Herói Nacional - Capítulo 18
segunda-feira, julho 02, 2018
Herói Nacional
(roteiro de novela)
Novela de Felipe Rocha
Escrita com
Felipe Rocha
Direção Geral
Felipe Rocha
Personagens deste
capítulo
GIGI
OLÍMPIA
GUTO
MARLON
TÉO
LUIGI
MANUELA
LÍGIA
GLORINHA
MATILDE
CENA 01. APARTAMENTO DE
GIGI.SALA.INTERIOR.NOITE
Atenção Edição: Continuação da cena
07 do capítulo antecedente.
Marlon, com as malas arrumadas, faz
um discurso para Gigi.
MARLON — Eu reconheci... Mas restam
lembranças boas... é a única coisa que a gente pode fazer. A gente sempre
queria ter um filho, né? Viver com um monte de garotinhos nessa casa! Mas só
que o tempo não possibilitou. E o tempo foi precioso. (emocionado, chora) Por
que... Durante todos esses anos que vivemos aqui, fomos muito felizes, certamente...
nada apagará. Nada. E por um motivo bobo, a gente se desentendeu. Eu te peço
desculpas Gigi, perdão por tudo que eu fiz na sua vida. Eu atrasei seu tempo,
não valeu a pena para você. Eu queria ter te dado uma casa melhor, um carro,
mas... não consegui. (chorando) Eu sou um fracassado! Um verdadeiro fracassado.
Pobretão. Vivi debaixo desse teto, a suas custas, mas eu sinceramente tava
preocupado quando recebi aquela notícia sua, que tinha sido demitida...
Lembro-me perfeitamente.
Entra
aqui um flashback de muito tempo atrás, quando Gigi, ainda nova, aparentando
ter 45 anos, chega em casa triste, pensativa e encontra Marlon lendo um livro.
MARLON
— Ei, ei... Cadê aquela carinha alegre de todo dia?
GIGI
— Já se foi. Eu não sou a mesma pessoa, hoje! Eu que sou uma fracassada, não
você.
MARLON
— O que aconteceu? Não fica assim. Você é uma estrela, vale ouro! Fracassada
não.
GIGI
— Eu era uma estrela. Agora será difícil. Com os novos talentos que estão
chegando aí, eu não vou ter vaga.
MARLON
— (se liga) Como assim? Era? Não! Você é uma grande atriz.
GIGI
— (chorando) Eu fui demitida! Eu fui demitida, agora me sinto uma fracassada
mesmo. Sem lugar! Como vamos pagar as contas desse apartamento? O aluguel? Os
móveis de luxo? Eu nem acabei de apagar minhas contas meu Deus! Quê que eu fiz
para merecer isso? Minha FAMA acabou nesse momento. Eu vou virar uma pedinte,
Marlon. As pessoas vão comentar: “Ah, não é aquela atriz que brilhou na década
de 2010?” Fazendo aquela vilãzona? “Agora ela foi demitida, boa coisa ela não
fez”. A mídia vai me detonar, a imprensa é manipuladora.
MARLON
— Eu não posso crer numa coisa dessas! Tirar justo você? Atriz de grande peso em qualquer novela?
GIGI
— Tô me sentindo uma velha. Agora essas novinhas aí tão pegando todo o meu
lugar.
Fim do flashback
Marlon e Gigi, choram, juntos.
MARLON — Eu chorei por você,
lamento muito por ter pedido sua carreira, até hoje! Eu sou tipo aquele gato
preto na sua vida sabe? Um peso nas suas costas, se tem alguma coisa te
impedindo a se reerguer, sou eu! Por que eu sou o pior homem! Eu devia ter te
ajudado, em vez de ter preocupado com a situação financeira... mas como não dá
para voltar no tempo...
GIGI — (chora) Não, não Marlon! Eu
sei que você sempre me apoiou, as memórias não apagaram. Não fala isso meu
amor! Que fracassado o quê? Eu te amo! Eu sei que você sempre torceu por mim,
não faça isso. Eu te perdoo por tudo meu amor, por todas as atitudes, eu sinto
que... eu faria o mesmo. Você estava nervoso, de cabeça quente, agora é hora de
colocar um ponto final nessa história para a gente viver feliz.
Marlon chorando, alterado:
MARLON — (alterado) Não! Não! Não
tem felicidade nenhuma! Vou agora procurar alguma coisa para fazer, quem sabe
sumir do mapa, viajar por aí! A vida não faz mais sentido para mim,
definitivamente. Eu tô te dando a oportunidade, Gigi! Para você correr por aí,
talvez até conseguir um homem melhor que eu, mais novo. Os boys de hoje! Um
jogador de futebol, uma celebridade. Duvido que ninguém se apaixone por você,
bonita por fora e linda por dentro. Você faz os corações derreterem. Além
disso, eu sou velho para você. É perca de tempo... eu sinto muito mais... não
vai ter resultado, eu já te fiz muita coisa, e me arrependo... mas eu espero
realmente que, você seja muito feliz! Eu quero! E eu tô desejando isso para
você. Você se transformará em uma nova mulher, vai ver! Ainda mais forte do que
você é! Eu tô indo embora... e se algum dia, a gente se encontrar na rua... eu
direi: “Essa foi a mulher por quem eu amei algum dia”. Gigi, você sempre será
eternizada no meu coração, te levarei comigo. E eu queria lhe fazer uma
homenagem, antes de ir embora.
Gigi continua a chorar muito. Os
dois trocam olhares apaixonados. Marlon tira o violão e começa a tocar e cantar
a MÚSICA EU SEI QUE VOU TE AMAR – TOM JOBIM.
Atenção Direção: É a nova versão da música (ainda a ser
decidida).
Ricardo canta com o coração, com os
olhos brilhando. Gigi emocionada, limpa as lágrimas. E os dois começam a cantar
juntos. Após o final da música:
MARLON — Para sempre Gigi, por toda
a minha vida, eu vou te amar! Na vida carnal e na vida espiritual... eu levarei
tua alma até que a minha vida acabe! “Somos um só corpo e um só espírito”!
Momento lindo. Todos emocionados.
Atenção Sonoplastia: Talking To The
Moon – Bruno Mars.
Sonoplastia, tocar a música, quando
Gigi tasca um beijo em Marlon. Descem muitas lágrimas pelos olhos deles. Por
fim, após todo o discurso, Gigi diz:
GIGI — Bom, se é isso mesmo que
você quer, eu também desejo que você seja muito feliz! E obrigada pelas lindas
palavras, pela consideração. Eu nunca esquecerei de você, Marlon!
Finalmente, Marlon trata de pegar a
mala, mandar um beijo para Gigi, que retribui, e vai embora do apartamento. Ela
pega o celular e faz uma ligação misteriosa:
GIGI — Foi muito romântico,
apaixonante!
CORTA PARA:
CENA 02. MANSÃO DELLACOURT.ESCRITÓRIO.INT.
NOITE
Na Mansão Dellacourt, Téo se
espanta ao ouvir o nome de Marilda. Continuação da cena 06 do capítulo
antecedente.
LUIGI — Conhece-a meu pai? Vejo que
estás tão espantado.
TÉO — (desconcertado) Não... não...
Não conheço e nem quero conhecer! Nunca ouvir falar. Olha, mas de qualquer
forma, eu não quero que nenhum estranho entre nessa casa! Você nem conheceu
essa mulher direito, precisa saber o nome, CPF, local de nascimento...
LUIGI — Quê que isso meu pai? Que
bobagem é essa? CPF, data de nascimento? O senhor é muito antiquado, hein. Isso
antigo. Hoje quando se trata de contratar empregada, as pessoas nem pensam duas
vezes, se estão precisando, contratam! Acho que você deveria fazer o mesmo!
TÉO — Tá me chamando de antiquado?
Mais respeito comigo! É claro que precisa de todos os dados, e se a pessoa
morar na periferia? Tiver identidade falsificada? Ou então até CPF falsificado.
Hoje as pessoas estão se disfarçando de todas as maneiras para ser contratado.
E eu não vou colocar qualquer um na minha casa! É por cautela, para se
prevenir! E deixe que eu mesmo arrume uma empregada. A partir de agora, terá
horário estipulado para voltar em casa.
LUIGI — Como assim? Vai começar
tudo de novo? Eu não sou bebê não.
TÉO — Eu não quero você perdendo
seu tempo com essas pessoas. Às vezes querem roubar até minha casa.
LUIGI — (corrigindo) “Nossa casa”!
Nossa casa, meu pai! Esqueceu que a casa não é só sua? Olha, então, fica por
assim mesmo, é melhor deixar para o senhor resolver. Não vou conseguir te
convencer. Muito Boa Noite!
Luigi vai embora do escritório
alterado.
Téo pensativo.
TÉO — (ri) Se essa mulher acha que
vai ser fácil entrar aqui, ela tá muito enganada! Como disse ela, a vingança já
começou! Ela tá cheia de cartas na manga, mas eu detonarei todas! E se ela
continuar, mandarei elimi... Não, não! Vamos ver se essa fracassada vai
conseguir. Ou não me chamo Téo Dellacourt.
CORTA PARA:
CENA 03. CASA DE GUTO. SALA.
INTERIOR. NOITE
Lorenzo, Melissa e Olímpia na sala.
Ela bebe um copo d’água. Eles explicam o acontecido e Olímpia, finaliza:
OLÍMPIA — Você é o herói moderno da
minha filha hein? Um anjo da guarda, é isso? Foi enviado dos céus! Podia chamar
Gabriel, iria combinar direitinho! Sempre vive salvando a Melissa! Olha, eu não
tenho nem palavras. Me diga meu filho, o que posso fazer para lhe retribuir? És
uma alma muito boa para minha filha! Um verdadeiro anjo enviado por Deus!
LORENZO — Não
fará nada, dona Olímpia! Só o alívio e a sua reação, digo o sorriso no rosto,
já me convencem! Eu não preciso de dinheiro! O que eu faço é por que eu gosto
da sua filha e não quero que ela se meta mais em confusão, por que dependendo
da situação, eu não estarei mais lá para salvá-la.
OLÍMPIA — Claro, claro! Meu bom rapaz, eu concordo com você.
Está corretíssimo. (a Melissa) Ouviu minha filha? Escuta o que seu anjo da
guarda, tá dizendo! Não vai jogar o celular de ninguém na galeria pluvial.
LORENZO — Bom, agora eu tenho que
ir! Já tá ficando tarde. É falta de educação ficar até a essa hora na casa dos
outros!
OLÍMPIA — De jeito nenhum, você vai
jantar conosco! Já está tudo preparado.
MELISSA — (desconcertada) Mãe... o
Lorenzo é filho de delegado, deve ter os compromissos dele.
OLÍMPIA — Ah, não custa nada jantar
com a gente né? Eu fiz uma lasanha, um jantar especial para apaziguar toda a
tristeza dessa casa! Deixar as cores cinzas irem embora para voltarem cores
alegres, inspiradoras, novos momentos. Se não tem problema para você, né Lorenzo?
LORENZO — Claro que não, já que o
pedido vem da senhora eu posso ficar aqui sim.
CORTA PARA:
CENA 04. MANSÃO DELLACOURT. SALA.
INTERIOR. NOITE
Na Mansão Dellacourt, todos se
despedem de Glorinha.
GLORINHA — Ah gente, eu vou sentir
saudades de vocês! Principalmente da minha irmã Matilde, embora eu não
queira... Mas convenhamos que é a primeira vez que eu sinto saudades desse
estrupício, né gente? A pessoa que não larga do meu pé 24h por dia, me liga
todo dia lá na Europa para desejar boa noite. (a Matilde) Vem aqui minha irmã
me dá um abraço.
MATILDE — Então tá bom... Eu nunca
mais vou me preocupar com você, nunca mais vou sentir saudades!
GLORINHA — Olha, mas não seja por
isso! Eu adoro o seu carinho por mim minha irmã... Só estava brincando. Então
gente, acho que já despedi de todo mundo, vamos torcer para a estrela
brilhar... Vou pegar meu aviãozinho pensando em vocês e minha cachorrinha que
nessas horas deve tá sofrendo pela mamãe. Beijos de luz, amores!
Glorinha se despede de todos e vai
embora.
MATILDE — Ah graças a Deus, deu um
alívio! Parece que a casa ficou até com uma atmosfera melhor, um peso nas
costas que eu tinha aqui...
Todos riem.
MATILDE — Estão rindo de quê? Por
acaso sou palhaça, é?
LÍGIA — Matilde, Matilde! Vá
deitar! Deve estar de artrite.
MATILDE — É verdade Lígia, é
verdade! Você tem razão!
Luigi olha para a mãe.
LUIGI — Mãe, eu preciso conversar
com você.
CORTA PARA:
CENA 05. RODOVIÁRIA. INTERIOR.
NOITE
Na Rodoviária, Guto espera pelo
ônibus. Impaciente. Chora. Lembra da sua família, dos momentos em que
conviveram juntos. Mas está convencido de que quer ir embora.
CORTA PARA:
CENA 06. CASA DE GUTO. SALA DE
JANTAR. INT. NOITE
Olímpia, Lorenzo e Melissa na mesa.
OLÍMPIA — Ô gente! Vocês não estão
achando esquisito não? O Guto não desceu até agora para jantar!
MELISSA — Deve estar dormindo mãe.
OLÍMPIA — Não, não pode! É
proibido! Eu vou lá ver o que tá acontecendo.
Lorenzo e Melissa trocam olhares e
riem das atitudes de Olímpia.
CORTA PARA:
CENA 07. DELEGACIA DE POLÍCIA.
INTERIOR. NOITE
Gilberta e Renato acabam de se
beijar na delegacia, apaixonados.
GILBERTA — Não, não chega! Cansei.
RENATO — Qual o problema? Já que a
gente tá fechando a delegacia, eu aluguei um quarto para a gente lá no Motel!
Tá tudo reservado. Suco de laranja como você pediu. Legumes. Jantar a modéstia.
GILBERTA — Eu realmente tenho que
ir embora... nesses dias eu não pude comparecer a delegacia, doente, febre,
otite, dor de cabeça... Fiquei muito tempo afastada. Eu não posso ter relações
com ninguém, Renato. Dá licença.
Em seguida, Gilberta termina de
vestir as roupas.
RENATO — Por favor, não faz isso.
Eu sou viúvo. Não estraga esse momento. Eu quero você para mim. Quero ficar com
você.
Em seguida, Elomir chega na
delegacia, nervoso, com o cinto na mão.
ELOMIR — Cadê esse engraçadinho de
uma figa? E essa safada? Eles me pagam! Eles me pagam!
Em seguida, Elomir chega a sala.
ELOMIR — Ah, vocês estão aí. O que
estão fazendo até a essa hora? Não era para ter fechado a delegacia.
CORTA PARA:
CENA 08. CASA DE GUTO. QUARTO DE
GUTO. INT. NOITE
Olímpia abre a porta do quarto de
Guto. A cama está coberta de travesseiros. Ela chama por ele, se aproxima da
cama, tira o edredom e descobre que não há ninguém lá. Ela grita, desesperada.
Closes alternados.
CORTA PARA:
FIM
ENCERRAMENTO AO SOM DA LINDA MÚSICA
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