Castelo de Vidro - Capítulo 19
quinta-feira, outubro 15, 2020
Tudo no quarto está escuro. A câmera foca na primeira gaveta, um celular começa a tocar, conseguimos ouvir o barulho. A porta do quarto se abre e Laila adentra.
Laila: Eu acho que é seu celular que tá tocando, vô…
No escuro, Laila acaba tropeçando da ponta da cabeceira e para tentar segurar se apoia na gaveta que acaba caindo junto a ela no chão.
Laila: QUE DROGA!
Laila se levanta com um pouco de dificuldade do chão e acende a luz indo até o local onde caiu para organizar a gaveta.
Laila: Vou ter que organizar isso tudo…
A jovem pega papéis e alguns itens mais e coloca dentro da gaveta novamente. Apenas um papel fica de lado, ela pega e olha. Laila se depara com uma foto de Regina e fica surpresa.
Laila: O que a foto da mãe da Sara tá fazendo dentro da gaveta do meu avô?
Castelo de Vidro
NOVELA DE
Gabriel Malifer
COLABORAÇÃO
Gabriel Pretto
Ivette Dorleak
AUTORIZAÇÃO
Web Novelas Channel
Capítulo 19 - Hora da Verdade
O CONTEÚDO ABAIXO NÃO É RECOMENDADO PARA MENORES DE 12 ANOS. CONTÉM LINGUAGEM IMPRÓPRIA, CONTEÚDO SEXUAL E VIOLÊNCIA
CENA 01/CASA DE BONIFÁCIO/SALA DE ESTAR/INTERIOR/NOITE
O filme termina. Bonifácio e Nana se levantam do sofá sorrindo e começam a arrumar a sala. Laila vem andando do quarto até a sala, em passos lentos e toda desconfiada. Ela chega perto deles.
Bonifácio: Laila, você demorou minha querida! O filme já acabou… Por que você está com essa cara? Quem foi que ligou?
Laila: Era número desconhecido, devia ser operadora ligando para oferecer plano… O que eu não entendi… Foi essa foto!
Laila pega a foto do bolso, onde havia guardado e mostra para Bonifácio que fica chocado ao ver que a neta achou a foto. Nana vem correndo de onde estava para olhar o que é e fica surpresa.
Nana (confusa): Ué? Onde você conseguiu essa foto, irmã?
Laila: Eu achei por acidente… Na gaveta do vovô!
Nana (olhando para Bonifácio): Vovô, por que o senhor tem uma foto da mãe da Sara nas suas coisas?
Laila (séria): Essa pergunta eu também desejo saber a resposta!
Closes alternados entre Laila, Nana e Bonifácio se entreolhando.
CENA 02/SÃO PAULO/SHOPPING DA ESTRELA/HALL PRINCIPAL/INTERIOR/NOITE
Pelo Shopping Center da Estrela, um dos pontos turísticos mais requisitados da cidade de São Paulo, caminham Regina, Brian e Sara. Os três estão alegres e carregando algumas compras que fizeram. A maioria delas, principalmente as de Regina e Sara, consistem em algumas roupas e em maquiagem. Brian carrega alguns livros que comprou, já que gosta de ler.
Pelo movimentado e luminoso Shopping Center caminha também Dorotéia, que carrega algumas compras em comida e outros produtos que fez para seus patrões. Os quatro caminham felizes pelo estabelecimento até que eles se cruzam. Dorotéia reconhece Regina e sorri quando a ver. A segunda fica feliz ao encontrar a tia.
Dorotéia (sorridente): Regina! Você por aqui? Como está?
Regina (feliz): Estou bem, e você?
Dorotéia: Também! Vim fazer algumas comprar para os meus patrões.
Dorotéia olha para Brian e Sara e sorri.
Dorotéia: Tô vendo que você trouxe companhia.
Regina (calma): Ah, acho que não os apresentei ainda. Esses são a minha filha, Sara, e meu marido, Brian.
Regina se vira para os dois e sorri. Sara e Brian ficam curiosos sobre quem é essa pessoa. Sara entende algumas palavras, mas Brian não entende nada do que as duas dizem pois não entende absolutamente nada de português.
Regina: Brian, Sara. This is my aunt, Doroteia. (Brian, Sara. Essa é minha tia, Doroteia)
Brian (sorridente e envergonhado por não saber falar português): Oh...i’m Brian. Nice to meet you…(Ah...eu sou o Brian. Prazer em conhecê-la.)
Sara (feliz): E eu sou a Sara. O meu pai diz que é um prazer em conhecer você, Doroteia. Também estou feliz em te conhecer.
Doroteia: Fico contente em conhecê-los também.
Sara está muito alegre por ter conhecido mais alguém da família de Regina. A segunda, junto com Doroteia, ficaram felizes por isso também. Brian também está contente, mas embaraçado por não saber falar em português e ter de contar com a ajuda de sua filha como tradutora.
CENA 03/EDIFÍCIO ROYAL/COBERTURA/SALA DE ESTAR/INTERIOR/NOITE
Sentados no sofá conversando, estão Fortunato e Eliza. A pauta na qual eles estão dialogando e sobre o julgamento de Ana Maria. Os dois estão sérios ao dialogar sobre o assunto, pois sabem que isso não é nenhum tipo de brincadeira e sabem que os resultados do processo podem ser chave no futuro da Real Brasil. Eles se certificaram que suas filhas não estavam presentes na sala enquanto a conversa estivesse em curso.
Eliza (séria): Ok, então você e mais algumas pessoas vão depor contra ela, é isso?
Fortunato (preocupado): Isso mesmo.
Eliza: Mas e quanto a Ana? Ela vai ter algum advogado.
Fortunato: Provavelmente sim. Mas eu ainda estou preocupado com o que ela pode fazer…
Eliza: Tipo o quê?
Fortunato: Pagar pessoas para deporem ao seu favor ou comprar os juízos. Do jeito que essa mulher gosta de passar a perna, eu não duvido que isso aconteça.
Os dois se entreolham preocupados com o desfecho do julgamento que vem por aí. Um corte revela que por trás de uma parede, Alice e Nina estavam escutando toda a conversa. Elas não sabiam que Ana Maria iriam a julgamento e ficam pasmas com o que escutam. Elas se entreolham preocupadas.
CENA 04/CASA DE BONIFÁCIO/SALA DE ESTAR/INTERIOR/NOITE
Sentadas no sofá, Nana e Laila estão esperando pela explicação de Bonifácio ao fato dele ter em seu quarto uma fotografia de Regina, mãe de sua amiga Sara. Bonifácio tem essa fotografia pois Regina é sua filha, mas nunca esperou que as meninas perguntassem em relação a isso. Ele não quer falar a verdade para as meninas, pois sabem que elas não vão ficar nada contentes com o fato de Regina ser a mãe das duas. Ele procura em sua cabeça uma justificativa convincente para dar as garotas. Nana e Laila começam a suspeitar da demora do avô para responder. Finalmente, Bonifácio consegue bolar uma mentira convincente diz para as meninas.
Bonifácio (nervoso): Ah...é que a mãe da Sara, a Regina… ela é minha prima.
Laila (confusa): Sua prima?
Nana (desconfiada): Por que você não contou isso pra gente? E você parece nervoso. Está tudo bem?
Bonifácio engole seco.
Bonifácio (escondendo o nervosismo): Eu ia contar, mas eu não tive tempo e acabei esquecendo. E eu não estou nervoso.
Nana (desconfiada): Ok…
Bonifácio sorri para as netas e vai até a cozinha para se acalmar e tomar um gole de água. As irmãs se entreolham. Elas não acreditam fielmente na justificativa de Bonifácio, mas decidem aceitar para não gerar problemas mais graves ou brigas.
CENA 05/CONDOMÍNIO/MANSÃO DE MANOEL/SUÍTE/INTERIOR/NOITE
Manoel desliga a televisão e Liliana está completamente "desligada" do mundo e olha para o "nada", pensativa. Manoel olha para ela e preocupado com o estado dela, resolve conversar:
Manoel: Liliana…
Liliana: Ãn? Ah… Oi! O que foi, meu amor?
Manoel: Liliana, você já fez um teste de gravidez?
Liliana: Não! E nem precisa fazer…
Manoel: Por?
Liliana: Pois eu não estou grávida! Meu ciclo menstrual está normal… E por sinal, o fluxo de sangue bem excessivo… Mas, pode ter certeza que gravidez não é o que eu tenho.
Manoel fica suspeito e receoso mesmo com a fala de Liliana, mas ele resolve relevar o assunto, pois o dia foi bastante cansativo e agora ele só quer descansar. Ele apaga a luz do abajur e se deita a abraçando.
CENA 06/MORRO DO SOL/BARRACO VOLTA-SECA/INTERIOR/NOITE
No Barraco de Ana Maria e Ivo, a empresária está sentada esperando que algumas visitas cheguem. Ivo, novamente, não está presente. Ela está mexendo no celular e lendo matérias em sites de fofoca e matérias sobre celebridades. De repente, Roberto e Renata entram no barraco. Eram exatamente as pessoas pelas quais ela estava esperando. Ana se levanta e os dois olham estranhos pelo o lugar antes de começarem a rir.
Roberto (debochado): Belo apartamento, hein?
Renata (rindo): Parece uma mansão. Estou com inveja.
Os dois tem um ataque de risos e Ana Maria fica vermelha de raiva.
Ana Maria (irritada): CHEGA!
Renata e Roberto param de rir e ficam sérios. Ana Maria suspira para se acalmar e retorna sua atenção para os dois.
Ana Maria (séria): Então...vocês aceitam depor?
Renata (sem graça): Aceito.
Roberto (indiferente): Eu também.
Ana Maria suspira aliviada e sorri.
Ana Maria (aliviada): Excelente. Agora só precisamos analisar o que temos que dizer.
Close final em Ana Maria.
CENA 07/APARTAMENTO DE ANA MARIA/SALA DE ESTAR/INTERIOR/NOITE
Sentados no sofá, um pouco mais tranquilos depois de sua mais recente conversa, estão Lucas e Eduardo. Helena já se recolheu para a casa de sua mãe faz algum tempo. Lucas até ofereceu para ela ficar em sua casa durante a noite, mas ela recusou. Já está difícil para o rapaz esconder o que sente pela garota. Eduardo percebeu a conexão que o seu filho tem por Helena, e isso parece que vai muito mais além de um simples namoro. Eduardo sorri para Lucas.
Eduardo (calmo): Lucas, posso te perguntar uma coisa?
Lucas: Sim.
Eduardo: Eu percebi que você e a Helena são namorados, correto?
Lucas: Exatamente. Já estamos namorando a um tempo. Foi bem inusitada a forma na qual nós ficamos juntos, mas estamos namorando.
Eduardo: É. Mas parece que você...sente mais alguma coisa por aquela jovem, que vai além de um simples namoro.
Lucas faz uma pausa e suspira antes de responder.
Lucas (sem jeito): É que...eu queria...ficar com Helena para o resto da minha vida, sabe? Eu queria me casar com ela, fazer uma família, construir uma vida feliz.
Eduardo: Então por que não faz isso?
Lucas: Eu queria esperar a poeira baixar e todo esse escândalo acabar. Mas eu ainda estou com medo de seguir meu coração.
Eduardo (empático): Eu sentia a mesma coisa antes daquela situação com a Ana antes de você nascer. Mas acho que nesse caso você deveria seguir seus sentimentos. A Helena é uma pessoa boa. Eu aconselho você a pedir ela em casamento antes que seja tarde demais.
Lucas sorri para o pai e Eduardo dá um tapa carinhoso no ombro do filho.
CENA 08/MORRO DO SOL/CASA DE SOCORRO/COZINHA/INTERIOR/NOITE
Maura está preparando uma comida para todos da casa. Ao fundo, vemos Socorro que deixou de ajudar Maura para ir ajeitar um local para Carlinhos na sala, pois ele insistiu. O celular de Socorro vibra e o visor acende, por curiosidade, Maura acaba olhando e no visor há a mensagem de um número desconhecido:
Eu sei do seu passado e pode ter certeza que você não vai ficar livre dele nem tão cedo…
Maura ao ler a mensagem fica chocada. Ela se vira e olha para Socorro arrumando Carlinhos cuidadosamente. A mulher se vira novamente para a visão da câmera. Close em Maura expressando dúvida e apreensão.
CENA 09/PASSAGEM DE TEMPO/SÃO PAULO/TIMELAPSE/EXTERIOR
Em um timelapse de 10 segundos vemos a metrópole de São Paulo em velocidade 3x, anoitecendo e amanhecendo várias vezes, até que vai desacelerando e parando em um dia ensolarado, no canto inferior esquerdo aparece o letreiro:
semanas depois...
CENA 10/VARA JURÍDICA/SALA DE ESPERA/INTERIOR/DIA
Fortunato está em pé, impaciente, andando de um lado para o outro. Lucas Helena, Eduardo, Neidinha, Manoel, Eliza e os advogados também estão presentes.
A porta da sala se abre e Ana Maria adentra acompanhada de seu advogado, Roberto, Renata e Ivo. O clima na local fica ainda mais tenso.
Ana Maria e Fortunato vão andando na direção um do outro, até que se encontram frente a frente, os dois se enfrentam, olho no olho.
Fortunato (sádico): Chegou a hora da sua derrota, irmãzinha! (Ana Maria se aproxima da orelha dele)
Ana Maria: Veremos, Fortunato! Veremos! (Ela se desaproxima dele e o encara abrindo um sorriso falso, ele retribui o sorriso)
[A câmera congela em Ana Maria e Fortunato frente a frente]
0 Comments