Anjo ou Demônio - Capítulo 17

quinta-feira, abril 04, 2019


Capítulo XVII

NO CAPÍTULO ANTERIOR...

·         Soraia fica incrédula ao saber que Gabriel está gostando de Daiana.
·         Diná tem um mau pressentimento em relação a Soraia.
·         Joana afirma ao Rodrigo que vai vender a sua parte das ações Mulambo. Rodrigo não gosta nem um pouco disso.
·         Ludmila proíbe Carla de falar o nome do Fabinho em sua presença.
·         Joana fala para Angelina que está disposta a vender as suas ações na Mulambo.
·         Soraia vai até a sua casa e exige que os seus pais pare de importunar o Rodrigo. Charles ameaça, dizendo que se ela sair não poderá mais voltar.
·         Kléber e Rodrigo discutem e Kléber assume que acredita na inocência de Gabriel.
·         Gabriel e Daiana se beijam, Ana e Soraia ver e ficam incrédulas.
·         Soraia fala para Rodrigo do beijo entre Gabriel e Daiana.
·         Joana fala para Kléber que está decidido vender a sua parte na Mulambo.
·         Soraia espiona Gabriel e Daiana pela a janela. Rosália pergunta pelo os documentos que ela havia prometido levar.

FIQUE AGORA COM O CAPÍTULO DE HOJE.


CENA 01/ INT/ LAR SÃO TARCÍSIO/ SALA DE ESTAR/ TARDE

Rosália e Soraia estão em pé próximas a janela.

SORAIA: (embromando) Sabe o que é irmã? Eu acabei perdendo os meus documentos.
ROSÁRIO: Mas perdeu os seus documentos como?
SORAIA: Eu não sei, mas acho que foi na minha vinda pra cá.
ROSÁRIO: A pessoa não pode ficar sem documentos.
SORAIA: Eu sei, já estou providenciando outros. Assim que estiver pronto eu apresento pra senhora.
ROSÁRIO: Está bem. E pare de espionar a conversa dos outros que isso é feio.
SORAIA: Já parei. Vou ver se as outras irmãs estão precisando de ajuda.

Soraia sai, Rosália dá uma olhada na janela e ver Gabriel se despedindo de Daiana que já está dentro do carro.
(Trilha Sonora: Calum Scott - You Are The Reason)
Mostra cenas da cidade. TIME-LAPSE transição dia/noite. CORTA para cena seguinte.

CENA 02/ INT/ APT DO JUCA/ SALA DE ESTAR/ NOITE
(Trilha off)
Juca está sentado no sofá, enquanto Ludmila anda de um lado ao outro da sala com o celular em na mão.

JUCA: Minha filha o que você tem que não para quieta?
LUDMILA: Nada, estou bem.
JUCA: Bem? Daqui a pouco você vai abrir um buraco de tanto andar de lá pra cá.
LUDMILA: Nem percebi que estava andando tanto. (sentando no sofá) Ah estou entediada!
JUCA: E porque você não saiu com a sua amiga Carla?
LUDMILA: Porque a Carla me deixou na mão hoje. Foi sair com a amiguinha dela, a Talita. (olhando no celular) E ninguém manda mensagem pra mim.
O celular toca recebendo uma mensagem.

JUCA: Parece que alguém mandou.
LUDMILA: (olhando o celular) Não é quem eu quero. Ninguém manda mensagem pra mim!
JUCA: Agora entendi. Ninguém é uma pessoa específica?
LUDMILA: Ninguém. É um viado que eu conheci na balada, mas resolveu dá um pitizinho.
JUCA: Você está gostando desse rapaz Ludmila?
LUDMILA: Eu? Imagina pai. Eu estou tranquila. Eu apaixonada? Até parece.
JUCA: Estou vendo.

CORTA para cena seguinte.

CENA 03/ INT/ CASA DOS ANTUNES/ SALA DE ESTAR/ NOITE

Joana está sentada no sofá, Rodrigo se aproxima e a interroga.

RODRIGO: O que foi que a senhora resolveu lá na Mulambo?
JOANA: Ofereci as minha ações para a Angelina e eles estão dispostos a comprar.
RODRIGO: (se alterando) Eu não vou vender essas ações, já te avisei isso. Somos donos de vinte e cinco por cento daquela empresa, e podemos fazer com o que isso cresça.
JOANA: Eu não quero mexer com isso meu filho. A vida do Antunes era falar dessa Mulambo vinte e quatro horas por dia. E eu não quero que você fique igual a ele.
RODRIGO: O Antunes era um canalha e eu jamais vou ficar igual a ele. E eu não vou usar meios ilegais como ele fazia lá dentro não. Eu vou trabalhar direitinho e vou fazer a nossa parte render. A Mulambo é uma empresa grande tem nome reconhecido no mercado. Agora a senhora quer que eu jogue tudo isso no ralo? O dinheiro que nós temos uma hora vai acabar mãe se a gente não souber investir.
JOANA: Eu sei meu filho, mas eu quero investir. Só que eu quero investir em algo nosso, começar do zero, sem ligação com Mulambo, Antunes, Meireles. Eu quero apagar o passado e escrever uma nova história, voltar a sonhar. Pois até isso aquele maldito me tomou, o meu direito de sonhar por um futuro melhor.
RODRIGO: Vamos esperar um pouco mais? Pelo menos até eu conseguir provar a minha inocência e me livrar desse processo que pesa sobre as minhas costas.
JOANA: Tudo bem. Mas por mim a gente venderia isso o quanto antes.

CORTA para cena seguinte.

CENA 04/ INT/ CASA DOS MEIRELES/ SALA DE ESTAR/ NOITE

Angelina e Daiana estão sentadas no sofá.

ANGELINA: Você o quê?
DAIANA: Eu beijei o Gabriel mãe. Sei lá, acho que estou começando a gostar dele.
ANGELINA: Minha filha eu não estou acreditando nisso que estou ouvindo. Daiana você perdeu de vez o juízo? Esse rapaz é um assassino.
DAIANA: Isso não é verdade, a senhora não sabe do que está falando. O Gabriel é inocente, eu sei disso.
ANGELINA: Você é que não sabe onde está se metendo, Daiana. Esse rapaz está sendo investigado pela a justiça, acusado de matar uma pessoa. E sabe lá mais quantos ele deve ter matado.
DAIANA: Eu acredito na inocência do Gabriel. Quem matou o Antunes foi o Rodrigo. O Gabriel é um doce de garoto, incapaz de fazer mal a alguém. A senhora tem que conhecer ele.
ANGELINA: Deus me livre me aproximar de bandido.
DAIANA: Ele não é bandido, e quando tudo isso passar a senhora vai perceber isso.
ANGELINA: Deus ajude que você esteja certa. E que esse cara não faça mal nenhum a você. 
(Trilha Sonora: On & On – Cartoon feat. Daniel Levi)
CORTA para cenas aleatórias da cidade. TIME- LAPSE transição noite/dia.  Um letreiro mostrando a passagem de tempo “Uma semana depois...”. Mostra a fachada da delegacia. CORTA para cena seguinte.

CENA 05/ INT/ DELEGACIA/ RECEPÇÃO/ DIA
(Trilha off)
A recepção está calma apenas umas três pessoas sentadas nos cadeiras de espera, alguns policiais passando de um lado para o outro. Tony em pé ao lado do guichê da recepção assinando uma prancheta. Will chega todo animado.

WILL: Bom dia a todos! Bom dia Tony!
TONY: Hoje o dia está excelente, já começamos bem. 
WILL: Como assim, o que tem de bom?
TONY: Temos um novo inquilino. Encontramos o ladrão que assaltou o Epaminondas.
WILL: Que maravilha, mais uma peça do quebra cabeça. E em que delegacia ele está?
TONY: Aqui mesmo, te esperando na sua sala. Como estávamos cuidando do caso, ele já foi mandado direto pra cá.
WILL: Vamos lá então, interrogar a fera.
TONY: (entregando a prancheta para o Will) Aqui está a ficha do meliante.
WILL: Ótimo, vamos lá saber onde essa peça se encaixa.
CORTA para Will e Tony entrando na sala. Boca se encontra algemado sentado na cadeira em frente a mesa do Will, um policial em pé ao seu lado.

WILL: Reinaldo Cardeal da Silva, mais conhecido como Boca. Eu vou direto ao ponto. Qual a sua ligação com o Antunes?
BOCA: Sei quem é Antunes não senhor.
WILL: Ok! (olhando a ficha) Vamos ver aqui a sua ficha. Tráfico de drogas a pena poderá chegar até oito anos, roubo a mão armada a pena varia de quatro a dez anos, homicídio doloso com intenção de matar uns quinze anos de prisão, fora outros crimes que estão descritos aqui. A coisa não está nada fácil para o seu lado. Eu posso facilitar ou piorar a sua situação. (sentando na mesa de frente para Boca) Que tal fazermos aqui uma delação premiada? Você abre o jogo comigo e eu vou procurar um jeito de amenizar a sua pena.
BOCA: E como eu vou ter certeza que o senhor vai cumprir com a sua parte no acordo?
WILL: Aí que tá, não tem como você ter certeza. Mas digamos que você não tem muita escolha. Porque a verdade mais cedo ou mais tarde ela vai surgir. A polícia tem meios para investigar. Eu só estou querendo poupar o trabalho que vamos ter, e claro facilitar um pouco o seu lado. Mas se você não concordar, continuarei com as minhas investigações. Enquanto você vai ver o sol nascer quadrado por um bom tempo. A sua ficha está mais suja que pau de galinheiro rapaz.
BOCA: O senhor acha que sou besta? Só vou falar quando eu tiver um advogado.
WILL: Tudo bem é um direito seu. (virando-se para o policial) Leva o rapaz pra sela. A nossa conversa ainda não acabou.

CENA 06/ INT/ CASA DOS MEIRELES/ SALA DE ESTAR/ DIA

Fabinho está sentado no sofá. Daiana vem descendo a escada e passa por ele.

DAIANA: (mandando beijo para Fabinho) Beijinho tchau tchau!
FABINHO: Me deixa adivinhar. Está indo lá para o orfanato?
DAIANA: Claro, estamos organizando o desfile. A apresentação já vai ser amanhã.
FABINHO: Você não está indo só por conta do desfile. Está indo pra se encontrar com aquele cara.
DAIANA: E se eu tiver qual o problema, Fabinho? Por acaso eu me meto nas suas relações?
FABINHO: O problema que esse cara é um marginal, está sendo acusado de assassinato.
DAIANA: O Gabriel não é nenhum marginal. Quem matou o Antunes foi o Rodrigo.
FABINHO: Esse cara está te fazendo de otária e você não está percebendo. O Rodrigo sempre esteve aqui com a gente, sempre foi querido por todos aqui. Agora você prefere ficar do lado de um cara que você mal conhece?
DAIANA: Eu já conheço muito bem o Gabriel, ele é um rapaz de caráter. Ao contrário do Rodrigo que sempre me enganou.
CORTA para Angelina que vai vindo do rumo da cozinha.

ANGELINA: Se eu fosse você não ficaria do lado de nenhum dos dois. Minha filha, estamos falando de um assassinato. Enquanto o verdadeiro culpado não for preso, não estaremos seguros.
DAIANA: O Rodrigo é o culpado mamãe, não tenha dúvida disso. E se vocês conhecesse o Gabriel, entenderiam isso.
ANGELINA: Daiana, o Rodrigo e o Gabriel não são os únicos homens da face da terra. Se afaste deles é o melhor a fazer. 
DAIANA: Eu gosto do Gabriel e eu acredito na inocência dele.
FABINHO: Até ontem você gostava do Rodrigo.
DAIANA: Gostava, pois eu não sabia o mau caráter que ele é. Vão amanhã ao desfile conhecer o Gabriel. É feio julgar as pessoas sem conhecer.  Com licença.

Daiana sai, Angelina e Fabinho se olham preocupados. CORTA para cena seguinte.

CENA 07/ INT/ LAR SÃO TARCÍSIO/ PÁTIO/ DIA

Soraia está varrendo o pátio, Gabriel vai chegando vindo do rumo dos dormitórios.

GABRIEL: Meus pés estão limpos, não vou sujar nada. 
SORAIA: Sem problema, só estou tirando a poeira mesmo.
GABRIEL: E então, a irmã Rosália te fichou?
SORAIA: Eu tive um probleminha com os meus documentos, mas assim que eu trouxer ela ficha. Por enquanto ela está pagando por diária.
GABRIEL: Que bom.
SORAIA: E você e a Daiana, estão namorando firme mesmo?
GABRIEL: Eu estou gostando dela pra valer. Acho que ela também está gostando de mim.
SORAIA: Fico feliz por vocês dois.
GABRIEL: Vai para o desfile amanhã?
SORAIA: Ainda não sei.
GABRIEL: Vamos, você vai gostar.
SORAIA: Não gosto muito dessas coisas não.
GABRIEL: Eu também não gosto muito não. Mas esse é diferente é por uma causa nobre. Para ajudar o nosso Lar.
SORAIA: Bonito o gesto dela.
GABRIEL: A Daiana é uma pessoa do bem, não tem como não se apaixonar.
SORAIA: Imagino que não.
GABRIEL: Agora vou sair pra você terminar o seu serviço. (Soraia passa a vassoura nos pés de Gabriel) Não varre os meus pés não que estou querendo casar.

CORTA para cena seguinte.

CENA 08/ INT/ CASA DO JUCA/ SALA DE ESTAR/ DIA

Ludmila está sentada com os pés em cima do sofá mexendo no celular. Carla chega e já vai entrando.

CARLA: Bom dia piranha!
LUDMILA: Bom dia puta!
CARLA: (sentando próximo aos pés de Ludmila) O que temos de bom pra hoje?
LUDMILA: (desanimada) Nada.
CARLA: Nossa, está de TPM? Pensei de a gente ir à boate, se anima não?
LUDMILA: Hoje não. Vou ficar em casa mesmo.
CARLA: Esse desânimo todo tem a ver com aquele cara que a gente não pode falar o nome?
LUDMILA: Já tem uma semana, Carla, que ele não me manda uma mensagem.
CARLA: E você é claro, também não manda mensagem pra ele.
LUDMILA: Mando mesmo não. Não vou ficar correndo atrás, não preciso disso.
CARLA: Amiga, na boa, você é muito complicada.
LUDMILA: Sou nada. Quer saber? Eu vou pra boate com você.
CARLA: Opa, assim que eu gosto!
LUDMILA: Imagina se eu vou ficar arrastando corrente por causa de homem. Será que ele vai está lá?
CARLA: Provavelmente sim.

CORTA para cena seguinte.

CENA 09/ INT/ MASCARENHAS MODELS/ DIA

Ana está ensaiando para o desfile. Outras modelos ao redor observando o ensaio de Ana. Frida a sua frente dando instruções.

FRIDA: Calma, volta e vem de novo, Ana. Mas vem mais devagar, com o corpo ereto e o queixo mais levantado.
ANA: (seguindo as instruções de Frida) Assim tá bom?
FRIDA: Isso, agora tá melhor. Amanhã quero ver você arrasando, quero ver todos vocês arrasando.
CORTA para Daiana que vai chegando.

DAIANA: (se aproximando de Frida) Muito bom, a Ana leva mesmo jeito.
FRIDA: Eu reconheço um talento quando estou diante dele.
DAIANA: E já está tudo certo pra amanhã?
FRIDA: Certo não está. Ainda tem muito detalhe pra resolver. Mas já está tudo encaminhado. (dando ordens para as modelos) Vão ensaiando aí, já eu volto. Carina dá uma ajuda pra Ana.
Carina vai ajudar Ana. Frida e Daiana se afastam para um lugar mais a parte.

DAIANA: E o Gabriel apareceu por aqui?
FRIDA: Aqui ele não veio. Eu pensei que você estivesse lá no orfanato com ele.
DAIANA: Eu preferi vim direto pra cá depois eu vou lá falar com ele.
FRIDA: E como está indo esse romance? Você me disse que estava confusa com os seus sentimentos?
DAIANA: Eu ainda estou confusa. Estou curtindo muito está com o Gabriel. Mas tem hora que eu acho que estou com ele só por causa da semelhança entre ele e o Rodrigo.
FRIDA: Você ainda gosta do Rodrigo, é isso?
DAIANA: Pra te ser sincera Frida, eu não sei mais. O Gabriel é como se fosse uma versão melhorada do Rodrigo. Ele é mais manso, mais sereno. O Rodrigo já tem um jeito mais bruto, arrogante.
FRIDA: As coisas do coração são confusas às vezes. E sobre o crime, já sabem quem é o criminoso?
 DAIANA: A polícia ainda não encontrou provas. Mas eu sei que foi o Rodrigo. Ele e o Antunes nunca se deram bem. Não existem motivos nenhum para culpar o Gabriel. Mas mesmo sabendo que o Rodrigo é o culpado, o meu coração ainda fica perdido entre os dois. É engraçado porque quando eu lembro das coisas que eu vivi com o Rodrigo, não é como se eu estivesse vivido com ele, é como se eu estivesse vivido aquilo tudo com o Gabriel. Eu nunca estive tão perdida com os meus sentimentos, como estou agora.

CORTA para cena seguinte.

CENA 10/ INT/ CASA DOS ANTUNES/ SALA DE ESTAR/ TARDE

Kléber e Joana estão sentados no sofá.

KLÉBER: Estive na delegacia, pra saber como anda a questão do processo da morte do Antunes. Eles prenderam um cara que pode ter alguma ligação.
JOANA: Um cúmplice?
KLÉBER: Eles ainda não sabem ao certo qual a ligação que o cara tem. O cara se recusou a falar sem a presença do seu advogado. Mas pelo o que a polícia diz ele era capanga do Antunes. Lembra-se de um celular que foi encontrado dentro de um envelope na gaveta da sala do Antunes?
JOANA: Sim lembro.
KLÉBER: O único número para o qual o Antunes havia ligado pertencia a esse cara. Ou melhor, não pertencia. O chip do celular era cadastrado no nome de outra pessoa. Mas esse cara que foi detido havia roubado o telefone dessa pessoa.
JOANA: Meu Deus essa história está ficando cada vez mais confusa. E pensar que o meu filho pode está metido no meio disso tudo.
KLÉBER: Esse nome Epaminondas te lembra alguém?
JOANA: (surpresa com a pergunta de Kléber) Epaminondas? O único Epaminondas que eu me lembre, era um motorista que o Antunes tinha. O que o Epaminondas tem a ver com a conversa?
KLÉBER: É nesse nome que o número está cadastrado. E esse motorista que você se refere é irmão do Jurandir.
JOANA: Não pode ser. O Epaminondas irmão do Jurandir?
Joana começa a lembrar.  DISSOLVA para cena seguinte.

{Flashback on}

CAP VI/ CENA 12/ INT/ CASA DO ANTUNES/ SALA DE ESTAR/ TARDE

JOANA: Jurandir vai embora, se o Antunes te pegar aqui ele te mata.
JURANDIR: Ele não vai voltar tão cedo. O motorista dele está do nosso lado, ele vai atrasar o Antunes.
DISSOLVA para cena seguinte.

{Flashback off}

Continuação CENA 10/ INT/ CASA DOS ANTUNES/ SALA DE ESTAR/ TARDE

Joana fica pensativa. A frase de Jurandir fica ecoando enquanto mostra Joana pensativa. “O motorista dele está do nosso lado”. “O motorista está do nosso lado”.

JOANA: Agora eu entendo porque o Epaminondas ajudou o Jurandir, os dois eram irmãos. Meu Deus, o que foi feito do Epaminondas?
KLÉBER: A polícia me informou que ele agora trabalha como jardineiro lá no orfanato que o Gabriel mora.
JOANA: Então ele e o Gabriel já se conhecem?
KLÉBER: Com toda certeza.

Joana fica perplexa com o que ouve. CORTA para cena seguinte.

CENA 11/ INT/ MULAMBO/ SALA DO MEIRELES/ TARDE

Angelina está sentada na cadeira atrás da mesa, enquanto Meireles está sentado em sua cadeira a sua frente.

MEIRELES: A Joana não falou mais nada sobre a venda das ações?
ANGELINA: Nada meu amor. Disse que vai esperar o processo do Rodrigo se resolver. Tenho certeza que o Rodrigo fez a cabeça dela.
MEIRELES: Eu cheguei a ligar pra ele, tentei negociar. No entanto ele não está querendo acordo nenhum. Me afirmou que não vai vender a parte dele nas ações.
ANGELINA: E você quer muito essas ações, né?
MEIRELES: Claro Angelina. E se ele for culpado? Se foi capaz de matar o próprio pai, imagina o que ele é capaz de fazer comigo.
ANGELINA: Eu entendo a sua aflição, apesar de achar que o culpado não seja o Rodrigo.
MEIRELES: Você desconfia mesmo desse Gabriel?
ANGELINA: Desconfio e me preocupo, em ver a Daiana indo pra cima e pra baixo com esse rapaz. Mas parece que ficou cega.

CORTA para cena seguinte.

CENA 12/ INT/ LAR SÃO TARCÍSO/ JARDIM/ TARDE

Gabriel e Daiana estão sentados no jardim.

DAIANA: Passei lá na quadra, já está tudo lindo, prontinho para o desfile de amanhã.
GABRIEL: A criançada está toda animada, nós aqui nunca tivemos um movimento parecido com esse. Sou muito grato a você e todo o pessoal da agência que tiveram a ideia de organizar esse desfile.
DAIANA: Pra mim está sendo muito gratificante. Só em ver o sorriso estampada na carinha dessas crianças nos dá empolgação. E oh a Ana está arrasando, tenho certeza que amanhã ela vai mandar muito bem na passarela.
GABRIEL: Ela está eufórica, ansiosa para desfilar. Mas depois como vai ficar, ela vai continuar na agência ou não?
DAIANA: Eu tenho pra mim que vai sim. A Frida gostou muito dela. É provável que ela invista na carreira da Ana.
GABRIEL: Isso é muito bom. Eu amo aquela menina como se fosse a minha irmã casula. Amanhã quero está lá na primeira fileira assistindo vocês.
DAIANA: Engraçado, já desfilei várias vezes. Mas estou ansiosa como se fosse também a minha primeira vez.
GABRIEL: É porque desta vez é por uma causa nobre. As crianças precisam muito dessa ajuda de vocês.
DAIANA: Eu sei. E se quer saber, também estou muito ansiosa.

Os dois trocam caricias. CORTA para cena seguinte.

CENA 13/ INT/ CASA DOS ANTUNES/ QUARTO DO RODRIGO/ TARDE

Soraia está sentada na cama escorada na cabeceira, enquanto Rodrigo está sentado nos pés da cama.

SAORAIA: A Daiana agora está lá, grudada no Gabriel. Tive que dá um perdido e sair de lá.
RODRIGO: (enfurecido) É impressionante a inversão de valores. Deve está lá bajulando o outro, dando todo o apoio. Esse cara é muito mais perigoso do que a gente imagina. Com aquele jeito lerdo dele está passando todo mundo pra trás.
SORAIA: (confusa) Só estamos nós dois aqui Rodrigo. Vamos deixar de lado esse teatro? Confessa, foi você quem matou o Antunes?
(Soundtrack suspense)
RODRIGO: (levantando da cama) Ficou maluca? Eu não vou admitir que você me acuse desse jeito. Você não!
SORAIA: Seja sincero comigo, eu vou te entender. Foi você quem matou o Antunes?
RODRIGO: Eu não admito você ficar duvidando de mim. Pensei que estivesse do meu lado!
SORAIA: E estou, sempre vou estar. Só quero que você seja sincero. Responde francamente, o assunto morre aqui. Eu vou continuar te ajudando do mesmo jeito. Mas eu preciso saber, foi você que matou o Antunes?

Rodrigo passa a mão na cabeça furioso com as desconfianças de Soraia.

FIM DO DÉCIMO SÉTIMO CAPÍTULO, FREEZE FRAME na cara furiosa de Rodrigo.

   Créditos:

Escrita por
Adélison Silva

Personagens deste capítulo
Ana = Luisa Bastos
Angelina = Cris Vianna
Boca = José Loreto
Carla = Marcela Barrozo
Daiana = Aline Dias
Fabinho = Dan Ferreira
Frida = Christiane Torloni
Gabriel = Sérgio Malheiros
Joana = Carolina Kasting
Juca = Cássio Gabus Mendes
Jurandir = Marcello Melo
Kléber = Marcello Anthony
Ludmila = Tatá Werneck
Meireles = Tony Ramos
Rodrigo = Sérgio Malheiros
Rosália = Letícia Sabatella
Soraia = Isabella Santoni
Tony = Alexandre Barros
Will = Dalton Vigh

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