Anjo ou Demônio - Capítulo 06

terça-feira, março 19, 2019


Capítulo VI

NO CAPÍTULO ANTERIOR...

·         Joana se emociona e abraça Gabriel.
·         Rodrigo assiste ao vídeo e nega que seja ele presente nas imagens.
·         Ludmila foge do Fabinho na boate.
·         Joana fala para Rodrigo que desconfia que Gabriel seja o seu irmão gêmeo.
·         Will afirma que o assassinato de Antunes não foi algo casual.
·         Soraia também acredita que Gabriel seja irmão de Rodrigo.
·         Gabriel vai até uma casa na fazenda.

FICA AGORA COM O CAPÍTULO DE HOJE.

CENA 01/ EXT/ ZONA RURAL/ TARDE

Gabriel para diante da casa e o taxi alguns metros atrás dele.

GABRIEL: (chamando) Oh de casa! Oh de casa!
RITA: (saindo da casa) Pois não?
GABRIEL: Boa tarde! A senhora mora nessa casa há muito tempo?
RITA: Você é da polícia?
GABRIEL: Não. Desculpe se a minha pergunta foi um pouco abusiva. Estou procurando um cara que morava aqui há uns vinte e cinco anos. O nome dele é Jurandir, a senhora o conhece?
RITA: (nervosa) Eu acho melhor você ir embora.
GABRIEL: Por favor, senhora, isso é importante pra mim.
RITA: O que você quer saber dele?
GABRIEL: Eu acho que sou filho dele. Eu vivi esses anos todos em um orfanato, sem saber as minhas origens. Eu preciso saber se esse Jurandir é realmente o meu pai, e o porquê que ele me abandonou.
Rita respira fundo, vai até o portão abre e pede para Gabriel entrar.

RITA: Entre, vamos conversar lá dentro.
GABRIEL: Ok. Eu só vou ali me acertar com o taxista já volto.

Gabriel vai até o taxi, conversa com o taxista, paga a corrida. E depois retorna para a casa da Rita. O taxi vai embora, Gabriel e Rita entram. CORTA PARA cena seguinte.

CENA 02/ INT/ CASA DOS ANTUNES/ SALA DE ESTAR/ TARDE

Joana e Kléber estão sentados no sofá.

JOANA: Mas porque o delegado quer a minha presença lá?
KLÉBER: Você é uma testemunha chave Joana. Você morava aqui com o Antunes e com o Rodrigo. Ninguém melhor do que você pra falar sobre a relação dos dois.
JOANA: Eu tenho medo de falar alguma coisa e prejudicar o meu filho.
KLÉBER: Você vai falar exatamente a verdade de tudo o que lhe for perguntado. Principalmente a parte em que o Antunes lhe batia e ameaçava o Rodrigo. A melhor forma de ajudarmos o Rodrigo é contando a verdade.
JOANA: Tudo bem, eu vou contar toda a verdade para o delegado.
KLÉBER: O corpo do Antunes foi liberado para ser cremado assim como era o desejo dele. A cerimônia será agora no final da tarde.
JOANA: (levantando do sofá e indo em direção a janela ficando de costas para Kléber) Eu não vou nessa cerimônia. Por mim poderia fazer uma fogueira no fundo do quintal mesmo e jogar esse desgraçado dentro.
KLÉBER: (levantando do sofá) Não é bem assim Joana. Você é a viúva, é importante que você compareça. Eu já cuidei de toda a parte burocrática, caixão, taxa de cremação...
JOANA: Tudo bem, eu vou então. (virando-se para Kléber) Mas primeiro vou à delegacia ver o que o delegado quer comigo. Faz um favor pra mim? Liga para o seu Meireles, e avisa-o dessa maldita cremação, talvez ele queira ir.
KLÉBER: Pode deixar, eu farei isso.

CORTA PARA cena seguinte.

CENA 03/ INT/ CASA DO ANTUNES/ QUARTO DO RODRIGO/ TARDE

Soraia está sentada na cama, escorada na cabeceira e já Rodrigo está em pé próximo ao guarda roupa.

SORAIA: Sabe o que eu acho? Que deveríamos procurar esse Gabriel. Tentar descobrir mais coisas em relação a ele.
RODRIGO: Pode ser uma boa ideia. Assim podemos descobrir se ele tem alguma relação com o Antunes. A primeira coisa que temos que descobrir é onde ele mora.
SORAIA: Isso não é muito difícil. Ele não trabalha na Mulambo? Só olhar a ficha dele.
RODRIGO: E como eu vou entrar na Mulambo depois dessa?
SORAIA: Você ainda trabalha lá Rodrigo. E agora com a morte do seu pai, você é dono de vinte e cinco por cento daquela empresa. Eles não podem te impedir de entrar.
RODRIGO: Você está certa. Eles querendo ou não, aquela empresa também é minha.
SORAIA: Isso mesmo meu amor, exija os seus direitos. Amanhã mesmo você vai lá, e procura a ficha desse Gabriel. Se ele tem alguma ligação com o Antunes, nós vamos descobrir.

CORTA PARA cena seguinte.

CENA 04/INT/ LAR SÃO TARCÍSIO/ CAPELA/ TARDE

Rosália está sentada em um dos bancos do meio de olhar fixo a imagem de Nossa Senhora das Dores. Tereza chega na porta, faz reverência ao entrar na capela. E se aproxima do banco onde está Rosália.

TEREZA: (sentando ao lado de Rosália) Vai dá tudo certo irmã Rosália, o Gabriel é inocente.
ROSÁLIA: Sobre isso eu não tenho a menor dúvida. Mas sabe o que me deixa preocupada irmã Tereza? É essa insistência do Gabriel em investigar sobre a sua família. Tenho medo que ele se machuque com o que ele possa encontrar.
TEREZA: O Gabriel não é mais nenhuma criança irmã. Ele vai saber lidar com as decepções.
ROSÁLIA: Ele saiu desde cedo. O Epaminondas com aquele jeito filosófico dele me disse que ele saiu para procurar mais uma peça do quebra cabeça.
TEREZA: Você acha que ele foi atrás do irmão?
ROSÁLIA: Desconfio disso.
(Trilha sonora: A padroeira - Joanna)
A CAM corta para uma imagem das duas de costas enquadrando todo o altar. CORTA PARA cena seguinte. Mostra cenas aleatórias da cidade.
(Trilha off)
CENA 05/ INT/ DELEGACIA/ SALA DO DELEGADO/ TARDE

Will está sentado a sua mesa. Tony vai entrando na sala acompanhado de Kléber e de Joana. Kléber e Joana sentam-se a frente de Will enquanto Tony senta-se a sua mesa.

JOANA: (tímida) Boa tarde delegado!
WILL: Pode me chamar de Will. Sente-se, por favor. Eu quero que a senhora me conte mais sobre a relação do Rodrigo com o Antunes.
JOANA: (dá uma olhada pra Kléber) O Rodrigo e o Antunes nunca tiveram uma relação muito boa. O Antunes sempre foi violento, vivia me batendo ameaçando o Rodrigo.
WILL: Eu preciso que a senhora me conta a história do início dona Joana. Desde que a violência do Antunes começou.
KLÉBER: Conte tudo Joana. Não esconde nada ao delegado.
JOANA: Eu vou contar.

Joana começa a falar mas a cena fica muda. CORTA PARA fachada da casa da Rita sendo mostrada do alto. CORTA PARA cena seguinte.

CENA 06/ INT/ CASA DA RITA/ SALA DE ESTAR/ TARDE

Rita está sentada em uma poltrona solitária. Enquanto Gabriel está sentado em um sofá de dois lugares em sua frente.

RITA: Essa casa foi o cenário de um crime. De uma monstruosidade sem tamanho. É aquele velho ditado, manda quem pode obedece quem tem juízo. Nesse país quem tem dinheiro tem poder, quem não tem é submisso.
GABRIEL: A senhora está se referindo a morte do Jurandir?
RITA: (estranhando) E como você sabe que o Jurandir morreu?
GABRIEL: Eu já sei que atiraram nele no dia em que eu nasci. Isso faz parte da minha história dona Rita. Eu preciso que a senhora me conte tudo o que sabe. Porque que atiraram nele, porque mataram o meu pai?
Rita levanta da poltrona e vira se de costas para Gabriel.

RITA: Eu não sei muita coisa. Eu apenas aluguei essa casa para o Jurandir. Aqui era o ponto de encontro entre ele e Joana. Mas o amor dos dois era proibido, pois Joana era uma mulher casada.

CLOSE no rosto de Rita cortando para cena seguinte.

CENA 07/ INT/ DELEGACIA/ SALA DO DELEGADO/ TARDE

CLOSE no rosto de Joana que dá continuidade da história.

JOANA: Eu nunca amei o Antunes. O meu casamento com ele era arranjado, por conta de uma dívida do meu pai. Eu sempre fui infeliz no meu casamento com ele. Pois ele sempre me tratou como uma mercadoria, como uma coisa, uma propriedade dele. (com brilhos nos olhos) Por outro lado eu sempre fui apaixonada pelo o Jurandir. Sonhava em um dia fugir e viver feliz com ele.

{Flashback on}

CENA 08/ INT/ CASA DO ANTUNES/ SALA DE ESTAR/ TARDE

Joana está em pé na porta do lado de dentro enquanto Jurandir está em pé do lado de fora.

JURANDIR: Nós vamos fugir, e vamos ser feliz juntos.
JOANA: Eu estou grávida, Jurandir. Estou esperando um filho seu.
JURANDIR: (emocionado) Grávida? Você vai me fazer o homem mais feliz desse mundo.
JOANA: Eu quero fugir com você, quero criar o nosso filho longe daqui. Longe do Antunes.
CORTA para cena seguinte.

{Flashback off}

Continuação da CENA 07/ INT/ DELEGACIA/ SALA DO DELEGADO/ TARDE

JOANA: As coisas pareciam fácies, já estava tudo certo para a gente fugir. Mas o Antunes descobriu tudo e me manteve em cárcere privado. Eu fiquei presa naquela casa durante meses. Recebendo os amigos dele com um sorriso no rosto, mantendo a fachada de um casamento perfeito. Logo a minha barriga começou a crescer, aí eu soube que não estava grávida de um, e sim de dois meninos.
WILL: Espera um pouco. Então realmente o Rodrigo e o Gabriel são irmãos?
JOANA: Sim senhor. (sorri ao lembrar-se de Gabriel) Gabriel! Foi esse o nome que o Jurandir escolheu. Ele era devoto de São Gabriel Arcanjo.
WILL: A senhora nunca teve contanto com esse outro filho?
JOANA: Eu sempre pensei que ele estivesse morto. Isso até agora, quando soube da existência de um sósia do Rodrigo.
KLÉBER: Ela está um pouco abatida, ainda tem que ir à cerimônia da cremação do corpo do marido. Não teria como ela deixar pra contar o resto da história outra hora doutor?
JOANA: Não. Eu estou bem, prefiro contar logo tudo agora.
WILL: Fique a vontade dona Joana.

Will fazia anotações em sua caderneta de cada detalhe que lhe parecia importante.
(Trilha sonora: My favorite girl - P9)
Cenas aleatórias da cidade. CORTA PARA cena seguinte.

CENA 09/ INT/ APARTAMENTO DO JUCA/ QUARTO DA LUDMILA/ TARDE
(Trilha off)
Ludmila está sentada na cadeira próxima a escrivaninha. Carla sentada em sua cama. Ambas mexendo no celular.

LUDMILA: (mostrando o celular) Amiga, olha isso! O Fabinho está vindo pra cá.
CARLA: (surpresa) Agora?
LUDMILA: Sim. Ele pediu a minha localização, eu mandei. Ele disse que já está chegando.
CARLA: Moço, a coisa está mais séria do que eu imaginava. E vocês vão pra onde?
LUDMILA: Não sei, ele disse que quer me levar ao cinema. (levantando depressa da cadeira) Eu preciso me arrumar. (mexendo no guarda roupa) Tenho que achar alguma coisa pra vestir, urgente.
CARLA: Vai de vestido e sem calcinha já pra facilitar.
LUDMILA: Com certeza, você acha que vou perder tempo? Só que não minha filha, eu sou uma moça de família. Me ajuda a achar uma roupa legal aqui, Carla!
CARLA: (levantando da cama) Então nosso programa já era?
LUDMILA: Que programa?
CARLA: A gente não tinha combinado de sair hoje Ludmila, você já esqueceu?
LUDMILA: Ah Carla outro dia a gente sai.
CARLA: (desapontada) Tudo bem.
LUDIMLA: Agora pronto, vai ficar magoadinha por causa disso?
CARLA: Eu não estou magoada. Vai lá, bom filme pra vocês. 
LUDMILA: (abraçando Carla) Fica assim não meu amor, é você que eu amo.
CARLA: (empurrando Ludmila) Ah me solta, para de show! (pegando uma roupa pra Ludmila) Olha aqui, vista isso aqui.
LUDMILA: (colocando a roupa próxima ao corpo e se olhando no espelho) Você acha que vai ficar bem?
CARLA: Claro que vai, vista lá pra você ver.

Ludmila começa a trocar de roupa. CORTA PARA cena seguinte.

CENA 10/ INT/ CASA DOS MEIRELES/ SALA DE ESTAR/ TARDE

Na sala estão Meireles sentado no sofá com os pés no colo de Angelina que os massageiam. Enquanto Daiana está no outro sofá ao lado mexendo no celular.

ANGELINA: A Joana ligou mais cedo, querendo saber se vamos para a cerimônia de cremação do Antunes?
MEIRELES: Eu vou sim. Que horas vai ser?
ANGELINA: Daqui uma hora. É tanta correria, tanta coisa pra resolver, que nem fui lá prestar solidariedade a pobre.
MEIRELES: Lá no velório a gente explica direitinho pra ela. Ela vai entender.
ANGELINA: Está certo. Você vai Daiana?
DAIANA: Vou não mãe, não gosto dessas coisas. (mostrando uma mensagem no celular) Olha só o convite que eu recebi.
ANGELINA: O que isso?
DAIANA: A agência em que estou trabalhando, vai promover um desfile em pró de uma ONG. Não vamos ter cachê, pois o dinheiro arrecadado vai ser para ajudar um orfanato.
ANGELINA: Legal a ideia! Você vai participar?
DAIANA: Claro que vou. Agora a tarde vou lá na agência falar com a Frida e acertar tudo.

CORTA PARA cena seguinte.

CENA 11/ INT/ DELEGACIA/ SALA DO DELEGADO/ TARDE

Joana continuava a sua história.

JOANA: O Antunes sabia que os meninos não eram filhos dele. Mas mesmo assim preferiu assumir a paternidade e manter a aparência. Não por minha causa, é claro, mas sim pela a reputação dele. Não queria ser visto como corno. Eu temia pelo o Jurandir. Se o Antunes o pegasse ele o mataria. (entristecendo-se) E foi isso que ele acabou fazendo.
WILL: O Antunes matou o Jurandir?
JOANA: (respira fundo antes de responder) Sim, no dia do nascimento dos meus filhos. Eu só pude trazer o Rodrigo, o Gabriel ele deixou lá pra morrer com o pai. O Jurandir não tinha medo de encarar o Antunes. Ele alugou uma casinha aqui nas proximidades e faltando poucas semanas para eu dá a luz, foi lá em casa me raptar.

{Flashback on}

CENA 12/ INT/ CASA DO ANTUNES/ SALA DE ESTAR/ TARDE

Joana está sentado no sofá, Jurandir entra afoito.

JURANDIR: (entrando porta a dentro) Vamos meu amor!
JOANA: (assustada) O que você está fazendo aqui? Ficou maluco?
JURANDIR: Eu vim te buscar, nós vamos fugir.
JOANA: Jurandir vai embora, se o Antunes te pegar aqui ele te mata.
JURANDIR: Ele não vai voltar tão cedo. O motorista dele está do nosso lado, ele vai atrasar o Antunes. Eu não vou deixar aquele crápula fazer mal a você e aos nossos filhos. Vem meu amor, vamos fugir. Já preparei um cantinho pra nós.
Jurandir pega na mão de Joana e a ajuda a levantar do sofá.

JOANA: Eu preciso pegar minhas coisas.
JURANDIR: Não precisa levar nada, não podemos demorar. (pegando a bolsa de Joana que está sobre o sofá) Leva só sua bolsa.
CORTA para cena seguinte.

{Flashback off}

Continuação da CENA 11/ INT/ DELEGACIA/ SALA DO DELEGADO/ TARDE

WILL: Porque a senhora nunca denunciou o Antunes?
JOANA: Por medo. Ele vivia me ameaçando, ameaçando o Rodrigo. Eu me sentia uma prisioneira dele. Ele era um monstro, eu tinha medo que ele fizesse algo ao Rodrigo principalmente.

Will dá uma olhada para Tony. CORTA PARA cena seguinte.

CENA 13/ INT/ ZONA RURAL/ CASA DA RITA/ SALA DE ESTAR/ TARDE

Os dois estão em pé ao lado da janela olhando para o quintal enquanto conversam.

RITA: O Jurandir era um homem bom. Foi aqui o cantinho que ele escolheu para viver com sua amada. E também foi aqui o fim da vida dele.  Eu não ficava aqui, ficava em uma casa que eu tinha na cidade. Vinha pra cá só no tempo da colheita. Então o Jurandir morando aqui para mim era uma vantagem. Ele cuidava da fazenda na minha ausência.
GABRIEL: Então aqui foi o lugar que ele escolheu para fugir do Antunes?
RITA: Exatamente. Mas naquela noite chovia muito, e Joana já sentia as dores do parto. E como eu não estava aqui, o Jurandir é que teve que fazer o parto dela sozinho. Até o diabo de aquele homem aparecer e desgraçar com a vida deles.
GABRIEL: E depois que o Antunes foi embora, quem me socorreu?
RITA: Fui eu. (sentando-se na poltrona) No dia seguinte parecia que algo estava me avisando, que eu tinha que vim aqui na fazenda. Eu ficava preocupada com Joana naquele estado.  No entanto eu não fazia ideia da cena grotesca que eu encontraria aqui. Cheguei aqui o Jurandir já estava morto. E você nas últimas, passando frio e fome em cima daquele berço. Cuidei de você e depois informei a policia.
GABRIEL: (sentando-se no sofá ao lado) Então foi a senhora que me deixou no orfanato?
RITA: Eu não tinha condição nenhuma de cuidar de você. Eu arrumei um cesto e te coloquei dentro, e do lado deixei a imagenzinha de São Gabriel Arcanjo que o seu pai mantinha do lado do seu berço.
GABRIEL: Foi daí que originou o meu nome.
RITA: No entanto o Antunes não foi preso, se quer foi tido como suspeito. Eu é que tive que responder processo, sendo acusada de um crime que não cometi.
GABRIEL: (perplexo) Ele acusou a senhora de ter matado o meu pai?
RITA: A corda sempre arrebenta do lado mais fraco garoto.

CORTA PARA cena seguinte.

CENA 14/ INT/ LAR SÃO TARCÍSIO/ PÁTIO/ TARDE

Tereza está sentada em uma cadeira lendo um livro de reflexão, Rosália anda de um lado ao outro demonstrando preocupação.

ROSÁLIA: Nossa, estou muito preocupada. Até agora o Gabriel ainda não apareceu.
TEREZA: Fique calma irmã Rosália. Se Deus quiser nada de ruim vai acontecer a ele.
ROSÁLIA: Eu me preocupo tanto, ele com essas investigações por conta própria. Ainda mais agora ele sendo suspeito de um crime.
TEREZA: Você chegou a ver o vídeo da tal câmera de segurança?
ROSÁLIA: (sentando na cadeira ao lado) Eu não te contei irmã Tereza? O cara do vídeo é a cara do Gabriel. E se esse rapaz foi capaz de matar o próprio pai, o Gabriel está correndo risco em ficar andando por aí desbravando a sua história.
TEREZA: Você está certa. Enquanto essa história não for esclarecida, o Gabriel tem que se aquietar por aqui.
ROSÁLIA: Mas vai avisar isso pra ele.
Ana vai passando por ali.

ROSÁLIA: Ana minha filha, você conseguiu falar com o Gabriel?
ANA: Nem adianta irmã. Já liguei, mandei mensagem. O celular dele está fora de área.
ROSÁLIA: Onde esse menino se meteu meu Deus?

A CAM se abre mostrando todo o jardim do orfanato. CORTA PARA cena seguinte.

CENA 15/ INT/ APT DO JUCA/ QUARTO DA LUDMILA/ TARDE

Ludmila está se maquiando diante do espelho e Carla ao lado lhe ajudando. Juca (off) bate na porta.

LUDMILA: Pode entrar pai.
JUCA: (abrindo a porta) Ludmila tem um rapaz aí na porta te chamando.
LUDMILA: Ah meu Deus ele já chegou! (virando-se para Carla) E aí Carla, como estou?
CARLA: Você está bem amiga.
LUDMILA: (se olhando novamente no espelho) E esse cabelo que nunca fica do jeito que eu quero.
CARLA: Já está bom, vai lá falar com o rapaz. Antes que ele desista.
LUDMILA: Se ele desistir eu mato ele.

CORTA PARA a cena seguinte.

CENA 16/ INT/ APT DO JUCA/ QUARTO DA LUDMILA/ TARDE

Fabinho está sentado no sofá, se levanta quando ver Ludmila se aproximando.

LUDMILA: (já próxima a Fabinho) Vamos?
FABINHO: Você está linda!
LUDMILA: Obrigada.
CARLA: (fazendo drama) E eu vou pra casa né, é o que me resta.
LUDMILA: Para de show Carla! Vamos Fabinho, antes que a Carla começa com os dramas dela.
Carla fazia drama mas estava feliz por ver sua amiga feliz com uma nova paixão.

CENA 17/ INT/ CASA DOS ANTUNES/ QUARTO DO RODRIGO/ TARDE

Rodrigo está deitado em sua cama pensativo e se lembra do dia em que viu o Antunes com uma arma.

{Flashback on}

CENA 18/ INT/ CASA DOS ANTUNES/ ESCRITÓRIO/ TARDE

Rodrigo pela a porta antiaberta ver Antunes tirando uma arma de dentro da gaveta.

ANTUNES: (ao notar a presença do Rodrigo) O que faz aí moleque?
RODRIGO: O que isso pai?
ANTUNES: (manuseando) Essa é a minha segurança. Você sabe mexer nisso aqui?
RODRIGO: (com medo) Não.
ANTUNES: E nem deve aprender. Isso aqui serve para abaixar a crista de moleque atrevido, assim como você. Sai daqui e fecha a porta.
CORTA para cena seguinte.

{Flashback off}

Continuação da CENA 17/ INT/ CASA DOS ANTUNES/ QUARTO DO RODRIGO/ TARDE

Rodrigo senta na cama e olha fixamente para o horizonte.

RODRIGO: (falando sozinho) Quem de nós dois está com a crista baixa agora Antunes?

FIM DO SEXTO CAPÍTULO, FREEZE FRAME no rosto do Rodrigo.


    Créditos:

Escrita por
Adélison Silva

Personagens deste capítulo
Ana = Luisa Bastos
Angelina = Cris Vianna
Carla = Marcela Barrozo
Daiana = Aline Dias
Fabinho = Dan Ferreira
Gabriel = Sérgio Malheiros
Joana = Carolina Kasting
Juca = Cássio Gabus Mendes
Jurandir = Marcello Melo
Kléber = Marcello Anthony
Ludmila = Tatá Werneck
Meireles = Tony Ramos
Rita = Cássia Kiss
Rodrigo = Sérgio Malheiros
Rosália = Letícia Sabatella
Soraia = Isabella Santoni
Tereza = Rita Guedes
Tony = Alexandre Barros
Will = Dalton Vigh

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