: Aliás... como é que você matou esse homem?

RODOLFO: Eu dei uma garrafada na cabeça dele e depois injetei ar na veia. Morte instantânea.  (T) Eu não tive outra saída.

Flashback da cena 10 do capítulo anterior
Rodolfo arrasta o corpo do homem morto e atira na escadaria que havia ali perto. O corpo sai rolando como jaca podre.

Parte cortada da cena:

Rodolfo sai catando todos os cacos de vidro da garrafa de cerveja e enrola num papel. Ainda abaixado, ele olha pro corpo caído no pé da escadaria.

RODOLFO: (se levantando) Não tenho culpa de ser fã de Segundo Sol e Senhora do Destino.

Ele volta pro carro e sai dali.
Fim do flashback

RODOLFO: (para Teresa) Relaxa. Tá tudo sob controle.

Corte para Carolina que está escondida atrás de uma parede que separa a sala de estar da sala de jantar.

CAROLINA: (para si) Ou nem tudo.

Close em sua mão, seu celular que estava no aplicativo do “gravador de voz” e havia acabado de gravar toda a conversa de Teresa e Rodolfo. Carolina dá um sorriso.

Cena 4/ Pedra das Flores/ Exterior/ Manhã.
Amanhece na cidade. 

Cena 5/ Mansão de Amanda/ Sala de Estar/ Interior/ Manhã.
Rodolfo vem entrando na casa, sendo seguido por Amanda que havia acabado de fechar a porta.

AMANDA: Já tem tanto tempo que não te vejo, Rodolfo... É uma surpresa mesmo, ver você.

RODOLFO: Já tem tempo mesmo, Amanda... Muito tempo.

AMANDA: Ah, a sua mãe e eu saímos ontem a noite. Ela me contou que você tá apoiando a Teresa no processo contra ela.

RODOLFO: Infelizmente. O que ela fez com a Teresa foi cruel. A Teresa poderia ter morrido de tanto apanhar. Infelizmente, dona Amanda, não tem como defender a minha mãe de uma coisa tão ruim como essa que ela fez.

AMANDA: E você veio... fazer o quê aqui?

RODOLFO: Eu vim falar com o Vicente.

VICENTE: (off) O que você quer comigo?

Rodolfo se vira e vê Vicente parado bem atrás dele.

RODOLFO: (abrindo um sorriso) Eu vim cumprir com a minha promessa, Vi. Vim me apresentar pra sua mãe como... seu namorado.

Amanda põe a mão na boca, chocada. Vicente o encara, indignado.

VICENTE: Como é que você vai se apresentar a minha mãe como meu namorado se você tá com outra?

RODOLFO: (sério) O quê?

VICENTE: Não se faça de desentendido, Rodolfo. Você sabe muito bem do quê eu tô falando!

Vicente tira o celular do bolso e mostra a foto de Rodolfo com Lara para ele. Rodolfo fica impactado.

VICENTE: Agora eu já sei porque você não queria oficializar o nosso namoro antes. Você tava com outra esse tempo todo, não foi?

AMANDA: Espera aí, você tava enganando o meu filho?

RODOLFO: É claro que não! Vicente, você não pode acreditar numa coisa dessas. Não sou eu nessa foto! (T) É tudo montagem de computador.

VICENTE: Você só pode estar de brincadeira com a minha cara.

Rodolfo não se contém e acaba rindo. Ele põe a mão na boca, tentando se conter.

RODOLFO: (ficando sério) Desculpa. (T) Mas é sério, eu não/

VICENTE: (corta, furioso) A única coisa séria aqui agora, é a gente terminando!

RODOLFO: (sério) Não, Vicente. Vicente, por favor... você não pode fazer isso com a gente.

VICENTE: Esse é o problema, Rodolfo. Não existe a gente. Nunca existiu. Porque você nunca levou o que a gente tinha a sério. Olha aí. Você quase teve uma crise de riso agora.

RODOLFO: Mas eu não ri por causa disso, foi por causa do/... Vicente, eu gosto de você. Vicente, eu te amo!

VICENTE: Vai embora! Sai da minha casa! Sai, cachorro! Sai agora.

Vicente vai até a empregada e pega a vassoura da mão dela.

VICENTE: Sai, senão eu vou meter essa vassoura na sua cara! (grita) Sai!

Sem saída, Rodolfo respira fundo, mas enfim deixa a residência. Vicente larga a vassoura e se joga no sofá.

AMANDA: (para a empregada) Prepara um chá de dipiroca pro meu filho.

A empregada vai pra cozinha. Amanda abraça Vicente.

AMANDA: Calma filhinho. (T) Pelo menos você apresentou seu namorado pra mamãe. Ainda que você tenha terminando com ele na mesma hora.

Vicente chora.

Cena 6/ Rua/ Exterior/ Manhã.
Pensativo e abalado, Rodolfo caminha pela rua após ter saído da casa de Amanda. Ele para de caminhar e espera por um táxi.

RODOLFO: (para si) Tenho certeza de que foram vocês que armaram pra mim, César... Você e a Manuela me pagam!

Ele vê um táxi e põe a mão, fazendo-o parar.

Cena 7/ Pedra das Flores/ Exterior/
Passagem de tempo. Clipe da cidade de nome estranho anoitecendo, amanhecendo, entardecendo e aquela coisa toda que vocês já sabem.

Legenda: Dias depois...

Cena 8/ Fórum Judicial/ Sala de Audiência/ Interior/ Manhã.
Teresa sentada ao lado de Genésio (que está numa cadeira de rodas), do outro lado, Rodolfo, Manuela e César. O advogado de Genésio está presente, sentado ao lado de Teresa. O juiz ao centro.

JUIZ: Bom dia a todos. Estamos aqui hoje devido ao pedido de interrupção do pagamento da pensão alimentícia concedida pelo senhor Genésio Boaventura, aqui presente, aos seus filhos, César, Manuela, Rodolfo e Teresa da Silva Boaventura.

César respira fundo, entediado, assim como Manuela.

JUIZ: Tendo em vista que a pensão é unitária, os três filhos mais velhos já completaram a maioridade e o ensino superior, cabe a filha mais nova, dizer se deseja ou não continuar a receber a pensão de seu genitor.

TERESA: Não, meritíssimo! Papai e eu sempre tivemos uma excelente relação. Ele vai continuar a me sustentar. (olha sarcasticamente para César e Manuela) Meus irmãos queridos não precisam mais dele, muito menos do seu dinheiro.

JUIZ: (para Genésio) O senhor Genésio confirma essa decisão?

Genésio faz que sim com a cabeça.

JUIZ: Sendo assim, considero o pedido de anulação da pensão concedido! Dou por encerrada essa audiência. Todos estão liberados.

Cena 9/ Fórum Judicial/ Faixada/ Exterior/ Manhã.
Teresa empurra a cadeira do pai e ao lado dela está Rodolfo. César vem saindo logo atrás junto com Manuela. Os dois passam por eles. Genésio segura a mão de César, que para de andar e o encara.

CÉSAR: (ríspido) Me solta!

Teresa olha pros dois.

TERESA: Não adiantam me olhar com essas caras. Vocês sabiam que já tava mais que na hora dessa história acabar. Vocês queriam o quê? Continuar se sustentando com o dinheiro de um homem que vocês detestam?

Genésio tenta falar alguma coisa, olhando para César. Este retribui o olhar para Genésio e depois encara Teresa.

CÉSAR: Eu não detesto esse homem. Eu odeio ele! (para Genésio) Você tentou acabar comigo.

TERESA: (sem entender) Do que você está falando, seu louco?

Rodolfo observa toda a situação, chocado.

CÉSAR: (explode) Ele sabe muito bem do que eu tô falando! (para Genésio) Não adianta fazer esse olhar piedoso pra mim, cara. Eu sei que foi você que mandou atirar em mim, você queria se vingar por causa daquela nossa discussão no telefone não foi? Você queria acabar comigo e contratou aquele homem pra me matar! (agarrando-o pelos braços) Confessa! Confessa que foi você!

Genésio começa a se tremer e acaba tendo uma convulsão.

TERESA: (se desespera) Ah, meu Deus. (para Rodolfo) Me ajuda. A gente tem que levar ele pro hospital agora.

Rodolfo tira Genésio da cadeira e o carrega, descendo a escadaria da faixada do fórum. César está em estado de choque pelo o que acabou de acontecer.

Cena 10/ Hospital Albuquerque/ Sala de Espera/ Interior/ Tarde.
Os quatro esperando por notícias. Teresa mais afastada dos outros, nervosa. O médico chega ao local.

TERESA: (apreensiva) E aí, como é que ele tá?

MÉDICO: O seu pai teve uma crise de convulsão. Ele tá em coma, a pressão tá baixa. Ele não está nada bem. O caso é grave.

TERESA: (explode com César) A culpa disso é toda sua!

MANUELA: (se levanta e a encara) Peraí, minha filha, não vem colocando a culpa nos outros agora não. Ninguém aqui teve culpa que ele teve um treco e passou mal.

TERESA: (com ódio, p/César) É a segunda vez que você faz ele vir pra esse hospital. Se desta vez o meu pai não sair vivo daqui eu juro que vou acabar com a sua vida. Eu vou acabar com tudo o que tá à sua volta, César! Você vai se arrepender do dia que você nasceu, seu desgraçado! Isso é uma promessa.

César fica abalado com o que acabou de ouvir. Rodolfo puxa Teresa pelo braço, tentando acalmá-la. Os dois saem do local. Manuela tenta consolar César, mas ele recua e vai embora.

Cena 11/ Casa de Camila/ Sala/ Interior/ Tarde.
Camila abre a porta e se depara com César parado ali, com o rosto vermelho e os olhos inchados.

CAMILA: César? Ainda bem que você chegou, eu queria mesmo dizer pra você que/

Ela é interrompida com um abraço dele.

CAMILA: (sem entender) O que aconteceu, amor? (puxando-o pelo braço) Vem cá. Senta aqui.

Eles sentam no sofá. César tá em prantos, chorando, tipo, muito mesmo.

CAMILA: Fala pra mim o que aconteceu.

CÉSAR: (chorando) Eu matei o meu pai. (T) Eu matei ele...

Ele volta a chorar, sendo consolado por ela, que o abraça bem forte. 

Cena 12/ Mansão de Amanda/ Sala de Estar/ Interior/ Tarde.
Amanda e Vânia conversam.

AMANDA: Seu filho teve aqui outro dia, sabia?

VÂNIA: Quem?

AMANDA: O Rodolfo. Sabia que ele tava namorando com o Vicente?

VÂNIA: (chocada) Mentira... Mas eu soube que ele tava noivo da Lara, que é a cunhada da Manuela...

AMANDA: E ele tá... Mas antes de noivar, as pessoas namoram, e ele tava com ela e o meu filho ao mesmo tempo.

VÂNIA: (interessada) É mesmo? (T) Bom... Mas a vida deles não me interessa. (T) Claro, pena que o seu filho tenha sido iludido, sim, mas acho que ele consegue superar isso né? Tá jovem... Tem a vida inteira pela frente.

AMANDA: É isso mesmo, minha amiga. Você tá certíssima.

VÂNIA: Pelo menos não vai mais cair na lábia do Rodolfo, que cá pra nós, é meu filho, mas não vale nada. (mudando de assunto) Manuela me enviou uma mensagem hoje. Falou sobre a anulação da pensão do Genésio.

AMANDA: Gente...

VÂNIA: (pensativa) Agora vou ter que voltar a morar aqui de vez.

AMANDA: Ué, eu achei que você fosse passar só uma temporada aqui na cidade.

VÂNIA: E eu ia. Pra tentar resolver esse negócio da pensão. Ou você acha que só aquele mercadinho no interior conseguia me sustentar? (T) A Teresa tanto fez que conseguiu atrapalhar minha vida. Agora tô com um processo nas costas e sem dinheiro algum. O jeito agora é vender os imóveis lá do interior.

O celular de Vânia toca.

VÂNIA: (olhando o aparelho) É a Manuela... (atende) Oi filha... (expressão séria) Não, o César não tá comigo não. Eu tô aqui na Amanda. O que foi que-- (chocada) Não, tudo bem. Eu vou ligar pra ele agora. Mas você tá bem né? Essa menina não fez nada com você né? (T) Ah, certo. Ainda bem. (T) Não se preocupa. (T) Você fez muito bem em me ligar.

Cena 13/ Casa de Camila/ Quarto/ Interior/ Tarde.
César está recostado na cama com o celular no ouvido.

CÉSAR: (cel) Eu tô bem, mãe. Não precisa ficar preocupada. (T) É eu tava chorando sim, mas você não precisa se preocupar com isso, eu já tô de boa. (T) Tá bem... Eu tô calmo. (T) Também te amo.

Ele desliga. Camila entra no quarto com uma xícara de chá na mão. Ela senta-se na cama ao lado dele e entrega a xícara.

CAMILA: Toma. É chá de camomila.

Ele sorri de leve pra ela e pega a xícara.

CAMILA: Tá mais calmo?

CÉSAR: Eu tô. (T) Quando eu cheguei aqui você disse que tinha uma coisa pra me dizer...

CAMILA: É, eu tenho.

César se atenta pra o que ela vai dizer, e a mesma se emociona.

CAMILA: Eu tô grávida, César.

César fica surpreso e abre um sorriso. Ele se emociona com a notícia, deixa a xícara em cima do criado mudo. Em seguida, os dois se beijam, felizes e contentes. Eeeeeeeee

Cena 14/ Hospital Albuquerque/ Recepção/ Interior/ Noite.
Vânia chega ao local e encontra Manuela que estava saindo do elevador.

MANUELA: Mãe? Tá fazendo o quê aqui?

VÂNIA: Você me disse que o seu pai tinha passado mal e tava nas últimas. Eu vim me despedir dele. Apesar de tudo o que aconteceu... Ele fez parte da minha vida e eu da dele. (T) A sua irmã tá aí?

MANUELA: Tá. Mãe, por favor, não vai procurar confusão com a Teresa, não hoje. É tudo o que eu te peço. Ela já abriu um processo contra a senhora, vai acabar se prejudicando mais ainda.

VÂNIA: Pode ficar tranquila que eu não vim aqui pra isso!

Após isso, Vânia vai até a recepção dar seus dados. 

Cena 15/ Hospital Albuquerque/ Corredor/ Interior/ Noite.
Rodolfo toma um cafezinho enquanto conversa com Felipe (25 anos), um amigo enfermeiro que trabalha no hospital.

FELIPE: Eu soube que teu pai passou mal de novo.

RODOLFO: É, passou mesmo... Que doença miserável né? Câncer... Credo. (T) O médico disse que ele tá melhorando. (solta um riso) O que é uma pena.  

FELIPE: Nossa, cara. Eu achei que você tivesse voltando a se entender com teu pai.

RODOLFO: Felipe... Tá doido? Isso não vai acontecer nunca. Você sabe o que ele fez comigo. E não adianta vir dando uma de certinho pra cima de mim que você não é nenhum santo. (falando baixo) Não se esqueça que se não fosse por mim você seria pego com drogas aqui dentro. Eu livrei tua cara!

FELIPE: (falando baixo) Eu sei disso.

RODOLFO: Tudo o que eu queria agora era que ele morresse de uma vez pra poder ter o que é meu. A minha parte na herança.

FELIPE: Tá, mas você me chamou aqui pra quê?

RODOLFO: Eu vou precisar da sua ajuda. (T) O Genésio tá melhorando rápido demais... Pra ter o que é meu, vou ter que dar um empurrãozinho...

Discretamente, Rodolfo tira uma quantia de dinheiro do bolso da camisa e põe na mão de Felipe.

FELIPE: (olhando o ambiente/ disfarçando) Pode falar...

Cena 16/ Hospital Albuquerque/ CTI/ Interior/ Noite.
Rodolfo entra vestido de enfermeiro com a máscara cobrindo o nariz e a boca, e uma touca azul na cabeça. Nas mãos uma bandeja com vários utensílios de enfermagem e ao meio, um saco plástico de alimentação por sonda contendo sopa. Rodolfo chega ao leito de Genésio, fechando a cortina que faz a separação dos demais leitos. Ele tira a máscara e olha para Genésio, que está desacordado e entubado, recebendo soro na veia. Põe a bandeja em cima da cama e faz a troca do soro pela alimentação por sonda. Genésio começa a receber sopa na veia ao invés de soro.

RODOLFO: (falando baixo) Desculpa, pai. Não tive outra solução. (T) Você acabou com a minha vida... E agora eu tô acabando com a sua.

(CoNtInUa...)

You Might Also Like

0 Comments

Popular Posts

Total de visualizações de página

Translate

ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *