O Sexto Sentido - Capítulo 08

terça-feira, julho 03, 2018


Aviso: Esta é uma obra de ficção sem compromisso com a realidade. Caso veja algo fora da realidade neste capítulo, por favor, não encha o saco nos comentários. A direção. 





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CAPÍTULO 08

-Perdão e Morte- 




CENA 1/AP PERIGOSO/SALA/INTERIOR/NOITE.

Continuação da última cena do capítulo anterior. Gabs e Lívia frente a frente.

GABS: (feliz) Minha filha!

LÍVIA: (para Gabs) O que você está fazendo aqui?

GABS: Eu/

ÁGATA: (em cima) Ele veio trazer os papéis do divórcio minha filha.

LÍVIA: (sem dar importância) Ah sim. Bom, a casa é do meu pai, portanto, minha também. Fica à vontade.

Lívia vai saindo, mas Gabs a impede de fazer isso.

GABS: Minha filha, vamos conversar, por favor.

LÍVIA: (fria) Não temos mais nada para falar um pro outro.

GABS: (insiste) Por favor, eu te peço.

LÍVIA: O que o senhor ainda quer comigo, hein, Gabs?

GABS: Eu quero fazer as pazes com você, filha. Quero pedir desculpas pra você, quero que você me perdoe. Eu não fui um bom pai, não dei a atenção que você queria... Me perdoa, por favor.

LÍVIA: Ah, agora você percebeu que não só foi um péssimo pai, como escondeu de mim durante muitos anos que eu não era sua filha de sangue, me tratando como se eu fosse uma qualquer naquela casa.

GABS: Peraí, uma qualquer não! Eu sempre te dei tudo o que você quis, tudo o que você precisou.

LÍVIA: É verdade! Mas o senhor já parou para pensar que tem muita gente naquela casa que sente falta de um pai presente? Caramba, velho, você tem cinco filhos e o máximo que você faz é dar atenção para apenas um deles e pro seu trabalho. Esse é o grande problema, Gabs! 

GABS: E eu quero corrigir isso! Eu estando aqui, te pedindo perdão já não é o suficiente pra você? Por favor, filha, eu te peço: Volta pra casa.

LÍVIA: Olha, Gabs, coloca uma coisa na sua cabeça: Eu não volto para aquela casa nunca mais na minha vida. Nunca mais!

Lívia volta para o quarto.
GABS: (indo atrás) Filha...

ÁGATA: (o impede) Você ouviu a Lívia, Gabs: Ela não volta mais pra aquela casa, agora você, por favor, se retire!

Gabs vai embora, cabisbaixo.

CENA 2/AP ANGEL/SALA/INTERIOR/NOITE.
Angel para de beijar Breno e se afasta.

ANGEL: (sem jeito) Desculpa, Breno.

BRENO: (sem jeito) Não, eu/

ANGEL: (corta) Isso não podia ter acontecido. Desculpa.

BRENO: Não, eu é quem tenho que pedir desculpas.

ANGEL: Não, eu é que tenho. Fui eu quem te beijou.

Angel se afasta e Breno vai atrás dela.

BRENO: Angel, vamos acabar com isso, vamos voltar a ser como era antes.

ANGEL: Não dá, Breno. Depois de tudo o que aconteceu, não dá mesmo pra ser como era antes.

BRENO: Eu te amo, Angel. Eu não consigo viver longe de você, eu ainda sou louco por você.

Angel se vira e olha nos olhos de Breno.

ANGEL: (olhando nos olhos dele) Breno, eu também te amo, muito e eu também continuo louca por você. É por isso que eu não quero voltar a ser como antes, é por isso que eu prefiro que as coisas continuem do jeito que estão, você no seu canto e eu no meu. Eu não quero mais sofrer, vai ser melhor para nós dois.

BRENO: Eu sei que você não vai acreditar que eu não tive culpa de nada aquele dia lá, mas mesmo assim: me perdoa, Angel. Eu quero te ajudar, eu quero te proteger, eu quero ser seu amigo, eu quero estar aqui nas horas que você mais precisar.

ANGEL: (sorri para ele) Tudo bem! Mas eu prefiro mesmo que as coisas fiquem como estão.

BRENO: Eu entendo.

ANGEL: (se afasta) Eu preciso investigar a morte da minha irmã, com certeza a polícia não vai fazer nada... Vou ter que me virar eu mesma. Mas eu vou achar, vou encontrar esse assassino, custe o que custar. Eu vou!

Close nela.

CENA 3/MANSÃO MORÍN/ESCRITÓRIO/INTERIOR/NOITE.
Joãozinho está na cadeira, sentado, digitando no notebook. Beth está sentada de frente pra ele.

JOÃOZINHO: (mexendo no notebook) É... parece que estamos com problemas aqui.

BETH: Que tipo de problemas?

JOÃOZINHO: No financeiro. (olha para Beth) A Fênix não está mais lucrando como antes.

BETH: (chocada) Como assim não está mais lucrando?

JOÃOZINHO: Eu conversei com o mídia, o Roberto, e ele me disse que os 20% da comissão da agência tirados do valor investido pelo cliente da Foxy é um valor estimado em 1 milhão. Parte desse dinheiro, aliás, uma boa parte... sumiu.

BETH: (indignada) Não é possível, a Foxy é uma das nossas clientes mais importantes, como assim esse dinheiro sumiu?

JOÃOZINHO: Eu não sei, Beth. Alguma coisa muito errada está acontecendo...

BETH: (pensativa) Tem alguém querendo nos sabotar, Joãozinho. Tem alguém nos surrupiando, e eu tenho quase certeza de quem seja essa pessoa.

CENA 4/MANSÃO MORÍN/CORREDOR/INTERIOR/NOITE.
A porta do banheiro se abre e Ângelo toma um susto ao ver Beth parada na porta.

ÂNGELO: Que susto, Beth!

BETH: O que você fez com o dinheiro da comissão, Ângelo?

ÂNGELO: Comissão? Que comissão?

BETH: A comissão da agência, os 20% do valor investido pela Foxy na campanha publicitária da nova linha de roupas masculinas, cadê esse dinheiro?

ÂNGELO: (saindo do banheiro) E eu lá vou saber?

BETH: (encurralando) Olha aqui, o dinheiro sumiu e eu tenho certeza de que tem dedo seu nesse negócio.

ÂNGELO: (calmo) Beth, minha irmã, você está equivocada!    

BETH: (nervosa) Fala a verdade! Foi você que pegou esse dinheiro, não foi?

ÂNGELO: (insistente) Claro que não foi eu!

BETH: Olha Ângelo, tem alguém fazendo desfalque na Fênix. Se eu descobrir que foi você, juro que vou ter o maior prazer de te colocar atrás das grades!

Beth encara Ângelo e sai.

ÂNGELO: (fala sozinho) Isso, vai me desafiando irmãzinha. Seus dias nessa terra estão contados.

Close nele.

CENA 5/PEDRA DO FORTE/EXTERIOR/AMANHECENDO.
Clipe mostrando a cidade amanhecer.

CENA 6/MANSÃO FARAC/PISCINA/EXTERIOR/MANHÃ.
Luisinho está na espreguiçadeira de óculos escuros e de sunga tomando sol. De repente, Sam aparece na sua frente.

LUISINHO: Está tapando meu sol!

SAM: A gente ficou de conversar sobre aquele assunto.

LUISINHO: Qual assunto?

SAM: É sério que você esqueceu?

LUISINHO: Olha, Sam, eu já tenho muitos problemas para resolver, não tenho tempo para resolver os seus também.

SAM: Eu preciso tirar minha filha da cadeia e você prometeu me ajudar, Luisinho.

LUISINHO: (se faz de desentendido) Eu ajudar você? Eu prometi? Quando eu disse isso? Não estou lembrado!

SAM: Não se faça de sonso. A Keven está presa faz um ano.

LUISINHO: Você quem quis adotar aquela garota problemática, deixava ela por aí, à toa, deixava ela fazer o que ela queria. Fora que ela já foi presa várias vezes e já foi solta várias vezes também só nesse período de um ano. Você como pai é um fracasso Sam, tem que arcar com as consequências disso. E tente entender que hoje é meu dia de folga naquela maldita empresa, e tudo o que eu quero agora é relaxar. Não quero pensar em mais nada hoje. Agora sai da frente do Sol, se eu quisesse sombra ficava embaixo do sombreiro.

SAM: Então é assim né? Eu te ajudo em tudo e na minha vez você quer andar para trás... Ok! Aproveita, aproveita bem esse sol, Luisinho. Tomara que ele esquente você.

Sam sai, Luisinho volta a relaxar sem dar importância a ele.

CENA 7/MANSÃO MORÍN/SALA/INTERIOR/MANHÃ.
Ângelo desce as escadas e vê Carminha sentada no sofá com uma expressão de tristeza.

ÂNGELO: Ah, meu amor, por que essa cara de manga chupada? Tá um dia lindo lá fora.

CARMINHA: (pra baixo) Eu ainda não superei tio. Não superei o Rafa ter me traído, ter escondido de mim que era garoto de programa.

ÂNGELO: (revira os olhos) Rafa... (olha pra ela) Página virada! Você precisa pensar em outras coisas, ocupar essa cabeça. Ficar pensando no Rafa não vai te levar a nada.

Ângelo se senta ao lado dela.

CARMINHA: Eu sei, mas a gente namora desde a adolescência, o mínimo que ele poderia fazer era confiar em mim e ter me contado logo a verdade.

ÂNGELO: Mas pensa comigo, se ele tivesse lhe contado a verdade desde o começo, você não ficaria chateada do mesmo jeito? Não faria aquele show que você fez aqui aquele dia? Então.

CARMINHA: Mesmo assim. Se o problema dele era emprego, eu teria ajudado ele.

ÂNGELO: Olha só... (tirando dinheiro da carteira) Toma! Vai pro shopping, compra tudo o que você tiver vontade de comprar, gasta tudo mesmo como se não houvesse o amanhã... (tira o cartão e entrega a Carminha) Toma também meu cartão. Passa do limite, faz loucura.

CARMINHA: (desacreditada) É sério?

ÂNGELO: (sorri) É! Esquece o Rafa, já passou, o Rafa é passado, bola pra frente!

CARMINHA: (sorri) Ai tio, nem sei como agradecer.

ÂNGELO: Me agradece voltando bem tarde pra casa hoje. Passa o dia todo na rua, vai bater perna, vai se distrair, vai no salão de beleza, no SPA, ficar bonita. Quero chegar do trabalho e ver minha sobrinha toda produzida pra gente fazer um desfile aqui mesmo em casa. Lembra quando você era pequena que a gente brincava de desfile aqui em casa? Que eu te vestia e você saia desfilando pela casa toda? Então. Vai lá, aproveita!

Carminha grita de felicidade, dá beijinho em Ângelo e sai. Ângelo que sorria, muda de expressão na mesma hora, ficando sério. De repente, Félix aparece.

FÉLIX: O que foi isso aqui hein?

ÂNGELO: (sério) Preciso dessa casa vazia!

FÉLIX: (curioso) Pra quê?

ÂNGELO: (desconversa) Pra nada! Quero realizar meu sonho de ficar pelado nessa casa gigante. Me faz um favor meu amor... Como eu sei que você adora gastar também... (tira dinheiro da carteira) Sai! Vai comprar alguma coisa que você há anos deseja comprar. Toma!

FÉLIX: Mas eu...

Ângelo vai arrastando Félix até a porta.

ÂNGELO: Mas nada! Sai! Vai embora.

Ângelo bota Félix pra fora da casa e fecha a porta.

ÂNGELO: (ri) Agora o show vai começar!

CENA 8/AP PERIGOSO/SALA/INTERIOR/MANHÃ.
Soraya e Lívia conversam.

LÍVIA: Ele foi tão carinhoso comigo ontem. Ai, será que eu tô apaixonada?

SORAYA: Você? Apaixonada? Não brinca. Logo você?...

LÍVIA: Ué, qual o problema Soraya?

SORAYA: Com esse fogo no rabo e apaixonada. É o fim dos tempos mesmo.

LÍVIA: Aposto que você também não gostaria de estar assim.

SORAYA: Eu não! Magina, eu querer um amor pra mim? Tá louca?

CENA 9/MANSÃO FARAC/QUARTO SORAYA/INTERIOR/TARDE.
Soraya mexe no computador.

SORAYA: Tem que ter uma fórmula pro amor aqui em algum lugar. Se ninguém quer esse corpinho por bem... (se interrompe) Ah, achei! (lendo) Marian a feiticeira, macumbeira, ilustradora. Fórmulas da paixão que deixa o amado louco por seu bucetão... (para si) Credo, que baixastral. Perdeu totalmente a linha do respeito. Mas eu vou lá!

CENA 10/BARRACO MARIAN/INTERIOR/TARDE.
Esse é o cenário do antigo bordel de Tedesco que depois passou a ser de Marian. Marian está sentada numa mesa, mexendo numa bola de cristal. O cheiro de incenso é forte.

MARIAN: (de olhos fechados) Ahhhhh, hummmmmm... Eu estou sentindo, estou sentindo ela entrando, entrando, ela está entrando, vindo bem fundo, ohhhh estou sentindo, está indo rápido, agora está devagar, ohhhh ela está  entrando. Ohhhhh, estou sentindo.

De repente, Soraya entra.

SORAYA: Boa tarde, com licença.

MARIAN: (abre os olhos e grita para Soraya) Eu senti!

Soraya se assusta.

MARIAN: (continua) Senti que você estava entrando minha querida menina. Sente-se... Ohhhh. Seja bem vinda ao meu doce lar.

SORAYA: Eu vi o seu site na internet. Vi que você faz poções, loções... Eu preciso de uma poção.

MARIAN: Ahhh, a poção do amor.

SORAYA: (surpresa) Como você sabe?

MARIAN: Eu sou vidente! Eu tenho poderes que herdei da minha mãe, que herdou da minha avó, que herdou da geração inteira. Eu previ que você estava precisando dessa poção... Bom, não está necessariamente não precisando, mas eu sei que é isso que você quer e que foi esse o seu objetivo aqui.

Marian se levanta e vai até uma prateleira. Soraya olha tudo em volta e vê um papagaio em uma das prateleiras.

SORAYA: (para Marian) Você tem um papagaio. Que bonitinho.

MARIAN: É! É o Luis. (revira os olhos) Me dá nos nervos.

LUIS: PIRANHA, PIRANHA.

MARIAN: Calado, seu papagaio dos infernos.

LUIS: CADELA, CADELA, RUUUU.

SORAYA: Olha, moça, eu preciso dessa poção pra ontem!  

MARIAN: Eu vou te dar... Mas você tome muito cuidado ao usá-la. Essa poção é poderosa.

SORAYA: Entendi. Obrigada/

MARIAN: (corta) 50 reais!

SORAYA: O quê?

MARIAN: A poção. Custa 50 reais.

SORAYA: Ah sim, claro.

Soraya tira o dinheiro da bolsa e dá a Marian, que guarda nos peitos. Soraya coloca a poção na bolsa e vai saindo, quando Marian a chama.

MARIAN: Ei, menina.

Soraya volta.

MARIAN: Eu quero lhe dar um presente.

Marian vai até a prateleira onde está o papagaio Luis e o entrega para Soraya.

SORAYA: Vai me dar o papagaio?

MARIAN: Você não achou ele bonitinho?

SORAYA: É mas/

MARIAN: (corta) Ele é seu!

Soraya pega Luís.

LUÍS: MACUMBEIRA, MACUMBEIRA. RÁAAAAA, RÁAA.

SORAYA: (para Marian) Obrigada mais uma vez.

Soraya vai embora levando o papagaio com ela.

MARIAN: (respira aliviada) Ah, finalmente livre daquela ave maldita!

CENA 11/PEDRA DO FORTE/PLANOS GERAIS/ANOITECENDO.
Anoitece.

CENA 12/MANSÃO MORÍN/QUARTO BETH/INTERIOR/NOITE.
Beth está deitada na cama com a mão na cabeça, sentindo dor. Joãozinho entra no quarto.

JOÃOZINHO: Beth, eu vou passar no apartamento pra poder pegar umas coisas minhas que ainda ficaram lá e volto já.

BETH: (sentindo dor) Tá bem.

JOÃOZINHO: (se preocupa) O que você tem? Precisa de alguma coisa?

BETH: É só uma enxaqueca, nada demais. Vai lá buscar suas coisas, vai.

JOÃOZINHO: Tá bem! Já volto.

Ele dá um beijo na testa dela e sai. Tempo. Beth continua sentindo dor. De repente, Ângelo entra no quarto.

ÂNGELO: Eu vi que o Joãozinho saiu e vim conversar com você, minha irmã.

BETH: (grossa) Nós não temos nada para conversar, Ângelo.

ÂNGELO: Eu vim te pedir desculpas.

Beth olha pra ele surpresa.

BETH: O quê?

ÂNGELO: É isso mesmo. Vim te pedir desculpas por tudo o que eu te falei ontem e desculpas por outras coisas que eu fiz... Eu acho que a gente não pode viver em guerra, somos irmãos e precisamos estar mais unidos do que nunca. Foi isso que os nossos pais nos ensinaram não foi? Sobre a união?

BETH: É, você tem razão.

Beth geme de dor.

ÂNGELO: O que você tem? É aquelas enxaquecas que você sempre tem?

BETH: (sentindo dor) É sim! E parece que dessa vez a dor veio mais intensa.

ÂNGELO: Vou pegar um remédio pra você.

BETH: Ali em cima da mesinha tem um.

Ângelo vai até a mesinha onde tem uma caixa com remédio, um copo e uma jarra com água. Ele enche o copo com água até a metade. Ângelo olha pra trás. Beth está de olhos fechados, sentindo muita dor da enxaqueca. Ângelo volta sua atenção para o copo e tira um frasco de vidro de dentro do bolso da calça. O frasco contém um líquido verde dentro. Ele despeja o conteúdo dentro do copo com água e mexe em seguida. Ângelo volta para a cama onde está Beth e lhe entrega o copo com água.

ÂNGELO: Toma minha irmã. Você vai se sentir melhor.

Beth bebe toda a água e entrega o copo de volta para Ângelo.

ÂNGELO: E então? Se sente melhor?

BETH: Sim, me sinto bem melhor. Bom, você estava dizendo?

ÂNGELO: Eu disse que estava arrependido... Mas eu acho que mudei de ideia.

BETH: (sem entender) Como assim?

Ângelo não responde, olha Beth com frieza. De repente, Beth começa a engasgar e tossir. Ela põe a mão no peito.

BETH: (se sentindo mal) Ai, não estou me sentindo bem. Não estou/

ÂNGELO: (natural) Ah, Beth, vai ver foi o remedinho para dor de cabeça que você tomou.

BETH: (se sentindo mal) O remédio... (sente dor) Ai!

Beth põe a mão no peito e faz esforço para sair da cama.

BETH: (se sentindo mal) Seu desgraçado... O que você... O que você fez?

ÂNGELO: Ué, eu te dei o seu remédio, minha irmã! Você não estava com dor de cabeça?

Ângelo começa a rir escandalosamente. Beth consegue se levantar e tenta ir atrás dele, se segurando nos móveis.

BETH: (passando mal) O que você colocou naquele copo? (sente dor) Ai!

ÂNGELO: (se afastando) Não interessa o que eu coloquei, o que interessa é que a nossa conversa ainda não terminou, lembra? (faz o pensativo) Onde eu estava?!... Ah, lembrei. Eu tinha parado na parte que eu não me arrependi de nada, não foi? Pois é, minha irmã, eu não me arrependi de nada do que eu fiz, de nada do que eu falei pra você. Eu disse que ia acabar com você e olha só: você está acabada! Você perdeu, Beth! Perdeu!

Ângelo ri e sai do quarto, indo pro corredor. Beth se apoia na parede e sai do quarto junto com ele.

CENA 13/MANSÃO MORÍN/CORREDOR/INTERIOR/NOITE.
Ângelo caminha pelo corredor, lentamente, olhando pra Beth e rindo dela.

ÂNGELO: Perdedora! Você sempre foi uma perdedora, a vida inteira. Sabe aquele dinheiro que foi surrupiado da agência? Fui eu mesmo. (ri) É, suas suspeitas realmente estavam comprovadas. Sabe o que vai acontecer com a sua linda agência? Vai ficar no limbo! Por que eu vou acabar com ela. Eu vou acabar com tudo o que você construiu.

Beth vem caminhando com dificuldade, com falta de ar, tentando alcançar Ângelo.

BETH: (sentindo falta de ar) Seu desgraçado... Eu te odeio... eu te/ (sente dor).

ÂNGELO: Eu tô pouco me importando pra isso! Você é um lixo. Você pra mim, Beth, é que nem aqueles folhetos que entregam na rua: eu pego, amasso e jogo fora. Demorou pra eu acabar com essa sua vidinha medíocre, mas finalmente esse dia chegou.

Beth fica branca, pálida, com os olhos vermelhos. Com dificuldade, ela pega um vaso e joga na direção de Ângelo, mas ele consegue desviar.

ÂNGELO: (rindo) Olé!

Beth pega um quadro e joga na direção dele.

ÂNGELO: (desviando) Olé! (rindo) Tá vendo? Nem pra isso você presta, ridícula!

BETH: (fala com dificuldade) Eu vou acabar com você, Ângelo!

ÂNGELO: (rindo) Acabar comigo? É sério isso, Brasil? Minha querida, não tem como você acabar comigo, porque eu já acabei com você! Espero que você faça boa viagem até o inferno que é o seu lugar... (debochando) Quem sabe algum dia você não volta pra Terra reencarnando num coelho?

Ângelo se aproxima da escada e se segura no corrimão. Beth se apoia na parede e fala com dificuldade.

BETH: Maldito, (tosse) um dia todo mundo vai descobrir quem você é, (voz rouca) e o que você fez.

Ângelo não fala nada, fica sério. Beth vê que Ângelo está de costas para a escada e o encara.

BETH: (voz rouca) Mas essa história não vai terminar assim. Eu vou te levar... Vou te levar junto comigo.

Com toda sua força, Beth se joga contra Ângelo, que se desvia dela, se segurando no corrimão da escada. Beth acaba caindo e rolando a escada até chegar no chão, já morta. Close no corpo dela, morta no chão, de olhos abertos, com o sangue jorrando da cabeça e com sangue saindo da boca e nariz. Do alto da escada, Ângelo sorri, se sentindo vitorioso.

- Soundtrack de suspense sobe e cena congela em azul marinho em Ângelo sorrindo maleficamente -

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