Anjo ou Demônio - Capítulo 19 (Últimas Semanas)

segunda-feira, abril 08, 2019


Capítulo XIX

NO CAPÍTULO ANTERIOR...

·         Soraia continua desconfiada de Rodrigo. Mas afirma que jamais o abandonaria.
·         Diná e Angelina conversam preocupadas com as filhas.
·         Ludmila ver Fabinho na boate.
·         Joana fala para Kléber que quer procurar por Epaminondas.
·         Soraia pede para Rodrigo deixá-la próxima a um beco, Rodrigo desconfia que Soraia queira aprontar algo.
·         Boca aceita a dilação premiada e resolve colaborar com a polícia.
·         Ludmila se irrita com comentários de Carla e Edson em relação ao Fabinho e se começa a dançar extravasadamente.
·         Boca conta para a polícia que ele foi o responsável pelo o acidente do Meireles, a mando do Antunes.
·         Soraia picha as roupas que as modelos vão usar no desfile.
·         Ludmila exagera na bebida. Carla e Edson a leva pra casa.
·         Soraia chega sorrateira no orfanato. Epaminondas a flagra.
·         Will vai até a casa dos Meireles e conta que o seu acidente foi um atentado provocado por Antunes.
·         Frida e Daiana chegam na quadra e ver as roupas do desfile todas pichadas.

FIQUE AGORA COM O CAPÍTULO DE HOJE.

CENA 01/ INT/ COLÉGIO JESUS MENINO/ QUADRA/ VESTIÁRIO/ DIA

FRIDA: Eu não estou acreditando nisso, as roupas todas pichada. Como vamos fazer o desfile?
DAIANA: Quem pode ter feito isso Frida?
FRIDA: O vigia deve saber. Ele que estava tomando conta de tudo aqui. Peças tão preciosas.
DAIANA: Eu vou lá chamar o vigia. Ele tem que ter uma explicação.

CENA 02/ INT/ LAR SÃO TARCÍSIO/ SALÃO DE REFEIÇÕES/ DIA

Aquela bagunça diária do café da manhã. E Tereza na ponta da mesa tentando por ordem na bagunça. Ana está sentada ansiosa para o desfile. Rosália em pé próxima a mesa.

TEREZA: (colocando ordem nas crianças) Todo mundo sentado que a as irmãs já vão servir o lanche!
ANA: Irmã Tereza adianta logo isso aí, eu tenho que ir para o desfile.
ROSÁLIA: Calma Ana que ainda estamos com tempo. A quadra é aqui do lado.
SORAIA: (vai se chegando) Bom dia!
ROSÁLIA: Bom dia Maria! Eu não vi a hora em que você chegou ontem à noite. Onde você esteve?
SORAIA: Tem uma prima minha que se mudou pra cá, eu fui visitar ela.
ROSÁLIA: Uma prima sua? E ela também veio do Maranhão?
SORAIA: Sim senhora. Mas ela veio bem mais preparada do que eu. Também a família dela sempre teve mais condições do que a minha. Mas não estou reclamando de nada não. Olha aonde eu vim parar. Pra que benção melhor do que essa?
ROSÁLIA: Que bom que você gosta daqui. Sente-se toma o seu café. Daqui a pouco tem um desfile pra ir.
SORAIA: (se sentando) Com licença.

Soraia se senta. CORTA para cena seguinte.

CENA 03/ INT/ COLÉGIO JESUS MENINO/ QUADRA/ VESTIÁRIO/ DIA

Frida, Daiana e o vigia estão em pé próximo a arara de roupa.

VIGIA: Eu não entrei aqui senhora. Mas ontem a noite teve uma moça que veio aqui. Ela disse que tinha umas peças de roupa errada e ela precisava arrumar. Eu não entendo nada disso, a deixei entrar.
FRIDA: Como você deixa entrar alguém que você não conhece?
VIGIA: Mas eu conheço, ela já esteve aqui com as crianças do orfanato. Mil perdões, eu nunca imaginei que ela fosse prejudicar vocês.
DAIANA: (estranhando) A moça que veio aqui é do orfanato? 
VIGIA: Sim, é uma moça dos olhos claros cabelos cacheados, loiro. Ela já veio aqui algumas vezes trazer as crianças na escola. Eu pensei que não tivesse problema deixar ela entrar.
FRIDA: Tudo bem, o senhor não fez por mal. Obrigado, pode ir lá cuidar do seu trabalho.
VIGIA: Me perdoe, eu estou até sem jeito.
FRIDA: Vai ficar tudo bem, o senhor não precisa se preocupar.
VIGIA: (se retirando) Com licença!
DAIANA: (depois que o porteiro sai) E agora Frida, o que iremos fazer?
FRIDA: Separei as melhores peças para o nosso desfile. Mas ainda temos outras, agora é o que nos resta.
DAIANA: Quem foi capaz de fazer uma monstruosidade dessas? E por quê?
FRIDA: Foi alguém que não queria que o desfile acontecesse. E é por esse motivo que ele vai acontecer.

CORTA para cena seguinte.

CENA 04/ INT/ CASA DO MEIRELES/ SALA DE ESTAR/ DIA

Angelina está na porta se despedindo de Will, Meireles sentado em sua cadeira próximo ao sofá pensativo.

ANGELINA: Muita obrigada por ter dado o trabalho de vim aqui nos avisar.
WILL: Eu tinha que vim aqui avisar, esclarecer de uma vez o que estava por trás do acidente do seu marido.
ANGELINA: Isso vai nos servir como lição para não sairmos por aí confiando em todo mundo. Tenha um bom dia doutor!
WILL: A senhora também tenha um bom dia.
Angelina fecha a porta e vai andando até próximo ao sofá.

ANGELINA: Eu estou impressionada com isso meu amor. Como uma pessoa pode ser tão mau caráter? Que Deus me perdoe, mas o Antunes teve o que mereceu.
MEIRELES: É por culpa dele que estou preso nessa cadeira. E saber que eu confiava nesse cafajeste, chega me dá raiva.
ANGELINA: (se aproximando fazendo massagem em Meireles) Calma meu amor. Deus é justo, ele teve o que mereceu.
CORTA para Fabinho que vem descendo as escadas cabisbaixo.

FABINHO: Vocês ainda estão aqui? Pensei que já estivesse ido para o tal desfile.
ANGELINA: Ainda vamos. E você não vai?
FABINHO: Quero saber de desfile não. Vou só comer alguma coisa e voltar pra minha cama, dormir mais um pouco.
ANGELINA: Quanta depressão!
MEIRELES: Ainda por causa da garota?
FABINHO: (se jogando no sofá) Ela não é mulher pra mim não. Já tem mais de uma semana que não manda nem uma mensagem. Ontem estava lá se acabando na boate, nem olhou pra mim.
ANGELINA: (empurrando a cadeira de Meireles) Vamos para o desfile meu amor. Porque pelo o que eu vejo, esse aqui vai ficar curtindo fossa.
FABINHO: Bom desfile pra vocês.

Meireles e Angelina saem e Fabinho continua deitado no sofá cabisbaixo. CORTA para cena seguinte.

CENA 05/ INT/ APT DO JUCA/ SALA DE ESTAR/ DIA

Ludmila está deitada no sofá com ressaca. Juca em pé e Carla sentada ao lado de Ludmila.

JUCA: E a cabeça ainda está doendo?
LUDMILA: Parece que explodiram todos os meus neurônios.
CARLA: Está pensando que cachaça é água. Admite amiga, você está apaixonada pelo o Fabinho.
LUDMILA: (com ódio) Não fale esse nome!
CARLA: Você está arriada os quatros pneus, pelo o Fa... (lembrando que não pode falar o nome) Pelo o cara que a gente não pode falar o nome.
LUDMILA: Menos Carla! Você acha mesmo que eu estou gostando dele?
CARLA: Com certeza minha filha, olha o estado em que você está.
JUCA: O Fabinho é um bom rapaz.
LUDMILA: Não fale o nome dessa criatura! Eu estou tentando esquecê-lo. Será que vocês ainda não perceberam?
JUCA: Tudo bem, não vou falar mais o nome dele. Mas é uma pena você esquecê-lo. Vocês dois formam um casal bonitinho.
LUDMILA: Bonitinho é o feio bem arrumado. Estou dispensando.

CORTA para cena seguinte.

CENA 06/ INT/ CASA DOS ANTUNES/ SALA DE ESTAR/ DIA

Kléber e Rodrigo estão sentados no sofá. Joana vai se aproximando toda produzida. Kléber levanta e põe se de pé.

JOANA: Estou pronta!
KLÉBER: Está linda!
RODRIGO: Vocês vão sair?
JOANA: Estou indo em um desfile beneficente.
RODRIGO: A senhora também está indo nesse desfile?
JOANA: Eu também sou gente mereço me divertir um pouco. No da Mulambo eu não pude ir porque o seu pai não deixou.
RODRIGO: O Antunes não é o meu pai.
JOANA: Desculpe meu filho, eu não quis te ofender.
RODRIGO: A senhora não está indo por causa de desfile nenhum, está indo por causa dele. Do marginalzinho do seu outro filho.
JOANA: Não fale assim do seu irmão. Você sabe que eu não gosto. E se você quer saber, estou indo sim por causa dele. Porque com certeza ele ficou com medo de vim aqui por sua causa.
RODRIGO: (se levantando) Mãe, a senhora não pode ficar sozinha com esse cara. Ele foi capaz de matar o Antunes e se ele também tentar algo contra a senhora?
KLÉBER: Ele não vai fazer nada contra a sua mãe. Eu vou estar sempre do lado dela.
RODRIGO: Você nem acredita em mim, acha que sou culpado. Agora quer defender a minha mãe?
KLÉBER: Eu vou defender a sua mãe, seja lá de quem for.
RODRIGO: Entendi. No fim vocês vão ver que eu estou certo. (sentando novamente no sofá) Vai lá, divirtam-se!
JOANA: Meu filho me entenda.
KLÉBER: Deixa ele. Vamos!

Kléber e Joana saem e Rodrigo permance sentado no sofá. CLOSE no rosto enraivado de Rodrigo. CORTA para cena seguinte.

CENA 07/ INT/ LAR SÃO TARCÍSIO/ QUARTO DO GABRIEL/ DIA
(Soundtrack suspense)
Soraia está no quarto do Gabriel procurando algo que possa incriminá-lo.

SORAIA: Eu tenho que encontrar alguma coisa que liga o Gabriel ao Antunes. Esse garoto é muito misterioso, tenho certeza que ele esconde alguma coisa por aqui.
Soraia mexe em todas as coisas, guarda-roupa, embaixo do colchão, embaixo da cama, nas gavetas da cômoda. De repente ela repara que tem algo embaixo da cômoda. Ela abaixa para ver o que é.

SORAIA: O que é isso? (puxa uma caixa de sapato ) É uma caixa. O que tem nessa caixa?
Soraia vai abrir a caixa, mas ouve a voz de Rafa e Gabriel se aproximando.

RAFA: (offl) Por favor, Gabriel joga com a gente.
Ao perceber a aproximação do Rafa e do Gabriel, Soraia se esconde embaixo da cama juntamente com a caixa.

GABRIEL: (já entrando no quarto) Não dá pra eu jogar  Rafa.
RAFAEL: Mas está faltando um, o time está desfalcado.
GABRIEL: Agora temos que terminar de nos arrumar para ir ao desfile. Até falei pra Daiana que iria chegar mais cedo e acabei me enrolando.
Rafa senta na cama com uma bola nas mãos. Gabriel mexe em seu guarda roupa procurando algo pra vestir. CLOSE na Soraia escondida embaixo da cama. CORTA novamente para os meninos.

RAFA: Mas não é agora, é depois que terminar o desfile.
GABRIEL: Depois tenho que estudar. Vou ter prova no cursinho.
RAFA: Antes você sempre dava um jeitinho de jogar com a gente.
GABRIEL: Antes eu ainda não estava fazendo o cursinho.
Rafa acha o brinco da Soraia no chão próximo a cama.

RAFA: O que é isso?
GABRIEL: É um brinco. Mas de quem é?
Soraia passa a mão na orelha e se apavora ao perceber que está lhe faltando um brinco.

RAFA: Pode ser da Ana.
GABRIEL: Não me lembro da Ana usando esse tipo de brinco.
RAFA: Pode ser de alguma das outras meninas.
GABRIEL: Vamos lá ver se a gente acha de quem é.
(Trilha sonora: Fogo e gasolina - Roberta Sá e Lenine)
Gabriel sai com Rafa atrás da dona do brinco. Depois que Rafa e Gabriel saem do quarto, Soraia sai debaixo da cama, tira o brinco da outra orelha esconde no bolso. Pega a caixa põe embaixo do braço, abre a porta devagar, olhando de um lado ao ao outro, não vendo ninguém sai discretamente. Mostra cenas aleatórias da cidade. CORTA para cena seguinte.

CENA 08/ INT/ DELEGACIA/ SALA DO DELEGADO/ DIA
(Trilha off)
Will está sentado a sua mesa. Tony em pé escorado na sua mesa.

TONY: E agora? Você acha que o Boca falou mesmo tudo o que ele sabe?
WILL: Ele falou da parte da história que eu nem sabia que existia. Eu não acredito que esse Boca esteja envolvido na morte do Antunes. Tem um fiozinho de mistério solto aí, Tony. Que ainda não conseguimos desvendar. Lembra daquilo que eu te falei que é dos sonsos que eu tenho medo?
TONY: Sim lembro.
WILL: Pois então. O Epaminondas é tio do Gabriel, não é por acaso que ele está ali naquele orfanato. Cheguei a presumir que os dois pudessem ser cúmplice e terem tramado a morte do Antunes. O Rodrigo tinha muitos motivos para matar o Antunes e o Epaminondas também.
TONY: Faz sentido.
WILL: Vamos ter outra conversinha com esse Gabriel. E vamos trazer aqui também o Epaminondas.

CORTA para cena seguinte.

CENA 09/ INT/ COLÉGIO JESUS MENINO/ QUADRA/ VESTIÁRIO/ DIA

Todas as modelos exceto Ana e Daiana estão reunidas no vestiário recebendo instruções de Frida.

FRIDA: As roupas que iríamos usar estão todas pichadas, como vocês podem reparar. Sendo assim, não vai dá pra gente usar. Mas eu separei outras que estão bem aqui. Cada uma pega a sua e com cuidado.
DAIANA: (chegando eufórica) Lá fora já está cheio de gente, tem até jornalista aí.
FRIDA: Tem jornalista aí fora? Tive uma ideia.
DAIANA: O que você está pensando?
FRIDA: No final do desfile iremos entrar com essas roupas que foram pichadas. Desse jeitinho que elas estão aí, em forma de protesto.
DAIANA: Gostei, vai virar uma nova moda.
FRIDA: Quem fez isso tentando nos prejudicar, não irá consegui.

Todas as modelos se abraçam. CORTA para cena seguinte.

CENA 10/ INT/ LAR SÃO TARCÍSIO/ QUARTO DA ANA/ DIA
(Soundtrack suspense)
Soraia está sentada na cama com a caixa que pegou no quarto do Gabriel em mãos.

SORAIA: Vamos ver o que temos aqui. (olhando a caixa de Gabriel) Que isso?
Soraia abre a caixa e começa a vasculhar tudo o que tem dentro. Na caixa ela encontra recortes antigos de jornais contendo a morte de Jurandir, fotos de Jurandir com Epaminondas. E cartas trocadas entre Jurandir e Joana.

SORAIA: (incrédula) Foi o Gabriel que matou o Antunes!
Ana chega e vai abrindo a porta do quarto. Soraia fecha a caixa rapidamente.

ANA: Maria, a irmã Rosália está te chamando. Ela quer saber se você vai para o desfile. (ao notar que Soraia está com caixa no colo) Que caixa é essa, Maria?
SORAIA: São algumas cartas e fotos da minha família, coisas que a minha prima trouxe. Tem hora que a saudade bate.
ANA: Posso ver?
SORAIA: Não! Por favor, não mexa aqui, é algo muito íntimo.
Soraia põe a caixa embaixo da cama.

ANA: Desculpe, não quis ser inconveniente.
SORAIA: Tudo bem. Vamos lá falar com a irmã Rosália!

Soraia vai saindo com Ana, dá uma olhada para trás e fecha a porta. CLOSE na caixa embaixo da cama. CORTA para cena seguinte.

CENA 11/ INT/ CASA DOS MEIRELES/ SALA DE ESTAR/ DIA

Fabinho está deitado no sofá, levanta ao ouvir a campainha tocar.

FABINHO: Pode deixar Diná eu abro. (depois de abrir a porta) Ué, tem fisioterapia hoje, meu pai saiu?
EDSON: Hoje eu não vim como fisioterapeuta, eu vim como seu amigo.
FABINHO: Entra fica a vontade.
EDSON: (entrando) Eu sabia que iria te encontrar com essa cara de moribundo.
FABINHO: Que nada cara, estou de boa.
EDSON: Pega o telefone, liga pra ela.
FABINHO: Ela não quer saber de mim. Já tem uma semana que ela não manda uma mensagem. (Fabinho se senta no sofá) Você viu ontem lá na boate, ela nem olhou pra mim.
EDSON: (sentando ao lado de Fabinho) Para com isso Fabinho. Fazer cu doce pra quê? A gata tá na sua. Ontem ela se acabou de beber por sua causa. Pega o seu telefone e liga pra gata, ou manda pelo menos uma mensagem.
FABINHO: E o beijo que ela deu no cara lá?
EDSON: Ela e o Glauber só deram duas bitoquinhas. É de você que ela gosta meu camarada. Larga essa fossa e liga pra mulher.
FABINHO: Sei disso não.
EDSON: Não aguento esse orgulho besta de vocês.

CORTA para cena seguinte.

CENA 12/ INT/ LAR SÃO TARCÍSIO/ SALA DE ESTAR/ DIA

Gabriel e Rafa estão em pé, Rosália em frente aos dois com o brinco na mão.

ROSÁLIA: Não sei de quem é esse brinco.
GABRIEL: Achamos no chão do meu quarto.
Corta para Ana e Soraia que vão chegando.

ANA: O que foi gente?
RAFA: A gente achou um brinco no quarto do Gabriel.
GABRIEL: Esse brinco é seu?
ANA: (ao ver o brinco) Não é meu. É seu Maria, eu lembro de você usando ele.
SORAIA: (um pouco nervosa) Não. Eu tenho um parecido, mas esse não é meu.
ANA: Claro que é, eu já te vi usando ele.
SORAIA: Você está enganada Ana. Se parece muito com o meu, mas não é.
ROSÁLIA: Tudo bem. Eu guardo o brinco quando a dona aparecer eu devolvo. Agora já está na hora de irmos ao desfile.
GABRIEL: Eu vou trocar de roupa rapidinho e já vou pra lá.
ANA: Eu já estou pronta.
ROSÁLIA: E você Maria ainda não se arrumou?
SORAIA: Eu não vou irmã. Prefiro ficar por aqui mesmo.
ROSÁLIA: Deixa de bobagem menina, você também precisa se divertir. Vamos!
SORAIA: Não me leve a mau, mas eu prefiro ficar.
ROSÁLIA: Tudo bem. Então quem não está arrumado, trate de se arrumar. Porque o desfile começará logo.
ANA: E eu ainda estou aqui, deveria está lá.
GABRIEL: Calma minha criança, ainda vai dá tempo.
ROSÁLIA: Se você já está pronta corre pra quadra, Ana. Que todos devem está te esperando.
RAFA: Posso ir com ela?
ROSÁLIA: Você fica, espera o Gabriel.

CORTA para cena seguinte.

 CENA 13/ INT/ COLÉGIO JESUS MENINO/ QUADRA/ DIA
(Trilha sonora: My favorite girl - P9)
Mostram a entrada da quadra, alguns carros parados, outros chegando, pessoas entrando nos portões, planos gerais de festa. Convidados chegando sob flashes dos fotógrafos. Vozerio, muita movimentação, muitos convidados, clima alegre e elegante. Meireles e Angelina dando entrevista para alguns repórteres. Frida toda bem vestida observando o movimento de cima da passarela. Joana e Kléber sentados ao lado direito da passarela conversam sobre Gabriel.

JOANA: Eu ainda não encontrei o Gabriel por aqui.
KLÉBER: Talvez ele ainda não tenha chegado.
JOANA: Nem o Gabriel e nem o Epaminondas. Depois de mais de vinte anos será que eu ainda o conheceria?
KLÉBER: Tem certeza que você quer se aproximar desse sujeito?
JOANA: Claro que quero. Essa história está cheia de mistério, Kléber. Onde que eu imaginaria que o Epaminondas é irmão do Jurandir? E porque ele se mudou logo para o orfanato em que o Gabriel está morando? Existe coincidência demais aí, não acha?
KLÉBER: Acho. E é exatamente por isso que me preocupo.
Meireles e Angelina vão sentando do lado esquerdo da passarela bem em frente  a Joana e Kléber. Angelina depois de sentar dá um tchauzinho para Joana que retribui.

ANGELINA: Olha ali a Joana. Depois temos que contar pra ela sobre o que o Antunes aprontou.
MEIRELES: Não tem a necessidade disso. O melhor a fazer é se afastar dessa gente.
ANGELINA: Deveria falar isso pra sua filha que está toda de chamego para o lado desse Gabriel.
MEIRELES: Você não acredita mesmo na inocência desse rapaz?
ANGELINA: Entre ele e o Rodrigo, prefiro acreditar na inocência do Rodrigo. Pelo o jeito ele ainda não apareceu.  Ou então deve está lá dentro com ela.
MEIRELES: Também estou ansioso pra conhecer esse Gabriel.
CORTA para Frida em cima da passarela atrás de um ambão de vidro e um microfone nas mãos.

FRIDA: Senhoras e senhores, obrigada pela a presença. A agência Mascarenhas tem o prazer de recebê-los todos aqui. Hoje as nossas modelos iriam desfilar usando uma coleção de Pedro Lourenço. Infelizmente tivemos um pequeno problema com essas peças, por isso a coleção será outra. Mas no final do desfile iremos mostrar essa coleção a vocês de um jeito bem diferente. Se ajeitam todos na cadeira e vamos dá inicio a nossa festa.

CORTA para Daiana no vestiário falando ao telefone.

CENA 14/ INT/ COLÉGIO JESUS MENINO/ QUADRA/ VESTÁRIO/ DIA

Algumas modelos se arrumando, Daiana já arrumada em um canto falando ao telefone.

DAIANA: Gabriel onde você está?
Mostra Gabriel em seu quarto terminando de abotoar a camisa. A cena se alterna entre os dois.

GABRIEL: Oi meu amor, me desculpe eu sei que estou atrasado, já deveria está aí. Mas é que acabei me enrolando por aqui. Mas a Ana já deve está chegando aí.
CORTA para Ana que vai chegando eufórica no vestiário, já procurando a sua roupa para vestir.

DAIANA: Tudo bem a Ana acabou de chegar aqui. Tivemos um contra tempo aqui também. Alguém aí do orfanato pichou as roupas que iríamos usar.
GABRIEL: Como assim alguém aqui do orfanato? Ninguém aqui faria isso.
DAIANA: O vigia que estava cuidando daqui garantiu que uma moça daí, que já veio aqui com as crianças apareceu aqui ontem a noite. Só pode ter sido essa moça que pichou as nossas roupas.
GABRIEL: Impossível Daiana. Quem aqui seria capaz de fazer um negócio desses?
DAIANA: Não sei, não conheço todo mundo daí. Ele falou que é uma moça dos cabelos loiros e olhos claros.
(Soundtrack suspense)
GABRIEL: A Maria!

FIM DO DÉCIMO NONO CAPÍTULO, FREEZE FRAME na cara abismada de Gabriel.

Créditos:

Escrita por
Adélison Silva

Personagens deste capítulo
Ana = Luisa Bastos
Angelina = Cris Vianna
Carla = Marcela Barrozo
Daiana = Aline Dias
Edson = David Junior
Fabinho = Dan Ferreira
Frida = Christiane Torloni
Gabriel = Sérgio Malheiros
Joana = Carolina Kasting
Juca = Cássio Gabus Mendes
Kléber = Marcello Anthony
Ludmila = Tatá Werneck
Meireles = Tony Ramos
Rafa = Leonardo Oliveira
Rodrigo = Sérgio Malheiros
Rosália = Letícia Sabatella
Soraia = Isabella Santoni
Tereza = Rita Guedes
Tony = Alexandre Barros
Will = Dalton Vigh

You Might Also Like

0 Comments

Popular Posts

Total de visualizações de página

Translate

ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *