Anjo ou Demônio - Capítulo 24 (Últimos Capítulos)

segunda-feira, abril 15, 2019

Capítulo XXIV
NO CAPÍTULO ANTERIOR...

·         Ludmila fica toda desconfiada achando que Fabinho é gay.
·         Rodrigo fala para Joana que ainda gosta da Daiana.
·         Ludmila joga charminho para cima de Glauber. Mas ele a dispensa dizendo que está namorando. Ela fica desconfiando que ele e Fabinho tenham alguma coisa.
·         Soraia vai passar a noite na casa do Rodrigo.
·         Daiana vai atrás de Gabriel.
·         Ludmila bloqueia Fabinho no whatsapp.
·         Kléber tenta em vão mais uma vez conquistar Joana.
·         Rodrigo afirma para Soraia que ama a Daiana. E termina tudo o que há entre os dois.
·         Gabriel fala com Daiana sobre a caixa. E conta que Epaminondas é o seu tio.
·         Soraia fala para os seus pais que Rodrigo assumiu que ainda gosta da Daiana.
·         Gabriel vai atrás de Rodrigo.

FIQUE AGORA COM O CAPÍTULO DE HOJE.


CENA 01/ INT/ CASA DOS ANTUNES/ SALA DE ESTAR/ TARDE

Rodrigo está em pé do lado de dentro da porta, enquanto Gabriel está do lado de fora.

RODRIGO: É muita cara de pau sua aparecer aqui na minha casa seu marginal.
GABRIEL: Eu não sou nenhum marginal e você sabe bem disso.
RODRIGO: Eu sei muito bem. Essa carinha sonsa sua pode até enganar por um tempo, mas uma hora a máscara cai. E aí todo mundo vai saber quem é você de verdade.
GABRIEL: Eu só vim atrás da caixa que você me roubou.
RODRIGO: Aquela caixa é a prova de que você matou o Antunes.
GABRIEL: Aquela caixa não prova nada. Foram apenas algumas coisas que eu fui juntando para saber o paradeiro da minha mãe. E o seu paradeiro também. Porque apesar de tudo você é o meu irmão.
RODRIGO: Que coisa comovente. Comigo você não precisa gastar o seu talento dramaturgo. Como você soube que a caixa estava comigo?
GABRIEL: A Daiana me contou.
RODRIGO: (ficando sem graça) Então ela foi até lá te contar?
GABRIEL: Eu sinto muito por tudo isso que está acontecendo. Me dê a caixa, eu preciso levá-la até a policia.
RODRIGO: Quem vai levar até a polícia sou eu.
GABRIEL: Leva. E aproveita e explica pra policia como foi que você a pegou no meu quarto.
CORTA para Joana que vai descendo a escada.

JOANA: Gabriel, que bom ver você aqui!
GABRIEL: (com os olhos brilhando) Oi mãe!
JOANA: É tão bom ver vocês dois juntos. Como eu queria que esse pesadelo acabasse logo, e eu poder ter a minha família estruturada como sempre sonhei.
RODRIGO: (com arrogância) Não existe estrutura enquanto termos um bandido na família. Aproveita bem o seu filhinho que logo ele estará atrás das grades.
Rodrigo senta no sofá e fica olhando Gabriel e Joana com olhar torto. Joana abraça Gabriel.

JOANA: Tão bom ter você aqui pertinho de mim.
GABRIEL: Eu também fico muito feliz em está aqui com a senhora.
JOANA: Vamos sentar conversar um pouco.

Joana e Gabriel se sentam no outro sofá. CORTA para cena seguinte.

CENA 02/ INT/ LAR SÃO TARCÍSIO/ SALA DE ESTAR/ TARDE

Rosália está em pé. Tereza e Ana estão sentadas no sofá.

ROSÁLIA: O Gabriel saiu daqui de um jeito, que estou preocupada.
ANA: Foi depois que ele conversou com a Daiana.
TEREZA: E onde ela está?
ANA: A Daiana foi embora.
ROSÁLIA: O Gabriel foi atrás do irmão dele. Disse que iria pegar a sua caixa de volta, eu não entendi foi nada.
TEREZA: O que tem de tão especial nessa caixa? E o que o irmão dele tem a ver com isso?
ROSÁLIA: Eu não sei irmã Tereza, mas boa coisa não deve ser. Eu vou até a capela, só as minhas orações pra me dá paz.
TEREZA: Eu vou com você.

As duas vão para a capela. CORTA para cena seguinte.

CENA 03/ INT/ MASCARENHAS MODELS/ TARDE

Frida está em pé com um tablet nas mãos. Daiana sentada em um puff.

FRIDA: Tivemos um resultado até bom, apesar do ocorrido.
DAIANA: Que bom! Então conseguimos uma quantia satisfatória para ajudar o orfanato?
FRIDA: Bem mais do que eu estava prevendo.  Existia gente fina ali em meio ao desfile, acabou nos ajudando. No entanto o sucesso do desfile não ameniza o crime ocorrido. Quero muito descobrir quem foi a sabotadora do nosso evento.
DAIANA: O pessoal do orfanato suspeita de uma tal de Maria.
FRIDA: Maria? Esse é o nome da moça que cortou a mão com o copo, não é?
DAIANA: É ela mesma.
FRIDA: Eu vou até lá ter uma conversa séria com essa garota. Isso não se faz, sabotagem é crime.
DAIANA: Perda de tempo Frida. A garota simplesmente sumiu. O que comprova mais uma vez que ela tem culpa no cartório.
FRIDA: Como sumiu, ela também não é órfã de lá?
DAIANA: Ela apenas trabalhava lá.
FRIDA: Mas se a intenção dela era nos prejudicar, o tiro saiu pela a culatra.
DAIANA: Graças a sua brilhante ideia de nos colocar para desfilar com os modelos mesmo pichados.
FRIDA: Temos que saber improvisar minha querida.
(Trilha Sonora: On & On – Cartoon feat. Daniel Levi)
Mostra cenas aleatórias da cidade. TIME-LAPSE transição dia/noite. CORTA para cena seguinte.

CENA 04/ INT/ CASA DOS MEIRELES/ BARRACO DOS FUNDOS/ QUARTO DA SORAIA/ NOITE
(Trilha off)
Soraia está deitada na cama, de costas para a porta. Diná entra no quarto.

DINÁ: Filha, podemos conversar?
SORAIA: Se for pra falar da minha relação com o Rodrigo, a nossa conversa já se encerra por aqui.
DINÁ: (indo para o outro lado da cama e ficando em frente a Soraia) O que você planeja para a sua vida minha filha? Que futuro você pretende ter?
SORAIA: (sentando na cama) Com certeza um futuro bem melhor do que isso aqui. Eu penso grande mãe, penso alto.
DINÁ: (sentando na cama aos pés de Soraia) E isso é bom. Eu também quero que você tenha um futuro diferente de tudo isso. O que não é bom são os meios que você procura pra isso.
SORAIA: Eu amo o Rodrigo mãe. É errado a gente amar alguém?
DINÁ: Sim, nesse caso é errado. Como você pode amar alguém se você não tem amor próprio? Soraia, como você pode querer um homem que está afim de outra?
SORAIA: O Rodrigo está iludido, a Daiana não quer nem saber dele. Ela está namorando o irmão dele. Eu via direto os dois de chamego lá no orfanato.
DINÁ: Você foi no orfanato que o irmão do Rodrigo mora?
Soraia percebe que falou demais e se levanta da cama.

SORAIA: Ah mãe chega de interrogatório! Vou dá uma saída.
DINÁ: (se levantando da cama) Minha filha, onde você está indo?
SORAIA: Vou dá umas voltas no shopping. Posso?

Soraia sai e Diná fica preocupada com a filha. CORTA para cena seguinte.

CENA 05/ INT/ CASA DO ANTUNES/ SALA DE ESTAR/ NOITE

Gabriel e Joana estão sentados em um sofá. E Rodrigo em pé encostado na janela, encarado com a cara fechada.

GABRIEL: Agora eu tenho que ir embora.
JOANA: Mas já? Ainda está cedo meu filho.
GABRIEL: Foi muito bom ver a senhora. Só que o pessoal do orfanato já devem estar preocupados. E também a minha presença aqui não está sendo muito agradável para o Rodrigo.
JOANA: Ele só está com ciúmes. A vida toda se acostumou a ser filho único e agora ter que conviver com um irmão.
GABRIEL: Sabemos que o motivo é muito mais sério que isso minha  mãe. Antes fosse só ciúme. (levantando do sofá) É melhor eu ir embora.
JOANA: (levantando do sofá) Mas você vai vir aqui de novo?
GABRIEL: Claro, muitas vezes. Vou vim só pra te ver.
JOANA: Obrigada meu amor!
Joana leva Gabriel até a porta e os dois se despedem. Depois que Gabriel sai, Joana fecha a porta e Rodrigo se aproxima.

RODRIGO: A senhora está se desmanchando por causa desse psicopata, né?
JOANA: Eu já pedi pra você não falar assim dele.
RODRIGO: Mãe, esse cara é um assassino. Será que a senhora não percebe que ele só está levando a senhora na lábia? Ele está armando alguma e eu me preocupo com a senhora.
JOANA: Eu não quero saber de nada disso. Eu só sei que ele é o meu filho, o filho que eu pensei que estava morto. É só isso que eu penso.
RODRIGO: Esse cara pode ser muito mais perigoso do que eu pensava. Ele está rondando, ganhando a confiança da senhora, alguma arapuca ele quer armar.
JOANA: Ele é o meu filho, e ele também estaria aqui comigo se aquele maldito não tivesse arrancado ele de mim.
RODRIGO: Minha mãe, eu só quero te proteger. O Gabriel não é mais aquele bebezinho. Agora ele é um homem, e tem sede de vingança. Foi isso que o motivou a matar o Antunes.
JOANA: (gritando) Chega Rodrigo! Eu já disse que não quero saber nada disso.

Joana sobe as escadas. CORTA para cena seguinte.

CENA 06/ INT/ APT DO JUCA/ QUARTO DA LUDMILA/ NOITE

Ludmila está sentada em uma cadeira próxima a escrivaninha. Carla sentada na cama.

CARLA: E então, o que o Edson respondeu?
LUDMILA: Ele disse que não sabe sobre a namorada do Glauber. Disse que nem sabia que ele estava namorando.
CARLA: Se o Glauber não falou nada para o Edson, péssimo sinal.
LUDMILA: Eu já estou aqui cheio de caramiolas e você ainda fala desse jeito?
CARLA: Amiga, aceita que dói menos. Você sobrou.
LUDMILA: Eu tenho que desvendar esse mistério. Eu só vou sossegar quando eu ter certeza.
CARLA: E como você vai fazer isso?
LUDMILA: Ainda não sei, mas vou pensar em alguma coisa.

CORTA para cena seguinte.

CENA 07/ INT/ BOATE/ NOITE

Edson e Fabinho estão no botequim, sentados em umas banquetas próximas ao balcão.

EDSON: Então vocês dois não se entenderam mesmo?
FABINHO: Não quero nem saber dessa garota, estou em outra.
EDSON: Poxa, cheguei até pensar que iria rolar um lance sério entre vocês dois.
FABINHO: Difícil disso acontecer, Edson. A menina é maluca. Mandei uma mensagem pra ela pra gente conversar, ela simplesmente me bloqueou.
EDSON: A Ludmila sempre foi assim meio doidinha. Hoje ela me mandou mensagem fazendo um interrogatório sobre o Glauber.
FABINHO: E o que ela tanto queria saber sobre ele?
EDSON: Queria saber se ele estava namorando. Se eu conhecia a namorada dele.
FABINHO: Ela está interessada nele agora é?
EDSON: Não sei, mas achei estranho as perguntas dela.
FABINHO: Nem ligo pra isso.

CORTA para cena seguinte.

CENA 08/ INT/ SHOPPING/ TERCEIRO PISO/ NOITE

Soraia vai passeando pelas as lojas, ao longe avista Gabriel diante de uma loja de sapato. Ela apressa em sua direção.

SORAIA: (se aproximando de Gabriel) Rodrigo!
GABRIEL: (estranhando) Maria?
SORAIA: (assustada) Gabriel?
GABRIEL: Por onde você esteve Maria? O que aconteceu? Você está diferente. Cortou o cabelo, mudou o visual.
SORAIA: (engole seco e responde) Eu menti, meu nome não é Maria. Eu sou a Soraia.
GABRIEL: Soraia? Como assim você mentiu? O que exatamente você mentiu? Foi você que pegou a caixa em meu quarto?
SORAIA: Calma Gabriel, eu te explico tudo. Vamos sentar em algum lugar?
GABRIEL: Claro!
 DISSOLVA para Gabriel e Soraia já sentados na praça de alimentação.

CENA 09/ INT/ SHOPPING/ TERCEIRO PISO/ PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO/ NOITE

Os dois estão sentados um de frente para o outro.

SORAIA: Eu inventei toda aquela história de ter vindo do Maranhão. Na verdade os meus pais é que vieram de lá. Eu nasci aqui mesmo.
GABRIEL: Mas porque você inventou tudo isso.
SORAIA: Para ajudar o Rodrigo. Eu não imaginava que as coisas tomariam essa proporção. Eu inventei esse personagem porque eu queria te investigar. Tentar descobrir se você tinha alguma ligação com o Antunes.
GABRIEL: Por isso você roubou a minha caixa?
SORAIA: Me perdoe, você é um cara bacana eu não quis te fazer mal. Eu só quis descobrir a verdade em meio a tudo isso.
GABRIEL: E então, você descobriu?
SORAIA: Já não sei mais nada.
GABRIEL: Eu te perdoou, mas com uma condição.
SORAIA: Que condição?
GABRIEL: Você pegar a caixa de volta.
SORAIA: Eu aceito a condição. Eu vou fazer isso só porque eu estou com raiva do Rodrigo.
GABRIEL: E porque você está com raiva dele? Não fez tudo isso para ajudá-lo?
SORAIA: Exatamente por isso. Depois de tudo o que eu fiz, ele ainda prefere ficar com aquela vara pau da Daiana.
GABRIEL: O Rodrigo e a Daiana, como assim?
SORAIA: Não se iluda Gabriel. Não duvido muito que os dois estejam juntos nesse exato momento. A Daiana só está com você para provocar o Rodrigo. Ela e ele nunca se separam pra valer.
GABRIEL: Eu não acredito nisso, ela parece sincera quanto aos sentimentos dela ao meu respeito.
SORAIA: (sorrindo com deboche) Você é muito ingênuo. Você acredita mesmo em conto de fadas? A princesa rica se apaixona pelo o pobre plebeu. Na vida real querido, isso não existe.

Gabriel fica pensativo com as palavras de Soraia. CORTA para cena seguinte.

CENA 10/ INT/ CASA DOS MEIRELES/ BARRACO DOS FUNDOS/ COZINHA/ NOITE

Diná está parada diante do fogão com o pensamento longe. Se assusta quando o leite derrama no fogão.

DINÁ: Ah meu Deus que bagunça! Agora vou ter que limpar tudo isso.
CHARLES: (chegando) O que foi mulher?
DINÁ: Eu coloquei um leite aqui pra ferver acabou derramando tudo no fogão.
CHARLES: Deixa que eu te ajude a limpar isso. Você está bem?
DINÁ: Não. O meu coração está apertado de um jeito, Charles. Como se eu estivesse pressentindo que algo ruim fosse acontecer.
CHARLES: (limpando o fogão) É porque você está preocupada com as besteiras que a Soraia anda aprontando. Falando nisso onde ela está?
DINÁ: Disse que iria dá umas voltas no shopping. Mas todas as vezes que a Soraia sai eu me desespero. E se ela for cúmplice do Rodrigo nesse crime que ele cometeu?
CHARLES: Não fale besteira meu amor. A Soraia não seria louca de fazer uma coisa dessas.
DINÁ: Seja sincero, você acha mesmo que ela não seja capaz?
CHARLES: Prefiro acreditar que não, isso seria demais.
DINÁ: Eu não sei do que a minha filha é capaz. Ela é facilmente influenciada. E está cega de paixão por esse Rodrigo.

CENA 11/ INT/ DELEGACIA/ CELA/ NOITE

Will vai entrando pelo o corredor que separa as celas, e para de frente a cela em que Boca está.

WILL: Boa noite seu Reinaldo!
Boca está solitário na cela, deitado na cama. Dá um salto e põe se de pé ao ouvir a saudação de Will.

BOCA: E então, a minha pena será amenizada?
WILL: Não sei, vai depender muito da sua colaboração.
BOCA: (com as mãos nas grades) Mas eu já disse tudo o que eu sei.
WILL: Não senhor, ainda tem muito mistério a ser desvendado.
BOCA: O senhor me prometeu dilação premiada.
WILL: Continue colaborando que o senhor só tem a ganhar. Quem mais além de você fazia esses servicinhos sujos para o Antunes?
BOCA: (se afastando da grade) Sei não senhor, eu sempre trabalhei sozinho.
WILL: Se você sempre trabalhou sozinho, agora vai se enrolar sozinho. Tem muito mais coisa aí Boca, e eu acho que você pode me ajudar. Eu preciso saber o interesse que o Antunes tinha em mandar você assaltar o Epaminondas.
BOCA: Ele queria que eu desse uma surra no velho. Parece que o velho estava o importunado.
WILL: Opa! Então o Epaminondas havia procurado o Antunes recentemente e não há vinte anos como ele disse.
BOCA: O rolo entre os dois é antigo doutor. Mas eu garanto para o senhor que os únicos serviços que eu fiz para o seu Antunes foram esses. Assaltar o velho e adulterar o freio do carro do seu Meireles.
WILL: Deve ter ganhado uma boa grana. Mas não valeu a pena, olha aonde você veio parar. Depois a gente volta a conversar.
Will vai se retirando e Boca segurando as grades fica gritando.

BOCA: A minha Dilação, não esqueça, o senhor prometeu.

CORTA para cena seguinte.

CENA 12/ INT/ SHOPPING/ TERCEIRO PISO/ NOITE

Gabriel e Soraia ainda estão sentados um de frente para o outro. Desta vez tomando milk shake.

SORAIA: Eu sempre gostei do Rodrigo, me apaixonei por ele assim que eu o conheci. Mas ele já estava namorando com a Daiana. Mesmo assim a gente se envolveu. Me tornei amante dele. Eu pensei que o Rodrigo estivesse com a Daiana só para agradar o pai dele, eu não pensei que ele tivesse sentimento por ela. Ele falava que eu era gostosa, que eu era uma menina veneno, e que ele era enfeitiçado pelo os meus encantos. Isso só aumentava o meu ego, o meu tesão. Eu me garantia. Sabe? Mas agora eu sei, a única coisa que ele queria comigo era sexo. Eu fui só um objeto de desejo nas mãos do Rodrigo.
GABRIEL: Você é uma menina linda Maria, (corrigindo) digo Soraia. Só escolheu o cara errado.
SORAIA: (brincando) Talvez ainda dê tempo de eu escolher o irmão certo.
GABRIEL: (rindo) Eu estou namorando a Daiana. Mas se eu não estivesse com certeza me interessaria por você. 
SORAIA: Você é um cara bacana Gabriel. Pra te ser sincera eu nunca acreditei que você pudesse ser o culpado da morte do Antunes.
GABRIEL: E eu de fato não sou o culpado. Eu me tornei suspeito apenas por parecer com o Rodrigo.
SORAIA: E o conteúdo daquela caixa? Mostra que você conhecia o Antunes.
GABRIEL: Mostra apenas que eu sabia quem era o Antunes, não que eu o conhecia pessoalmente. Tudo aquilo só fazia parte de investigações que eu fazia sobre a minha família. Eu sempre quis saber sobre a minha história. O porquê que eu fui parar em um orfanato. Eu jamais tiraria a vida de alguém, Soraia. Mesmo sabendo que o Antunes não prestava e que ele havia feito muito mal a minha mãe. Mesmo assim eu não teria coragem de tirar a vida dele.
SORAIA: Eu acredito em você. Agora eu percebo que o culpado é o Rodrigo.

CORTA para cena seguinte.

CENA 13/ INT/ LAR SÃO TARCÍSIO/ BARRACO DO EPAMINONDAS/ NOITE

Epaminondas está na cozinha, Rosália vai entrando.

ROSÁLIA: Epaminondas! Posso entrar?
EPAMINONDAS: Oi irmã Rosália, entre fica a vontade.
ROSÁLIA: O que está acontecendo Epaminondas, o que você tem a ver com a polícia? Porque eles mandaram te chamar?
EPAMINONDAS: Talvez a morte tenha mais segredos para nos revelar do que a vida. Sente-se, precisamos conversar.
Rosália senta no sofá, Epaminondas senta na cadeira em sua frente.

 EPAMINONDAS: Não preciso mais me esconder, a verdade é que eu não vim para esse orfanato por acaso.
ROSÁLIA: Do que você está dizendo? Eu não consigo compreender.
EPAMINONDAS: Eu vim pra cá para ficar perto do meu sobrinho. Do Gabriel. Filho do meu irmão que foi assassinado brutalmente.
ROSÁLIA: (de boca aberta) Você, tio do Gabriel? E ele sabe disso?
EPAMINONDAS: Sim. Ele descobriu através de uma caixa em que eu mantinha recortes de jornais, e lembranças do meu irmão e da jovem que ele gostava. A Joana, mãe do Gabriel.
ROSÁLIA: É essa a tal caixa que o Gabriel está procurando?
EPAMINONDAS: É sim, senhora. Ele prometeu a policia que levaria a caixa.
ROSÁLIA: Minha nossa senhora! Epaminondas, o Gabriel não tem nada a ver com esse crime, não é?
EPAMINONDAS: Quem conhece por completo a mente humana, irmã Rosália? Se apega as suas orações e pede a Deus para cuidar do nosso menino.
ROSÁLIA: É o que eu mais tenho feito. Que Nossa Senhora das dores e São Tarcísio interceda por esse menino.

CENA 14/ INT/ SHOPPING/ TERCEIRO PISO/ NOITE

Os dois vão caminhando pelo o shopping.

SORAIA: Obrigada por ter aceitado conversar comigo. Mostra que você é um garoto de coração bom.
GABRIEL: Eu tinha que conversar com você para entender o porquê de você ter sumido lá do orfanato.
SORAIA: Mais uma vez peço perdão por eu ter te enganado.
GABRIEL: (parando em frente a Soraia) Eu já te perdoei. Mas faça o que eu te pedi, por favor? Eu preciso apresentar aquela caixa a policia.
SORAIA: Pode deixar. Eu entreguei a caixa ao Rodrigo, eu pegarei a caixa de volta.
GABRIEL: Eu vou ficar grato a você por isso.
SORAIA: Tem uma forma melhor pra você agradecer.
Soraia se aproxima de Gabriel e lhe dá um beijo. CORTA para Daiana que vai chegando e os flagra.

DAIANA: (furiosa) O que está acontecendo aqui?
GABRIEL: (surpreso) Daiana?

FIM DO VIGÉSIMO QUARTO CAPÍTULO, FREEZE FRAME no rosto de Daiana.


Créditos:

Escrita por
Adélison Silva

Personagens deste capítulo
Ana = Luisa Bastos
Boca = José Loreto
Carla = Marcela Barrozo
Charles = Guilherme Fontes
Daiana = Aline Dias
Diná = Cláudia Missura
Edson = David Junior
Epaminondas = Paulo Miklos
Fabinho = Dan Ferreira
Frida = Christiane Torloni
Gabriel = Sérgio Malheiros
Joana = Carolina Kasting
Ludmila = Tatá Werneck
Rodrigo = Sérgio Malheiros
Rosália = Letícia Sabatella
Soraia = Isabella Santoni
Tereza = Rita Guedes
Will = Dalton Vigh

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