Presença Real - Capítulo 5

quarta-feira, novembro 01, 2017

Cena 1-Quarto de Renata
//Renata// O que faz aqui? Esqueceu que seu trabalho agora é na cozinha?
//Sarita// Não,  não me esqueci. O seu trato com o rei foi para que não ficasse trancada e não que eu deixasse de lhe vigiar.
//Renata// Então fique ai. Ah, olha como meu vestido é lindo!
//Sarita// [pensando] Mais lindo vai ser o vexame que vai passar já já.
//Renata// Ô criada, falei com vos mercê!
//Sarita// Ah, desculpe-me, princesa! O vestido está lindo, não se preocupe!
//Renata// Nossa!

Cena 2-Casa de Miguel
//Miguel// Papai!
//João// O que foi meu filho?
//Miguel// Acabei de escutar que o rei fará um anúncio para todos do reino!
//João// Mas, que anúncio?
//Miguel// O mensageiro não falou do que se tratava, mas sinto que tem algo a ver com Renata.
//João// Pena que não poderei ir. Como vos mercê sabe, vivo recluso nessa casa.

Cena 3-Quarto de Renata
//Renata// Sarita, vou procurar Augusta. Fique aqui no quarto. Quero que vos mercês duas vejam se ele ficou bom em mim.
//Sarita// Está bem, princesa! Pode ir tranquila!
Renata sai do quarto.
Logo depois, Renata chega com Augusta. Ela veste o vestido.
//Renata// E ai, como ficou?
//Augusta// Ficou perfeito!
//Sarita// Está maravilhoso, melhor impossível.
//Renata// Ainda bem!
Depois, Renata tira o vestido e sai com Augusta. Sarita pega um pó de mico e despeja no vestido.
//Sarita// Ah queridinha! Vamos ver até quando dura essa felicidade! [risos].

Cena 4-Castelo de Águas Claras
//Natanael// Finalmente, papai! O nosso plano deu certo!
//Otoniel// É... Mas não podemos cantar vitória antes do tempo.
//Natanael// Eu sei. Mas isso já é um motivo para se comemorar. Lembre-se que ela sempre me rejeitou...
//Otoniel// Algo deve ter acontecido para ela te aceitar assim, de última hora!
//Natanael// É mesmo... Mas não me interessa! Agora, assim que nos casarmos, ela dará adeus ao mundo e eu serei o rei.
//Otoniel// É assim que se fala!
//Natanael// Bom, então me vou!
//Otoniel// Até mais!

Mais tarde...

Cena 5-Jardim
Miguel chega no evento e avista Sarita.
//Miguel// O que está fazendo aqui?
//Sarita// Eu trabalho aqui. Meu trabalho é simplesmente acompanhar a sua princesinha, por que nem o rei e nem seu futuro maridinho não confiam nela, em troca de comida e um lugar para dormir.
//Miguel// Como vos mercê é oferecida! Só está trabalhando ai para infernizar a vida de Renata, disso tenho certeza!
//Sarita// Vos mercê só pensa o pior de mim! Bom, já que vai ficar jogando coisas na minha cara, vou-me embora. Adeus!
//Miguel// Ei, espera! Como está Renata? Sarita!
Sarita finge não escutar e vai embora. Começa o anúncio:
//Criado// Apresentamos a seguir o rei Carlos II, rei de todo o reino de Boaventura, para um breve comunicado.
Um criado vem segurando Carlos pelo braço, pois está doente.
//Carlos// Obrigado...  Bom, convoquei todos do reino para esse comunicado, que é muito importante. Mas, para falar, chamarei a futura rainha de Boaventura, a princesa e minha filha Renata. Pode vir!
Renata chega no jardim se coçando e todos riem.
//Renata// Ai, estou me coçando toda! Ai, ai,ai!
//Carlos// O que houve minha filha?
//Renata// Não sei ao certo... Essa roupa está me dando coceira!
Afastada do centro das atenções, está Sarita.
//Sarita// [risos] Bem feito! Agora ela se chamará de princesa palhaça.
Sem rodeios, Natanael conta logo tudo.
//Natanael// Bom, eu e a princesa Renata nos casaremos em dois dias. Obrigado pela atenção e adeus! Vamos Renata, vos mercê já se expôs de mais ao ridículo hoje.
Nesse momento, Miguel e Renata se olham, mas Miguel vira a cara.
Miguel fica triste.
//Miguel// Não acredito! Como pode ter se esquecido de mim assim tão depressa? Parecia que ela gostava de mim! Também, só podia ser descendente desse rei maldito!

Cena 6-Quarto de Renata
//Renata// [chorando] Meu Deus! O que foi que eu fiz? Não amo Natanael e simplesmente aceitei casar-me com ele. Não consigo esquecer Miguel!
Augusta entra no quarto.
//Augusta// Oh, minha filha, não chore! Se não eu choro também.
//Renata// Como não posso chorar? Aceitar o pedido de casamento de Natanael é o mesmo que vender minha alma a troco de nada!
//Augusta// Não diga isso! Peço muito à Deus que encontre sua felicidade!
//Renata// Eu sei! Vos mercê é a única que liga para mim de verdade. Sempre foi como uma mãe para mim!
Augusta fica emocionada e chora.

Mais tarde...

Cena 7-Salão
//Costureira// Olá princesa! Como vai?
//Renata// Bem... na medida do possível.
//Costureira// Bom, me chamaram por que vos mercê vai se casar em dois dias e nesse pouco tempo não poderei costurar um exclusivo para vos mercê, mas tenho vestido belíssimos que com certeza...
//Renata// Por mim pode ser qualquer um!
//Costureira// Bom... Vi que não está bem disposta, mas vou-lhe mostrar alguns dos modelos que trouxe.
//Renata// Está bem. Não me custa nada mesmo! Tempo é o que tenho de sobra!
A costureira mostra aseus vestidos.

Anoitece...

Cena 8- Sala de janta/ Castelo
//Carlos// Vamos comemorar esse dia tão importante na nossa família! Um brinde!
//Natanael// Tintim.
//Renata// Nossa família é tão grande...
//Carlos// O que vos mercê quis dizer? Nossa mesa estaria mais cheia, eu sei, se minha filha Célia e meu falecido irmão estivessem aqui, mas infelizmente somos apenas nós três.
//Renata// Pois é papai!
//Natanael// O que foi Renata, não está feliz?
//Renata// O que vos mercê acha? Pareço estar feliz? Bom, vou me retirar, não estou com fome. Licença.
//Natanael// Renata, Renata!
//Carlos// Deixe ela. Lhe doeu muito ter que escolher vos mercê!

Cena 9-Casa de Miguel
//Miguel// [chorando] Papai, quando nos encontramos parecia que éramos um casal.
//João// Vai ver e ela está sendo pressionada para se casar com esse tal de Natanael.
//Miguel// Pode ser, mas um casal não se casa sem o consentimento dos noivos!
//João// Nisso vos mercê tem razão.
//Miguel// Bom, já que será assim, terei que seguir a vida sem olhar para o passado... Ah, ia me esquecendo! Descobri onde Sarita está escapando.
//João// Aonde?
//Miguel// Ela está trabalhando como uma espécie de mucama de Renata, em troca de casa e comida.
//João// Ai meu Deus! Essa Sarita não toma jeito!

Cena 10-Quarto de Renata
Sem que ninguém perceba, Sarita entra no quarto da princesa.
//Sarita// Oi queridinha, vim te desejar boa noite!
Ela pega uma almofada para asfixiar Renata.
//Sarita// Adeus! Pena que não se despedirá de sua família antes de partir!
Renata se acorda
//Renata// O que vos mercê vai fazer?
//Sarita// O que já deveria ter feito há muito tempo!
Sarita começa a fazer sua loucura.
//Renata// Não, não. Socorro! Socorro! Socorro!
//Sarita// Pode gritar! Todos estão dormindo!
Augusta acorda com o barulho e chama Natanael.
//Augusta// Natanael, algo acontece com Renata!
//Natanael// Vamos lá ver.
Eles chegam no quarto.
//Natanael// O que está fazendo sua louca? Guardas!
Os guardas chegam e levam Sarita para presídio. Enquanto isso, Augusta e Natanael reanimam a princesa.

You Might Also Like

0 Comments

Popular Posts

Total de visualizações de página

Translate

ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *