Presença Real - Capítulo 4

terça-feira, outubro 31, 2017

Cap 4
Cena 1- Quarto de Renata [Continuação]
//Renata// Quem está ai? Responda logo!
//Pessoa Misteriosa//Calma! Vim apenas lhe chamar para o jantar! Irei me revelar apenas no jantar e me apresentar para todos. Então se arrume e já, já saberá.
A pessoa misteriosa sai do quarto e Renata fica encasquetada.
//Renata// Meu Deus! Quem será essa pessoa? Será que veio a mando de Natanael? Só pela vós percebo que não é uma boa pessoa...

Cena 2-Sala de Jantar/Castelo
//Renata// Boa noite, papai!
//Carlos// Boa noite, meu amor! Acho que já deve ter conhecido a sua nova "amiga"?
//Renata// Como assim? Que amiga?
//Sarita// Eu. Na verdade, serei sua nova carcereira! A anterior não estava cumprindo com suas obrigações. Ia me esquecendo, me chamo Sarita.
//Renata// Então é vos mercê?
//Sarita// Sim, sou eu!
//Carlos// Por acaso já se conheciam?
//Renata// Sim, papai. Já vi ela em uma ocasião. Mas isso não vem ao caso. E Augusta, cadê?
//Carlos// Esqueceu que eu proibi que vos mercês duas não se encontrassem mais?
//Renata// Como sempre vos mercê me surpreendendo!

Cena 3-Casa de João
//João// Essa casa fica tão vazia sem Sarita.
//Miguel// Pois é. Onde será que ela está? Fico triste, pois desde que o senhor a achou na rua, tinha apenas nós nesse mundo, e agora? Ninguém.
//João// Com certeza! Mas ela é uma moça muito astuta e e saberá se guiar nos caminhos da vida Agora, mudando de assunto, amanhã vos mercê vai deixar uma encomenda na casa de Maria em meu nome.
//Miguel// Está bem. Não se preocupe. Assim que o sol nascer estarei lá.
//João// Bom, agora vamos comer, por que já deve ter esfriado!
//Miguel// É mesmo. Mãos à obra! [risos]

Cena 4-Quarto de Renata
Renata se arruma para dormir
//Renata// O que é? Vai vigiar até meu sono, Sarita?
//Sarita// E se fizer isso, é de sua conta? Não.
//Renata// Se é assim... Bom, vamos falar de um assunto que interessa a nós duas. Miguel.
//Sarita// [gaguejando] Miguel, o que tem ele?
//Renata// Quero saber como ele está.
//Sarita// E por que pergunta a mim?
//Renata// Porque naquele dia, vos mercê estava com ele é seu amigo.
//Sarita// Era meu amigo. Ah, e quer saber o que ele me disse de vos mercê? Ele falou que vos mercê tinha cara de tola e que só estava brincando com vos mercê!
Renata acredita na mentira e fica surpresa.

Amanhece...

Cena 5- Casa de Maria
//Miguel// Ô de casa!
//Maria// Olá. Vos mercê é... Miguel.
//Miguel// O próprio. Posso entrar?
//Maria// É claro que sim!
Juliana se acorda
//Juliana// Bom dia, mamãe!
//Maria// Olá minha filha. Dormiu bem?
//Juliana// Sim. Quem é esse moço?
//Maria// Se chama Miguel. É filho de João, aquele senhor que me abrigou durante a chuva.
//Juliana// Ah... Prazer em conhecê-lo.
//Miguel// O prazer é meu! Vim lhe deixar esses alimentos em nome de meu pai.
//Maria// Grata. Quer se sentar e tomar um café?
//Miguel// E ainda pergunta se alma quer reza? Sim.

Cena 6-Quarto do rei
//Carlos// Renata, quero-lhe fazer uma proposta?
//Renata// Sou todo ouvidos!
//Carlos// Está bem. Eu acabarei com seu castigo. Em troca, se casará o mais rápido possível com Natanael.
Renata pensa e se lembra da mentira de Sarita.
[Flashback]
//Renata// Se é assim... Bom, vamos falar de um assunto que interessa a nós duas. Miguel.
//Sarita// [gaguejando] Miguel, o que tem ele?
//Renata// Quero saber como ele está.
//Sarita// E por que pergunta a mim?
//Renata// Porque naquele dia, vos mercê estava com ele é seu amigo.
//Sarita// Era meu amigo. Ah, e quer saber o que ele me disse de vos mercê? Ele falou que vos mercê tinha cara de tola e que só estava brincando com vos mercê!
Renata acredita na mentira e fica surpresa.
[fim]
//Renata// Sim, eu aceito!
//Carlos// Graças à Deus!

Cena 7-Cozinha/Castelo
//Sarita// Finalmente vou poder me vingar!
//Augusta// Falando sozinha Sarita?
//Sarita// Não, apenas pensando alto.
//Augusta// Então pare de pensar e comece a trabalhar!
//Sarita// Está, bem supervisora!
//Justa// Essa aí ainda vai dar o que falar!
//Augusta// Pela primeira vez concordo com vos mercê.

Cena 8-Estrada
//Maria// Nossa, não sabia que seu pai tem sangue de rei.
//Miguel// Pois tem. Eu lhe contei apenas porque sei que não contará a ninguém.
//Maria// Pode confiar. Agora tenho que ir para meu destino final.
//Miguel// Não se preocupe, lhe acompanharei até a cidade.
//Maria// Obrigada! Vos mercê é um cavalheiro igual seu pai.
Eles chegam na cidade.
//Maria// Cheguei. Obrigada por me acompanhar até aqui.
//Miguel// Não tem do que agradecer!

Cena 9- Castelo de Boaventura
//Natanael// Olá Renata. O rei já soltou vos mercê?
//Renata// Não está vendo? Ah, tenho que lhe dizer uma coisa.
//Natanael// De que se trata?
//Renata// Do nosso casamento.
//Natanael// Ah, se veio me dizer que não quer se casar...
//Renata// Nós vamos nos casar em dois dias!
//Natanael// É o que?

Cena 10-Centro da cidade
Miguel compre verduras enquanto escuta um comunicado:
//Mensageiro// Venho comunicar a todos do reino de Boaventura que o rei Carlos, a vossa majestade, convoca a todos os cidadãos para um comunicado, que será realizado à tarde, no jardim do Castelo real.
//Miguel// O que será dito? Será que tem algo a ver com Renata?

You Might Also Like

0 Comments

Popular Posts

Total de visualizações de página

Translate

ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *