Anjo ou Demônio- Capítulo 21 (Últimas Semanas)
quarta-feira, abril 10, 2019
Capítulo XXI
NO
CAPÍTULO ANTERIOR...
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Daiana se
lembra do dia em que conheceu Maria (Soraia). Gabriel diz que vai conversar com
Maria/Soraia.
·
Fabinho liga
para Ludmila, mas os dois voltam a discutir pelo o fato dele só falar de
Glauber.
·
Gabriel põe
Maria/Soraia “contra a parede”. Ma ela começa a chorar e Gabriel se
sensibiliza.
·
Soraia leva a
caixa que pegou no quarto do Gabriel até o Rodrigo.Mas se irrita quando ele diz
que vai mostrar a caixa a Daiana.
·
Will manda
intimar o Epaminondas e Gabriel para um novo depoimento.
·
Meireles e
Angelina conhecem Gabriel.
·
Soraia joga
todo o seu charme para Rodrigo tentando fazê-lo esquecer Daiana.
·
Joana e Kléber
vão até o orfanato conversar com Epaminondas.
FIQUE
AGORA COM O CAPÍTULO DE HOJE.
CENA 01/ EXT/ LAR SÃO TARCÍSIO/ JARDIM/ DIA
No jardim está Joana acompanhada de Kléber, Tereza e Epaminondas.
JOANA: (sorrindo) Você não mudou nada
Epaminondas, continua o mesmo.
EPAMINONDAS: Bondade sua. Envelheci foi muito.
TEREZA: (se retirando) Com licença, vou
deixar vocês conversarem mais a vontade.
EPAMINONDAS: Vamos entrar no meu humilde barraco, passei um café
fresquinho.
DISSOLVA para cena deles já no barraco do Epaminondas.
CENA 02/ INT/ LAR SÃO TARCÍSIO/ BARRACO DO EPAMINONDAS/ DIA
Kléber e Joana estão sentados no sofá cada um com uma xícara de café em
mãos. Epaminondas está sentado na cadeira a frente.
JOANA: O que aconteceu? Porque nunca me disse que era irmão do
Jurandir?
EPAMINONDAS: Como eu poderia lhe contar isso dona Joana, o seu
Antunes controlava até o ar que a senhora respirava? Eu fui trabalhar na sua
casa para ser espião do Jurandir e também ajudar vocês a fugirem. Só que
infelizmente não foi o que aconteceu. Depois da morte do meu irmão eu não
poderia continuar lá olhando pra cara do seu assassino diariamente. Por esse
motivo eu pedi contas.
JOANA: E desde quando você está aqui, ao lado do meu filho?
EPAMINONDAS: Eu soube que a Rita tinha sido presa acusada de ter
matado o meu irmão. E eu sabia que ela era inocente. Mas como provar isso?
KLÉBER: Se você sabia que a Rita era inocente, porque não contratou
um bom advogado para tirá-la de lá?
EPAMINONDAS: Como encarar um déspota? O seu Antunes já havia sujado
as mãos da pobre Rita com o sangue do meu irmão. E não há nada que eu pudesse
fazer para mudar isso. Eu fui ao presídio em que ela estava, e foi ela que
disse que o meu sobrinho estava aqui. Procurei um jeito de me aproximar dele e
assim de uma forma ter o meu irmão por perto. Eu acompanhei o crescimento do
Gabriel, sem ele saber quem eu era.
CORTA para cena seguinte.
CENA 03/ INT/ APT DO JUCA/ QUARTO DA LUDMILA/TARDE
Ludmila e Carla estão sentadas na sala, com pipoca espalhada pela sala
toda.
LUDMILA: Imagina se eu vou ficar aqui choramingando por causa de
macho. A fila anda meu amor, e a minha lista de contatinhos é longa.
CARLA: Ludmila, você está apaixonada pelo o cara que a gente não
pode falar o nome. Está aí uma coisa que se me contasse eu não acreditaria.
LUDMILA: Quem aqui está apaixonada Carla? Fumou maconha estragada?
Quer saber? (pegando o celular) Eu vou ligar para o
Glauber.
CARLA: Aí sim, agora botei fé.
LUDMILA: (ligando) Alô! Oi! Tudo bom?
Não, sei lá, estou te ligando para de repente a gente fazer alguma coisa mais
tarde. O que você acha? Você já tem compromisso mais tarde? Ah que pena!
Amanhã? Pode ser, de repente. Quem sabe? Está bem então. Tchau!
CARLA: (depois que Ludmila desliga) O
Glauber não vai poder?
LUDMILA: Disse que tem compromisso. Mas como eu te disse, a minha
lista de contatinhos é grande. (recebendo uma mensagem) Ih
carái! Olha só, não falei? É o Victor. (lendo a mensagem) “Oi gostosa, manda
nudes”. Aff!
CARLA: (rindo) Nossa, esse vai
direto ao ponto!
LUDMILA: Porque que homem é tão safado?
CARLA: É a testosterona amiga. Quando o negócio flui eles perdem o
controle. A Talita me chamou pra sair mais tarde, pediu para eu te chamar.
LUDMILA: (desanimada) Vamos
então. Fazer o quê? Quem não tem cão caça com gato. Nesse caso, com aranha.
As duas riem. CORTA para cena seguinte.
CENA 04/ INT/ LAR SÃO TARCÍSIO/ PÁTIO / TARDE
Gabriel e Daiana estão escorados em uma mureta que separa o pátio do
jardim. Algumas crianças espalhadas pelo o pátio, outras pelo o jardim brincando.
DAIANA: Até agora eu não entendi, quem foi que tentou nos sabotar.
A Frida ficou indignada. Quem é a Maria, Gabriel?
GABRIEL: É uma moça que trabalha aqui com a gente. Vamos lá falar
com ela.
ANA: (se aproximando dos dois) Nem adianta Gabriel.
Já procuramos a Maria pelo o orfanato todo, aqui ela não está.
GABRIEL: Ela deve ter saído, logo estará de volta.
ANA: Eu acho que não. Ela levou as coisas dela.
DAIANA: Então foi ela que pichou as roupas. Fugiu pra não falar com
a gente.
GABRIEL: A Maria não faria isso gente. Deve ter alguma outra
explicação.
ANA: A explicação é óbvia, Gabriel. Você não percebeu? Ela ficou
com ciúmes de você com a Daiana.
GABRIEL: Que isso Ana?
DAIANA: A Maria gosta de você?
GABRIEL: Isso é coisa da cabeça da Ana, não tem nada a ver.
ANA: Eu já reparei bem o jeito que ela fica te olhando.
DAIANA: Eu preciso conhecer essa Maria. Eu é que já estou começando
a ficar com ciúmes agora.
GABRIEL: (abraçando Daiana) Não tem motivos pra
você ficar com ciúmes meu amor. É de você que eu gosto.
DAIANA: (abraçando e beijando
Gabriel) Acho
bom mesmo.
ANA: (saindo) Acho que estou sobrando.
(Trilha Sonora:
Calum Scott - You Are The Reason)
Ana vai saindo deixando o casal sozinho se beijando. Mostra cenas
aleatórias da cidade. CORTA para cena seguinte.
CENA 05/ IN/ CASA DOS MEIRELES/ SALA DE ESTAR/ TARDE
(Trilha off)
Angelina está sentada no sofá, Meireles em sua cadeira ao seu lado.
ANGELINA: Esse garoto tem uma coisa que me intriga. E é
impressionante a semelhança dele com o Rodrigo.
MEIRELES: Natural a semelhança os dois são gêmeos.
ANGELINA: Os dois podem ser parecidos fisicamente. Mas a forma que
esse Gabriel tem de se comportar, o jeito de falar, de se vestir. Tudo muito
diferente do Rodrigo.
MEIRELES: Eu gostei do garoto.
ANGELINA: Eu também gostei, no entanto fico preocupada Meireles. E
se foi ele que matou o Antunes?
MEIRELES: E porque ele faria isso? Eu tenho pra mim que quem matou
o Antunes foi o Rodrigo. Os dois não se suportavam. Sempre eu via os dois
discutindo lá mesmo na Mulambo.
ANGELINA: Pode ser. No entanto eu achei esse Gabriel muito
superficial, o jeito dele não me convence, parece que ele está o tempo todo atuando.
MEIRELES: Sabe o que acontece meu amor? Você está acostumada com o
jeito do Rodrigo, ao ver uma pessoa parecida com ele, mas com um jeito
completamente diferente você se confunde. Mesmo que os dois se pareçam, o
Gabriel não é o Rodrigo.
ANGELINA: Você pode está certo. No entanto eu tenho medo da Daiana
envolvida com esse rapaz. Se pelo menos resolvesse logo e a polícia descobrisse
de vez quem é o verdadeiro culpado.
CORTA para cena seguinte.
CENA 06/ INT/ LAR SÃO TARCÍSIO/ BARRACO DO EPAMINONDAS/ TARDE
Joana e Kléber estão sentados no sofá. Já Epaminondas sentado em uma
cadeira em sua frente. Na mesa do centro há uma bandeja com uma garrafa e três
xícaras de café.
EPAMINONDAS: Foi isso que aconteceu dona Joana. Eu gostaria de
pedir pra vocês não falarem nada disso para o pessoal aqui do Lar. Aqui ninguém
sabe sobre mim.
JOANA: Tudo bem eu não vou falar nada disso com ninguém.
EPAMINONDAS: Nem para o Rodrigo e muito menos o Gabriel.
JOANA: Pode confiar em mim Epaminondas. E pode confiar no Kléber
também.
KLÉBER: Sim, claro. Mas porque exatamente o senhor não quer que a
gente conte a verdade pra ninguém?
EPAMINONDAS: Tem mistério que quando perde o encanto se torna
perigoso.
KLÉBER: Mas ninguém aqui nunca desconfiou do senhor?
EPAMINONDAS: Não sei.
Epaminondas levanta, recolhe a bandeja com a garrafa e as xícaras, leva
e põe em cima de um balcão de tijolos sem reboco, que separa a cozinha da sala.
EPMINODAS: Talvez até tenha desconfiando. (virando-se
para os dois depois de por a bandeja no balcão) Agora se os senhores
me dê licença tenho que voltar para o meu jardim.
JOANA: (levantando do sofá, Kléber
também se levanta) Obrigada por ter conversado com a gente Epaminondas. Ter aberto
o seu coração e compartilhado tudo isso conosco.
EPAMINONDAS: Sinto o seu coração dividido. O bem e o mal se
misturou e não conseguimos distinguir quem é quem. E você como mãe, não quer
pra si a responsabilidade de escolher entre um dos dois lados.
JOANA: Eu amo os meus filhos. E vou sempre amá-los independente de
qualquer coisa. Pois para mim não existe o bem e o mal entre eles. Apenas um
que foi mais ousado e atirou contra aquele que lhe fez tanto mal.
EPAMINONDAS: Esse coração de mãe ainda vai chorar muito, quando a
verdade vier á tona.
CORTA para cena seguinte.
CENA 07/ INT/ CASA DOS ANTUNES/ QUARTO DO RODRIGO/ TARDE
Soraia está na cama dormindo, já Rodrigo está nos pés da cama mexendo
na caixa. Observando atentamente cada detalhe. Soraia levanta meio sonolenta e
senta na cama.
SORAIA: Não para de olhar essa caixa.
RODRIGO: Esse cara sabia de muita coisa, olha isso. Recorte de
jornais antigos constando a morte do nosso pai. Cópias dos documentos dele.
Recortes atuais falando sobre a Mulambo. Endereço de uma chácara no nome de
Rita de Cássia Santos. E fotos antigas. Mas espera um pouco. Se esse aqui é o
meu pai. Quem seria esse aqui do lado dele?
SORAIA: (pegando a foto) Deixa eu ver direito
essa foto Rodrigo! Esse cara parece com o Epaminondas.
RODRIGO: Quem é Epaminondas?
SORAIA: É o jardineiro que trabalha no orfanato. O velho estranho
que eu falei que estava desconfiando de mim.
RODRIGO: Não estou entendendo. Então ele conhecia o meu pai?
SORAIA: Gente, essa história está ficando cada vez mais maluca.
RODRIGO: A Daiana precisa ver isso.
SORAIA: (se zangando) Daiana, sempre
Daiana. Eu é que me arrisco por sua causa e você sempre pensando na Daiana?
RODRIGO: Agora não Soraia. Não está vendo que a coisa é séria?
SORAIA: O que eu sinto por você também é sério.
RODRIGO: O que você está sentindo não é amor. Já está virando
obcessão. Qual a necessidade que você tinha de pichar as roupas do desfile?
SORAIA: Eu estava com ciúmes, poxa. Com inveja. E não se preocupe.
Elas desfilaram assim mesmo. Até postaram fotos nas redes sociais. Só espero
que você também não vai lá falar pra Daiana que fui eu que pichei as roupas
dela.
RODRIGO: Fica tranquila, vou te entregar não. (pegando a foto
das mãos da Soraia) Esse Epaminondas tinha alguma ligação com o meu pai.
CLOSE na foto preto e branco em que mostra Jurandir e Epaminondas no
passado. CORTA para cena seguinte.
CENA 08/ INT/ LAR SÃO TARCÍSIO/ JARDIM/ TARDE
Gabriel e Joana estão sentados no banco do jardim conversando. Algumas
crianças correndo ali por perto.
GABRIEL: Eu fico feliz que a senhora tenha vindo aqui me ver. Só
não entendi o que tanto conversava com o Epaminondas.
JOANA: É um assunto pessoal, eu prometi a ele que não falaria.
GABRIEL: Eu não sabia que vocês se conheciam.
JOANA: Pois é, a gente se conhece. As nossas vidas já se cruzaram
outras vezes. E você meu filho, porque não foi mais me ver?
GABRIEL: Eu fiquei com medo de encontrar o meu irmão lá. Ele não
ficou muito feliz quando a gente se encontrou por acaso no shopping.
JOANA: O Rodrigo é um bom menino. Ele só está atordoado com tudo
isso que está acontecendo.
GABRIEL: Eu também estou. Sempre procurei viver a minha vida tão
certinho e de repente me vi diante dessa situação.
JOANA: Esse pesadelo vai passar, e a gente vai conseguir ser uma
bela família.
GABRIEL: Se Deus quiser. É tudo o que eu mais quero em minha vida.
CLOSE em Epaminondas que está ao longe mexendo em alguns plantas e para
o seu serviço por um instante de olho na conversa dos dois. CORTA para cena
seguinte.
CENA 09/ INT/ LAR SÃO TARCÍSIO/ SALA DE ESTAR/ TARDE
Rosália está sentada no sofá, Daiana sentada ao seu lado, com uma
menina de uns três anos sentada em meio as suas pernas. Daiana está trançando o
cabelo da menina. Tereza em pé falando no telefone fixo.
TEREZA: (ao telefone) Oi! Tudo bem, eu
darei o recado a eles. Mas aconteceu alguma coisa? (T) Só com ele? Tudo bem.
Obrigada, tchau!
ROSÁLIA: (depois que Tereza desliga o
telefone) Aconteceu
alguma coisa irmã Tereza?
TEREZA: Era da policia, eles querem falar com o Gabriel e o
Epaminondas.
DAIANA: Ah meu Deus, mas eles descobriram mais alguma coisa?
TEREZA: Eles não quiseram falar. Eu só não entendi o que o
Epaminondas tem a ver com isso. Primeiro foi a policia ter vindo aqui, agora
isso.
ROSÁLIA: Eu perguntei para o Epaminondas mas ele também não quis
dizer.
DAIANA: Estranho também a Joana conhecer o Epaminondas.
ROSÁLIA: Vamos parar de mexerico, a fofoca não agrada a Deus. O que
for para nós sabermos, na hora certa iremos ficar sabendo.
CORTA para cena seguinte.
CENA 10/ INT/ CASA DOS ANTUNES/ QUARTO DO RODRIGO/ TARDE
Soraia está deitada na cama e Rodrigo vai entrando no quarto.
RODRIGO: Arruma suas coisas e vamos Soraia!
SORAIA: Vamos pra onde?
RODRIGO: Pra sua casa é claro. Ou você está pensando em voltar para
o orfanato?
SORAIA: Para o orfanato eu nem poderia. Todos lá nessa hora devem
está desconfiando de mim, ou melhor da Maria. Mas eu pensei em ficar aqui com
você na sua casa.
RODRIGO: Aqui não dá pra você ficar.
SORAIA: E porque não?
RODRIGO: Porque a minha mãe não vai gostar muito de você aqui.
SORAIA: Essa casa é sua também Rodrigo. E daí que a sua mãe não
gosta de mim? O Antunes também não gostava. Você vai deixar a sua mãe te
manipular igual o Antunes fazia?
RODRIGO: Não compara a minha mãe com aquele monstro. (pegando a caixa) Estou saindo agora, e não quero você aqui sozinha quando a
minha mãe chegar.
SORAIA: Você está indo aonde?
RODRIGO: Eu vou levar tudo isso aqui e mostrar pra Daiana. Ela tem
que ver com quem ela está lidando.
SORAIA: (levantando da cama) Eu não vou deixar
você fazer isso. Nem que eu tenha que tacar fogo nessa caixa. Você deveria
mostrar era pra policia, não para aquela canela de seriema.
RODRIGO: Isso aqui não prova que foi o Gabriel que matou o Antunes.
Mas esse cara é perigoso será que você não percebe que a Daiana pode está
correndo risco em está com ele?
SORAIA: A única coisa que estou percebendo aqui é o seu desejo
tenaz de reconquistar aquela vara pau seca.
RODRIGO: Ah me poupe, Soraia!
Soraia fica na porta impedindo Rodrigo de sair.
RODRIGO: Sai da mina frente. Pega suas coisas e vamos logo.
SORAIA: (com firmeza) Você não vai entregar
essa caixa pra Daiana, eu não vou deixar.
CORTA para cena seguinte.
CENA 11/ INT/ DELEGACIA/ SALA DO DELEGADO/ TARDE
Will está sentado em sua cadeira assinando alguns papeis. Tony vai
entrando na sala.
TONY: Eles chegaram.
WILL: Ótimo! Primeiro peça para o Epaminondas entrar. Vou começar a
minha conversa com ele.
Tony vai até a porta e chama
Epaminondas.
TONY: Epaminondas!
Epaminondas entra desconfiado e Tony dá sinal para ele sentar. Ele
senta em uma cadeira em frente a mesa de Will.
WILL: Boa tarde seu Epaminondas!
EPAMINODAS: Não sei se a minha tarde está muito boa. Fui chamado em
uma delegacia.
WILL: Eu só quero esclarecer algumas coisas. Conseguimos prender o
Boca, o cara responsável pelo o assalto que o senhor sofreu.
EPAMINONDAS: Então isso prova que eu estava falando a verdade?
WILL: Sim, prova. (T) Sabemos que
não foi o senhor que mantinha ligações com o Antunes. O Boca confessou tudo. E
também confessou outro crime.
EPAMINONDAS: Eu não entendo então a minha presença aqui.
WILL: Qual foi a última vez que o senhor falou com o Antunes?
Porque o Antunes mandou o Boca te assaltar?
EPAMINONDAS: Isso eu não sei. Ninguém conhece as artimanhas do
demônio.
WILL: Mas o demônio em questão conhecia muito bem a sua presa. Não
foi por acaso que ele mandou te assaltar.
EPAMINONDAS: Como eu disse, isso eu já não sei doutor.
CORTA para cena seguinte.
CENA 12/ INT/ LAR SÃO TARCÍSIO/ CAPELA/ TARDE
(Trilha sonora: A padroeira - Joanna)
Rosália está de joelho diante da imagem de Nossa Senhora das dores,
rezando.
ROSÁLIA: Minha nossa Senhora, o que está acontecendo com o meu
menino? Porque a policia o chamou na delegacia? Minha Mãe Imaculada, livra o
nosso menino dessa armadilha formada pelo o destino. O Gabriel é um homem bom,
ele não merece passar por isso. Protegei ele minha Santa. Ave Maria cheia de
graça...
Mostra cenas aleatórias da cidade. CORTA para cena seguinte.
CENA 13/ INT/ CASA DOS MEIRELES/ BARRACO DOS FUNDOS/ SALA DE ESTAR/
TARDE
(Trilha off)
Diná está na cozinha arrumando algumas coisas. Soraia vai chegando com
uma mochila nas costas.
DINÁ: (ao ver Soraia) Minha filha, que bom
que lembrou que tem mãe.
SORAIA: (entregando a mochila para
Diná) Aqui
estão as suas roupas que eu peguei emprestado. Como eu disse que devolveria.
DINÁ: (com a mochila de Soraia nas mãos) Pra que você pegou
essas coisas Soraia? Disse que era para uma festa fantasia, mas sei que não
tinha festa nenhuma. O que você está aprontando menina?
SORAIA: (andando pela sala) Eu estava em uma
festa fantasia, ué.
DINÁ: (andando atrás de Soraia) Que festa é essa que
durou uma semana?
SORAIA: (deitando no sofá) A festa estava boa
resolvi emendar.
DINÁ: (em pé ao lado do sofá) O seu pai está uma
fera contigo.
SORAIA: E quando que ele não está?
DINÁ: Minha filha ouça a sua mãe, se afaste desse Rodrigo.
SORAIA: E deixar o caminho livre pra Daiana? Nunca!
DINÁ: Do que adianta você querer alguém que não te quer?
SORAIA: Eu ainda vou me casar com o Rodrigo. É comigo que ele vai
ficar, não com aquela canela de seriema.
CORTA para cena seguinte.
CENA 14/ EXT/ CASA DOS MEIRELES/ PORTÃO/ TARDE
Rodrigo está em seu carro em frente a casa dos Meireles, quando
veja Daiana se aproximando em seu carro.
Imediatamente ele sai do seu carro e vai até ela, antes que ela entre no
portão.
RODRIGO: (se aproximando do carro) Daiana!
DAIANA: (estranhando) Rodrigo?
RODRIGO: Pensava que fosse o outro?
DAIANA: O que você quer?
RODRIGO: Podemos conversar um pouco?
DAIANA: Fale logo!
RODRIGO: Você estava com o Gabriel?
DAIANA: E se eu estivesse, o que você tem a ver com isso?
RODRIGO: Daiana eu sei que eu dei motivos pra você está com raiva
de mim. Mas você me conhece, eu não seria capaz de tirar a vida de ninguém.
DAIANA: Isso quem vai dizer é a policia. Eu sabia que a Soraia
vivia dando em cima de você, não imagina que você estivesse gostando. Faz um
favor pra mim? Volta lá pra sua piranha e me deixa em paz.
RODRIGO: Calma, esse cara está mentindo pra você. Ele é um
psicopata, essa carinha de bom moço é só pra impressionar.
DAIANA: O Gabriel não tinha motivos nenhum para matar o Antunes,
ele nem o conhecia. Agora você, tinha motivos de sobra pra isso.
RODRIGO: Ele mentiu, ele conhecia o Antunes. E eu posso provar.
DAIANA: Do que você está falando?
RODRIGO: Me espera aqui , por favor. Vou aqui no carro pegar uma
coisa pra te mostrar.
DAIANA: Se for um dos seus truquizinhos querendo me separar do
Gabriel pode esquecer.
RODRIGO: Não é truque nenhum, eu já volto.
Rodrigo vai até o carro e pega a caixa do Gabriel. Entrega a caixa para
Daiana que permanece ainda dentro do seu carro.
(Soundtrack suspense)
RODRIGO: Veja bem isso. Esse cara não é quem ele diz ser.
DAIANA: (com a caixa em mãos) Mas o que é isso?
RODRIGO: Isso foi encontrado no quarto do Gabriel. Ele está
mentindo Daiana. Não foi por acaso que ele entrou na Mulambo. Ele estava
procurando um jeito de se aproximar do Antunes. Ele queria vingar a morte do
nosso pai.
Daiana abre a caixa e vasculhe um pouco por cima. Depois olha para
Rodrigo, sem entender nada.
FIM DO VIGÉSIMO PRIMEIRO CAPÍTULO, FREEZE FRAME no rosto surpreso de
Daiana.
Créditos:
Escrita por
Adélison Silva
Personagens deste capítulo
Adélison Silva
Personagens deste capítulo
Ana = Luisa Bastos
Angelina = Cris Vianna
Carla
= Marcela Barrozo
Daiana
= Aline Dias
Diná = Cláudia Missura
Epaminondas
= Paulo Miklos
Gabriel
= Sérgio Malheiros
Joana = Carolina Kasting
Kléber
= Marcello Anthony
Ludmila
= Tatá Werneck
Meireles = Tony Ramos
Rodrigo
= Sérgio Malheiros
Rosália
= Letícia Sabatella
Soraia = Isabella Santoni
Tereza = Rita Guedes
Tony = Alexandre Barros
Will = Dalton Vigh
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