Presença Real - 3º Capítulo

segunda-feira, outubro 30, 2017


Cena 1- Campo
Miguel consegue subir em um árvore e despistar os guardas.
//Miguel// Foi por pouco!

Cena 2- Castelo de Boaventura.
Natanael puxa Renata pelo braço até chegar no quarto do rei.
//Natanael// Com sua licença, majestade. Quero lhe fazer uma queixa. Encontrei Renata aos beijos com outro rapaz
//Carlos// Que história é essa?
Carlos se levanta e bate no rosto de Renata.
//Renata// Papai, me perdoe, me perdoe.
//Carlos// Vos mercê ficará presa em seu quarto e só sairá quando eu achar necessário.
//Renata// Não, papai, tenha compaixão. Sou sua filha.
//Carlos// Isso já não me interessa mais. Vamos, Natanael, não escutou o que disse?
//Natanael// Escutei sim, majestade! Vamos Renata, seu pai não está brincando!
//Renata// Não, não, não!

Anoitece…

Cena 3-Casa de João
Miguel abre a porta, desesperado.
//Miguel// Papai, papai.
//João// O que foi meu filho?
//Miguel// Vos mercê não sabe o que aconteceu?
//João// Conte-me!
Miguel conta tudo o que aconteceu para seu pai.
//João// Meu filho, por acaso isso se trata de um plano? Se for, não faça isso. Não pode machucar o coração de quem não tem nada a ver com a história.
//Miguel// É claro que não se trata disso. Logo que a vi fiquei encantado por ela.
Sarita escuta tudo e pensa em agir.

Cena 4-Quarto de Miguel
Miguel se prepara para dormir, quando chega Sarita. Ela começa a se insinuar e o beija a força.
//Miguel// Me solte, me largue. Desde quando lhe dei liberdade para fazer isso?
//Sarita// É que…
//Miguel// Saia já do meu quarto agora!
Sarita sai chorando do quarto.

Cena 5-Quarto de Renata
Augusta pega a chave do quarto e tenta soltar Renata.
//Renata// Vamos, Augusta, vamos. Minha liberdade me espera.
Natanael chega.
//Natanael// O que vos mercê pensa que vai fazer?
//Augusta// É que… O rei pediu para vir olhar como está sua filha.
//Natanael// Ahhh… Então deixe- me fazer isso. Me dê a chave!
//Augusta// Mas…
//Natanael// Vamos, Augusta. Me dê estas chaves!
//Augusta// Está bem.
Natanael pega a chave e entra no quarto.
//Renata// Graças á… É vos mercê! Está feliz por estragar o que restava da minha vida?
//Natanael// Ah, Renata. Fiz isso apenas por vos mercê. Será que agora não mereço um beijinho.
Natanael tenta beijar Renata á força.
//Renata// [Gritando] Socorro, socorro!
Augusta escuta os gritos da cozinha e pega um panela.
//Augusta// Tome!
Augusta bate a panela na cabeça de Natanael e ele desmaia.
//Renata// Meu Deus, o que vos mercê fez?

Amanhece o dia…

Cena 6-Quarto de Renata
//Natanael// Ah, o que aconteceu? Minha cabeça dói muito.
//Renata// Vós mercê caiu da escada e eu pedi para que os criados lhe trouxesse até aqui.
Natanael se lembra do que realmente aconteceu.
//Natanael// Sua mentirosa. Vai ficar ai, trancada, para ver se aprende algo.
Natanael sai e tranca a porta. Renata fica chorando.

Cena 7-Casa de João
Sarita aproveita que João saiu e foge de casa.
//Sarita// Sou muito grata por ele ter me acolhido. Mas eu não posso continua nessa vida. Tenho que fazer algo.
Ela beija Miguel no rosto.
//Sarita// Adeus, meu amor, adeus!

Cena 8-Quarto do rei
//Natanael// Bom dia, majestade!
//Carlos// Bom dia. Tão cedo por aqui?
//Natanael// É que... Eu dormi aqui.
Furioso, Carlos se levanta da cama.
//Carlos// Quer dizer que vos mercê tirou a pureza de minha filha?
//Natanael// Não, longe disso. É que fui acertado com uma panelada na cabeça e desmaiei. Só retornei a si agora a pouco.
//Carlos// Menos mal. Mas, qual é o motivo da visita?
//Natanael// É que suponho que foi Augusta que me acertou.
//Carlos// É o que?
//Natanael// É isso mesmo o que ouviu.
//Carlos// Mande chamar Renata e Augusta imediatamente.

Cena 9-Estrada
//Sarita// Como vou viver meu Deus! Não tenho ninguém nessa vida e não pretendo voltar para a casa de João.
No momento, Maria passa por ali.
//Maria// O que houve menina?
//Sarita// O que lhe importa?
//Maria// Nossa, que mal educada... Vamos Juliana!
//Juliana// Vamos, mamãe.

Cena 10-Escritório/Castelo de Boaventura
//Natanael// Aqui estão elas, majestade.
//Carlos// Muito obrigado, agora se retire, por favor!
//Natanael// Está bem!
//Renata// Tenha piedade meu pai.
//Carlos// Cale-se. A conversa é com Augusta. Me explique como isso aconteceu.
//Augusta// Está bem. Vou contar. Estava passando pelo quarto de Renata, quando escutei seus gritos. Ele estava tentando agarrá-la e...
//Renata// E eu peguei a panela que vos mercê trazia e joguei na cabeça de Natanael, não foi?
Com um olhar, Renata pressiona a criada a concordar.
//Augusta// Sim, majestade. Foi assim que tudo aconteceu.
//Carlos// Então, vos mercê não fez nada?
//Augusta// Exatamente!
//Carlos// Então, podem se retirar. Augusta, quero que vos mercê fique bem longe de minha filha.
//Augusta// Sim.
//Augusta// [Sussurrando] Obrigada!
//Renata// De nada!

Cena 11-Casa de João
Miguel acorda e vai para a cozinha.
//Miguel// [Abrindo a boca] Sarita, já fez o café? Sarita, Sarita. Onde vos mercê se escondeu?
//João// Olá meu filho. Por que está chamando por Sarita?
//Miguel// Porque ela sumiu! Não a encontro em lugar algum!
//João// Onde será que ela se meteu, hein?

Cena 12-Casa de João
//Miguel// Tenho que ir atrás dela. Sabe-se lá o que essa maluquinha aprontou!
//João// Mas vos mercê fez algo para ela fugir assim, do nada?
//Miguel// Ela tentou me beijar, mas eu rejeitei!
//João// Por que fez isso? Um beijo não te custaria nada!
//Miguel// Minha intenção não é iludi-la. Bom, vou preparar o cavalo!

Cena 13-Quarto de Renata/Castelo de Boaventura
//Natanael// Conseguiu o que queria, não é?
//Renata// Deu para ouvir conversa atrás da porta, foi? Se rebaixou a tanto...
//Natanael// Não faça piadinhas. Já vou, mas amanhã voltarei.
//Renata// Já vai tarde.

Cena 14-Escritório
//Carlos// Quero que divulgue na rua que estou precisando de uma nova criada para cuidar de Renata, uma bem severa.
//Criado// Está bem, majestade!
Passado algum tempo, Carlos faz uma reflexão
//Carlos// Será que vou fazer bem em casar Renata com Natanael?

Cena 15-Campo
//Miguel// Sarita, onde está vos mercê? Sarita, Sarita.
Ao ouvir, ela sobe em uma árvore.
//Sarita// Ele não pode me ver de jeito nenhum, tenho que sair imediatamente daqui.
//Miguel// Sarita, sei que está ai, me responda, por favor!
//Sarita// Ai meu Deus, o que faço?
Ela desce da árvore e se entrega.
//Miguel// Está ai. Obrigado, meu Deus! Por que saiu de casa?
//Sarita// Por que vos mercê acha? Depois daquele fora, iria fingir que nada aconteceu? Para lá não volto mais! Quero ser livre.
//Miguel// Se é assim... Pelo menos se despeça do papai, sua mal agradecida!
//Sarita// Está bem, vamos!

Cena 16-Casa de Miguel
//Sarita// Oi seu Miguel, tudo bem?
//João// Não. Fiquei triste quando decidiu nos abandonar sem dizer nada.
//Sarita// São as dores do coração que me obrigaram a fazer isso. Entende?
//João// Sim, compreendo!
//Sarita// Já que o senhor compreende, quero lhe dizer que vou embora de sua casa!
//João// Já que essa é sua decisão final, que vos mercê seja bem feliz lá fora.
//Sarita// Sendo assim... Adeus!
//Miguel// Adeus Sarita!
//João// Adeus minha querida!
Eles se abraçam e ela vai embora!

Cena 17-Casa de Maria
//Maria// Olha, filha! Quanto dinheiro conseguimos hoje!
//Juliana// Ainda bem. Mas, podia ser mais...
//Maria// Deixe de ser mal agradecida.
//Juliana// Mudando de assunto. Mamãe, eu vi nos seu olhinhos o brilho quando o seu João veio aqui.
A senhora gostou dele?
//Maria// Não vou mentir, achei ele muito simpático e fiquei encantada por ele, mas é cedo para dizer algo mais concreto!
Nesse momento, Amélia chega.
//Amélia// Oi gente, atrapalho?
//Maria// Não, imagina!

Cena 18-Castelo de Boaventura
//Natanael// Aquela nojenta da Renata me tira do sério. Ela faz de tudo para que o bocó do pai dela não deixe mas nos casarmos.
//Otoniel// Ele terá que deixar. Se trata de uma dívida e ele terá que pagar. Mas vos mercê tem que aguentar se quiser ser o futuro rei de Boaventura. Não se esqueça, vos mercê não pode fraquejar. Tem que, ao menos, fingir que a ama muito.
//Natanael// Eu sei, papai. Desde criança vos mercê repete isso para mim.
//Otoniel// E vou continuar a dizer, até esse casamento saia.

Cena 19-Pensão
//Sarita// Olá, moça. Tem quarto vago?
//Dona// Tem dinheiro pra pagar?
//Sarita// É claro que sim.
//Dona// Se é assim, tem quarto vago. Como vos mercê é cliente nova, quero o dinheiro adiantado.
//Sarita// Está bem. Pegue.
//Dona// Pegue a chave.
//Sarita// Obrigada!
Ao entrar no quarto, Sarita fala.
//Sarita// Olha o lixo que vim me meter.

De noite...

Cena 20-Quarto do rei.
//Criado// Majestade. Com sua licença.
//Carlos// Sim, pois não?
//Criado// Vim lhe dizer que encontrei a pessoa perfeita para o cargo.
//Carlos// Está bem. Cadê?
//Criada// Entre!
A pessoa misteriosa entra no quarto do rei.
//Carlos// O criado já lhe deu as instruções de como agir?
//Pessoa misteriosa// Sim, majestade!
//Carlos// Ok. Criado, a acompanhe até o quarto de Renata.

Cena 21-Quarto de Renata
Alguém abre a porta.
//Renata// Augusta, é vos mercê.
//Pessoa misteriosa// Não querida. É quem vos mercê menos espera...

[Gancho]

You Might Also Like

0 Comments

Popular Posts

Total de visualizações de página

Translate

ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *