Anjo ou Demônio - Capítulo 12

quinta-feira, março 28, 2019

Capítulo XII

NO CAPÍTULO ANTERIOR...

·         Tereza apresenta Gabriel para Frida e Daiana.
·         Rodrigo questiona Kléber sobre as ações que pertenciam o Antunes na Mulambo.
·         Rosália pede para Soraia/Maria ajudar as freiras na cozinha.
·         Diná se preocupa com medo de Soraia se juntar com Rodrigo para causar algum mal a Daiana.
·         Angelina descobre que Antunes estava vendendo ações do Meireles. E Will encontra um celular na sala do Antunes.
·         Soraia/Maria se corta com um copo ao ver Daiana na cozinha.
·         Rodrigo pressiona Joana para saber de que lado ela está.
·         Meireles fica perplexo ao saber que Antunes lhe passava a perna.
·         Daiana e Gabriel conversam.
·         Ludmila marca encontro com Carla e Edson.
·         Epaminondas flagra Soraia/Maria espionando Daiana e Gabriel.

FIQUE AGORA COM O CAPÍTULO DE HOJE.

CENA 01/ EXT/ LAR SÃO TARCÍSIO/ JARDIM/ TARDE

Soraia está em pé frente ao Epaminondas com um olhar assustada.
(Soundtrack suspense)
SORAIA: Estou espionando nada não senhor.
CLOSE na mão cortada de Soraia.

EPAMINONDAS: O que foi na mão?
SORAIA: Me cortei com um copo, mas já estou bem. (saindo) Com licença, vou ali cuidar de umas coisas.
Soraia sai e Epaminondas fala sozinho olhando para ela que em vez quando dá uma olhada para trás.

EPAMINONDAS: Carinha de anjo mas olhar de cobra. Essa menina esconde alguma coisa.

CORTA para cena seguinte.

CENA 02/ INT/ CASA DOS ANTUNES/SALA DE ESTAR/ TARDE

Joana está sentada no sofá pensativa, Kléber chega e já vai entrando.

KLÉBER: O delegado Will não estava na delegacia. Não teve como eu conversar com ele.
JOANA: O Rodrigo estava aqui querendo saber de qual lado eu estou. (Kléber se senta ao lado de Joana) Eu não quero ser obrigada a escolher um dos meus filhos Kléber. Agora que o meu Gabriel apareceu, como eu posso ficar contra ele? E por outro lado o Rodrigo sempre esteve aqui comigo, comeu o pão que o diabo amassou nas mãos daquele canalha. Eu não posso deixar o meu filho sozinho nessa.
KLÉBER: Você não tem que escolher lado nenhum Joana. Os dois são de maiores e são responsáveis pelo os seus atos. Você não tem que se sentir culpada por nada. As coisas seriam mais fácies se o Rodrigo assumisse logo o que ele fez.
CORTA para Rodrigo que vai chegando e fica nervoso ao ouvir as palavras de Kléber.

RODRIGO: Como é que é Kléber? Você está afirmando que eu sou o culpado é isso?
KLÉBER: Calma Rodrigo, não estou te culpando de nada.
RODRIGO: Não é o que pareceu.
KLÉBER: (se levantando) Cara, eu quero te ajudar. Mas eu preciso que você colabora.
RODRIGO: E você quer que eu colabore como? Assumindo a culpa por algo que eu não fiz? Não fui eu que matei o Antunes!
KLÉBER: Rodrigo, não tem nada que liga esse Gabriel ao Antunes. E a gente aqui é testemunha de tudo o que você e sua mãe sofreram nas mãos dele. Eu posso alegar que você agiu em legítima defesa, pois não aguentava mais a violência do seu padrasto contra você e sua mãe. Mas pra isso eu preciso que você assume o que você fez.
RODRIGO: (se alterando) Eu sou inocente Kléber! Agora se você não é capaz de cumprir com o seu papel que é me defender, entrega o caso. Que eu vou procurar um advogado mais competente para por em seu lugar.
JOANA: Filho calma!
RODRIGO: Calma nada mãe! Eu não vou pagar por um crime que eu não cometi. Eu vou provar a minha inocência, nem que seja pelo os meus próprios meios.
Rodrigo vai para o quarto. Joana e Kléber voltam a sentarem no sofá.

JOANA: Eu não aguento mais tudo isso! A minha vida sempre foi um martírio.
KLÉBER: Fiquei tranquila, eu farei o que for preciso pra te ver bem.

Kléber e Joana trocam olhares. CORTA para cena seguinte.

CENA 03/ INT/ DELEGACIA/ SALA DO DELEGADO/ TARDE

Will e Tony vão chegando na sala.  Tony com o envelope que encontrou nos pertences do Antunes em mãos.

WILL: Quanto mais a gente mexe, mais podre descobrimos desse Antunes.
TONY: O cara era um corrupto, um tremenda de um sete e um. Teve o fim que procurou.
WILL: O que não alivia o lado do assassino. Pega esse telefone e manda investigar. Eu quero saber todas as ligações feitas e recebidas desse aparelho. Data e horário, tudo certinho. Aí tem coisa Tony.
TONY: Isso com certeza tem meu amigo. Mas você acha que o Antunes usaria esse telefone para falar com o seu assassino? O Rodrigo, por exemplo, não tinha o porquê de ele falar com ele nesse telefone, se ele usava o outro do seu dia a dia.
WILL: O Rodrigo não. Mas o Gabriel...
TONY: Entendi. Seria bem estranho se houvesse alguma ligação nesse aparelho entre o Antunes e o Gabriel.
WILL: O Rodrigo é mais explosivo, o Gabriel já tem cara de manso. E é dos mansos que tenho medo.

CORTA para cena seguinte.

CENA 04/ INT/ LAR SÃO TARCÍSIO/ QUARTO DA ANA/ TARDE

Soraia vai entrando no quarto, tranca a porta, pega o celular e liga para Rodrigo.

SORAIA: Oi bebê!
CORTA para Rodrigo em seu quarto. A cena fica alternando entre os dois.

RODRIGO: (nervoso) Fala Soraia?
SORAIA: O que foi, está nervoso?
RODRIGO: Acabei de discutir aqui com o Kléber. Ele me acusou na cara dura, afirmando que fui eu que matei o Antunes.
SORAIA: E porque ele fez isso?
RODRIGO: Porque é um otário. Mas diga aí porque foi que você ligou?
SORAIA: Adivinha quem acabou de sair daqui?
RODRIGO: Não tenho ideia.
SORAIA: A vara pau, a canela de seriema.
RODRIGO: (estranhando) A Daiana esteve aí?
SORAIA: Em carne e osso. Ou melhor, no caso dela, em pele e osso.  Pelo o que eu entendi vão promover um desfile beneficente. Quase que ela me flagra, fiquei tão nervosa que cheguei a quebrar um copo e cortar a mão.
RODRIGO: E qual foi a reação dela ao ver o Gabriel?
SORAIA: Parecia que já o conhecia há anos. Sentaram os dois ali no jardim e bateram o maior papo.
RODRIGO: Então é isso? De mim ela fica toda desconfiada, dele ela se torna amiguinha?
SORAIA: Qual é bebê? Está falando de um jeito que parece que está com ciúmes?
RODRIGO: E se eu tiver isso é problema meu. Continue de olho nesse cara. Eu preciso mostrar pra todo mundo quem é ele de verdade.
SORAIA: Tudo bem é pra isso que estou aqui. E lembra, eu vim aqui pra te ajudar, ela não.
RODRIGO: Beleza Soraia, obrigado por tudo.
CLOSE no rosto de Rodrigo.

RODRIGO: (depois de desligar o telefone) Não dá nem pra acreditar nisso! Daiana e Gabriel.
(Trilha Sonora: On & On – Cartoon feat. Daniel Levi)
Cenas aleatórias da cidade. TIME- LAPSE transição dia/noite.
CORTA para cena seguinte.

CENA 05/ INT/ CASA DOS MEIRELES/ SALA DE ESTAR/ NOITE
(Trilha off)
Daiana está sentada no sofá, logo em seguida vai chegando Angelina e Meireles.

MEIRELES: Como são as coisas, a gente não conhece mesmo as pessoas.
ANGELINA: Imagina o prejuízo que nós teríamos se o Antunes estivesse finalizado essa transferência.
DAIANA: O que houve gente?
ANGELINA: O Antunes estava transferindo ações do seu pai para o nome dele.
DAIANA: Mas eu sempre avisei pra vocês não confiarem no Antunes. O Rodrigo que é filho dele me alertava isso. Filho não, enteado.
MEIRELES: (estranhando) O Rodrigo não é filho do Antunes?
DAIANA: Eu também fiquei sabendo hoje. O pai do Rodrigo se chamava Jurandir. E ele e o Gabriel são gêmeos.
MEIRELES: Isso explica a semelhança entre os dois.
ANGELINA: E quem te contou essa história minha filha?
DAIANA: Vocês não vão acreditar. Mas o orfanato que a ONG vai ajudar é exatamente o Lar em que o Gabriel foi criado.
ANGELINA: Você se encontrou com esse rapaz?
DAIANA: Sim. Foi ele que me contou toda a história.
ANGELINA: Nossa que coincidência. Filha toma cuidado, fique longe desse rapaz.
DAIANA: Não se preocupe mãe, o Gabriel me pareceu bem inofensivo.

CORTA para cena seguinte.

CENA 06/ INT/ CASA DOS MEIRELES/ BARRACO/ COZINHA/ NOITE

Diná está mexendo nas panelas que estão no fogo. Charles se aproxima...

CHARLES: Alguma notícia da Soraia?
DINÁ: Já enviei não sei quantas mensagens, visualiza, mas não responde. Quando ligo não atende.  
CHARLES: Eu vou lá na casa desse Rodrigo. Eu sei bem onde ele mora, já levei a Daiana algumas vezes lá.
DINÁ: Vai chegar essa hora da noite na casa dos outros fazendo barraco, homem?
CHARLES: Se a Soraia estiver lá, eu trago ela arrastada pelo os cabelos. Quem essa menina pensa que é? Quer matar todo mundo de preocupação?
DINÁ: Ela esquece que tem mãe e pai. Vai lá, mas vai com calma. Porque se eu for, vou ter um ataque de nervos no meio do caminho.
CHARLES: Se preocupa não, se ela estiver lá eu trago.
DINÁ: (desligando o fogão) Terminei de esquentar a comida, come primeiro. Que Deus ponha juízo na cabeça dessa menina.

Charles se aproxima das panelas com um prato na mão. CORTA para cena seguinte.

CENA 07/ INT/ LAR SÃO TARCÍSIO/ SALA DE ESTAR/ NOITE

Todos estão reunidos, algumas crianças espalhadas pela a sala, algumas sentada no tapete outras no sofá, outras em pé. Ana está no meio da sala fingindo que está desfilando. Gabriel está sentado no sofá com uma criança no colo. Rosália em pé encostada na parede.

ANA: Imagina só, eu sendo modelo. Nossa isso é um sonho! Depois meu rosto estampado nas revistas, eu dando entrevista na televisão. Desfilando nas passarelas mais deslumbrantes do mundo todo.
GABRIEL: Vai ficar toda metida agora porque foi chamada pra desfilar.
ROSÁLIA: A vaidade caracteriza-se por acharmos que os dons de Deus vêm de nós mesmos. Nos leva aos pecados da presunção e da vanglória. Nós passamos a procurar sempre reconhecimentos e elogios por nossos atos. E acabamos nos gabando das coisas que fazemos. ANA: Nossa irmã eu já sei dessas coisas, eu faço catequese. Eu não vou poder desfilar, é isso?
ROSÁLIA: Você foi convidada e é o seu sonho não deve desprezar. No entanto nunca se esqueça de quem você é. Nesse mundo da ditadura da beleza é fácil de sermos enganados, fascinados com propostas que põe em dúvida a nossa fé. Seja a luz por onde você passar.
ANA: Nada vai tirar a minha essência irmã. O que eu aprendi aqui dentro vou carregar em minha bagagem para o resto da vida.
ROSÁLIA: Que bom ouvir isso Ana. E Maria melhorou da mão?
GABRIEL: Parece que o corte foi de leve, não machucou muito.
ANA: Ela vai continuar dormindo no meu quarto?
ROSÁLIA: Sim. Temos que ajudar a moça, ela não tem pra onde ir.
ANA: Não estou dizendo para não ajudar. (cruza os braços e senta no sofá) Mas é que eu queria voltar para o meu quarto.
ROSÁLIA: A Maria vai ficar aqui o tempo que ela precisar. Enquanto isso você fica dormindo lá no dormitório com as outras meninas.

CORTA para cena seguinte.

CENA 08/ INT/ BOATE/BOTEQUIM/ NOITE
(Música ambiente: My favorite girl - P9)

Carla e Ludmila estão sentadas nas banquetas próximas ao balcão.

CARLA: Ah hoje não estou nem um pouco animada em ter vindo pra cá.
LUDMILA: Se fosse a sua amiguinha que estivesse te chamado, você estaria toda animada.
CARLA: Para de show Ludmila, nada a ver isso. E o cara que você disse que iria vir, onde está?
LUDMILA: Ficou animada né? Sossega a periquita que ele já deve está chegando.
CARLA: E o Fabinho vai vim pra cá hoje?
LUDMILA: Sei lá, tomara que nem venha. Porque eu estou achando que o Edson vai vim acompanhado do amiguinho dele.
CARLA: E você já está de olho? É piranha mesmo.
LUDMILA: Com certeza, não vim nesse mundo a passeio não minha filha.
CARLA: Me mostra de novo a foto desse Edson deixa eu ver se vale a pena.
LUDMILA: (mostrando a foto no celular) Esse é o Edson e esse é o amiguinho dele.
CARLA: Gostei do amiguinho.
LUDMILA: Olha a palhaçada. Foca no Edson, que o amiguinho dele já tem dona.
CARLA: Que dona, criatura? O homem nunca nem te viu.
LUDMILA: Mas vai ver, vai gostar e vai curtir. Se brincar vai até se apaixonar.
CARLA: Aí sim! Se garante hem puta?
LUDMILA: (se exibindo) Claro, dá uma olhada na mercadoria. Qual homem que não se apaixona?

Mostra toda a boate. Cenas aleatórias da cidade, para na fachada da casa do Antunes. CORTA para cena seguinte.
(Trilha off)

CENA 09/ INT/ CASA DOS ANTUNES/ SALA DE ESTAR/ NOITE

Barulho da campainha. Joana vem vindo da cozinha indo em direção a porta.

JOANA: Já estou indo! (depois de abrir a porta) Boa noite! O que deseja?
CHARLES: Boa noite! Eu sou o Charles pai da Soraia. Ela está?
JOANA: Pois não entre, fique a vontade.
CHALES: (entrando) Com licença!
JOANA: Mas a Soraia não está aqui não.
CHARLES: A Soraia não está aqui? Mas pra onde essa menina foi?
JOANA: Isso eu não sei, posso ver com o Rodrigo.
CHARLES: Ele está em casa? Por favor, eu gostaria de falar com ele.
JOANA: Vou chamá-lo.
Joana vai até o inicio da escada e grita Rodrigo.

JOANA: Rodrigo meu filho!
RODRIGO: (chegando) O que foi mãe?
JOANA: Esse senhor é o pai da Soraia, ele quer saber onde está a filha dele.
RODRIGO: (descendo a escada) Eu já conheço o Charles. Tudo bem Charles?
CHARLES: Sim estou bem, mas um pouco preocupado com minha filha, ela sumiu não deu notícia. Você não sabe onde ela está?
RODRIGO: Sei não, já tem uns três dias que eu não vejo a Soraia.
CHARLES: Como assim três dias, vocês não estão juntos? Porque até onde eu sei, você largou a Daiana pra ficar com a Soraia.
RODRIGO: O que aconteceu entre eu e a Daiana foi um mal entendido, Charles. Eu ainda vou reatar com ela.
CHARLES: Eu pensei que você agora estivesse namorando a minha filha.
RODRIGO: A Soraia fantasia demais as coisas, nós nunca tivemos nada a sério.
CHARLES: Eu não consigo acompanhar essas relações modernas. Mas de qualquer forma se você souber de alguma coisa, por favor, me avise. Eu vou deixar aqui o meu telefone...
RODRIGO: (interrompendo) Não precisa eu já tenho seu número. Não se preocupe se a Soraia dê alguma notícia eu te aviso.
CHARLES: Obrigado.

Charles vai saindo, Joana o acompanha até a porta. Joana fecha a porta e olha para Rodrigo que faz cara de paisagem. CORTA para cena seguinte.

CENA 10/ INT/ LAR SÃO TARCÍSIO/ JARDIM/ NOITE
(Flor Morena - Aline Calixto)
Gabriel está sentado em um banco no meio do jardim, se lembrando da sua conversa com Daiana.
(Flashback on)
Apenas mostrando o rosto de Daiana em câmera lenta.
(Flashback off)

Gabriel fica com cara de bobo apaixonado. Mostra Soraia que vai se aproximando.
(Trilha off)
SORAIA: Oi!
GABRIEL: Oi Maria! E a mão como está?
SORAIA: Estou bem, foi um corte pequeno. A irmã Tereza fez um excelente curativo, logo estará cicatrizado.
GABRIEL: Que bom.
SORAIA: (sentando-se ao lado de Gabriel) A lua hoje está bonita por demais, né?
GABRIEL: Está radiante. Só poderia ser criação de Deus.
SORAIA: Eu vi cê e a Daiana conversando aqui no jardim.
GABRIEL: (estranhando) Você já conhecia a Daiana?
SORAIA: (disfarçando) Só das revistas.
GABRIEL: Eu não sabia que você gostava de revista de moda.
SORAIA: (forçando um pouco mais o sotaque) Toda moça gosta desse tipo de revista. Eu fiquei admirada foi em ver que cê e ela também já se conheciam.
GABRIEL: Eu não a conhecia. Conheci hoje aqui. Ela é uma moça encantadora.
SORAIA: Bonita. Um pouco magra demais, essas modelos parece que passa fome.
GABRIEL: Faz parte da profissão delas.
SORAIA: Vejo que cê ficou todo animado com ela.
GABRIEL: Só um pouco. Ela mexeu um pouco comigo. É diferente das meninas que eu conheço.
SORAIA: Diferente de mim?
GABRIEL: Você também é uma menina encantadora. Gostei muito de ter te conhecido.
SORAIA: Só não sou tão encantadora quanto Daiana Meireles.
GABRIEL: Que isso? Vamos parar de fazer comparações? Todos nós temos o nosso encanto. Somos diferentes e ao mesmo tempo imagem e semelhança do Criador.
SORAIA: (jogando charme) Você fala de uma forma tão doce, mexe com a gente.
GABRIEL: Obrigado.

Soraia se aproxima um pouco mais de Gabriel, mas de olhar fixo na lua. CORTA para cena seguinte.

CENA 11/ INT/ BOATE/ BOTEQUIM/ NOITE
(Música ambiente: Offer Nissim feat Maya simantov – Alone)

Ludmila e Carla ainda estão sentadas nas banquetas próxima ao balcão. Carla dá um gole na cerveja e chama Ludmila para ir embora.

CARLA: Ludmila vamos embora, esse cara não vai aparecer mais não.
LUDMILA: (olhando no celular) Calma, eles me mandaram mensagem aqui já chegaram.
CARLA: Eles? Então o outro gatinho veio junto?
LUDMILA: O nome dele é Glauber, e ele veio sim querida.
Ludmila olha para frente e ver Edson e Glauber do outro lado da pista de dança.

LUDMILA: Olham eles bem ali. (chamando) Edson aqui!
EDSON: (se aproximando) Boa noite!
LUDMILA: Boa noite! Essa é a Carla a amiga que eu havia te falar.
EDSON: (dando três beijinhos) Prazer!
CARLA: O prazer é meu.
EDSON: E esse é Glauber o amigo que te falei.
GLAUBER: Ele não exagerou quando disse que você é linda.
LUDMILA: Nossa, já gostei.
Glauber também cumprimenta as meninas dando três beijinhos.

EDSON: Vejo que o negócio aqui está fluindo. (virando-se para a Carla) E entre a gente?
CARLA: Pode fluir também.
LUDMILA: Opa!
GLAUBER: Vamos deixar os pombinhos sozinhos, Ludmila. Vem aqui comigo.

Glauber puxa Ludmila pela a mão e vão para um canto a parte deixando Edson e Carla a sós no botequim. CORTA para cena seguinte.

CENA 12/ INT/ CASA DOS MEIRELES/ BARRACO DOS FUNDOS/ QUARTO DO CASAL

Charles e Diná estão deitados na cama.

CHARLES: Ele simplesmente falou que ela não estava lá, e que ele não a via há uns três dias. Mas eu não senti firmeza no que ele disse. Para mim ele está mentindo.
DINÁ: Estou te falando meu bem. A Soraia está correndo risco em ficar andando com esse rapaz. Ele está usando ela para fazer alguma coisa. Eu não acredito que aquelas roupas minhas que ela pegou emprestada seja para alguma festa fantasia. Que festa é essa que dura dois dias?
CHARLES: Eu comecei a ficar preocupado, Diná. O Rodrigo deixou bem claro que ele não gosta da Soraia. Que ele tem intenção de reatar com a Daiana.
DINÁ: Ele falou isso assim abertamente pra você?
CHARLES: Ele foi bem transparente em questão a isso. Disse que a Soraia é que fantasia as coisas.
DINÁ: Ah meu Deus, isso só prova que eu estava certa. Esse rapaz vai acabar fazendo alguma maldade contra a nossa filha. A Soraia é ambiciosa, vive sonhando acordada. Disse que vai se casar com o Rodrigo.
CHARLES: Amanhã se a minha filha não aparecer eu vou dá parte na policia.
DINÁ: Por mim a gente ira na policia agora mesmo.
CHARLES: Vamos esperar um pouco. Santa você sabe que a nossa filha não é.
DINÁ: Ela pode ter os seus defeitos, mas é minha filha. Eu não vou permitir que esse rapaz faça algo contra ela.

CORTA para cena seguinte.

CENA 13/ EXT/ LAR SÃO TARCÍSIO/ JARDIM/ NOITE

Soraia sentada ao lado do Gabriel no jardim, sempre procurando um jeito discreto de seduzi-lo.

SORAIA: Essa lua tão bonita é boa pra namorar.
GABRIEL: (sorrindo) É mesmo. Você deixou algum namoradinho lá no Maranhão, Maria?
SORAIA: (com timidez) Não. Eu ainda não fiz essas coisas, morro de vergonha.
GABRIEL: Não tem nada o que envergonhar, é algo normal.
SORAIA: (olhando fixamente no olho de Gabriel) Eu vou fazer isso só depois de encontrar um homem que eu amar de verdade.
GABRIEL: (meio desconcertado com os olhares de Soraia) Bonita essa sua atitude.
Mostra Epaminondas que vai se aproximando.

EPAMINONDAS: Boa noite crianças!
Soraia fica nervosa com a presença de Epaminondas.
(Soundtrack suspense)
GABRIEL: Boa noite Epaminondas!
SORAIA: Boa noite! (se levantando) Eu já vou me deitar.
EPAMINONDAS: Porque a pressa menina? Parece que tem medo de mim.
SORAIA: Tenho medo não senhor. Vou deitar porque já está ficando tarde mermo. Com licença.
Soraia sai e Epaminondas comenta.

EPAMINONDAS: Não se iluda com o rostinho angelical dessa menina. Ela é como uma serpente sorrateira só esperando o momento certo de dá o bote.

Close no rosto confuso de Gabriel e depois close no rosto de Epaminondas.
FIM DO DÉCIMO SEGUNDO CAPÍTULO, FREEZE FRAME no rosto de EPAMINONDAS.

Créditos:

Escrita por
Adélison Silva

Personagens deste capítulo
Ana = Luisa Bastos
Angelina = Cris Vianna
Carla = Marcela Barrozo
Charles = Guilherme Fontes
Daiana = Aline Dias
Diná = Cláudia Missura
Edson = David Junior
Epaminondas = Paulo Miklos
Gabriel = Sérgio Malheiros
Glauber = Bruno Gagliasso
Joana = Carolina Kasting
Kléber = Marcello Anthony
Ludmila = Tatá Werneck
Meireles = Tony Ramos
Rodrigo = Sérgio Malheiros
Rosália = Letícia Sabatella
Soraia = Isabella Santoni
Tony = Alexandre Barros

Will = Dalton Vigh

You Might Also Like

0 Comments

Popular Posts

Total de visualizações de página

Translate

ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *