Castelo de Vidro - Capítulo 23 (Últimas Semanas)

quarta-feira, outubro 21, 2020

 

Castelo de Vidro


NOVELA DE

Gabriel Malifer


COLABORAÇÃO

Gabriel Pretto


AUTORIZAÇÃO

Web Novelas Channel


Capítulo 23 - Máscaras


O CONTEÚDO ABAIXO NÃO É RECOMENDADO PARA MENORES DE 12 ANOS. CONTÉM LINGUAGEM IMPRÓPRIA, CONTEÚDO SEXUAL E VIOLÊNCIA


CENA 01/EDIFÍCIO ROYAL/COBERTURA/SALA DE ESTAR/INTERIOR/NOITE

A primeira cena é uma contínua direta do gancho do capítulo anterior. Fortunato acabou de contar para as filhas e para Eliza que agora é presidente da Real Brasil. Ele tem um sorriso orgulhoso e ambicioso estampado em seu rosto. Eliza fica surpresa e ao mesmo feliz pelo marido. Ela sorri incontrolavelmente. Alice e Nina ficam orgulhosas pelo pai e também tem largos sorrisos em suas caras. Fortunato olha para a esposa com felicidade antes de começar a falar.


Fortunato (orgulhoso): Então, felizes?

Eliza (eufórica): Muito, meu amor! Muito!


Eliza corre até o marido e, euforicamente, o abraça. Fortunato se surpreende um pouco com isso, mas retribui da mesma forma e dando um beijo em sua testa.


Eliza (sorridente): Parabéns!

Fortunato (feliz): Obrigado, mas se tem alguém que eu preciso parabenizar, são vocês pelo suporte incrível que vocês dão a mim.

Eliza (confusa): E a Ana Maria? Como ela vai ficar?

Fortunato (orgulhoso): Sei lá, e isso não é nenhum pouco do meu interesse se você quer saber. 

Eliza (incrédula): Ainda não acredito que ela ganhou só aquele castigo murcho. Sair da empresa e receber uma parte de suas ações depois de tudo o que ela fez? Só pode ser brincadeira. Isso é muito injusto...bom, de qualquer forma, devemos comemorar! Vou pedir uma pizza de 5 queijos com a borda recheada de catupiry, seu sabor preferido,.


Eliza pega o seu telefone para encomendar comida. As meninas comemoram a vitória do pai e Fortunato se senta no sofá, orgulhoso.


CENA 02/RESTAURANTE PURO LUXEH/INTERIOR/NOITE

O grupo de Bonifácio e Regina, que estavam fazendo um jantar especial em comemoração a uma grande virada nas vidas de Laila e Nana, ainda está presente no Restaurante Puro Luxeh. Porém, no momento da cena, apenas Regina, Bonifácio, Laila e Nana estão na mesa. Os outros três, Brian, Sara e Dorotéia foram pedir uma sobremesa. Laila e Nana estão felizes ao conversar coisas aleatórias entre si. Regina e Bonifácio olham a felicidade de suas meninas antes de olharem um para o outro. Por sólidos dois segundos, os dois sorriem para si e ao final, balançam a cabeça positivamente, como se estivessem combinando alguma coisa. Regina respira fundo antes de dirigir uma palavra as suas adoráveis filhas.


Regina (insegura): Meninas.


Laila e Nana param de conversar e olham para a mãe, sorrindo para a mesma.


Regina (nervosa): Eu odeio dizer isso no alegre momento no qual estamos, mas daqui a pouco precisaremos ir embora e eu e o seu avô já combinamos isso. 

Laila (curiosa): O que é?

Nana (interessada): E algo ruim, mamãe? Você parece nervosa.

Regina (sorrindo e escondendo o nervosismo): Não estou nervosa, querida. Estou bem. E não é algo ruim não. É uma coisa que vocês vão precisar fazer entre vocês duas e pode ser um pouco difícil de decidir. 


Regina suspira e olha de novo para as meninas.


Regina (direta): Vocês vão ter que decidir se vocês querem ficar comigo ou com o seu avô.


Laila e Nana ficam discretamente surpresas com o que ouvem e se entreolham, com medo do que esperar.


CENA 03/MANSÃO DE MANOEL/QUARTO DE MANOEL/INTERIOR/NOITE

Completamente sem chão com o fato de Liliana estar tendo de batalhar contra uma doença grave como a leucemia, Manoel tomou uma iniciativa para ajudar a sua amável namorada. Ele está em frente ao seu laptop com a rede social ‘’Facebook’’ aberta. Ele está chorando silenciosamente e tenta respirar um pouco para tentar se acalmar antes de tomar sua atitude de ajuda.


Ele começa a criar uma página, na qual ele coloca fotos de Liliana e fotos de fitas brancas nas capas. Ele começa a escrever uma postagem, a qual ele apaga um monte de palavras e revista paragrafo por paragrafo antes de publicar. No post, ele tem usa um tag, que é o mesmo nome da página. #TodosPorLiliana


Ele começa a compartilhar a página e a publicação do Facebook em todas as suas redes sociais, como Instagram, Twitter e até mesmo para grupos de Whatsapp. Ele chega até ao ponto de divulgar a página em comentários de outras postagens que estão em alta em todas as mídias sociais disponíveis.  


CENA 04/EDIFÍCIO ROYAL/COBERTURA/QUARTO DE ALICE/INTERIOR/NOITE

Após ter comido pizza, Alice está navegando pela internet e conversando com algumas amigas pelo Facebook. Elas estão conversando sobre as fofocas mais recentes do mundo das celebridades e sobre novelas. Enquanto ela desce as páginas de postagens na rede social, ela se depara com uma postagem da página #TodosPorLiliana. Ela fica curiosa e decide ler sobre o que se trata a postagem. A publicação, feita há alguns minutos atrás, diz o seguinte:


‘’Amigos, me chamo Manoel de Campos Castro e minha namorada, Liliana, acabou de receber a trágica notícia de que está com leucemia. Estou completamente sem chão e não sei de que forma posso ajudá-la. Estou abrindo essa página e divulgando ela para prestar apoio a ela. Qualquer divulgação ou ajuda é muito bem vinda. Agradeço desde já!”  


Ao perceber que se trata de seu tio, Manoel, Alice vai até o pai com seu celular para mostrar a postagem.


Alice (preocupada): Pai, olha isso.


Alice dá seu celular para Fortunato e o homem e ele fica chocado com o que lê.


Fortunato (chocado): Eu conheço a Liliana...como isso pode acontecer? Ela é tão saudável. 

Alice (preocupada): Pois é. Eu acho que a gente podia fazer alguma coisa. Mas eu não sei o que. O que você acha?

Fortunato: Também acho. Agora só precisamos pensar no que fazer.


Alice se senta junto do seu pai e os dois começam a pensar no que fazer para ajudar Liliana.


CENA 05/MORRO DO SOL/BARRACO DE SOBRAL/SALA DE REUNIÕES/INTERIOR/NOITE

No mofado e escuro Barraco de Sobral, mais uma reunião da facção está em curso. Todas as luzes estão apagadas e 16 pessoas, contando com o próprio Sobral e com Januário que o auxilia, estão presentes. Alguns bebem cachaça, outros fumam cigarro. Todos estão muito atentos ao que Sobral vem dizendo. 


Sobral (sério): Cavalheiros, eu sinto lhe informar, mas o nosso plano de acabar com o restaurante não deu muito certo. Ele será reformado em breve. Eu e o Januário, junto com alguns de vocês, discutimos qual seria a melhor forma de pôr um fim verdadeiro naquele estabelecimento e tivemos que infelizmente aderir à tática mais arriscada. Iremos assaltar aquele lugar ao fim da reforma e fazer todos de refém para intimidá-los. Mas precisaremos de armamentos que infelizmente não temos no momento.


Todos ficam escutando Sobral atentamente. 


CENA 06/REAL BRASIL/SALA DE FORTUNATO/INTERIOR/NOITE

Na sala que anteriormente pertencia a Ana Maria, Fortunato está tendo uma reunião com Lucas, Helena e Eduardo. Ambos estão extremamente insatisfeitos com a falta de justiça no caso de Ana Maria e estão dispostos a dar a ela o que ela realmente merece: ir para a cadeia. Todos estão contando tudo o que sabem de podre ou de comprometedor sobre Ana Maria.


Lucas (sério): Ela sempre tentou me usar ao seu favor. Vivia me manipulando e me usava como principal instrumento do sucesso desonesto dela na empresa. Escondeu sobre minha verdadeira origem e sempre maltratou os funcionários. Essa mulher nunca deveria ter assumido o controle da empresa. Não devia.

Helena: Eu posso provar os maus tratos aos funcionários pois eu fui uma dessas pessoas. Ela me demitiu só porque eu fui numa velório de uma mulher gente boa.

Eduardo: Ela vivia desviando dinheiro e sonegando impostos. Fez várias sabotagens para eliminar suas ‘’ameaças’’.

Fortunato (pensativo): Isso tudo já deve ser o bastante pra afundar ela ainda mais. Mas eu sinto que existe algo um pouco mais comprometedor nessa história que nós não sabemos. Tenho certeza que ela deve ter mais comparsas que ajudam ela nos seus planos. Não é possivel que alguem consiga se sair tão bem cometendo crimes assim sozinha.


CENA 07/MANSÃO DE MANOEL/SUÍTE/INTERIOR/NOITE

Manoel está sentado na sua cama muito preocupado com o estado de saúde de Liliana e sobre o que pode estar aguardando o incerto futuro de sua namorada. Ele pensa no que ele pode fazer para ajudá-la. Em um ato de desespero. Ele decide mandar uma mensagem de áudio para sua irmã, Ana Maria, para pedir ajuda. Ele abre seus contatos no Whatsapp, vai no número de Ana e manda a mensagem.


Manoel (mandando áudio): Ana, é o Manoel. A Liliana ela foi diagnosticada com leucemia hoje e a gente não tem dinheiro pra pagar o tratamento. Estou muito preocupado e não sei o que fazer. Você poderia me ajudar?


Passado alguns minutos, Ana responde com um áudio. Para não precisar confrontar o irmão, ela se faz de falsa.


Ana Maria (no áudio se fazendo de falsa): Oi, Manoel. Eu realmente sinto muito pela Liliana. Ninguém merece passar por isso. Eu quero que você saiba que eu vou sim tentar te ajudar mesmo depois de todos esses problemas com a Real Brasil. Qualquer coisa que precisar, você pode me contatar.


Manoel fica meio desconfiado, mas aceita a proposta de Ana.


CENA 08/EDIFÍCIO ROYAL/COBERTURA/SALA DE ESTAR/INTERIOR/NOITE

Em uma conversa que se inicio na noite anterior e que está tendo continuidade nessa noite, Alice e Fortunato ainda estão tentando pensar no que podem fazer para ajudar Liliana. Os dois pensaram em algumas ideias as quais eles poderiam executar. Alice acabou sugerindo uma campanha de arrecadação de dinheiro online para ajudar Liliana.


Fortunato (sério): Eu acho que essa ideia da vaquinha é muito boa, mas a gente vai precisar divulgar bem.

Alice (pensativa): Eu sei. Eu vou tentar compartilhar no meu twitter, no meu instagram, no youtube, aonde der. Você poderia fazer o mesmo?

Fortunato (raciocinando): Sim. Mais alguma coisa?

Alice (criativa): Quem sabe a gente não faz campanhas na internet pra achar um doador de medula óssea compatível com ela?

Fortunato: Acho excelente! Então ficou assim? Vaquinha e busca por doador?

Alice: Sim.


Os dois ficam felizes com a decisão que tomaram e apertam as mãos um do outro.


CENA 09/MORRO DO SOL/CASA DE SOCORRO/VARAL/EXTERIOR/NOITE

Socorro está terminando de pegar algumas roupas no varal de sua casa. Ela não consegue deixar de se preocupar com Carlinhos e está com muita saudade de Zeferina. Ela só pensa que talvez, se ela estivesse lá ou se ela tivesse se oferecido a doar sangue um pouco antes, ela teria sobrevivido. Ela se mantém forte e suspira para não chorar. A câmera gira lentamente ao seu redor enquanto ela estende as roupas. O giro revela que Sobral estava observando Socorro.


Sobral (maldoso): Boa noite!


Socorro se vira surpresa e se assusta ao ver Sobral ali. As ruas estão vazias e não há ninguém ali para defender Socorro caso o líder da maior facção criminosa do Morro do Sol tente algo contra a mulher. 


Socorro (assustada e brava): O que você tá fazendo aqui, seu marginal?

Sobral (sarcástico): Ah, vim te dar uma visita e dar uns conselhos.

Socorro (defensiva): Se você veio aqui por causa do Carlinhos, saiba que eu te enxuto pra fora daqui no primeiro passo que você der a frente.

Sobral (sarcástico): Ui! Que isso? Calma lá, Rosa Palmeirão. 


Sobral fumar acende um cigarro antes de começar a falar


Sobral (ameaçador): Nesse mundo, nada é mais forte que o amor de mãe por um filho. Não é, Socorro?


Socorro arregala os olhos.


Sobral (controlador): Eu só vim aqui te avisar uma coisa. Pra você parar de averiguar o Carlinhos ou sofrerá sérias consequências.

Socorro (não dando o braço a torcer): Que tipo de consequências? Pode fazer o que você quiser comigo que eu não vou deixar você e seu bando de bandidos chegarem perto daquele garoto.

Sobral (desafiador): Qualquer coisa? Então posso contar a ele que você é a mãe dele?


Socorro engole seco.


Sobral (sarcástico): Bem, vou encarar isso como um ‘’não’’. É tão irônico isso, visto que você disse que posso fazer qualquer coisa com você. 

Socorro (irritada): Por isso mesmo neguei. A ação que você pretende tomar é contra o Carlinhos, e não contra a minha pessoa. 

Sobral (debochado): Por santa Rita de Cássia, dona Socorro. Gosta de dar patada? Vai pro celeiro então. 

Socorro: Você cala a boca. Fora daqui antes que eu arranque seus dentes e faço com um colar com eles. Eu to precisando de mais lantejoulas mesmo pra fazer uns cordões.

Sobral (maléfico): Então tchau. Não esquece do que eu disse.


Sobral fuma o seu cigarro e vai embora. Socorro suspira e vê o homem se afastando da casa. Ela fica com medo do que ele pode fazer com Carlinhos.


CENA 10/EDIFÍCIO ROYAL/COBERTURA/SALA DE ESTAR/INTERIOR/NOITE

Alice e Fortunato ainda estão sentados no sofá, mas dessa vez os dois estão fazendo coisas diferentes. Alice já abriu uma campanha de arrecadação de dinheiro na internet e agora seu trabalho é divulgá-la para as pessoas. A campanha tem como objetivo arrecadar 2 milhões de reais para ajudar Liliana. Ela está divulgando a vaquinha para grupos de Whatsapp, posts no Twitter, no Facebook e no Instagram.


Enquanto isso, Fortunato está fazendo uma ligação telefônica destinada ao seu irmão, Manoel. Após alguns segundos da ligação chamando, Manoel atende o telefone.


Manoel (do outro lado da linha com uma voz cansada): Alô?

Fortunato (alegre): Oi Manoel! Sou, eu. O Fortunato!

Manoel (aliviado ao ouvir a voz do irmão): Tudo bem com você?

Fortunato (feliz): Sim. Olha, eu liguei pra te avisar uma coisa.

Manoel (indiferente): O que?

Fortunato: Olha, eu acabei sabendo que a Liliana está com leucemia. Eu realmente sinto muito por ela e sei o quão difícil está sendo. Tanto pra você quanto pra ela. Então eu e Alice bolamos uma forma de te ajudar. A gente abriu uma vaquinha online e uma campanha para achar um doador de medula óssea.

Manoel (surpreso): Sério? Olha, eu não sei nem o que diz. Muito obrigado mesmo, Fortunato. Não sei nem como te agradecer.

Fortunato (sorrindo): Você não precisa agradecer. Eu preciso desligar agora. Nos falamos depois.

Manoel: Ok. Tchau.

Fortunato: Tchau.


Fortunato desliga e respira aliviado. 


CENA 11/VILA CÉU-AZUL/CASA DE BONIFÁCIO/QUARTO DE LAILA/INTERIOR/NOITE

Sentadas na cama com olhares seríssimos estão Laila e Nana. Elas foram pedidas que decidiram com quem queriam ficar. Regina ou Bonifácio? Essa é a pergunta que não quer calar na cabeça das duas. Elas sabem do peso que essa escolha terá na vida de ambas, portanto têm muita cautela para escolher. É como se estivessem escolhendo uma joia e analisando ela dedo a dedo. As duas estão concentradas em suas variadas, e de certa forma confusas, linhas de raciocínio. Decidir tal feitoria é como navegar em grande labirinto. Há vários caminhos para seguir, mas não se sabe onde eles levam. Eventualmente, as duas tem sua ideia pronta e estão preparadas para expô-las


Laila (seria): Bom...eu já tomei minha decisão. E você.

Nana (ansiosa): Eu também. Você pode começar contando a sua se quiser. Saiba que não vou te julgar pela sua escolha.

Laila (concentrada): Bem, pelo fato de o vovô estar passando por inúmeras necessidades e precisar de alguém para ficar por perto, eu escolho ficar com ele.


Nana engole seco antes de responder.


Nana (ansiosa): Bem...a minha escolha é um pouco diferente da sua, mas eu escolho ficar com a Regina.

Laila (confusa): Por quê?

Nana: Porque ela está determinada a corrigir o que ela fez e eu quero ficar com a minha mãe.


Laila suspira e pensa no que pode dizer para a irmã mais nova. Ela quer ficar com ela, mas também não quer brigar por conta disso.


Laila (calma): Nana, eu respeito a sua escolha. Mas é bom você levar em consideração que a Regina nunca se importou com nós duas. Nos deixou pra ir morar no exterior. Será que ela realmente mudou?


Nana fica pensativa.


CENA 12/EDIFÍCIO ROYAL/COBERTURA/SALA DE ESTAR/INTERIOR/NOITE

Após o resto de sua família ter ido dormir, Fortunato ainda está acordado em sua sala com seu notebook da empresa americana ‘’Grape.Inc’’ em mãos. O laptop é potente e Fortunato o usa para escrever documentos e fazer algumas coisas relacionadas ao seu trabalho nele. Ele tem uma xícara de café puro ao seu lado e está no meio de uma videoconferência com Helena, Eduardo e Lucas. Eles têm algumas coisas a conversar e não tem tempo no dia seguinte para isso, então eles decidiram realizar a videochamada durante a noite para não ter de adiar o encontro. Lucas participa da reunião com seu celular, Helena com seu computador e Eduardo está com o microfone desligado e com a webcam de seu PC ligado.


Fortunato (concentrado): Além de tudo o que vocês colocaram hoje de manhã, vocês tem mais alguma coisa a colocar?

Helena: Eu não.

Lucas: Nem eu.


Eduardo escreve no chat ‘’não’’.


Fortunato (pensativo): Ok. Agora a respeito dos comparsas de Ana Maria, é quase certo que ela tem mais de um além do Ivo, da Renata e do Roberto, que deram a entender que estão junto com ela. Mas quem poderiam ser os comparsas desconhecidos?

Helena (formal): Acredito que possa ser alguém de fora da Real Brasil ou alguém que ajudou a sabotar o carro do Fortunato. Pois como você diz, foi sabotado. E eu duvido muito que alguém possa fazer isso sozinho.

Lucas: Eu concordo com a Helena.


Eduardo manda uma mensagem no chat de videoconferência. Ela diz ‘’Será que existe mais alguém de nós que sabe dos podres da Ana Maria ou de algo que não sabemos?’’. Ao ler a mensagem, os outros três ficam pensativos.


Fortunato (pensativo): Pode ser que sim, Eduardo. Mas a grande questão é saber quem seja.


Eles começam a analisar mais argumentos que querem colocar na videoconferência e tentam pensar em quem pode saber de mais alguma coisa profana da empresária. 


CENA 13/APARTAMENTO DE ANA MARIA/SALA DE ESTAR/INTERIOR/NOITE

Ao som de "Erva Venenosa" Ana Maria conversa com Ivo, Renata e Roberto e dita novas ordens para eles seguirem e conseguirem tirar Fortunato da presidência da Real Brasil. A conversa flui muito bem em off entre eles. Closes alternados entre os quatro.


CENA 14/PLANO AÉREO/SÃO PAULO/EXTERIOR/NOITE - DIA

Sonoplastia da cena anterior segue. Em um timelapse de 7 segundos vemos pontos de São Paulo amanhecendo. A câmera chega até o Morro do Sol e foca na fachada da casa de Maura. Sonoplastia encerra.


CENA 15/MORRO DO SOL/CASA DE MAURA/QUARTO DE HELENA/INTERIOR/MANHÃ

A câmera foca na cama onde Lucas e Helena estão. Lucas já está acordado e está bastante reflexivo em tudo que aconteceu nos dias anteriores. Helena continua a dormir. O celular de Lucas vibra e ele se vira para atender.


Lucas (sonolento): Alô… Quem fala?

Neidinha (off): Oi Lucas… É a Neidinha! Eu troquei de número de celular… Eu tenho algo a te falar!

Lucas: Ué… Fala…

Neidinha (off): Lucas, no dia do julgamento eu não disse tudo que tinha para dizer… Eu sei de alguns podres comprometedores da Ana Maria, sua mãe!

Lucas (surpreso): O… O…. O Quê? Fala isso agora e nos mínimos detalhes pelo o amor de Deus! Eu preciso saber.


[A câmera congela em Lucas aguardando]



Realização



You Might Also Like

0 Comments

Popular Posts

Total de visualizações de página

Translate

ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *