Más Intenções - 01x04

quinta-feira, janeiro 16, 2020





Capítulo 4
(100 dignidade)


Aviso para os leitores dessa web: Escrevi esse capítulo bêbada.


Cena 1/Motel/Quarto/Interior/Noite.
Rodolfo e Vicente estão lado a lado na cama, nus após terem transado. Rodolfo fuma um cigarro pensativo, enquanto Vicente está com o controle na mão, mudando o canal da televisão.

VICENTE: Que novela chata.

RODOLFO: (olhando pra tv) Isso não é novela, é série.

VICENTE: que seja, hoje em dia é tudo a mesma merda. O que você tá fumando?

RODOLFO: Cigarro de menta.

VICENTE: Ah.

RODOLFO: O que foi?

VICENTE: Nada. Achei que era maconha vencida.

Rodolfo apaga o cigarro e olha pra Vicente, que o encara com um olhar nada amigável.

RODOLFO: Eu nem te ofereci né?

VICENTE: E nem precisava, não quero morrer com problema no pulmão.

RODOLFO: Tá. (beijando-o) Então me diz o que você quer, porque quando você me olha com essa cara, eu já sei que vai me pedir alguma coisa.

VICENTE: Eu quero saber até quando você vai continuar com isso.

RODOLFO: O quê?

VICENTE: Até quando a gente vai precisar continuar se escondendo. A minha mãe já sabe que eu tô namorando e ela quer te conhecer.

RODOLFO: Conhecer entre aspas né? Porque a gente já se conhece desde que eu me entendo por gente. Ou você se esqueceu que nossas mães são melhores amigas?!

VICENTE: É... é verdade. (T) Mas e aí? Quando eu vou poder te apresentar entre aspas?

RODOLFO: Sei lá, meu amor. Sei lá.  

VICENTE: Então eu posso marcar um jantar lá em casa, qualquer dia desses?

RODOLFO: Aí você vai ter que me dizer a data. Porque você sabe que eu sou uma pessoa bem atarefada.

VICENTE: Se você prefere assim...

Rodolfo toca no rosto dele, e em seguida, o beija loucamente.  

Cena 2/ Casa dos Boaventura/ Interior/ Noite.
Teresa adentra a residência com um sorriso no rosto. Manuela está sentada no sofá. Teresa para e a encara.

MANUELA: Já chegou traidora?

TERESA: Sim, você já chegou há muito tempo. Você já tava aí sentada, me esperando pra saber o que aconteceu depois que sua máscara caiu. (debocha) Que noite péssima hein querida?

MANUELA: Pra uns até pode ser péssima.

TERESA: Só se for pra você porque pra mim foi uma noite maravilhosa como não há muito tempo não tive.

MANUELA: É mesmo? Que bom! Aproveite enquanto pode!

TERESA: Por que?

MANUELA: Porque tudo pode acontecer e sinceramente, eu não cantaria a vitória antes do tempo se eu fosse você.

TERESA: (solta um riso) Me poupe Manuela, essa frase é mais clichê do que casamento em final de novela.

MANUELA: Eu tô falando sério, desgraçada. Eu não tô pra brincadeira.

TERESA: (séria) Espera, você acha mesmo que tá na condição de fazer me fazer algum tipo de ameaça?

MANUELA: O recado já está dado!

Manuela vai se afastar, mas Teresa pega no seu braço.

TERESA: Com quem você acha que tá lidando?

MANUELA: Com uma vadia que tá tentando roubar o meu homem.

TERESA: Deixa de ser louca! Eu já disse que eu não estou fazendo nada. É a vida que tá se vingando por mim. E a única pessoa que rouba homem dos outros aqui é você. Deixa eu te falar uma coisa pra ver se você entende de uma vez por todas: A culpa não é minha se o universo sempre conspirou ao meu favor. Você Manuela, é uma fracassada. Desde que nasceu. Aliás, você não nasceu, você foi cuspida.

Manuela dá um tapa na cara de Teresa.

MANUELA: Sua sonsa. Você é uma cobra peçonhenta, mas o que é seu tá guardado!

Teresa levanta o rosto. Em seguida dá um tapa mais forte na cara de Manuela, que cai no sofá.

TERESA: Justamente por eu ser uma cobra peçonhenta é que você deveria tomar cuidado comigo. Qualquer hora eu posso te matar com o meu veneno.

MANUELA: Você não sabe o que te aguarda, Teresa. Ah, se você soubesse...

César entra em casa e encara as duas.

CÉSAR: O que tá havendo aqui?

MANUELA e TERESA: Nada, cala a boca!

Teresa entra no seu quarto. Manuela vai ao banheiro. César fica horrorizado.

Cena 3/ Mansão dos Albuquerque/ Sala/ Interior/ Noite.
Bráulio adentra a mansão e vai diretamente até a bandeja de uísques se servir. Lara desce as escadas ainda vestindo seu robe vermelho.

LARA: Pra estar bebendo essa hora, você deve estar bem nervoso.

BRÁULIO: E eu estou! Aquelas duas loucas me deixaram assim.

LARA: De quem você tá falando?

BRÁULIO: Da Teresa e da Manuela.

LARA: Bem feito.

BRÁULIO: Quê?

LARA: Ninguém mandou você ficar dando liberdade pra essas vadias transformarem a sua vida num inferno. Há quase 1 década, elas tratam você como se você fosse um prêmio de consolação. Você faz tanto papel de trouxa que dá pra construir uma mansão só de origami.

BRÁULIO: Você não entende.

LARA: E eu nem quero entender. Desde aquele dia que a Manuela entrou nessa casa pra vir te consolar eu já sabia que essa história ia dar merda. Era pra eu ter expulsado aquela criatura e ter mandado ela tomar naquele lugar, mas eu não fiz isso porque eu sou burra!

BRÁULIO: Por que você ficou alterada assim do nada? É bipolaridade ou falta de sexo?

LARA: Não interessa. Agora levanta essa bunda ridícula do meu sofá antes que eu meta essa garrafa de uísque na sua cara. E não vem mais com essa conversa de Teresa e Manuela que esse assunto já encheu mais o saco que a exibição das aventuras de Poliana.

BRÁULIO: (acuado) Mas foi você que perguntou o motivo de eu estar nervoso.

LARA: Vai se foder!

Bráulio se levanta e vai subir as escadas quando a empregada vem da cozinha.

BRÁULIO: (sussurrando p/ ela) Vem cá, que diabos ela tem?

EVÓDIA: (sussurra de volta) Ela tá menstruada. Eu vi o absorvente sujo de sangue quando fui jogar o lixo fora.

Bráulio faz uma cara de nojo e sobe as escadas. Lara pega o telefone fixo e começa a discar.

LARA: (tel) Alô?

Do outro lado da linha, na mansão de Genésio, Carolina atende a chamada.

CAROLINA: (tel) Alô, quem é?

LARA: (tel) Aqui é a Lara, namorada do Rodolfo. Com quem eu falo?

CAROLINA: (tel/grossa) Carolina, meia-irmã dele. O que você quer?

LARA: (tel) Em primeiro lugar, fala direito comigo, senão vou chamar um uber pra ir até aí sentar a mão na sua cara. Em segundo lugar eu quero saber se o Rodolfo já saiu da sua casa.

CAROLINA: (tel) Saiu sim. Há mais de 6 anos, quando os pais dele se separaram.

LARA: (tel) Olha aqui garota, meu tom de voz denota que eu não estou com saco pra ouvir piadinhas. Meu namorado foi jantar com seu pai!

CAROLINA: (tel) Só se foi na última encarnação, porque eu nunca vi esse cara pisar os pés aqui em casa. Ele não veio aqui minha querida, se ele disse que estava aqui jantando, ele mentiu. E mais uma coisa: vá tomar no cu!

Carolina desliga na cara de Lara, que fica putíssima.

LARA: (para si) Não é possível que ele tenha mentido pra mim!

Cena 4/ Amanhece/ Bar de Flávio/ Interior.
É cedinho. O bar ainda está fechado. César está no balcão, do outro lado, Flávio analisa o currículo dele.

FLÁVIO: A Camila falou muito bem de você.

CÉSAR: Sério? O que ela disse?

FLÁVIO: Algumas coisas eu prefiro que você saiba da boca dela. Mas em relação ao emprego...

CÉSAR: O que ela disse?

FLÁVIO: Disse que você sabe fazer uma boa limpeza. Ela viu quando foi na sua casa pedir não sei o que emprestado, ela me contou. Você sabe cozinhar?

CÉSAR: (sorri) Eu sei fazer de tudo. E modéstia a parte, sei fazer tudo muito bem. Literalmente tudo, se é que me entende.

FLÁVIO: Gente... (fala baixo) Ê Camila de sorte.

CÉSAR: O que?

FLÁVIO: Nada não. É, deixa eu fazer uma perguntinha bem pessoal, mas essencial?

CÉSAR: Claro, pode fazer!

FLÁVIO: Você é bolsominion?

CÉSAR: Deus me livre, tá doido cara?

FLÁVIO: (respira fundo) Ah, que alívio. Tá contratado! Você começa amanhã!

Cena 5/ Casa de Camila/ Cozinha/ Interior/ Manhã.
Camila corta tomates numa tábua de madeira em cima da pia. César está encostado na porta com uma caneca de café na mão.

CAMILA: (sorridente) Eu tô muito feliz que tudo tenha dado certo, César.

CÉSAR: É, mas nada disso teria acontecido sem sua ajuda.

CAMILA: (sem graça) Ah, imagina. Eu só tava ajudando um amigo.

César se aproxima dela, colocando a caneca em cima da pia.

CÉSAR: Esse amigo aqui tá querendo te levar pra sair hoje à noite.

Camila olha pra ele, que a encara com meio sorriso.

CAMILA: (joga um pano nele) Para de me olhar assim.

Eles riem.

CAMILA: Eu aceito se você me deixar pagar a conta.

CÉSAR: Ah, qual é? Eu convido e você paga?

CAMILA: É a minha condição pra aceitar.

CÉSAR: Tá, tudo bem.

Eles se encaram, com vontade de se beijar, mas como os dois tem cu doce, vamos pra próxima cena.

Cena 6/ Mansão de Genésio/ Quarto dele/ Interior/ Manhã.
Genésio deitando-se na cama. Teresa põe os pés dele pra cima e depois senta mais próxima ao pai. Os dois ficam frente a frente.

TERESA: Tá se sentindo melhor, pai?

GENÉSIO: Um pouco enjoado.

TERESA: É, mas é assim mesmo.

GENÉSIO: Por isso que eu não queria fazer essa porcaria de tratamento.

TERESA: A gente já falou sobre isso. Vai ser bom pro senhor ficar bom.

GENÉSIO: Você falou “bom” duas vezes numa mesma frase, será que isso vai dar mesmo certo?

TERESA: Pai...

Genésio não responde.

TERESA: Relaxa. Você vai melhorar sim!

A empregada traz uma bandeja com sopa pra Genésio e Teresa prontamente a pega.

TERESA: Pode deixar que eu mesma sirvo, obrigada.

A empregada pede licença e deixa o quarto. Teresa põe a bandeja em cima da cama. Genésio começa a tomar. Ele se engasga por conta do câncer no esôfago, e tosse. Teresa lhe dá um lenço.

TERESA: Pai, eu queria falar com o senhor sobre um assunto sério.

GENÉSIO: (curioso/ com o lenço na boca) E o que seria?

TERESA: Sobre a pensão. Eu ouvi outro dia a Manuela falar que a pensão é unitária.

GENÉSIO: É. O dinheiro vai pra você e seus irmãos de forma completa.

TERESA: E você manda esse dinheiro pra conta da minha mãe né?

GENÉSIO: É. Mas porque você tá me perguntando isso, filha?

TERESA: (diz, calma) Porque eu não quero que isso continue acontecendo.

GENÉSIO: (surpreso) Como assim? Você não quer que seus irmãos continuem recebendo?

TERESA: Não é isso. A real é que a minha mãe explora o senhor. Ela é tipo uma pessoa hipócrita e ruim que fala mal do senhor, deseja a sua morte e faz bruxaria pra que um caminhão passe por cima do senhor, mas continua usando o seu dinheiro.

GENÉSIO: Oi?

TERESA: Ela usa o seu dinheiro pra se sustentar lá no interior e o que vem pra gente são apenas migalhas perto do que o senhor manda pra conta dela.

Genésio fica surpreso.

GENÉSIO: Ela faz isso mesmo?

TERESA: Faz, sempre fez. E como eu sou a maior beneficiária dessa pensão no momento, e já sendo maior de idade, eu quero que esse dinheiro seja enviado pra minha conta bancária a partir de agora.

GENÉSIO: Filha, por que tudo isso?

TERESA: (fria) Eu quero dar o troco nessa mulher, pai. Ela vai ter que se arrastar igual a cascavel que é pra me implorar dinheiro e perdão pelo que me fez.

Genésio fica chocado.

TERESA: Por causa dela, que nós nos afastamos por tanto tempo. Sem contar que ela escondeu de mim que a Manuela roubou o Bráulio, e ainda de quebra ajudou a sustentar uma mentira: A Manuela mentiu que o senhor tinha bancado uma viagem pra mim pro exterior. Mentiu pra poder me afastar do Bráulio e a minha mãe sabia de toda essa mentira. Ela acobertou e apoiou tudo isso.

GENÉSIO: Meu Deus.

TERESA: (com sangue nos olhos) Eu quero ver as duas indo de mãozinhas dadas, pro fundo do poço. O senhor vai me ajudar?

Genésio fica impactado diante das coisas que Teresa acabou de dizer

Cena 7/ Pedra das Flores/ Rua/ Exterior/ Noite.
César caminha com Camila na rua enquanto conversam.

CÉSAR: Você já namorou?

CAMILA: Eu? Não. Eu sou solteira desde que nasci. E você?

CÉSAR: Já, mas foi só uma vez.

CAMILA: Sério? Um cara tão gato como você ter namorado só uma vez, fica difícil de acreditar.

CÉSAR: (com um sorriso) Me acha gato?

Camila fica sem jeito perto dele.

CÉSAR: Não precisa ficar assim.

CAMILA: É… eu acho sim.

CÉSAR: Você também é muito linda. Eu gosto dos seus olhos. Quando você tá debaixo do sol eles dão uma luminosidade que… (ri) Ai, já tô falando muita besteira.

CAMILA: Deixa disso. Você tá sendo fofo. Ou tentando... (ri) Brincadeira, você tá sendo mesmo.

CÉSAR: Não sou tão fofo assim não. Quando meu último namoro terminou, eu fiquei muito puto porque a menina me traiu com um cara lá da nossa sala. Aí eu falei pra ela: vai se foder seu pai, sua mãe, sua vó, sua família e seus bichos inteiros.

Camila começa a rir.

CÉSAR: (ri também) Não ria, não foi engraçado.

CAMILA: (ri) desculpa, é que eu tô imaginando você falando essas coisas todas. Mas e aí?

CÉSAR: Depois eu fui pra casa e fiquei bem mal, sabe. Sei lá, eu meio que me senti mal por ter falado aquelas coisas todas e ao mesmo tempo… tipo, ela me trocou, me traiu, sabe. Eu nunca consegui gostar de ninguém de novo, nunca procurei me permitir assim, sabe?!

CAMILA: Essa menina é retardada, só isso explica o que ela fez, trocar um cara tão gato e gostoso como você por outro qualquer. Se eu encontrasse ela agora eu juro que sentaria a mão na cara dessa vagabunda pra ela aprender a ser gente.

CÉSAR: Você disse que eu sou gato e gostoso.

CAMILA: É, eu disse. Desculpa, eu sou sincera. Só não age feito retardado toda vez que eu disser que você é gato e gostoso.

De repente, os dois param de caminhar. César olha fixamente para um ponto da rua, ficando intrigado.

CAMILA: O que foi?

César vê Rodolfo abraçado com Vicente aos risos, os dois quase se beijando no meio da rua e ambos entrando num táxi logo em seguida.

CÉSAR: Que merda é aquela?

Cena 8/ Mansão de Genésio/ Interior/ Noite.
Teresa está jantando com o pai, os dois as sós, sem a presença de Carolina, quando ela decide ir ao banheiro.

TERESA: Com licença pai, vou ao toilette.

Ela deixa a sala de jantar, atravessando a sala de estar a passos largos e subindo as escadas em seguida.

Teresa chega ao andar de cima e entra no banheiro. Ela pega o celular e resolve gravar um áudio.

TERESA: (áudio) Bráulio, tudo certo pro nosso encontro de amanhã né? Olha, vai ser naquele mesmo lugar de sempre, lá no parque.

Ela manda o áudio. Bráulio prontamente responde, podemos ouvir aquele som porre de notificação do Moto G7.

Mensagem de Bráulio: "Qual é o lugar mesmo?"

TERESA: (irritada) Cacete, que desgraça hein. (Áudio) Perto do lago, amado.

Ela envia o áudio. O que Teresa nem imaginava, era que Carolina estaria ouvindo tudo atrás da porta do banheiro, no corredor, e como todo clichê, ela tava com uma expressão maléfica de vilã de Malhação.

Carolina vai voltar pra seu quarto. A burra esbarra em um objeto no corredor, fazendo barulho. Ela entra no quarto correndo. Teresa percebe a movimentação e sai do banheiro.

TERESA: Não acredito que aquela vadia ouviu minha conversa.

Ela vai até o quarto de Carolina disposta a entrar, mas para ao ouvir a conversa do outro lado da porta.

CAROLINA: (off) Alô, Manuela? (T) É, eles vão se encontrar amanhã no parque, perto do lago. (T) Acho que ela não percebeu nada ainda… tá bom, tchau!

Teresa solta um riso.

TERESA: (ri) Que idiota!

Cena 9/ Bar de Flávio/ Interior/ Noite.
Flávio está usando um pano para limpar o balcão. Camila chega da rua e se senta em um dos bancos.

FLÁVIO: e aí, como foi?

CAMILA: normal.

FLÁVIO: deram uns beijinhos?

CAMILA: não, né?!

FLÁVIO: então não foi normal. 

CAMILA: (nervosa) ai Flávio, que mania. Não é porque que tô gostando dele que já vou sair beijando assim, logo de cara.

FLÁVIO: ah minha filha, então você tá fazendo papel de idiota, porque se fosse eu no seu lugar, já estaria fazendo outras coisas além do beijo. E outra, você não tá gostando do César, você sempre gostou dele, desde o dia que ele se mudou lá pra rua. Você não assume logo porque é lerda. E olha que você nem é de câncer.

CAMILA: não é lerdeza, é cautela. Hoje a gente tava conversando e ele falou que não namora desde os 13 anos porque a menina botou galha nele. 

FLÁVIO: gente, tanto tempo sem namorar, já deve até ter criado teia de aranha na linguiça seara.

CAMILA: ele deve ter ficado mega traumatizado com isso, tadinho, tanto que ele decidiu que não ia mais se relacionar com ninguém.

FLÁVIO: ah, vai pra porra. É o quê? Ele vai virar freira agora é?

CAMILA: e se eu dizer o que eu sinto pra ele e não ser correspondida?

FLÁVIO: é…

CAMILA: pois é.

FLÁVIO: olha, relaxa tá? (T) Eu posso dar um help nessa situação.

Cena 10/ Amanhece/ Mansão de Genésio/ Jardim/ Exterior.
Genésio está sentado numa cadeira embaixo de um sombreiro, quando uma empregada vem da casa com o telefone fixo na mão.

EMPREGADA: Telefone pro senhor.

Genésio pega o aparelho e põe no ouvido.

GENÉSIO: (tel) Alô?

VÂNIA: (tel) Genésio, sou eu.

GENÉSIO: (tel/surpreso) Vânia? 

VÂNIA: (tel) Eu quero saber aonde tá o meu dinheiro?

GENÉSIO: (tel) Não sei. no seu bolso?

VÂNIA: (tel) Eu tô falando sério. Já é final de mês e o dinheiro não tá aqui na minha conta.

GENÉSIO: (tel) Se não tá na sua conta, não é comigo que você tem que falar, sou seu ex-marido, não seu tesoureiro.

VÂNIA: (tel) Escuta aqui seu desgraçado--

GENÉSIO: (tel/interrompe) Escuta aqui você: eu não saí de casa hoje nesse dia lindo pra tomar um sol pra logo em seguida, ter que ouvir a sua voz. E se você quer mesmo saber, eu agora deposito o dinheiro da pensão na conta da minha querida filha. E foi a própria Teresa quem ordenou para que fosse assim. Ela é maior de idade, dona do próprio nariz e você é só uma pobre fracassada dependente do dinheiro que é dela e não tem onde cair morta. Tenha um bom dia e não me ligue mais.

Genésio desliga o telefone em seguida, o joga na piscina.

GENÉSIO: Vou ter que trocar o número de telefone dessa casa.

Cena 11/ Casa dos Boaventura/ Quarto de Rodolfo/ Interior/ Manhã.
Rodolfo está molhado do banho e só de toalha no quarto, quando César entra.

CÉSAR: você já vai sair?

RODOLFO: é, eu vou. (olha pra trás e ri) que foi? tá querendo me ver pelado agora é?

CÉSAR: parece que seu novo fetiche agora é se exibir pra um homem mesmo.

RODOLFO: (expressão séria) tá louco? Do quê que você tá falando?

CÉSAR: eu vi você na rua ontem com aquele amigo da Teresa… o Vicente.

Rodolfo se vira, em choque com a descoberta do irmão. Pelo olhar de Rodolfo, César percebeu que havia matado a charada.

CÉSAR: (irônico) pelo visto você ama mesmo a sua noiva, não é?

Cena 12/ Parque/ Exterior/ Manhã.
Manuela sai de um uber e vai caminhando pelo parque, olhando de um lado pro outro, como se estivesse procurando alguma coisa.

Ela continua andando, até chegar no lago, onde vê Teresa e Bráulio se beijando, os dois encostados numa árvore.

MANUELA: então é isso.

Os dois param de se beijar e a encaram.

BRÁULIO: Manuela…

MANUELA: bastou eu dizer pra você não me procurar mais e você já foi correndo atrás dela.

BRÁULIO: eu posso explicar.

MANUELA: você não vai explicar nada. Porque acabou, Bráulio! Tá tudo acabado entre a gente!

Bráulio surpreso. Manuela furiosa, e Teresa sorri maleficamente. 


(olha, vai dar merda. Continua...)

You Might Also Like

0 Comments

Popular Posts

Total de visualizações de página

Translate

ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *