O Sentido da Vida - Capítulo 01 (Estréia)

segunda-feira, fevereiro 03, 2020


Chegou a nova boneca vodoo em forma de buceta da linha "MegaKenga". Sinta o prazer da macumba enquanto transa com o Rafael Cardoso saindo do mar de Cancún. Transa boa, é transa gostosa.


Coca Cola da Linha Koka Kola Goxtosa oferece:






CENA 01/CASA DE PRAIA/QUARTO DE LUÍSA/INTERIOR/DIA/


Cena Clareia- A CAM foca em um batom vermelho de sangue em cima da cama do quarto. Aos poucos, vemos o quarto organizado, com um CD de Justin Timberlake. Alguém coloca o CD em um leitor de música e toca Mirrors.


Fade In: Justin Timberlake, Mirrors


A imagem mostra Luísa (20, cabelo liso, olhos castanhos) colocando o batom em seus lábios. Ela se olha no espelho e sorri para o mesmo. Foco na maçaneta da porta do quarto, que gira, até que é revelado o rosto da pessoa que estava atrás dela: Silvia (45, cabelo loiro, olhos azuis), a mãe desta.


SÍLVIA: (olhando para a filha) Para onde você vai, minha filha? Ainda não são dez da manhã, sequer, ue.


LUÍSA: Vou dar uma volta pela praia, mamãe! Sabe como é: sentir o cheiro do mar, a brisa da natureza e/


SILVIA: (corta/desconfiada) Pode parar com esse papo, porque você pode fazer isso a qualquer hora do dia, Luísa! Aposto que você vai se encontrar com aquele seu amigo, né? Qual é o nome dele, mesmo? Jorginho, é?


LUÍSA: Aí, mãe, que saco! O único Jorginho que eu conheço é da Avenida Brasil! E não, esse cara foi só um romance "fast food"...


Sílvia se senta na cama ao lado da filha, que a encara.


SÍLVIA: Me perdoe, filha, mas é que eu não quero que você sofra com esses garotos! Tenho medo que você se machuque, entende?


LUÍSA: Eu já sou crescida, mamis! Eu sei tomar as decisões certas, no tempo certo!


SÍLVIA: Ai, filha! É que eu tenho medo que você cometa erros iguais aos que cometi quando tinha a sua idade e/


LUÍSA: (estranha/curiosa) Que erros, mãe?


Fade Out: Justin Timberlake, Mirrors


SÍLVIA: (atrapalhada) Nada, não! Esquece tudo o que eu falei, por favor e vai dar a sua volta, antes que eu mude de ideia! 


Luísa abraça a mãe e dá um beijo na sua testa. Ela vai embora do quarto, deixando a mãe sorridente, até que o seu marido Pedro (pai da Luísa, 49, cabelo cinzento, olhos castanhos) aparece. Ele se aproxima dela, tocando no ombro dela. Ela dá um sobressalto de susto.


SÍLVIA: (assustada) Nossa, que susto você me deu, Pedro! O que está fazendo aqui? Querendo me mandar para o cemitério?


PEDRO: Se formos para o cemitério, Silvia, será no dia que a nossa filha souber da verdade…


Sílvia fica nervosa e tenta disfarçar o seu nervosismo.


SÍLVIA: (nervosa/tensa) Qual verdade, Pedro? Nós não temos nada a esconder!


PEDRO: (sério) Eu já tenho adiado essa conversa há muito tempo, mas não dá para esperar muito mais!


Os dois se entreolham tensos. Close no rosto de Silvia, desviando o olhar para o lado.


CENA 02/EMPRESA DE JÓIAS MONTENEGRO/ESCRITÓRIO/INTERIOR/DIA/


A CAM foca em uma mulher, com 60 e poucos anos, apesar da sua aparência jovem, devido às plásticas feitas ao longo da sua vida: Valéria Montenegro. Ela está sentada na cadeira do escritório. Ela está comendo uma caixa de bombons de chocolate de leite, olhando para o computador, que mostra o balanço das vendas da empresa. Ela sorri satisfeita e fecha o aparelho. Ela pega na sua bolsa preta e arruma a sua cadeira no lugar. Ela sai do escritório. A cena apaga.






CENA 03/PRAIA DAS PEDRAS VERMELHAS/EXTERIOR/DIA/


A cena clareia. Luísa está sentada em uma rocha, tomando um sorvete de manga. Ela se levanta e começa a caminhar pela parte de fora da areia. A CAM alterna entre ela e Felipe (21, cabelo castanho, olhos castanhos), que está correndo, escutando música nos seus fones de ouvido. Ele não está prestando atenção a nada, apenas corre. Luísa sente o cheiro do mar e fecha os olhos e começa caminhando sem rumo, sentindo a natureza. Felipe corre, até que se esbarra na moça, que cai no chão, derrubando o sorvete para cima de sua roupa. Felipe, também cai de joelhos para o chão mas não se magoa.


LUÍSA: (dolorida) Ai! O que deu em você, garoto? Não me viu no seu caminho, não? Tenho cara de fantasma para ser invisível?


FELIPE: (se levanta do chão) Desculpa, moça! É que eu estava correndo, sem pensar onde estava e/


LUÍSA: (olhando para a camisola) Meu deus! Até o sorvete você conseguiu derrubar! Olha para a minha t-shirt! Toda suja. Minha mãe vai me matar, quando souber que ela está assim!


FELIPE: Se quiser, eu pago outro para você…


LUÍSA: Talvez seria melhor, se você me ajudasse a levantar, o que acha?


Felipe estende a mão a Luísa, que a segura. Ela se levanta com o apoio dele. Os dois ficam frente a frente. De repente, ocorre uma troca de olhares intensa entre eles os dois. O clima de romance é cortado com o toque de celular do garoto. Ele vê uma mensagem da sua avó para ir para casa. Ele ignora e bloqueia o ecrã.


FELIPE: (sorri) Mais uma vez, me desculpa! Tem certeza que não quer outro sorvete? Eu fui o culpado, por isso, acho que seria a forma mais justa de te compensar…


LUÍSA: Não precisa. Eu também estava com a cabeça nas nuvens! (T) Então, acho que estamos quites!


Os dois trocam risos para disfarçar o clima que está havendo. Felipe tira um cartão com o seu número. Ele dá este a Luísa. Ela pega nele.


FELIPE: Se um dia você precisar de mim, é só me ligar para esse número.


LUÍSA: (ri) Tudo bem, senhor atrapalhado.


Felipe continua a correr e olha para trás, acenando para Luísa. Ela retribui e olha para o cartão.


LUISA: (para si) Eu sei que um dia nós vamos nos encontrar de novo (lendo o cartão)... Felipe Montenegro.


Ela esboça um sorriso e continua andando com Destino a casa. Close.


2 Horas Depois...


CENA 04/MANSÃO MONTENEGRO/QUARTO DE VICENTE E PATRICIA/INTERIOR/TARDE/


A CAM foca em um homem de camisa branca, com cabelo escuro e barba preta. Ele aparenta ter cerca de 40 anos: Frederico Adams (marido de Patrícia - filha de Valéria). Ele coloca um creme na sua cara e passa um perfume da marca Hugo Boss. Patrícia (41, cabelo loiro, olhos azuis) está sentada na cama. O marido olha para ela com desprezo.


FREDERICO: (rude) Está me olhando desse jeito, porquê? Por acaso, está vendo algum fantasma?


PATRÍCIA: (olhando com desprezo) Antes fosse! Eu nem sei como é que eu estou casada com você, Fred! Antes eu estivesse morta, do que ficar com você para a eternidade. O nosso casamento é uma farsa e eu estou CANSADA!


Vicente coloca o frasco de perfume no criado mudo do quarto e se vira para ela, ficando de frente.


FREDERICO: Sabe porque nunca se separou de mim, Patrícia? Sabe? Porque você é FRACA! Você é uma fracassada, que precisa ficar dependente dos outros ou da bebida! Ninguém liga para você, mulher! Ninguém! Todo mundo sente pena de você! (Grita) PENA DE VOCÊ, TÁ ME OUVINDO? (Bate com a mão na parede, ficando cada vez mais encostado a ela) Casar com você foi o maior castigo que Belzebu poderia me ter dado! 


Patrícia chora compulsivamente, sem conseguir responder aos comentários dele.


FREDERICO: (com os olhos arregalados) Não vale a pena estar com essas lágrimas de crocodilo, porque isso não me comove! Você não imagina o nojo que eu tenho só de olhar para essa sua cara de pobre coitada! Você realmente não vale nada, PATRÍCIA! NADA!


Cansada dos insultos, Patrícia dá um tapa na cara de Frederico, que cai para o chão. Ele se levanta do chão e revida o tapa dado e a boca de Patrícia começa a deitar sangue. Ela deita várias lágrimas nos olhos. O vilão agarra ela pelos braços e a atira contra o chão. A CAM foca em alguém espreitando pela fresta da porta a discussão entre ambos.


FREDERICO: Você já devia perceber que nunca deve né bater, sua cachorra! (Ele tira o cinto das suas calças e o segura com firmeza).


A expressão horrorizada de Patrícia é bastante nítida, ao observar o olhar alucinado de Frederico.


PATRÍCIA: (apavorada) O que você vai fazer com isso?


FREDERICO: (rindo) Adivinha...meu amor! Vou te ensinar a respeitar um homem de verdade! Se prepare, porque vai começar a sua descida para o inferno! Hahahahaha!


Antes que ele faça alguma coisa, Valéria entra no quarto da filha e aponta um revólver a Frederico.


VALÉRIA: Se eu fosse a você, Frederico, eu largava a minha filha … AGORA!


Frederico fica assustado e fica paralisado. Ele fica em frente a Valéria.


FREDERICO: (nervoso) Valéria … eu posso explicar! Abaixa essa arma … por favor!


VALÉRIA: (debochando) Parece que o mundo dá voltas, não é mesmo? Isso é para você aprender a não tocar na minha filha, tá me ouvindo? Nós dois vamos ter uma conversa.


FREDERICO: (tenso) E se eu não for? Vai me matar? (debochando) Olha que seria mais uma coisa para se juntar à sua "pequena" lista de crimes!


Patrícia se choca e Valéria fica perplexa.


FREDERICO: (debochando) Não vai falar nada, pois não? Parece que agora sou eu quem tem a faca e o queijo na mão, querida! (T) Mas tudo bem, eu vou com você, a fim de termos uma conversa (pausadamente) … civilizada!


Close em Frederico rindo da cara tensa de Valéria, que está nervosa olhando para Patrícia. Ela baixa aos poucos a arma. Close.


CENA 05/CASA DE PRAIA/COZINHA/INTERIOR/TARDE/


Na cozinha, encontra-se Sílvia bebendo um copo de água com açúcar, junto de Pedro e Marília (71, mãe de Pedro, cabelo cinzento, olhos claros), que estão sentados em frente a uma mesa marrom. A mulher se senta ao lado deles e pousa o copo no lugar.


LUÍSA: Eu já falei para você, Pedro! Eu não vou contar nada para a Luísa! Está pensando, o quê? Que eu quero destruir a família que construímos longe daquela…


Marília coloca a mão sobre o ombro de Silvia.


MARÍLIA: Calma, Silvia! Eu concordo com você, até porque isso seria uma bomba para a nossa família! Já imaginaram o que seria se a minha neta encontrasse aquele monstro? (T) (Se vira para Pedro) Meu filho, isso é uma loucura! Você sabe muito bem o que aconteceria se ela soubesse a verdade!


Sílvia coloca as mãos na cabeça e fecha os olhos.


SÍLVIA: Nós não estamos escondendo nada! Apenas… estamos a omitir fatos desnecessários e pouco recomendáveis de recordar!


PEDRO: Mas vocês nunca ouviram aquele ditado: "a verdade é como o azeite, vem sempre ao de cima"?


MARÍLIA: Isso depende de nós, querido! Nós conseguimos esconder isso por mais tantos anos, então a gente consegue guardar por mais tempo, não acha?


SÍLVIA: Mas qual o motivo de você ter se lembrado tão repentinamente desse assunto?


Pedro se levanta da cadeira e aponta para o calendário, apontando para o dia seguinte.


PEDRO: (apontando o dedo para o calendário) Amanhã… (T) Amanhã faz vinte anos que aquela desgraçada da Valéria… (dando um soco na parede) AAAAAAH! QUE ÓDIO DESSA MULHER! 


Pedro dá vários socos na parede e Silvia se levanta e vai até ele, dando um abraço nele, que chora compulsivamente.


SÍLVIA: Calma! Eu sei que pode parecer estranho, até porque eu é que sofri as consequências, mas… nós não podemos mexer no passado. Às vezes, é melhor ficarmos quietos, porque quando o passado volta, as sombras também…


Close no olhar inseguro de Silvia.


CENA 06/MANSÃO MONTENEGRO/ESCRITÓRIO/INTERIOR/TARDE/


Valéria está com a arma na mão e pousa a mesma na mesa do escritório. Frederico entra no escritório e fica de frente para ela.


FREDERICO: Posso saber que palhaçada foi essa, Valéria? Pirou de vez, foi? 


VALÉRIA: Quem endoidou, foi você, seu canalha! Eu não vou permitir que você continue maltratando a minha filha e o meu neto! 


FREDERICO: A sua "querida filha" só teve o que merecia. Ela tem que aprender a me respeitar como uma boa Mulher deve se comportar!


VALÉRIA: E você devia começar a respeitar a minha família, seu imbecil! De facto, a minha filha não é tão forte o suficiente para conseguir se separar de um traste que nem você!


FREDERICO: Que família, Valéria? Está falando da Patrícia e daquele fedelho que você chama de neto ou da sua filha que expulsou de casa há mais de vinte anos?


Valéria, que estava enervada dá um soco na mesa de raiva e se aproxima deste.


VALÉRIA: É bom você não voltar a tocar nesse assunto, Frederico! Você sabe perfeitamente que eu detesto que alguém/


FREDERICO: (corta) Que alguém, o quê? Que alguém toque em assuntos que são pouco convenientes para você? Me faça o favor, Valéria! Você já esteve Melhor, hein?


VALÉRIA: É Melhor você falar a boca, porque eu já estou de saco cheio de você! 


FREDERICO: (debocha) Não tenho culpa que você não aceite a realidade tal como ela é, sogrinha! Afinal, todos nós temos os nossos telhados de Vidro… o problema é eles serem descobertos, não é mesmo?


VALÉRIA: E que ideia foi aquela de falar para a minha filha sobre a "lista" de crimes?


Frederico solta várias risadas e Valéria continua sem entender. Ela continua confusa, olhando para Fred debochando dela.


FREDERICO: Você acha que eu sou burro, Valéria? Entenda uma coisa: enquanto você foi com a farinha, eu voltei com o bolo com cobertura. Pensa que eu não sei do que você fez no passado?


VALÉRIA: (com os braços trêmulos) Do que você está falando?


FREDERICO: É o seguinte, Valéria: eu sei muito bem que você construiu um império do zero, mesmo sendo uma pobretona e Zé ninguém, mas é bastante óbvio que as coisas não são como parecem! (Olhando para ela) Pensa que eu não sei que você só é rica porque você era uma ladra de rua? Pensa que eu não sei que você roubou uma quantia suficiente para conseguir começar o seu império?


Valéria interrompe, dando um tapa na cara de Frederico, que coloca a mão no seu rosto.


VALÉRIA: É melhor você ficar calado, Fred! Eu pouco gosto de chantagistas, porque nenhum deles sobra para contar história!


Fred agarra o braço dela com força e a puxa para seu lado. Os dois se encaram.


FREDERICO: Eu Espero bem que você saiba o que está fazendo, porque eu não gosto nada de ameaças! Mesmo que em cinco segundos, você me coloca em um caixão, eu posso te colocar na cadeia em menos de dois, percebe?


Frederico faz um olhar misterioso e solta a vilã. 


FREDERICO: O meu... aviso está dado, Valéria! Nunca se esqueça que eu sou muito mais esperto do que você imagina, tá? Por isso, cuidado com as besteiras que está pensando, porque eu não jogo para perder...


Frederico se afasta dela e se aproxima da porta. Ele sorri maliciosamente para ela e sai. Valéria, furiosa, atira um vaso contra o chão, desfazendo-o em cacos. Ela grita de uma forma escandalosa.


VALÉRIA: (grita) AAAAAAH EU TE ODEIO, FREDERICO! VOCÊ VAI PAGAR PELA MESMA MOEDA! AH, SE VAI!


Close.


CENA 07/MANSÃO MONTENEGRO/QUARTO FELIPE/INTERIOR/TARDE/


Patrícia está com Felipe e Verônica (20, cabelos longos e escuros, olhos castanhos, namorada de Felipe). Ela está sentada em cima da cama abraçada ao filho.


FELIPE: Como a senhora consegue suportar isso, mãe? Já faz anos que você atira isso!


VERÔNICA: (tentando acalmar Felipe) Calma, Felipe! A sua mãe pode ter as suas ra/


FELIPE: (corta) Que razões, Verônica? O Frederico é um homem insuportável! Como é que alguém pode ter a coragem de se casar com aquele vadio? Como?


PATRÍCIA: Meu filho! Você tem que parar de se opor ao Fred! Ele às vezes perde a cabeça… você sabe, né?


FELIPE: Não, não sei nada, mãe! E se você quer continuar a ser maltratada, eu é que vou colocar um ponto final nessa palhaçada!


Felipe se levanta da cama e Verônica agarra o braço dele.


VERÔNICA: Você não vai a lugar algum, meu amor! Nós já sabemos que isso vai terminar em porrada, e quem vence sempre é o senhor Frederico Adams! Deixa que eu falo com ele!


PATRÍCIA: Você, Verônica? Você acha mesmo que ele vai ouvir você?


VERÔNICA: Acho que sim, até porque é bastante óbvio que ele não leva a sério tudo o que vocês dois (apontando para Felipe e Patrícia) falam ou pensam. Deixem que eu resolvo, tá?


PATRÍCIA: (respira de alívio) Nem sei como te agradecer, minha querida! Você é um anjo que caiu do céu, só pode!


VERÔNICA: (sorri) Imagina! Eu só quero ver vocês dois bem! Vocês são como uma família para mim!


Verônica abraça Patrícia e em seguida, dá um beijo em Felipe, que corresponde. Ela sai do quarto. Após ela fechar a porta, o seu sorriso se desfaz em um olhar maligno. 


VERÔNICA: (para si/revirando os olhos) Coitados! A ingenuidade desses dois imbecis é tão surpreendente e aborrecida. Afe!


Close no leve sorriso malicioso de Verônica, que sai do corredor.


CENA 08/CASA DE PRAIA/SALA/INTERIOR/NOITE/


Marília e Silvia estão sentadas no sofá, enquanto Lucas está dando voltas em torno delas.


SÍLVIA: Quer parar de dar voltas? Daqui a pouco você abre um enorme buraco no chão!


PEDRO: (tenso) Eu sei que não devia estar pensando nisso, mas eu estou com a sensação que algo ruim vai acontecer!


SILVIA: Que acontecimento ruim, Pedro? Por acaso você tem o dom de adivinhação?


PEDRO: Fala sério, Silvia! Nós estivemos falando daquele assunto para quê?


MARÍLIA: Para nada, meu filho! O que acha que vai acontecer? Que a Valéria apareça aqui nessa casa e se apresente para a Luísa como avó? Um avó carinhosa que desconhecia a sua existência? Pelo amor de Deus!


Enquanto isso, vemos alguém entrando pela porta de casa cuidadosamente, andando calmamente, sem que ninguém a ouça. 


SÍLVIA: A sua mãe, tem razão, querido! Nós estamos pensando no impossível. Acha mesmo que a nossa filha, algum dia, descobrirá que tem uma avó materna que a renegou antes de nascer, sem falar o facto de me ter expulsado de casa, porque não aceitava que eu namorasse com alguém de uma classe inferior? Acha?


LUÍSA: Eu não sei... mas o que você acha…. MAMÃE?


A CAM foca em Luísa atrás deles. Silvia, Pedro e Marília olham para ela, que está confusa e chocada com o que ouviu. Os três se olham tensos sem saber o que responder. Luísa encara os três friamente. A cena escurece.

Realização


You Might Also Like

0 Comments

Popular Posts

Total de visualizações de página

Translate

ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *