Anjo ou Demônio - Capítulo 05

segunda-feira, março 18, 2019


Anjo ou Demônio?                 Capítulo V

NO CAPÍTULO ANTERIOR...

·         Will afirma que a polícia vai procurar por Gabriel.
·         Daiana e Soraia se encontram na delegacia.
·         Gabriel é intimado a depor.
·         Fabinho e Ludmila se conhecem na boate.
·         Joana suspeita que Gabriel possa ser o seu filho tido como morto.
·         Fabinho e Ludmila se beijam.
·         Começa o primeiro depoimento do Gabriel.
·         Gabriel e Joana se encontram na delegacia.

FICA AGORA COM O CAPÍTULO DE HOJE.

CENA 01/ INT/DELEGACIA/ RECEPÇÃO/ NOITE
(Trilha sonora: Cordeiro de Nanã - Thalma de Freitas)
Todos em pé, Joana e Gabriel frente a frente. Joana emocionada. 

JOANA: Meu filho!
Joana corre e abraça Gabriel que fica sem entender.

KLÉBER: (afastando Joana de Gabriel) Joana, por favor!
GABRIEL: Eu não sei quem é a senhora.
KLÉBER: (puxando Joana para um canto) Joana, deixa o rapaz ir.
ROSÁLIA: Vamos Gabriel!
Gabriel sai olhando para trás, e Joana chora emocionada.

JOANA: Ele é o meu filho Kléber. (sentando) É o meu menino que voltou pra mim.
KLÉBER: (sentando-se ao lado de Joana) Calma, a gente não tem certeza disso ainda. Realmente ele é muito parecido com o Rodrigo.
JOANA: Claro que são parecidos, os dois são gêmeos. Nasceram de mim. Eu sempre sonhei com esse momento, sempre tive esperança que ele estivesse vivo.
Rodrigo chega algemado acompanhado de um policial.
(Trilha off)
RODRIGO: Mãe!
JOANA: (corre e abraça Rodrigo) Meu amor! Como você está? Tem se alimentado?
RODRIGO: Eu estou bem, não vejo a hora de sair daqui. Eu sou inocente mãe.
JOANA: Eu sei filho, logo a gente vai embora.
Tony sai pela a porta que dá que dá acesso a sala do delegado e chama por Rodrigo.

TONY: Rodrigo!

Rodrigo olha para Joana, depois olha para Tony e segue em direção à porta.
(Trilha Sonora: On & On – Cartoon feat. Daniel Levi)
Mostra-se imagens da cidade cenográfica. CORTA PARA cena seguinte.

CENA 02/ INT/ CASA DOS MEIRELES/ SALA DE JANTAR/ NOITE
(Trilha off)
Angelina, Meireles e Daiana estão sentados a mesa jantando. Diná em pé ao lado.

ANGELINA: O delegado deve está nesse momento colhendo o depoimento do Rodrigo e do outro rapaz.
MEIRELES: Como eu vou abrir a Mulambo segunda-feira depois desse escândalo?
ANGELINA: Você abrir a Mulambo? O senhor vai ficar em casa quietinho se recuperando.
MEIRELES: Não faz isso comigo Angelina, eu preciso voltar ao trabalho.
DAIANA: Eu acho que a mamãe está certa pai, ainda acho cedo para o senhor voltar a trabalhar.
MEIRELES: Eu não estou morto Daiana. Pelo menos não da cintura pra cima.
ANGELINA: Não é questão de você está morto meu amor. Eu também acho importante você voltar as suas atividades normais. Isso lhe fará muito bem. No entanto acho cedo pra isso, você chegou hoje do hospital.
MEIRELES: Tudo bem, mas se eu ficar trancafiado aqui dentro de casa vou surtar.
DAIANA: Se preocupe não seu Meireles, segunda-feira daremos um pulinho lá.

CORTA PARA cena seguinte.

CENA 03/INT/ DELEGACIA/ SALA DO DELEGADO/ NOITE

Will está sentado em sua mesa, Tony em sua mesa ao lado, um escrivão colhendo o depoimento. Rodrigo e Kléber a frente da mesa de Will. O computador de Will está de lado de forma que todos possam ver.

WILL: (mostrando o vídeo) E então seu Rodrigo, se reconhece nesse vídeo?
RODRIGO: Não sou eu nesse vídeo doutor.
WILL: Então vejo que você deve ter outro sósia, pois nem você e nem o Gabriel se reconhecem no vídeo.
RODRIGO: (estranhando) Quem é Gabriel?
WILL: Então, vocês ainda não se conhecem?
RODRIGO: Não sei de quem o senhor está falando.
WILL: Deixa isso pra lá, logo vocês vão se encontrar. Agora me responde uma coisa. Como era a sua relação com o seu pai?
RODRIGO: Não muito boa, ele batia na minha mãe. E isso era algo que eu não admitia. Daí sempre havia um atrito entre a gente.
 WILL: E porque você nunca o denunciou?
RODRIGO: Por medo. Passei a vida toda sofrendo ameaças dele.
WILL: Onde você estava no momento em que ele foi assassinado?
RODRIGO: Indo pra casa.
WILL: E porque você não o esperou? Vocês não moravam juntos?
RODRIGO: Como eu disse ao senhor eu e ele nunca tivemos uma relação muito boa. A gente dificilmente saía juntos. Era sempre assim eu iria primeiro e ele depois, ou ele iria primeiro e eu depois.
WILL: Houve alguma discussão entre você e o seu pai no dia do assassinato?
Rodrigo para por um instante, olha para Kléber que balança a cabeça positivamente.

RODRIGO: Sim. Porque eu e a Daiana rompemos o noivado e ele não gostou. Meu pai sempre foi ganancioso, ele sempre achou que a Daiana fosse a mulher perfeita para mim.
WILL: E você não gosta dela?
RODRIGO: Eu não sei ao certo quais são os meus sentimentos com a Daiana. Talvez eu ainda não esteja preparado para algo assim tão sério. Mas ao mesmo tempo sinto que ela é a mulher da minha vida.
WILL: Por hoje o senhor está dispensado seu Rodrigo. Poderá voltar pra casa. Mas está proibido de sair da cidade. E terá que voltar a prestar um novo depoimento assim que for solicitado.
RODRIGO: (se retirando) Sim senhor, com licença.

Rodrigo levanta e sai da sala juntamente com Kléber. CORTA PARA cena seguinte.

CENA 04/ INT/ BOATE/ PISTA DE DANÇA/ NOITE
(Música ambiente: Offer Nissim feat Maya simantov – Alone)
Mostra o movimento da boate, depois foca em Ludmila próxima a caixa de som. Mostrando Carla se aproximando dela.

LUDMILA: Amiga, onde você estava?
CARLA: Fui dá umas voltas por aí. Você queria o quê? Que eu ficasse de vela?
LUDMILA: (comemorando) A gente se beijou!
CARLA: Aí eu botei fé! E cadê ele?
LUDMILA: Sei lá deve ter ido ao banheiro. Vamos embora?
CARLA: Mas assim, você não vai nem despedir do boy?
LUDMILA: Eu passei o telefone pra ele, depois ele me liga. Eu quero ir embora, antes que ele volte. (recebendo uma mensagem) Ih carái, ele me mandou uma mensagem!
CARLA: E o que diz a mensagem?
LUDMILA: Ele está querendo saber onde eu estou.
CARLA: Ué, fala pra ele que a gente está perto das caixas de som.
LUDMILA: Você é doida? Vou falar isso não. Eu vou falar pra ele que a gente está indo embora. (escrevendo) Já estamos indo embora, a minha amiga Carla disse que está cansada, vai acordar amanhã cedo.
CARLA: Mentira que você vai colocar isso?
LUDMILA: Já mandei.
CARLA: Para de show Ludmila, vai lá ficar com o cara.
LUDMILA: Eu não. Tenho que bancar a difícil. Também não posso ser assim muito fácil. (ao ver a mensagem de Fabinho) Ai Jesus, ele respondeu! (lendo) “Mas amanhã não é domingo?”.
CARLA: E porque é domingo não tenho que acordar cedo?
LUDMILA: Pois é, o que uma coisa tem a ver com a outra?
A CAM mostra Fabinho se aproximando.

CARLA: É melhor você se preparar porque ele está vindo bem ali.
LUDMILA: (puxando Carla pelo o braço) Lascou, vamos embora agora!

Ludmila puxa Carla pelo o braço e as duas vão saindo da boate. Fabinho fica parado com cara de bobo, sem entender nada. Mostra o movimento das ruas, imagens aéreas da cidade cenográficas. TIME-LAPSE transição noite/dia mostrando as nuvens. CORTA PARA cena seguinte.
(Trilha off)
CENA 05/ INT/ LAR SÃO TARCÍSIO/ COZINHA/ DIA

Tereza está com um saco enorme de pão ao lado, enquanto ela vai cortando, Rosália vai passando manteiga e os colocando em uma bacia para servir as crianças. Outras freiras (figurantes) também estão na cozinha ajudando a preparar o café dos órfãos.

TEREZA: E como foi na delegacia irmã Rosália?
ROSÁLIA: O delegado ficou fazendo perguntas para o Gabriel, sobre as coisas que ocorreram no desfile. Mas na hora do depoimento mesmo ele pediu para que eu retirasse da sala. Agora uma coisa que me deixou encabulada irmã Tereza. É que a imagem do assassino obtida pela a câmera de segurança é a cara do Gabriel.
TEREZA: Por Deus e Nossa Senhora irmã Rosália, você está achando que pode ter sido o Gabriel?
ROSÁLIA: Não! Claro que não. Eu conheço o meu menino, ele jamais faria uma coisa dessas. Eu estou achando que o Gabriel tenha um irmão gêmeo, é a única explicação pra isso.
TEREZA: Isso faz sentido. A Ana me mostrou uma página na rede social, de um rapaz chamado Rodrigo. Você tinha que ver, o rapaz é o Gabriel cuspido e escarrado.
ROSÁLIA: É isso que estou achando irmã Tereza, esse Rodrigo pode ser um irmão gêmeo do Gabriel. Na delegacia apareceu uma senhora um pouco abatida, parecia ter uns quarenta pra cinco anos, mas bem descuidada. Lançou-se nos ombros do Gabriel chorando e o chamando de filho. Eu suspeito que aquela mulher seja a mãe dele. Ele veio calado de lá aqui, não quis tocar no assunto.
TEREZA: Será que ele também desconfiou que ela pudesse ser a mãe dele?
ROSÁLIA: Eu tenho certeza que sim. O Gabriel está obsecado em querer saber a história dele, o porquê dele ter vindo parar aqui. Estou tão preocupada com o rumo que isso vai tomar.
TEREZA: Vamos orar muito irmã Rosália, e se Deus quiser o Gabriel vai sair dessa. 
ROSÁLIA: Eu tenho fé que tudo vai acabar bem. (pegando a bacia com os pães) Vamos levar logo esses pães para as crianças.
Rosália sai com a bacia com os pães, Tereza vem logo atrás trazendo algumas garrafas com achocolatado.

CENA 06/ INT/ CASA DOS ANTUNES/ QUARTO DA JOANA/ DIA
(Trilha sonora: Cordeiro de Nanã - Thalma de Freitas)
Joana está sentada na cama abraçando a manta que pertencia ao Gabriel e com um semblante feliz. Rodrigo entra e estranha a felicidade da mãe.
(Trilha off)
RODRIGO: (entrando) Que cara de paisagem é essa, parece que viu um passarinho verde?
JOANA: Oi filho?
RODRIGO: Esta aí pensando no meu irmão que morreu?
JOANA: Sim. E se o seu irmão não estiver morrido, estiver por aí?
RODRIGO: (sentando-se na cama ao lado de Joana) A senhora está sabendo de alguma coisa?
JOANA: Ontem na delegacia eu vi um rapaz muito parecido com você. Eu fiquei pensando que ele pudesse ser o seu irmão.
RODRIGO: Então, o sósia que o delegado estava se referindo é esse rapaz? Agora explica tudo mãe. É esse rapaz que aparece no vídeo atirando no Antunes, não eu.
JOANA: Pode ser. (Joana levanta e guarda a manta na gaveta) Mas se ele for mesmo o seu irmão, eu não quero que ele seja preso.
RODRIGO: E vai preferir que eu seja preso no lugar dele?
JOANA: Claro que não meu filho. Eu quero os dois aqui próximos a mim. Eu preciso ver aquele rapaz de novo, Rodrigo. Eu preciso conhecê-lo melhor.
RODRIGO: Esse rapaz pode ser um assassino muito perigoso, mãe. Vai saber quais são os motivos que o levou a matar o Antunes.

CORTA PARA cena seguinte.

CENA 07/ INT/ CASA DOS MEIRELES/ BARRACO DOS FUNDOS/ SALA/ DIA

Diná está passando roupa e Soraia em pé na sua frente.

SORAIA: O Rodrigo foi solto? Eu preciso ir lá ver o meu bebê.
DINÁ: Soraia, não vai se meter em confusão!
SORAIA: Que confusão? A Daiana não gosta do Rodrigo. Cadê que ela foi lá delegacia visitar ele? Eu estive lá, pra mostrar pra ele que estou do lado dele. Eu sim o amo de verdade.
DINÁ: Minha filha você é uma moça tão bonita. Tantos homens por aí, porque você tem que se envolver logo com o que não presta?
SORAIA: Talvez porque eu também não presto, aí me identifico.
DINÁ: Menina, tu cria modos.
SORAIA: (saindo) Estou indo lá me encontrar com o meu bebê.
Soraia sai correndo e Diná se preocupa.

DINÁ: Essa aí só vai aprender quando quebrar a cara. Só espero que não seja tarde demais.

CORTA PARA cena seguinte.

CENA 08/ INT/ DELEGACIA/ SALA DO DELEGADO/ DIA

Mostra a sala do delegado, Tony em pé colocando café na xícara. Logo entra Will e o cumprimenta.

WILL: Bom dia!
TONY: (entregando a xícara de café para Will) Bom dia, Will!
WILL: (sentando-se em sua cadeira) Nossa que canseira! Acabei ficando aqui até tarde por conta desse caso aí do Antunes.
Tony coloca café para ele também e escora em sua mesa.

TONY: Mais alguma pista?
WILL: A história virou foi um grande quebra cabeça. Esses dois rapazes deve ter alguma ligação, eles são muito parecidos.
TONY: Ligação como, você acha que eles são irmãos?
WILL: Sem sombra de dúvidas. Você viu aqui Tony, é impressionante a semelhança entre os dois. Eu preciso falar com a viúva do Antunes, ela que vai me contar sobre a ligação entre esses dois rapazes. E se eu estiver certo sobre a fraternidade dos dois, aí vem a segunda questão. Quais os motivos que os filhos tinham para matar o pai?
TONY: Vou mandar chamar a mulher.
Tony levanta da mesa e senta em sua cadeira.

WILL: Faça isso o quanto antes. Eu preciso montar esse quebra cabeça. E o exame da perícia nos matérias colhidos lá no deposito? Alguma pista?
TONY: (ligando) Nada, nenhuma digital dos dois.
WILL: E a arma do crime, o moletom que foi usado pelo o assassino?
TONY: Nada foi encontrado, nenhum rastro. (falando no telefone) Entra em contato com a viúva do Antunes, por gentileza, peça para ela vir até a delegacia.
WILL: O assassino sabia exatamente o que estava fazendo. Isso não foi um crime casual, foi tudo muito bem premeditado.

CORTA PARA cena seguinte.

CENA 09/ INT/ CASA DO JUCA/ SALA DE ESTAR/ DIA

Ludmila está no sofá mexendo no celular e Carla vai chegando.

CARLA: Vida boa hem piranha?
LUDMILA: (levantando e sentado) E aí puta! Entra, senta aí!
CARLA: (sentando ao lado de Ludmila) E o carinha de ontem tem dado notícia?
LUDMILA: Estava aqui online agorinha, mas não falou nada comigo.
CARLA: Ah manda uma mensagem pra ele.
LUDMILA: Está maluca? Vai parecer que eu estou correndo atrás. Não minha filha, se ele quiser, ele que corre atrás de mim. (ao olhar o celular) Viado, está online nesse momento!
CARLA: Manda só um ‘OI’ pra ele!
LUDMILA: Mando nada, ele deve está lá conversando com as piranhas dele.
CARLA: Pelo o amor de Deus Ludmila, para de show.  (pegando o celular de Ludmila) Me dá esse celular aqui. (escrevendo) Vou mandar só um ‘oi’ pra ele.
LUDMILA: (tentando pegar o celular das mãos de Carla) Não Carla devolve! (com o celular nas mãos) Eu não acredito que você fez isso! Ih carái, ele está respondendo! (lendo a mensagem) ‘Bom dia gatinha!’. E agora o que eu respondo?
CARLA: Ué, deseja bom dia pra ele também.
LUDMILA: É melhor eu esperar um pouquinho, pra ele não achar que eu estou muito ansiosa. Ah não, mais o pauzinho já ficou azul, ele já sabe que eu vi a mensagem.
CARLA: Responde logo essa porra!
LUDMILA: Calma! (respondendo) Bom dia, como você está? (apagando) Não, só bom dia mesmo está bom. Ele não perguntou como estou. Ele está respondendo.
CARLA: Humm, pelo o jeito ele gamou em você!
LUDMILA: Minha filha isso não é novidade, todo mundo gama em mim.
CARLA: Menos Ludmila.
LUDMILA: Minha nossa, mas que diacho ele tanto escreve? A redação do Enem?
CARLA: Deve está procurando as palavras adequadas pra te falar.
LUDMILA: Palavras adequadas é o meu pinguelo. Porque ele não vai logo direto ao ponto.

CORTA PARA cena seguinte.

CENA 10/ INT/ CASA DOS MEIRELES/ SALA DE ESTAR/ DIA

Fabinho está deitado no sofá mexendo no celular e Daiana passa por ele.

DAIANA: Nossa, a conversa aí está animada! Só estou vendo os seus dedinhos nervosos escrevendo.
FABINHO: É uma garota maluquinha que eu conheci ontem na boate.
DAIANA: E pelo o jeito a coisa está rendendo.
FABINHO: É maluquinha, mas eu gostei dela.
DAIANA: (sentando no braço do sofá em que Fabinho está) Olha que isso vai dá namoro.
Angelina vai chegando vindo da sala de jantar.

ANGELINA: O Rodrigo foi solto.
DAIANA: Eu fiquei sabendo.
ANGELINA: (sentando no outro sofá) Eu achei uma boa. Eu não acredito que o Rodrigo tenha matado o Antunes.
DAIANA: Mãe, a senhora também viu a imagem da câmera. Era o Rodrigo lá com a arma apontada para o Antunes.
ANGELINA: Você também viu a foto do outro rapaz. Ele é idêntico ao Rodrigo. A imagem da câmera nem é tão boa assim pra você afirmar que é o Rodrigo e não esse Gabriel.
FABINHO: Esse Gabriel é tão parecido assim com o Rodrigo?
ANGELINA: Ele não é parecido, ele é idêntico.
DAIANA: De uma forma ou de outra, eu não quero nem mais ouvir falar o nome do Rodrigo. Só de lembrar, dele e da Soraia se pegando em cima da mesa do meu pai, da repugnância.
(Trilha Sonora: On & On – Cartoon feat. Daniel Levi)

Cenas aleatórias da cidade. CORTA PARA cena seguinte.

CENA 11/ INT/ CASA DOS ANTUNES/ QUARTO DO RODRIGO/ TARDE
(Trilha off)
Rodrigo e Soraia estão deitados na cama.

SORAIA: Nossa bebê, que bom que você saiu daquele lugar.
RODRIGO: Pois é, mas ainda estou respondendo inquérito sobre o caso.
SORAIA: E esse outro rapaz que estão dizendo que parece com você? É tão parecido assim mesmo?
RODRIGO: Eu ainda não o vi. Mas não te contei, a minha mãe está achando que ele pode ser o meu irmão que morreu.
SORAIA: Eu cheguei a pensar nisso.
RODRIGO: Não viaja Soraia, o meu irmão está morto.
SORAIA: E como você sabe disso? Você ficou sabendo da existência desse seu irmão há duas semanas. Presta atenção Rodrigo. Vai que o seu irmão não morreu. E vai saber se ele e o Antunes já não se conheciam. Porque esse garoto estaria lá na festa da Mulambo, se ninguém ali o conhecia?
RODRIGO: Você está certa, tudo isso faz sentido.
SORAIA: Então não descarta essa possibilidade. Esse garoto só pode ser o seu irmão.

CORTA PARA cena seguinte.

CENA 12/ EXT/ LAR SÃO TARCÍSIO/ JARDIM/ TARDE

Epaminondas está cuidando do jardim. Algumas crianças brincando de corre-corre por entre as plantas. Rosália vai saindo da casa e indo ao encontro de Epaminondas.

ROSÁLIA: (falando para uma criança que tropeça) Olha, toma cuidado senão vai se machucar. (se aproximando de Epaminondas) Epaminondas você viu o Gabriel?
EPAMINONDAS: (filosofando) A nossa história muitas vezes é escrita em pedacinhos minúsculos, que se perde por aí na primeira ventania. E a nossa missão é juntar todos esses pedacinhos e ir formando o nosso livro. E só assim a gente poder ler a história completa. O Gabriel foi atrás de mais um pedaço do quebra cabeça de sua história.
ROSÁLIA: Em alguns momentos você me assusta Epaminondas.
EPAMINONDAS: Perdoe-me, a minha intenção não era de assustá-la. Apenas respondi a pergunta que me fizeste.
ROSÁLIA: Desculpe a minha ignorância, mas continuo confusa da mesma forma que cheguei aqui.
EPAMINONDAS: Não tem o que se preocupar irmã Rosália, o Gabriel está bem.

CORTA PARA cena seguinte.

CENA 13/ EXT/ ZONA RURAL/ TARDE

Mostra um taxi vindo ao longe e se aproximando de uma casa antiga. O taxi para frente a casa. Mostra Gabriel dentro do taxi.

 GABRIEL: Aqui está bom, senhor. Pode parar por aqui mesmo. Eu só vou dá uma olhada na casa e já volto pra me acertar com o senhor.
TAXISTA: Tudo bem.

Gabriel sai do Taxi e se posiciona diante da casa. Fica um instante ali parado.
(Soundtrack de suspense)
FIM DO QUINTO CAPÍTULO, FREEZE FRAME no rosto do Gabriel.


  Créditos:

Escrita por
Adélison Silva

Personagens deste capítulo
Angelina = Cris Vianna
Carla = Marcela Barrozo
Daiana = Aline Dias
Diná = Cláudia Missura
Epaminondas = Paulo Miklos
Fabinho = Danilo Ferreira
Gabriel = Sérgio Malheiros
Joana = Carolina Kasting
Kléber = Marcello Anthony
Ludmila = Tatá Werneck
Meireles = Tony Ramos
Rodrigo = Sérgio Malheiros
Rosália = Letícia Sabatella
Soraia = Isabella Santoni
Tereza = Rita Guedes
Tony = Alexandre Barros
Will = Dalton Vigh

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